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RENAULT PROMOVE DIVERSAS AÇÕES PARA AUXILIAR NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
Montadora está atuando na produção de máscaras hospitalares por meio de impressoras 3D, empréstimo de veículos para auxílio em atendimentos e recuperação de respiradores mecânicos para uso hospitalar A Renault do Brasil, através do Instituto Renault, está desenvolvendo uma série de ações para ajudar a reduzir os impactos causados pelo coronavírus (Covid - 19), seja por meio da prevenção de novos casos ou do auxílio no tratamento de pessoas já infectadas. As ações se dividem nos níveis municipal, estadual e federal.MunicipalPor meio das impressoras 3D do Creative Lab, laboratório de inovação da marca localizado no Complexo Ayrton Senna (PR), a Renault está produzindo máscaras utilizadas em atendimento hospitalar para entrega à Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais (PR). Ontem, dia 26 de março, foram entregues as primeiras 28 unidades e hoje (27), mais 50 máscaras. As impressoras estão produzindo 24 horas por dia para garantir a entrega do maior número possível de equipamentos.EstadualA Renault do Brasil realizou hoje, 27 de março, a entrega de dez veículos à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do estado do Paraná em formato de comodato. Os veículos, dos modelos Captur, Duster, Oroch e Master, serão utilizados em ações de combate ao vírus, por meio do transporte de donativos e insumos, do atendimento às famílias mais necessitadas e do apoio às ações de saúde, educação e segurança.FederalA Renault também está fazendo parte de uma campanha nacional organizada pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), para a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso, com o intuito de ajudar no tratamento de pacientes com a Covid-19. Os equipamentos restaurados haviam sido descartados ou necessitavam de manutenção para viabilizar sua utilização.Estão fora de operação no Brasil no momento mais de 3,6 mil ventiladores pulmonares, seja porque foram descartados ou têm necessidade de manutenção, de acordo com a LifesHub Analytics e a Associação Catarinense de Medicina (ACM).EXTENSÃO DA GARANTIAAlém das medidas adotadas para auxiliar no combate e tratamento aos infectados com o coronavírus, a Renault também está trabalhando para oferecer mais tranquilidade aos clientes e garantir os direitos de seus consumidores. Ontem a montadora anunciou a extensão do prazo para a realização das revisões programadas, que garantem a manutenção do período de garantia do veículo.Todas as revisões que venceram a partir do dia 10 de março, ganharam o novo prazo para serem realizadas, até 30 de abril. A data poderá ser novamente flexibilizada dependendo da duração das recomendações de quarentena. SOBRE O INSTITUTO RENAULTFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável. Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault. No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.
Leia maisMASTER É ELEITO O FURGÃO DO ANO 2019
Com 8.413 unidades emplacadas no ano de 2019, o Renault Master venceu o prêmio Lótus e Frota&Cia na categoria Furgão de Carga, fechando o ano mais uma vez com quase 50% do mercado. Por conta desse resultado, o Renault Master passa a ostentar o título de “Furgão do Ano”, pela terceira vez na história da premiação.“O Master, líder pelo sexto ano consecutivo no segmento de furgões de até 3,5 toneladas, é um dos destaques do crescimento contínuo da Renault no mercado brasileiro e pioneiro em buscar soluções pós-vendas focada no cliente profissional do segmento.”, afirma Alexandre Dias, diretor Vendas Empresa da Renault do Brasil.O Prêmio Lótus e Frota&Cia está na 27ª edição e leva em conta os emplacamentos de caminhões, ônibus e utilitários apontados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), informados pela Fenabrave e processados pelo Frota DataBank, braço estatístico de Frota&Cia.“Para 2020, o foco será em manter o Master mais uma vez na liderança do segmento através da consolidação da estratégia de fidelização juntamente com o Banco RCI. Variedade nas opções de financiamento e soluções pós-venda, como pacotes de revisão e manutenção adaptados ao perfil do cliente profissional. Além disso, teremos mais novidades ao longo do ano para assegurar uma jornada completa ao nosso cliente profissional”, explica Dias.Além disso, os clientes profissionais da Renault podem contar com uma rede PRO+ de concessionárias especializada em vendas e pós-vendas.
Leia maisINSTITUTO RENAULT REALIZA ENTREGA DE UM STEPWAY À AACD
O veículo será utilizado pela instituição para captar recursos destinados ao tratamento de crianças e adultos com deficiência física A Renault, por meio do Instituto Renault, realizou a entrega de um Stepway 0 Km para a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente. O veículo será utilizado para captar recursos que refletirão em mais atendimentos para as crianças e adultos com deficiência física. A doação havia sido anunciada pelo diretor de Recursos Humanos da Renault do Brasil, Douglas Pereira, durante a 22ª edição do Teleton, exibida pelo SBT.A entrega aconteceu na sede da AACD em São Paulo e contou com a presença do diretor de comunicação da Renault e vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, e de Edson Brito, superintendente de marketing e relações institucionais da AACD. “Estamos muito felizes em poder contribuir mais uma vez para este projeto que auxilia na inclusão de jovens e adultos com deficiência. Nosso desejo é que o veículo ajude a AACD a impactar positivamente cada vez mais vidas”, afirmou Caique Ferreira.A parceria entre a Renault e a AACD teve início em 2011. Este é o sétimo veículo doado pela marca à instituição.Sobre a AACDFundada em 1950, a AACD é uma Instituição privada e sem fins lucrativos, que presta atendimento completo e de excelência em ortopedia, graças a uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com as áreas de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte e AACD Escolar, que contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência. A instituição trabalha em frentes necessárias para que as pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida possam atingir seu máximo potencial, evoluindo além de suas limitações e contribuindo para uma sociedade que acolhe melhor a diversidade. Por conta disso, além da reabilitação física, a AACD também desenvolve diversas outras atividades, como a inserção no esporte paralímpico e o empenho em assegurar a plena integração social aos pacientes, promovendo melhorias por meio da superação diária e da orientação de uma equipe multidisciplinar especializada. Para viabilizar todos os projetos e oferecer excelência nos serviços, a AACD conta com o apoio de empresas e pessoas que acreditam e compartilham na causa da pessoa com deficiência física. Além disso, a Instituição conta com o engajamento de aproximadamente 1.900 funcionários e 1.300 voluntários, que participam ativamente da reabilitação dos pacientes.Sobre o Instituto RenaultFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável. Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault. No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.
Leia maisINSTITUTO RENAULT MOBILIZA CONCESSIONÁRIAS PARA A VENDA DE PRODUTOS DOS PROJETOS APOIADOS PELA INSTI
Produtos da Associação Borda Viva e do projeto Supera agora podem ser adquiridos nas concessionárias do grupo ou pelo site da Boutique Renault Durante evento de lançamento do Renault Duster 2021, o Instituto Renault anunciou uma nova iniciativa: a venda de produtos da Associação Borda Viva e do projeto Supera nas concessionárias do grupo e pelo site da Boutique Renault. A partir desta semana, todas as concessionárias estão preparadas para realizar os pedidos dos produtos via catálogo de peças e quatro delas já contam também com um espaço físico com mobiliário desenvolvido especialmente para o projeto: Globo (Curitiba – PR), Nissul (Pelotas - RS), Carmo (Sete Lagoas – MG) e RPoint - Ipiranga (São Paulo -SP). Ao todo, são oito produtos escolhidos para comercialização, todos desenvolvidos usando a técnica do upcycling, que transforma resíduos que antes seriam descartados em produtos de qualidade, ampliando assim o ciclo de vida dos materiais. Para montar essa linha de peças, foram escolhidos os quatro itens mais vendidos de cada uma das duas instituições. Os itens produzidos pela Associação Borda Viva têm foco no uso pessoal: bolsa Marisa, mochila, pasta para notebook e necessaire. Já as peças desenvolvidas pelo projeto Supera se destinam para uso no veículo: ecobag, organizador de porta-malas, organizador de banco e lixo duplo. “Sabemos o poder de transformação que estes projetos possuem na vida de muitas famílias e a importância de dar oportunidades para que as pessoas possam se desenvolver e correr atrás de seus sonhos. Com a Rede Mobilize de Negócios Sociais, queremos estimular a conexão entre parceiros para trazer cada vez mais autonomia e desenvolvimento à estas iniciativas, permitindo que elas continuem impactando positivamente muitas outras vidas. Estamos muito felizes de poder contar com a parceria dos concessionários para promover essa transformação”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Além da disponibilidade de venda dos produtos nas concessionárias, agora as peças da Associação Borda Viva e do projeto Supera também podem ser encontradas na Boutique Renault, site nacional de vendas de produtos oficiais da marca, pelo endereço www.boutiquerenault.com.br. “Todo projeto social retorna para nós a certeza de estarmos somando na vida das pessoas. Apoiar o bem, poder proporcionar renda e ainda divulgar uma causa tão especial é mágico. Este projeto nos traz o sentimento de que estamos fazendo a diferença em conjunto com a Renault”, afirma Milene Sipas, diretora da concessionária RPoint, de São Paulo. Sobre a Associação Borda VivaA Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada na Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault no Paraná. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault. Conheça os produtos: https://www.catalogobordaviva.com/Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano. Já o segmento de geração de renda possui três frentes: - A Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é oferecer refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade.- A Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos- Com participação da cozinha comercial, a Associação também atua na preparação e a disposição de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações. Sobre o projeto SuperaO projeto Supera é desenvolvido em parceria com a Unilehu, organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais de inclusão, e também atua com foco na geração de renda, possibilitando a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura. Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, pessoas em vulnerabilidade social são qualificadas para fazer os produtos do portfólio Supera, que conta com diversas opções de brindes, presentes e vestuário. Quando os alunos atingem um nível técnico adequado, eles podem se tornar produtores certificados, com possibilidade de remuneração por produção.Para ajudar ainda mais o processo, o Supera fornece infraestrutura, com equipamentos e matéria prima para a confecção dos produtos e se responsabiliza pela comercialização do estoque produzido.O projeto amplia o seu impacto social ao dar prioridade no desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Sobre o Instituto RenaultFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável. Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão. No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault. No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.
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Produtos da Associação Borda Viva e do projeto Supera agora podem ser adquiridos nas concessionárias do grupo ou pelo site da Boutique Renault Durante evento de lançamento do Renault Duster 2021, o Instituto Renault anunciou uma nova iniciativa: a venda de produtos da Associação Borda Viva e do projeto Supera nas concessionárias do grupo e pelo site da Boutique Renault. A partir desta semana, todas as concessionárias estão preparadas para realizar os pedidos dos produtos via catálogo de peças e quatro delas já contam também com um espaço físico com mobiliário desenvolvido especialmente para o projeto: Globo (Curitiba – PR), Nissul (Pelotas - RS), Carmo (Sete Lagoas – MG) e RPoint - Ipiranga (São Paulo -SP). Ao todo, são oito produtos escolhidos para comercialização, todos desenvolvidos usando a técnica do upcycling, que transforma resíduos que antes seriam descartados em produtos de qualidade, ampliando assim o ciclo de vida dos materiais. Para montar essa linha de peças, foram escolhidos os quatro itens mais vendidos de cada uma das duas instituições. Os itens produzidos pela Associação Borda Viva têm foco no uso pessoal: bolsa Marisa, mochila, pasta para notebook e necessaire. Já as peças desenvolvidas pelo projeto Supera se destinam para uso no veículo: ecobag, organizador de porta-malas, organizador de banco e lixo duplo. “Sabemos o poder de transformação que estes projetos possuem na vida de muitas famílias e a importância de dar oportunidades para que as pessoas possam se desenvolver e correr atrás de seus sonhos. Com a Rede Mobilize de Negócios Sociais, queremos estimular a conexão entre parceiros para trazer cada vez mais autonomia e desenvolvimento à estas iniciativas, permitindo que elas continuem impactando positivamente muitas outras vidas. Estamos muito felizes de poder contar com a parceria dos concessionários para promover essa transformação”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Além da disponibilidade de venda dos produtos nas concessionárias, agora as peças da Associação Borda Viva e do projeto Supera também podem ser encontradas na Boutique Renault, site nacional de vendas de produtos oficiais da marca, pelo endereço www.boutiquerenault.com.br. “Todo projeto social retorna para nós a certeza de estarmos somando na vida das pessoas. Apoiar o bem, poder proporcionar renda e ainda divulgar uma causa tão especial é mágico. Este projeto nos traz o sentimento de que estamos fazendo a diferença em conjunto com a Renault”, afirma Milene Sipas, diretora da concessionária RPoint, de São Paulo. Sobre a Associação Borda VivaA Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada na Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault no Paraná. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault. Conheça os produtos: https://www.catalogobordaviva.com/Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano. Já o segmento de geração de renda possui três frentes: - A Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é oferecer refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade.- A Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos- Com participação da cozinha comercial, a Associação também atua na preparação e a disposição de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações. Sobre o projeto SuperaO projeto Supera é desenvolvido em parceria com a Unilehu, organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais de inclusão, e também atua com foco na geração de renda, possibilitando a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura. Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, pessoas em vulnerabilidade social são qualificadas para fazer os produtos do portfólio Supera, que conta com diversas opções de brindes, presentes e vestuário. Quando os alunos atingem um nível técnico adequado, eles podem se tornar produtores certificados, com possibilidade de remuneração por produção.Para ajudar ainda mais o processo, o Supera fornece infraestrutura, com equipamentos e matéria prima para a confecção dos produtos e se responsabiliza pela comercialização do estoque produzido.O projeto amplia o seu impacto social ao dar prioridade no desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Sobre o Instituto RenaultFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável. Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão. No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault. No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.
Leia maisGRUPO RENAULT E FERROVIAL LANÇAM ZITY, O SERVIÇO MAIS FLEXÍVEL DE CARSHARING ELÉTRICO DE PARIS
ZITY é um serviço de carsharing de veículos 100% elétricos em sistema free-floating¹. A partir de março, 500 veículos elétricos Renault ZOE estarão disponíveis para locação 24 horas / 7 dias por semana, distribuídos de forma equilibrada pela cidade. ZITY responde às necessidades de liberdade dos cidadãos com mais flexibilidade nos trajetos, com tarifas especialmente adaptadas a cada uso. O Grupo Renault e a Ferrovial estão lançando o ZITY, um serviço de carsharing em sistema free-floating em Paris. A partir de março, uma frota de 500 veículos 100% elétricos Renault ZOE equipada com a tecnologia ZITY será oferecida aos parisienses em sistema de autosserviço. Flexível e adaptado, o sistema responde a uma forte tendência, já que 20% dos habitantes da capital francesa utilizam serviços de carsharing. Este lançamento em Paris é uma nova etapa na parceria entre o Grupo Renault, pioneiro em veículos elétricos na Europa, e a Ferrovial, um dos principais operadores mundiais de infraestruturas e prestação de serviços urbanos, iniciada com sucesso em 2017, com o serviço ZITY de carsharing de veículos elétricos em Madri. “O serviço ZITY de carsharing de veículos elétricos em sistema autosserviço apresenta inúmeros diferenciais, principalmente a grande flexibilidade de períodos de reserva e a disponibilidade dos veículos, no lugar certo e na hora certa, por meio de um aplicativo de alta performance”, declarou Gilles Normand, Diretor da Divisão de Veículos Elétricos e Serviços de Mobilidade do Grupo Renault. “Ao oferecer um serviço de mobilidade mais limpo, accessível e sustentável, o ZITY também responde às necessidades das cidades de reduzir as emissões de CO2 e lutar contra a poluição”. “Esta parceria estratégica com a Renault é uma evolução natural do sucesso do Zity em Madri. É muito gratificante dar continuidade à nossa colaboração, fortalecida pela nossa experiência em Madri e a tecnologia desenvolvida, um fator determinante para a aceitação do serviço pelos usuários”, destacou Ignacio Madriejos, presidente da Ferrovial. “Fornecer soluções de mobilidade sustentável é uma prioridade na luta contra os desafios das mudanças climáticas”. As próximas etapas do desenvolvimento da parceria entre o Grupo Renault e a Ferrovial estão sujeitas à autorização da Comissão Europeia que regula a concentração econômica. VEÍCULOS ELÉTRICOS DISPONÍVEIS 24 HORAS / 7 DIAS POR SEMANAO ZITY oferece veículos elétricos Renault ZOE pelo sistema de free-floating, 24 horas / 7 dias por semana, respondendo às necessidades de trajetos, com um nível de flexibilidade quase tão abrangente como utilizar um veículo próprio. Por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, os usuários visualizam o veículo mais próximo do seu local, a qualquer hora do dia e da noite. Os carros acomodam 5 passageiros e são equipados com câmera de ré, sensores de proximidade, GPS, tela touchscreen e regulador de velocidade. Os veículos equipados com cadeirinhas para criança são facilmente visualizados no aplicativo para dispositivos móveis. A reserva é feita de forma instantânea e o veículo é destravado por meio do aplicativo. Para terminar a locação, o veículo deve ser estacionado em Paris, em qualquer vaga de estacionamento público ao ar livre e trancado. A operação leva apenas alguns segundos. UM SERVIÇO ADAPTADO AO USOO ZITY é um serviço de locação por minuto de veículos elétricos em sistema de carsharing. Os carros são distribuídos por toda a cidade em vagas de estacionamento comuns. Os clientes têm acesso fácil ao sistema por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, disponível gratuitamente para download. O carsharing permite acesso rápido a um veículo e sem a necessidade de planejar previamente a duração do período da locação ou o destino final do trajeto. O ZITY responde a esta necessidade de flexibilidade e liberdade ao oferecer: Preços competitivos e adaptados às necessidades: sem taxa de inscrição nem assinatura, o ZITY oferece diferentes formas de cobrança: por minuto, por período (4h, 8h, 24h) ou por meio de um crédito de tempo, com os “pacotes econômicos”. Por meio da opção standby, o ZITY também permite ficar com o veículo por um custo preferencial quando é preciso estacionar por um curto período. Garantia do nível de carga da bateria: a tecnologia embarcada nos veículos Renault ZOE ZITY permite transmitir em tempo real todas as informações do painel de instrumentos, incluindo o nível da bateria. Quando o veículo atinge o nível mínimo, ele fica indisponível para locação, sendo recolhido rapidamente pelas equipes ZITY para que seja feita a recarga. Disponibilidade e distribuição inteligente dos veículos: além de oferecer uma grande liberdade para se deslocar dentro e fora da área de cobertura do serviço (dentro de Paris e Clichy), o alto nível de autonomia das baterias do ZOE também permite que sejam feitas menos recargas, disponibilizado um maior número de veículos nas ruas. Além disso, utilizando uma plataforma informática bastante competitiva e um algoritmo que analisa o uso dos veículos por hora e por dia, o ZITY pode identificar as áreas onde a demanda por carsharing é maior, para reposicionar estrategicamente os veículos na cidade após as operações de manutenção, garantindo que o usuário encontre um veículo facilmente.[1] O usuário retira e devolve o carro em qualquer local dentro da área permitida, sem a necessidade de devolução em um estacionamento específico RUMO AO DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL Depois de Madri, em 2017, e este lançamento em Paris, o serviço poderá ser ampliado para outras cidades nos próximos anos, para que o ZITY se torne uma referência como serviço de carsharing de veículos elétricos. Sobre o Grupo RenaultMontadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,8 milhões de veículos em 2019. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 40 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas 5 marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a marca faz do automobilismo esportivo um verdadeiro vetor de inovação e notoriedade. Sobre a FerrovialFerrovial é o um dos principais operadores mundiais na área de infraestrutura, com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Além de fazer parte do índice de referência da bolsa de valores da Espanha (IBEX 35) e também do índice de sustentabilidade Dow Jones e do FTSE4Good, todas as suas operações estão de acordo com o Pacto Mundial das Nações Unidas, adotado pela empresa em 2002. Sobre o ZITYO Zity é um serviço de carsharing em sistema free-floating que disponibiliza 725 veículos elétricos Renault ZOE em Madri, na Espanha, por meio de uma joint venture entre a Renault e a Ferrovial, lançada em dezembro de 2017.
Leia maisRENAULT DIVULGA AÇÃO DE PRÉ-LANÇAMENTO PARA O NOVO DUSTER 2021
Estrelada por Bruno Gagliasso e o lutador Wanderlei Silva, campanha destaca diferenciais do SUV e pacote de condições comerciais Em março, a Renault lança o novo Duster 2021 no mercado brasileiro. O veículo chega com uma verdadeira revolução em seu interior e um exterior inteiramente renovado, mantendo o design icônico que caiu no gosto consumidor. Nesta quinta-feira (27), vai ao ar a pré-campanha desenvolvida pela agência DPZ&T para anunciar o novo modelo, com o filme estrelado por Bruno Gagliasso e o lendário lutador de MMA, Wanderlei Silva. A estreia ocorre nos canais digitais da Renault e em programação da TV aberta.A campanha também anuncia condições comerciais especiais para o lançamento. Os clientes que realizarem o cadastro no site da pré-venda, pelo endereço https://www.renault.com.br/veiculos/conheca-nossa-gama/duster/sobre-o-carro.html, até o dia 09 de março, e efetivarem a compra do veículo na concessionária até o dia 30 de março, poderão escolher entre três condições especiais: patinete elétrico Renault, três revisões grátis ou um kit de acessórios contendo barras transversais de teto + suporte de bicicletas (THULE). “O Duster é um caso de sucesso da Renault no Brasil. Até hoje mais de 280 mil unidades foram vendidas e, agora, buscamos a evolução da experiência do nosso consumidor para valorizar ainda mais a robustez e o espírito de aventura do Duster. Além do novo design, o interior foi reformulado para entregar mais conforto, ergonomia e tecnologia. A campanha de pré-lançamento entrega o novo Duster com um pacote inédito de condições para facilitar a aquisição do modelo”, afirma Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
Leia maisRESULTADOS FINANCEIROS DE 2019: GRUPO RENAULT CUMPRE COM SEUS OBJETIVOS REVISADOS
Apesar de um contexto conturbado, o Grupo Renault cumpriu com seus objetivos revistos em outubro, com uma margem operacional do Grupo de 4,8% e um fluxo de caixa livre operacional positivo da Divisão Automotiva. · Volumes de vendas totalizam 3,8 milhões de veículos, em queda de -3,4%. · Faturamento do Grupo em retração de -3,3%, para 55.537 milhões de euros. Com taxas de câmbio constantes[1], o faturamento teria tido uma queda de -2,7%. · Margem operacional do Grupo de 2.662 milhões de euros (4,8% do faturamento), em retração de -950 milhões de euros em comparação com 2018. · Resultado operacional do Grupo de 2.105 milhões de euros, contra 2.987 milhões de euros. · Resultado líquido de 19 milhões de euros, contra 3.451 milhões de euros. Além da retração do resultado operacional, esta queda se explica principalmente pela menor contribuição das empresas associadas, em queda de -1.730 milhões de euros, e de uma despesa com impostos diferidos na França de -753 milhões de euros. · Fluxo de caixa livre operacional da Divisão Automotiva positivo de 153 milhões de euros. "Apesar de um ano conturbado, o Grupo Renault conseguiu obter resultados de acordo com sua orientação revisada. Faço questão de agradecer a todos os colaboradores, pelo seu comprometimento e pelo trabalho realizado, o que nos permitiu atingir este resultado. A visibilidade para 2020 se mantém limitada pela volatilidade dos mercados, principalmente na Europa, devido à regulamentação CAFE e os possíveis impactos do Coronavírus. Entretanto, o fortalecimento da equipe de direção, a renovação da Aliança e o sucesso dos novos modelos fazem com que eu tenha total confiança na capacidade do Grupo de ser bem-sucedido em sua recuperação", declarou Clotilde Delbos, CEO adjunta da Renault.O faturamento do Grupo atingiu 55.537 milhões de euros (-3,3%), sendo 3.130 milhões de euros por parte da AVTOVAZ (+3,0%). Com exceção do impacto das flutuações cambiais, o faturamento do Grupo teria tido uma queda de -2,7%.O faturamento da Divisão Automotiva com exceção da AVTOVAZ ficou em 49.002 milhões de euros, em queda de -4,2%.Esta queda se explica por um efeito negativo dos volumes de -1,4 ponto, principalmente associado ao recuo das vendas na Argentina, Turquia e Argélia.As vendas para os parceiros tiveram uma retração de -3,4 pontos. Esta variação resulta da queda da produção de veículos para a Nissan e a Daimler, desaceleração da demanda pelos motores a diesel na Europa, a forte queda de nossa atividade de CKD[2] na China e o encerramento das atividades no Irã.O efeito negativo da variação cambial de -0,7 ponto está associado à forte desvalorização do Peso argentino e da Lira turca.O efeito positivo dos preços de +1,7 ponto é resultado do trabalho feito para compensar estas desvalorizações e altas de preços na Europa, relacionadas principalmente a custos regulamentares. A partir do 4º trimestre, este efeito foi beneficiado por uma política de preços mais ambiciosa, principalmente na Europa, com o Novo Clio.A margem operacional do Grupo atingiu 2.662 milhões de euros, o que corresponde a 4,8% do faturamento, contra 6,3% em 2018.A margem operacional da Divisão Automobilística, com exceção AVTOVAZ, ficou em queda de 920 milhões de euros, para 1.284 milhões de euros, representando 2,6% do faturamento, contra 4,3% em 2018. Os seguintes itens explicam esta variação: A queda da atividade (volume e vendas para as empresas parceiras) teve um impacto negativo de -582 milhões de euros. O efeito mix/preços/enriquecimento da gama ficou negativo em -587 milhões de euros, basicamente devido ao enriquecimento da gama (regulamentar e dos novos produtos), bem como à queda das vendas dos modelos a diesel na Europa. O efeito Monozukuri ficou positivo em +547 milhões de euros, tendo se beneficiado da performance de compras e da alta da taxa de capitalização de P&D, mas foi penalizado pelo incremento na depreciação. As matérias-primas tiveram um peso de -324 milhões de euros, basicamente devido aos preços mais elevados dos metais preciosos e do aço. A melhoria de +121 milhões de euros das despesas gerais é resultado do trabalho realizado pela empresa para limitar seus custos, bem como de efeitos positivos não recorrentes. As flutuações cambiais tiveram um impacto de +24 milhões de euros, devido ao efeito positivo da depreciação da Lira turca sobre os custos de produção, o que permitiu compensar o impacto negativo do Peso argentino. A contribuição da AVTOVAZ para a margem operacional atingiu 155 milhões de euros, contra 204 milhões de euros em 2018, após a consideração de uma queda de fatores positivos não recorrentes de aproximadamente 70 milhões de euros.A contribuição da Divisão de Financiamento das Vendas para a margem operacional do Grupo atingiu 1.223 milhões de euros, contra 1.204 milhões de euros em 2018. Esta alta de 1,6% é resultado da progressão da média dos ativos produtivos, refletindo a forte dinâmica comercial do Banco RCI, apesar de um efeito negativo das flutuações cambiais de -26 milhões de euros e uma alta nas perdas das atividades de serviços de mobilidade, também de -26 milhões de euros.As outras receitas e despesas operacionais ficaram em -557 milhões de euros (contra -625 milhões de euros em 2018), resultado de quase -240 milhões de euros de despesas com reestruturações, principalmente associadas ao plano de antecipação da aposentadoria na França, e aproximadamente -300 milhões de euros de depreciação de ativos, principalmente na China e na Argentina.O resultado operacional do Grupo ficou em 2.105 milhões de euros, contra 2.987 milhões de euros em 2018.O resultado financeiro atingiu -442 milhões de euros, contra -353 milhões de euros em 2018, a despeito de um custo de financiamento estável. A deterioração é resultado das outras receitas e despesas financeiras e, principalmente, dos dividendos mais baixos recebidos de nossas participações não consolidadas e de despesas diversas. A contribuição das empresas associadas atingiu -190 milhões de euros, contra +1 540 milhões de euros em 2018. A Nissan contribuiu positivamente com +242 milhões de euros, enquanto que a contribuição das outras empresas associadas (-432 milhões de euros) foi fortemente penalizada pela baixa performance de nossas joint ventures chinesas, que também acarretaram depreciações de valor. Os impostos correntes e diferidos representaram uma despesa de -1.454 milhões de euros, sendo -753 milhões de euros devido ao fim do reconhecimento dos impostos diferidos ativos sobre as perdas fiscais, na França.O resultado líquido ficou em 19 milhões de euros e o resultado líquido de participação do Grupo ficou em -141 milhões de euros (-0,52 euros por ação, contra 12,24 euros por ação em 2018).O fluxo de caixa livre operacional da Divisão Automobilística, incluindo a AVTOVAZ, ficou positivo em 153 milhões de euros, incluindo um forte aumento dos investimentos, a alta dos dividendos recebidos da RCI e o impacto positivo da variação das necessidades em capital de giro.Em 31 de dezembro de 2019, a Divisão Automotiva tinha uma liquidez de +15,8 bilhões de euros e uma posição de líquida de tesouraria de +1,7 bilhão de euros.Em 31 de dezembro de 2019, os estoques totais (incluindo a rede independente de concessionárias) representavam 68 dias de vendas, contra 70 dias no fim de dezembro de 2018.Um dividendo de 1,10 euros por ação, contra os 3,55 euros pagos em 2018, será submetido à aprovação da Assembleia Geral dos Acionistas. A data do ex-dividendo será 30 de abril de 2020 e os dividendos serão pagos em 5 de maio de 2020. PERSPECTIVAS PARA 2020 O mercado automotivo mundial deve ter uma queda neste ano, com uma retração de pelo menos -3% na Europa, em torno de -3% na Rússia e uma alta de 5% no mercado brasileiro.
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Na classificação geral entre todas as empresas do Ranking Exame IBRC 2019, marca está em segundo lugar Pela quarta vez, a Renault foi eleita a montadora com o melhor serviço de atendimento ao cliente no Brasil, de acordo com o levantamento da revista Exame, em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). Em evento hoje, em São Paulo, a Renault recebeu o título de “Destaque setorial em Atendimento ao Cliente conforme o 10º Ranking Exame/IBRC” por ter ficado em primeiro lugar entre todas as empresas do setor automotivo. Na classificação geral, a Renault está em segundo lugar em 2019, um avanço de duas posições em relação a 2018 quando ficou em quarto lugar. “Esta premiação é um importante reconhecimento das ações para a melhoria contínua do atendimento ao cliente que temos implementado nos últimos anos. Nosso foco é sempre entender e atender o cliente da forma mais rápida e eficiente possível, tendo o envolvimento de diversas áreas da empresa e o apoio total da nossa rede de concessionários. O nosso processo de atendimento é híbrido no qual mesclamos os serviços de atendimento humano e digital na medida que nossos clientes desejam”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Desde 2012, a Renault avançou 46 posições quando apareceu neste levantamento pela primeira vez, em 48º lugar. O Ranking Exame IBRC é de Atendimento ao Cliente analisou mais de 500 empresas, ranqueando mais de 150 finalistas, dentre as quais foram destacadas as 25 melhores, as 25 piores e as melhores colocadas em seus setores. O ranking é divulgado desde 2010 e é uma referência nacional em análise de atendimento ao cliente no Brasil.
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Estrelada por Bruno Gagliasso e o lutador Wanderlei Silva, campanha destaca diferenciais do SUV e pacote de condições comerciais Em março, a Renault lança o novo Duster 2021 no mercado brasileiro. O veículo chega com uma verdadeira revolução em seu interior e um exterior inteiramente renovado, mantendo o design icônico que caiu no gosto consumidor. Nesta quinta-feira (27), vai ao ar a pré-campanha desenvolvida pela agência DPZ&T para anunciar o novo modelo, com o filme estrelado por Bruno Gagliasso e o lendário lutador de MMA, Wanderlei Silva. A estreia ocorre nos canais digitais da Renault e em programação da TV aberta.A campanha também anuncia condições comerciais especiais para o lançamento. Os clientes que realizarem o cadastro no site da pré-venda, pelo endereço https://www.renault.com.br/veiculos/conheca-nossa-gama/duster/sobre-o-carro.html, até o dia 09 de março, e efetivarem a compra do veículo na concessionária até o dia 30 de março, poderão escolher entre três condições especiais: patinete elétrico Renault, três revisões grátis ou um kit de acessórios contendo barras transversais de teto + suporte de bicicletas (THULE). “O Duster é um caso de sucesso da Renault no Brasil. Até hoje mais de 280 mil unidades foram vendidas e, agora, buscamos a evolução da experiência do nosso consumidor para valorizar ainda mais a robustez e o espírito de aventura do Duster. Além do novo design, o interior foi reformulado para entregar mais conforto, ergonomia e tecnologia. A campanha de pré-lançamento entrega o novo Duster com um pacote inédito de condições para facilitar a aquisição do modelo”, afirma Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
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Complexo Ayrton Senna é a primeira planta industrial da América Latina a receber este reconhecimento Nesta quarta-feira (15), o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault do Brasil foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0. O reconhecimento se deve à capacidade de adotar e escalar tecnologias, gerando impacto positivo para a indústria.Com este resultado, a empresa passa a fazer parte da “Global Lighthouse Network”, comunidade gerida pelo Fórum Econômico Mundial que reúne as indústrias referência em tecnologia 4.0 no mundo, buscando transformar fábricas e modelos de negócio trazendo retorno financeiro e operacional.“Este reconhecimento nos enche de orgulho e nos dá confiança para continuar inovando. Nosso investimento no desenvolvimento de soluções da indústria 4.0 visa tornar o dia a dia mais ágil e fácil, seja para os nossos colaboradores ou para o cliente final”, comenta Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.Um dos fatores predominantes para a conquista deste reconhecimento foi a utilização de tecnologias e processos digitais desde o início da produção dos veículos até o processo de venda, contemplando diversas etapas do negócio, incluindo a contratação de colaboradores para a companhia e o treinamento e capacitação desses profissionais.Para atingir esse objetivo, a Renault conta com uma força de trabalho conectada, que atua com dados em tempo real. Mais de 700 colaboradores da Renault já passaram por treinamentos de metodologia ágil, auxiliando no desenvolvimento de uma cultura de inovação.Contratações e TreinamentosAtualmente, os processos de contratação na Renault do Brasil são geridos por meio da plataforma Kenoby, que permite o armazenamento de currículos para futura visualização, além de otimizar o uso das informações e acelerar o processo de inscrição.A empresa também oferta diversos treinamentos para os colaboradores. Na área da carroceria, a Renault realiza a capacitação dos profissionais utilizando óculos de realidade virtual com imersão 3D que permite ao operador a realização dos procedimentos que serão executados na linha de produção em um ambiente simulado e, consequentemente, 100% seguro.Processo ProdutivoO processo produtivo está repleto de tecnologias que facilitam e aceleram o dia a dia de produção. A reposição de peças e transporte de ferramentas nas fábricas da Renault no Brasil são realizadas, em sua grande maioria, por AGVs - Automatic Guided Vehicles – Veículos Guiados Automaticamente, com rotas programadas e controladas que garantem a chegada de peças e materiais aos destinos corretos garantindo a programação das plantas produtivas. Atualmente, são mais de 230 AGVs circulando pelas quatro fábricas do Complexo.Na linha de produção, também é possível encontrar diversas configurações de robôs. Existem os colaborativos, que trabalham em ações específicas do processo produtivo e auxiliam o operador em trabalhos menos ergonômicos ou que exigiriam muita força braçal. Além destes, existem robôs de maior porte, que atuam principalmente no procedimento de solda, na área de carroceria e garantem dinamismo e velocidade ao processo produtivo.Os supervisores e chefes de produção da Renault do Brasil possuem um tablet que permite a visualização clara do fluxo produtivo, garantindo o acompanhamento em tempo real e aumentando a capacidade reativa para qualquer problema ou situação envolvendo a linha de produção. A ferramenta também otimiza o armazenamento e a consolidação de dados que posteriormente são utilizados para melhorar processos e está conectada à área comercial e de supply chain. Ao todo, já são mais de 200 profissionais conectados utilizando tablets.Outra tecnologia que garante segurança e confiança para os clientes Renault é o RFID - Radio Frequency Identification, que permite a visualização da localização e o rastreio de todos os veículos que são produzidos na fábrica até chegarem nas concessionárias ou no porto para transporte. Com o uso da tecnologia, a Renault conseguiu reduzir em cerca de 30% o tempo de expedição dos veículos.Comercialização de VeículosPara comercializar os veículos produzidos no Complexo Ayrton Senna, a Renault possui uma plataforma completa que agrega todas as etapas da aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto, somando comodidade e praticidade aos clientes que desejam adquirir um Renault. O endereço da plataforma é loja.renault.com.br e estão disponíveis para compra on-line os modelos: Kwid, Sandero, Stepway e Logan. Com acesso por celulares, tablets ou desktops, a plataforma é pensada para o consumidor brasileiro: cada vez mais conectado e que busca soluções digitais para resolver suas necessidades com rapidez, segurança e transparência.Ecossistema de InovaçãoPara continuar inovando e buscando novas soluções, a Renault implementou um ecossistema de inovação, com presença em hubs, universidades e centros acadêmicos. Já são sete ambientes, sendo cinco deles inaugurados em 2019. Fazem parte do ecossistema de inovação da Renault: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo, Renault LAB no Sistema FIEP, na Universidade Positivo, FAE e UFPR em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.O America Digital Hub, por exemplo, é focado no desenvolvimento e aceleração de projetos digitais. Já o Creative Lab desenvolve diversos projetos para a linha de produção. Com as impressoras 3D, o espaço produz protótipos para testes e até equipamentos que podem ser utilizados durante o processo produtivo, o que reduz custo e tempo para a companhia, pois os processos estão acontecendo dentro da organização, sem depender de terceiros.SOBRE O GRUPO RENAULT Montadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série. No Brasil, a Renault fabrica automóveis há mais de 20 anos e conta com 7.300 colaboradores. Inaugurado em 1998, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, abriga as quatro fábricas do grupo no país: a CVP (Curitiba Veículos de Passeio), a CMO (Curitiba Motores), a CVU (Curitiba Veículos Utilitários) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). Ao longo de duas décadas, a marca já produziu mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores no país. No Complexo, está localizado o RTA – Renault Tecnologia Américas, centro de engenharia que conta com mais de mil profissionais que ajudam a desenvolver produtos voltados ao mercado latino-americano. O Brasil também possui um dos cinco centros de design da Renault no mundo, o São Paulo Design Center, localizado na capital paulista.
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Kwid e Master são os líderes dos seus segmentos Em 2019 a Renault manteve a trajetória de crescimento que segue de forma contínua desde 2010 e registrou um novo recorde no Brasil, com 9% de participação de mercado, um ganho de 0,3 ponto percentual em relação a 2018, com 239.173 unidades emplacadas. Com esse desempenho, a Renault fechou 2019 como a quarta colocada em vendas no país. Enquanto o mercado brasileiro cresceu 7,4% no ano passado, a Renault teve uma alta de 11,3% nos licenciamentos na comparação com 2018. “No ano passado a Renault manteve o ritmo de crescimento fruto dos investimentos em novos produtos de sucesso, como o Kwid. Outro destaque da marca foram os projetos de mobilidade sustentável como em Fernando de Noronha e o carsharing de Brasília, por exemplo”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Entre os destaques comerciais da marca estão o Kwid, que fechou o ano como o quarto modelo mais vendido do mercado e líder do segmento de entrada com 85.125 unidades emplacadas em 2019, o que representa 54,7% de participação, e o Master, líder absoluto pelo sexto ano consecutivo do segmento de furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, com 8.414 unidades emplacadas, o que representa 47,4% de participação. Confira abaixo os destaques da Renault em 2019: Kwid OutsiderO Kwid, o SUV dos compactos, ganhou em maio a nova versão Outsider, que manteve as características que fizeram do Kwid um sucesso (quatro airbags de série, maior espaço interno e maior porta-malas, características SUV e carro mais econômico do segmento) com novidades de design e conectividade. A versão traz de série o Media Evolution, central multimídia da Renault, única do segmento com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e reproduzir áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque. O Kwid Outsider também recebe skis frontal e traseiro, barras de teto, proteção lateral, moldura do farol de neblina e calotas na cor preta. Já o interior do veículo apresenta novo revestimento dos bancos e detalhes alaranjados nos portas, volante e câmbio. O Kwid foi inovador desde o seu lançamento. Já em sua campanha de pré-venda, o cliente podia realizar a reserva do seu veículo 100% on-line, por meio de um site exclusivo. Na ocasião, a Renault recebeu um número de pedidos quatro vezes maior do que o esperado. A Renault inovou também no momento de venda do Kwid, ao lançar o K-Commerce, a primeira plataforma 100% on-line para a compra de um automóvel. Na plataforma o cliente consegue realizar todas as etapas de compra de um veículo: escolha da versão; definição da forma de pagamento, aprovação on-line do financiamento, se houver; pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários; emissão de boleto para pagamento; acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail. Sandero, Logan e Stepway 2020Com uma trajetória de sucesso no Brasil, a linha 2020 do Sandero, Logan e Stepway chegou em julho ao mercado com novo design, mais conforto e mais segurança sem abrir mão das qualidades reconhecidas pelos clientes como amplo espaço interno, robustez e baixo custo de manutenção. Os modelos com motor 1.6 SCe também ganharam versões com câmbio automático CVT-Xtronic, que agrada aqueles que buscam conforto na condução do dia a dia, principalmente no trânsito urbano. Como este câmbio não tem trocas de marchas, a condução é sempre suave. Outra novidade dos três modelos é que eles passaram a ser vendidos também pela Loja Renault (loja.renault.com.br), como já acontecia com o Kwid. Duster GoProEm setembro, a Renault lançou a série limitada Duster GoPro, que vem equipada com uma câmera GoPro Hero 7 Black, a mais potente câmera da linha HERO. A parceria reforça ainda mais o espírito aventureiro e a robustez do SUV, que é vendida em duas versões: 1.6 CVT X-TRONIC e 2.0 4x4. Ambos receberam barras de teto na cor preta, kit alargador de para-lamas, proteção do para-choque frontal com faróis de longo alcance e adesivo GoPro localizado logo abaixo dos retrovisores. A versão 4x4 ganhou também rodas pretas diamantadas.A câmera GoPro Hero 7 Black apresenta como principal recurso a super estabilização de vídeo, o HyperSmooth, que dispensa o uso de gimbal durante produção de conteúdo. Com a GoPro Hero 7 Black é possível fazer fotos até 10m embaixo d’água, filmar suas aventuras em 4K e transmiti-las ao vivo para o Facebook, Twitch, YouTube, Vimeo e outras plataformas. Captur BoseOutra série limitada lançada foi o Captur BOSE, que recebeu um amplificador digital customizado de 7 canais com equalização exclusiva, tweeters de 25mm com ímã de neomídio no painel dianteiro, woofers de 165mm nas portas dianteiras e alto-falantes de 130mm com ímã de neomídio nas portas traseiras, além de um subwoofer de 150x230mm, também com ímã de neomídio e tecnologia exclusiva BOSE Fresh Air Subwoofer no porta-malas, em posição que não diminui o espaço para bagagem.A série é oferecida em duas versões: 1.6 CVT X-Tronic e 2.0 automático. Ambas receberam novos revestimentos em couro sintético nos bancos, soleiras de porta com assinatura BOSE e badges próximos aos retrovisores externos. A série também inaugurou uma nova combinação de pintura biton exclusiva para a versão: carroceria Cinza Cassiopée com teto Prata Étoile, além de oferecer outras três combinações: Preto Nacré com teto Prata Étoile, Branco Glacier com teto Preto Nacré e Vermelho Fogo com teto Preto Nacré. Motores: 20 anos de fabricação no BrasilNeste ano, a Curitiba Motores (CMO), fábrica de motores da Renault do Brasil, completou 20 anos de produção no Complexo Ayrton Senna. Desde sua inauguração, em 1999, a unidade já produziu mais de 4 milhões de motores, com cerca de 40% destinados à exportação. Atualmente, a fábrica produz 3 famílias de motores e tem capacidade produtiva de 600 mil unidades por ano, além de exportar motores para a Colômbia e Argentina e componentes para Turquia. Além da produção de motores, a fábrica também é destaque na capacitação de seus colaboradores, além da busca constante por evolução utilizando novas tecnologias, com foco na Indústria 4.0. Referência em mobilidade zero emissão Pioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade zero emissão. Em Madrid, capital da Espanha, o projeto Zity disponibiliza 650 Renault Zoe em formato de compartilhamento, com reserva feita diretamente pelo aplicativo. Na França, nas cidades de Paris e Clichy, o Moov’in Paris disponibiliza 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado, com reserva feita também por meio de um aplicativo. Além dos projetos de compartilhamento de veículos, a Renault também possui projetos de Smart Island, ilhas funcionais, inteligentes e eco-friendly. Em Belle-Ile-En-Mer por exemplo, 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E. transitam pela ilha em um serviço de carsharing e aluguel, movidos a energia solar e com sete pontos de recarga espalhados pela ilha. O projeto também faz a utilização de segunda vida de bateria. A ilha de Porto Santo, em Portugal, é outro exemplo de Smart Island. Por lá, 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E. transitam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica em parte do dia, impedindo que a energia gerada seja inutilizada ou descartada. No Brasil, desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável com os modelos: Zoe, Twizy, Kangoo Z.E. e Fluence Z.E.. São cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, como Porto Seguro, Fedex, CPFL e Itaipu, entre outros. Ao todo já são mais de 200 veículos elétricos Renault em circulação no país, número que coloca a marca como líder de veículos 100% elétricos também no Brasil. “O objetivo da Renault do Brasil não é somente comercializar veículos elétricos, queremos ser líderes em soluções de mobilidade sustentável”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.Em 2019 a Renault fez diversas parcerias para mobilidade compartilhada no país. Em Fernando de Noronha, seis veículos 100% elétricos são usados pela administração da ilha, sendo 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E. A parceria da Renault com a Administração da ilha faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero, para a circulação dos carros 100% elétricos em Fernando de Noronha, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou um decreto-lei que veta a entrada de carros, motos, ônibus e caminhões que emitem dióxido de carbono a partir de 10 de agosto de 2022, permitindo apenas a circulação de unidades já presentes na ilha. A nova legislação ainda prevê, de 2030 em diante, a retirada da ilha de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel. Em São Paulo, uma solução de mobilidade zero emissão é oferecida pela Beep Beep, que disponibiliza 20 Zoe para uso compartilhado, com a reserva realizada diretamente por meio de um aplicativo.Outra parceria foi com a Luggo, startup criada dentro da construtora MRV, para o mercado curitibano que disponibilizou o Zoe para uso compartilhado pelos moradores do empreendimento em Curitiba, no bairro Campo Comprido. O gerenciamento dos empréstimos foi feito por meio do aplicativo Renault Mobility. No início do ano, a Renault e a MRV já haviam implementado o uso compartilhado de dois Zoe por moradores de um condomínio em Belo Horizonte. Com quase 200 viagens realizadas, a avaliação do serviço por parte dos moradores foi um sucesso.O projeto VEM DF (Veículo para Eletromobilidade) foi pioneiro no uso compartilhado de veículos elétricos para frotas públicas, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF). O projeto disponibilizou, até o final de 2019, 16 Twizy em formato de carsharing para uso pelos servidores públicos. O aplicativo escolhido para fazer a gestão do projeto foi o Mobi-e, desenvolvido pelo PTI e já utilizado em um programa de compartilhamento de veículos interno da Itaipu, que envolve também o Twizy.O sistema de carros elétricos compartilhados VAMO, em Fortaleza, também recebeu 10 novos Zoe. O VAMO, sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade, é uma iniciativa inédita no Brasil e propaga a cultura dos carros compartilhados 100% elétricos. O sistema de carsharing foi implantado em 2016 em parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Sistema Hapvida (patrocinador do projeto) e a Serttel (responsável pela operação e manutenção). Ecossistema de inovaçãoAlém das soluções de mobilidade zero emissão, em 2019 também foram inaugurados cinco espaços de inovação, chamados de Renault LAB, voltados ao desenvolvimento de projetos e pesquisas com focos em temas como empreender. São eles: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo; Renault LAB na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Positivo, no Sistema FIEP e na FAE, em Curitiba, que se somaram ao Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo, fazendo parte do ecossistema de inovação da marca. Prêmios Kwid foi eleito pelo terceiro ano consecutivo a melhor compra do segmento na categoria “Carros até R$ 40.000” pela revista Quatro Rodas. Entre os destaques da versão Zen ressaltadas pela publicação estão o pós-venda, com preços abaixo da concorrência, o baixo consumo de combustível e a mais completa plataforma de compra on-line (https://loja.renault.com.br). O Kwid também conquistou pelo segundo ano consecutivo o selo Seleção Motor1.com na categoria de preços até R$ 45 mil. Entre as caraterísticas destacadas pelo site estão a boa relação custo/benefício, a menor desvalorização, as revisões mais baratas da categoria, além do baixo consumo de combustível e bom desempenho do motor 1.0 SCe de 70 cv e 9,8 kgfm. Sandero R.S. 2.0 também chegou ao tricampeonato pelo terceiro ano consecutivo que venceu como melhor compra na categoria “Esportivos até 350 cv”. Além de ótima relação custo/benefício, a revista também destacou o visual que agrada e o bom desempenho do motor 2.0 de 150 cv. O hot hatch é o primeiro modelo da linhagem R.S. produzido no Brasil. Duster 1.6 Expression automático ganhou como melhor compra na categoria “SUVs até R$ 80.000”. Segundo a revista, robustez e espaço fazem a diferença nessa categoria de utilitários-esportivos e o Duster, além de se sobressair pelo porte, oferece tanto bom espaço interno para os ocupantes como espaço para bagagens no porta-malas. O modelo também se destaca pelo pós-vendas.Entre os carros usados, a Renault conquistou outros três primeiros lugares no ranking da Quatro Rodas, mostrando o valor dos seus veículos também no mercado de revenda. Na categoria “Hatches até R$ 19.900”, o Clio 1.0 Expression 2015 completo foi eleito a melhor compra. Segundo a revista, o modelo se destaca pelo ótimo custo/benefício, baixo consumo e bom desempenho. Já o Sandero 1.0 SCe 2018 foi o vencedor na categoria “Hatches até R$ 30.000”. Entre as características destacadas pela revista estão o melhor espaço interno entre os concorrentes, o bom porta-malas (320 litros) e a excelente liquidez. Na categoria “Sedãs até R$ 35.000” o Logan 1.0 12V SCe Authentique 2018 foi eleito a melhor compra. A revista destaca a robustez garantida pelo motor 1.0 SCe de três cilindros, com comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente. Tem 82 cv e 10,5 kgfm de torque a 3.500 rpm, mas 90% já está disponível a 2.000 rpm. Outra característica ressaltada é o amplo porta-malas de 510 litros. “Melhor reputação junto ao consumidor” na premiação Carsughi L’Auto Preferita. A nova categoria da premiação foi criada em parceria com o Reclame Aqui, que avaliou do início do ano até 17 de novembro qual marca teve mais reclamações respondidas, o índice de solução, se o cliente voltaria a fazer negócio com marca e a nota do consumidor. “Melhor serviço de atendimento ao cliente no Brasil”, pelo terceiro ano consecutivo, no levantamento da revista Exame, em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). “Melhor empresa na categoria Montadora de Veículos” na 32ª edição da premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2019, promovida pelas revistas Transporte Moderno e Technibus. Entre os nove quesitos analisados com base no balanço financeiro de 2018, a Renault obteve notas máximas em receita operacional líquida (ROL), patrimônio líquido (PL), lucro líquido (LL), rentabilidade do patrimônio líquido (RPL) e produtividade do capital (PC). “Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar” – A Renault foi eleita pelo nono ano consecutivo umas das 150 melhores para trabalhar no Brasil, segundo o ranking da revista VOCÊ S/A. O ranking é desenvolvido pela equipe da revista, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), e analisa diversos fatores internos para identificar empresas que se destacam em gestão de pessoas e bom clima organizacional. Troféu ouro na terceira edição do Prêmio WEPs - Empresas Empoderando Mulheres, iniciativa baseada nos Princípios do Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles), que reconhece as empresas comprometidas com o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero. Em 2019, a iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU teve como realizador o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios, uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (EU). Essa foi a segunda medalha de ouro conquistada pela Renault no prêmio, a primeira premiação ocorreu em 2016. Vencedora no “Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo”, da Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria. A iniciativa dá visibilidade às organizações que concentram esforços para promover ambientes mais plurais e incisivos. O reconhecimento foi feito em duas frentes. A primeira é focada em boas práticas enumeradas pelas companhias para promover a diversidade em cinco eixos: gênero, etnia, pessoa com deficiência (PCD), LGBT+ e gerações. Todas as práticas descritas pelas empresas automotivas foram submetidas à avaliação de um time de jurados especialistas em diversidade. Às cegas, sem saber o nome das organizações, eles votaram nas iniciativas mais relevantes, definindo as empresas vencedoras. A segunda parte da premiação foi baseada em resultados objetivos, nos indicadores apurados na pesquisa Diversidade no Setor Automotivo. A campanha publicitária Caverna do Dragão, criada para o lançamento do Renault Kwid Outsider pela DPZ&T, que apostou na memória afetiva dos brasileiros, criando um episódio final, em live action, para os personagens da série animada que marcou as décadas de 1980 e 1990 venceu como o “Melhor Comercial de TV Produto” na 18ª edição do Prêmio Top Car TV e também com a melhor campanha do ano no especial “Os melhores da comunicação 2019” da Propmark. Além disso, a campanha foi a grande vencedora na 12ª edição do Effie Awards com o Grand Effe, que reconhece a campanha mais efetiva entre todas as categorias concorrentes. O case conquistou ainda outros três troféus em diferentes categorias: Ouro em Lançamentos e Prata em Veículos e Branded Content. A Renault também foi a ganhadora na categoria Anunciante do Ano. Instituto RenaultCom 9 anos de existência o Instituto Renault já beneficiou mais de 740 mil pessoas - 40.025 apenas em 2019 -, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável. Os destaques de 2019 são: Associação Borda Viva, uma entidade sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento social da Borda do Campo, bairro em que a Renault do Brasil está situada em São José dos Pinhais (PR). Seus projetos beneficiaram 2.865 pessoas em 2019, e a Associação é hoje uma referência para os moradores da Borda do Campo, atuando no desenvolvimento social da comunidade com o apoio do Instituto Renault desde 2010. Seus principais propósitos são oferecer segurança alimentar para crianças de modo a garantir melhor aproveitamento escolar. Todos os dias, 115 crianças em situação de vulnerabilidade social almoçam gratuitamente uma refeição nutritiva preparada pelas cozinheiras da região. Além disso, a Associação tem duas frentes de renda: um restaurante em sua sede, que atende o público externo, e a Casa da Costura, projeto que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e gerar renda para as famílias. Os produtos confeccionados por elas são comercializados na sede da associação, além de feitos sob encomenda especialmente em eventos corporativos. Geração Futuro, curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, no Paraná. O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático. No segundo semestre de 2019, 40 jovens foram formados. Cinco alunos recém-formados pelo programa Geração Futuro, do Instituto Renault, foram contratados e passaram a integrar a equipe da Renault do Brasil. Renault Experience, um programa que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Na edição de 2019, foram 338 projetos inscritos, de 21 estados, submeteram projetos nas categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy. Ao longo de 8 meses, todos os estudantes receberam mentorias de professores e profissionais da Renault e do mercado para estruturar uma ideia, criar o projeto e validá-lo. A equipe OrniTwizy, que passou pela aceleração na categoria Desafio Twizy, foi campeã da etapa internacional do programa que selecionou os principais projetos de mobilidade envolvendo o Twizy para uma grande final, na França. A premiação aconteceu em Paris. Os cinco estudantes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, desenvolveram uma solução de mobilidade para portadores de dificuldades motoras. Com a vitória, a equipe visitou o Consumer Electronics Show, evento de inovação que está acontecendo, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O Trânsito e Eu, um programa de educação para a segurança no trânsito que visa sensibilizar as crianças para a convivência segura no trânsito e contribuir para a construção da cidadania. É voltado a crianças de 7 a 11 anos do ensino fundamental. O programa está presente de forma permanente em oito cidades. Em 2019 impactou mais de 26.034 crianças.
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