Aguarde, carregando...

Mundo Renault

MANTENHA-SE ATUALIZADO
Vejas as últimas novidades da De Marco Renault e notícias relacionadas.

O que está acontecendo

02/ 03

RENAULT É ELEITA A MONTADORA COM O MELHOR ATENDIMENTO AO CLIENTE

Na classificação geral entre todas as empresas do Ranking Exame IBRC 2019, marca está em segundo lugar  Pela quarta vez, a Renault foi eleita a montadora com o melhor serviço de atendimento ao cliente no Brasil, de acordo com o levantamento da revista Exame, em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). Em evento hoje, em São Paulo, a Renault recebeu o título de “Destaque setorial em Atendimento ao Cliente conforme o 10º Ranking Exame/IBRC” por ter ficado em primeiro lugar entre todas as empresas do setor automotivo. Na classificação geral, a Renault está em segundo lugar em 2019, um avanço de duas posições em relação a 2018 quando ficou em quarto lugar. “Esta premiação é um importante reconhecimento das ações para a melhoria contínua do atendimento ao cliente que temos implementado nos últimos anos. Nosso foco é sempre entender e atender o cliente da forma mais rápida e eficiente possível, tendo o envolvimento de diversas áreas da empresa e o apoio total da nossa rede de concessionários. O nosso processo de atendimento é híbrido no qual mesclamos os serviços de atendimento humano e digital na medida que nossos clientes desejam”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.  Desde 2012, a Renault avançou 46 posições quando apareceu neste levantamento pela primeira vez, em 48º lugar. O Ranking Exame IBRC é de Atendimento ao Cliente analisou mais de 500 empresas, ranqueando mais de 150 finalistas, dentre as quais foram destacadas as 25 melhores, as 25 piores e as melhores colocadas em seus setores. O ranking é divulgado desde 2010 e é uma referência nacional em análise de atendimento ao cliente no Brasil.

Leia mais
28/ 02

RENAULT DIVULGA AÇÃO DE PRÉ-LANÇAMENTO PARA O NOVO DUSTER 2021

Estrelada por Bruno Gagliasso e o lutador Wanderlei Silva, campanha destaca diferenciais do SUV e pacote de condições comerciais  Em março, a Renault lança o novo Duster 2021 no mercado brasileiro. O veículo chega com uma verdadeira revolução em seu interior e um exterior inteiramente renovado, mantendo o design icônico que caiu no gosto consumidor. Nesta quinta-feira (27), vai ao ar a pré-campanha desenvolvida pela agência DPZ&T para anunciar o novo modelo, com o filme estrelado por Bruno Gagliasso e o lendário lutador de MMA, Wanderlei Silva. A estreia ocorre nos canais digitais da Renault e em programação da TV aberta.A campanha também anuncia condições comerciais especiais para o lançamento. Os clientes que realizarem o cadastro no site da pré-venda, pelo endereço       https://www.renault.com.br/veiculos/conheca-nossa-gama/duster/sobre-o-carro.html, até o dia 09 de março, e efetivarem a compra  do veículo na concessionária até o dia 30 de março, poderão escolher entre três condições especiais: patinete elétrico Renault, três revisões grátis ou um kit de acessórios contendo barras transversais de teto + suporte de bicicletas (THULE).        “O Duster é um caso de sucesso da Renault no Brasil. Até hoje mais de 280 mil unidades foram vendidas e, agora, buscamos a evolução da experiência do nosso consumidor para valorizar ainda mais a robustez e o espírito de aventura do Duster. Além do novo design, o interior foi reformulado para entregar mais conforto, ergonomia e tecnologia. A campanha de pré-lançamento entrega o novo Duster com um pacote inédito de condições para facilitar a aquisição do modelo”, afirma Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil.

Leia mais
28/ 01

RENAULT DO BRASIL RECEBE RECONHECIMENTO DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL PELAS INOVAÇÕES RELATIVAS À INDÚS

Complexo Ayrton Senna é a primeira planta industrial da América Latina a receber este reconhecimento Nesta quarta-feira (15), o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault do Brasil foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0. O reconhecimento se deve à capacidade de adotar e escalar tecnologias, gerando impacto positivo para a indústria.Com este resultado, a empresa passa a fazer parte da “Global Lighthouse Network”, comunidade gerida pelo Fórum Econômico Mundial que reúne as indústrias referência em tecnologia 4.0 no mundo, buscando transformar fábricas e modelos de negócio trazendo retorno financeiro e operacional.“Este reconhecimento nos enche de orgulho e nos dá confiança para continuar inovando. Nosso investimento no desenvolvimento de soluções da indústria 4.0 visa tornar o dia a dia mais ágil e fácil, seja para os nossos colaboradores ou para o cliente final”, comenta Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.Um dos fatores predominantes para a conquista deste reconhecimento foi a utilização de tecnologias e processos digitais desde o início da produção dos veículos até o processo de venda, contemplando diversas etapas do negócio, incluindo a contratação de colaboradores para a companhia e o treinamento e capacitação desses profissionais.Para atingir esse objetivo, a Renault conta com uma força de trabalho conectada, que atua com dados em tempo real. Mais de 700 colaboradores da Renault já passaram por treinamentos de metodologia ágil, auxiliando no desenvolvimento de uma cultura de inovação.Contratações e TreinamentosAtualmente, os processos de contratação na Renault do Brasil são geridos por meio da plataforma Kenoby, que permite o armazenamento de currículos para futura visualização, além de otimizar o uso das informações e acelerar o processo de inscrição.A empresa também oferta diversos treinamentos para os colaboradores. Na área da carroceria, a Renault realiza a capacitação dos profissionais utilizando óculos de realidade virtual com imersão 3D que permite ao operador a realização dos procedimentos que serão executados na linha de produção em um ambiente simulado e, consequentemente, 100% seguro.Processo ProdutivoO processo produtivo está repleto de tecnologias que facilitam e aceleram o dia a dia de produção. A reposição de peças e transporte de ferramentas nas fábricas da Renault no Brasil são realizadas, em sua grande maioria, por AGVs - Automatic Guided Vehicles – Veículos Guiados Automaticamente, com rotas programadas e controladas que garantem a chegada de peças e materiais aos destinos corretos garantindo a programação das plantas produtivas. Atualmente, são mais de 230 AGVs circulando pelas quatro fábricas do Complexo.Na linha de produção, também é possível encontrar diversas configurações de robôs. Existem os colaborativos, que trabalham em ações específicas do processo produtivo e auxiliam o operador em trabalhos menos ergonômicos ou que exigiriam muita força braçal. Além destes, existem robôs de maior porte, que atuam principalmente no procedimento de solda, na área de carroceria e garantem dinamismo e velocidade ao processo produtivo.Os supervisores e chefes de produção da Renault do Brasil possuem um tablet que permite a visualização clara do fluxo produtivo, garantindo o acompanhamento em tempo real e aumentando a capacidade reativa para qualquer problema ou situação envolvendo a linha de produção. A ferramenta também otimiza o armazenamento e a consolidação de dados que posteriormente são utilizados para melhorar processos e está conectada à área comercial e de supply chain. Ao todo, já são mais de 200 profissionais conectados utilizando tablets.Outra tecnologia que garante segurança e confiança para os clientes Renault é o RFID - Radio Frequency Identification, que permite a visualização da localização e o rastreio de todos os veículos que são produzidos na fábrica até chegarem nas concessionárias ou no porto para transporte. Com o uso da tecnologia, a Renault conseguiu reduzir em cerca de 30% o tempo de expedição dos veículos.Comercialização de VeículosPara comercializar os veículos produzidos no Complexo Ayrton Senna, a Renault possui uma plataforma completa que agrega todas as etapas da aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto, somando comodidade e praticidade aos clientes que desejam adquirir um Renault. O endereço da plataforma é loja.renault.com.br e estão disponíveis para compra on-line os modelos: Kwid, Sandero, Stepway e Logan. Com acesso por celulares, tablets ou desktops, a plataforma é pensada para o consumidor brasileiro: cada vez mais conectado e que busca soluções digitais para resolver suas necessidades com rapidez, segurança e transparência.Ecossistema de InovaçãoPara continuar inovando e buscando novas soluções, a Renault implementou um ecossistema de inovação, com presença em hubs, universidades e centros acadêmicos. Já são sete ambientes, sendo cinco deles inaugurados em 2019. Fazem parte do ecossistema de inovação da Renault: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo, Renault LAB no Sistema FIEP, na Universidade Positivo, FAE e UFPR em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.O America Digital Hub, por exemplo, é focado no desenvolvimento e aceleração de projetos digitais. Já o Creative Lab desenvolve diversos projetos para a linha de produção. Com as impressoras 3D, o espaço produz protótipos para testes e até equipamentos que podem ser utilizados durante o processo produtivo, o que reduz custo e tempo para a companhia, pois os processos estão acontecendo dentro da organização, sem depender de terceiros.SOBRE O GRUPO RENAULT        Montadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.    No Brasil, a Renault fabrica automóveis há mais de 20 anos e conta com 7.300 colaboradores. Inaugurado em 1998, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, abriga as quatro fábricas do grupo no país: a CVP (Curitiba Veículos de Passeio), a CMO (Curitiba Motores), a CVU (Curitiba Veículos Utilitários) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). Ao longo de duas décadas, a marca já produziu mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores no país. No Complexo, está localizado o RTA – Renault Tecnologia Américas, centro de engenharia que conta com mais de mil profissionais que ajudam a desenvolver produtos voltados ao mercado latino-americano. O Brasil também possui um dos cinco centros de design da Renault no mundo, o São Paulo Design Center, localizado na capital paulista.  

Leia mais
28/ 01

RENAULT COMPLETA 10 ANOS CONSECUTIVOS DE CRESCIMENTO

Kwid e Master são os líderes dos seus segmentos   Em 2019 a Renault manteve a trajetória de crescimento que segue de forma contínua desde 2010 e registrou um novo recorde no Brasil, com 9% de participação de mercado, um ganho de 0,3 ponto percentual em relação a 2018, com 239.173 unidades emplacadas. Com esse desempenho, a Renault fechou 2019 como a quarta colocada em vendas no país. Enquanto o mercado brasileiro cresceu 7,4% no ano passado, a Renault teve uma alta de 11,3% nos licenciamentos na comparação com 2018.  “No ano passado a Renault manteve o ritmo de crescimento fruto dos investimentos em novos produtos de sucesso, como o Kwid. Outro destaque da marca foram os projetos de mobilidade sustentável como em Fernando de Noronha e o carsharing de Brasília, por exemplo”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Entre os destaques comerciais da marca estão o Kwid, que fechou o ano como o quarto modelo mais vendido do mercado e líder do segmento de entrada com 85.125 unidades emplacadas em 2019,  o que representa 54,7% de participação, e o Master, líder absoluto pelo sexto ano consecutivo do segmento de furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, com 8.414 unidades emplacadas, o que representa 47,4% de participação. Confira abaixo os destaques da Renault em 2019: Kwid OutsiderO Kwid, o SUV dos compactos, ganhou em maio a nova versão Outsider, que manteve as características que fizeram do Kwid um sucesso (quatro airbags de série, maior espaço interno e maior porta-malas, características SUV e carro mais econômico do segmento) com novidades de design e conectividade. A versão traz de série o Media Evolution, central multimídia da Renault, única do segmento com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e reproduzir áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque. O Kwid Outsider também recebe skis frontal e traseiro, barras de teto, proteção lateral, moldura do farol de neblina e calotas na cor preta. Já o interior do veículo apresenta novo revestimento dos bancos e detalhes alaranjados nos portas, volante e câmbio. O Kwid foi inovador desde o seu lançamento. Já em sua campanha de pré-venda, o cliente podia realizar a reserva do seu veículo 100% on-line, por meio de um site exclusivo. Na ocasião, a Renault recebeu um número de pedidos quatro vezes maior do que o esperado. A Renault inovou também no momento de venda do Kwid, ao lançar o K-Commerce, a primeira plataforma 100% on-line para a compra de um automóvel. Na plataforma o cliente consegue realizar todas as etapas de compra de um veículo: escolha da versão; definição da forma de pagamento, aprovação on-line do financiamento, se houver; pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários; emissão de boleto para pagamento; acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.   Sandero, Logan e Stepway 2020Com uma trajetória de sucesso no Brasil, a linha 2020 do Sandero, Logan e Stepway chegou em julho ao mercado com novo design, mais conforto e mais segurança sem abrir mão das qualidades reconhecidas pelos clientes como amplo espaço interno,  robustez e baixo custo de manutenção. Os modelos com motor 1.6 SCe também ganharam versões com câmbio automático CVT-Xtronic, que agrada aqueles que buscam conforto na condução do dia a dia, principalmente no trânsito urbano. Como este câmbio não tem trocas de marchas, a condução é sempre suave. Outra novidade dos três modelos é que eles passaram a ser vendidos também pela Loja Renault (loja.renault.com.br), como já acontecia com o Kwid. Duster GoProEm setembro, a Renault lançou a série limitada Duster GoPro, que vem equipada com uma câmera GoPro Hero 7 Black, a mais potente câmera da linha HERO. A parceria reforça ainda mais o espírito aventureiro e a robustez do SUV, que é vendida em duas versões: 1.6 CVT X-TRONIC e 2.0 4x4. Ambos receberam barras de teto na cor preta, kit alargador de para-lamas, proteção do para-choque frontal com faróis de longo alcance e adesivo GoPro localizado logo abaixo dos retrovisores. A versão 4x4 ganhou também rodas pretas diamantadas.A câmera GoPro Hero 7 Black apresenta como principal recurso a super estabilização de vídeo, o HyperSmooth, que dispensa o uso de gimbal durante produção de conteúdo. Com a GoPro Hero 7 Black é possível fazer fotos até 10m embaixo d’água, filmar suas aventuras em 4K e transmiti-las ao vivo para o Facebook, Twitch, YouTube, Vimeo e outras plataformas. Captur BoseOutra série limitada lançada foi o Captur BOSE, que recebeu um amplificador digital customizado de 7 canais com equalização exclusiva, tweeters de 25mm com ímã de neomídio no painel dianteiro, woofers de 165mm nas portas dianteiras e alto-falantes de 130mm com ímã de neomídio nas portas traseiras, além de um subwoofer de 150x230mm, também com ímã de neomídio e tecnologia exclusiva BOSE Fresh Air Subwoofer no porta-malas, em posição que não diminui o espaço para bagagem.A série é oferecida em duas versões: 1.6 CVT X-Tronic e 2.0 automático. Ambas receberam novos revestimentos em couro sintético nos bancos, soleiras de porta com assinatura BOSE e badges próximos aos retrovisores externos. A série também inaugurou uma nova combinação de pintura biton exclusiva para a versão: carroceria Cinza Cassiopée com teto Prata Étoile, além de oferecer outras três combinações: Preto Nacré com teto Prata Étoile, Branco Glacier com teto Preto Nacré e Vermelho Fogo com teto Preto Nacré. Motores: 20 anos de fabricação no BrasilNeste ano, a Curitiba Motores (CMO), fábrica de motores da Renault do Brasil, completou 20 anos de produção no Complexo Ayrton Senna. Desde sua inauguração, em 1999, a unidade já produziu mais de 4 milhões de motores, com cerca de 40% destinados à exportação. Atualmente, a fábrica produz 3 famílias de motores e tem capacidade produtiva de 600 mil unidades por ano, além de exportar motores para a Colômbia e Argentina e componentes para Turquia. Além da produção de motores, a fábrica também é destaque na capacitação de seus colaboradores, além da busca constante por evolução utilizando novas tecnologias, com foco na Indústria 4.0.   Referência em mobilidade zero emissão          Pioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade zero emissão. Em Madrid, capital da Espanha, o projeto Zity disponibiliza 650 Renault Zoe em formato de compartilhamento, com reserva feita diretamente pelo aplicativo. Na França, nas cidades de Paris e Clichy, o Moov’in Paris disponibiliza 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado, com reserva feita também por meio de um aplicativo.  Além dos projetos de compartilhamento de veículos, a Renault também possui projetos de Smart Island, ilhas funcionais, inteligentes e eco-friendly. Em Belle-Ile-En-Mer por exemplo, 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E. transitam pela ilha em um serviço de carsharing e aluguel, movidos a energia solar e com sete pontos de recarga espalhados pela ilha. O projeto também faz a utilização de segunda vida de bateria. A ilha de Porto Santo, em Portugal, é outro exemplo de Smart Island. Por lá, 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E. transitam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica em parte do dia, impedindo que a energia gerada seja inutilizada ou descartada.      No Brasil, desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável com os modelos: Zoe, Twizy, Kangoo Z.E. e Fluence Z.E.. São cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, como Porto Seguro, Fedex, CPFL e Itaipu, entre outros. Ao todo já são mais de 200 veículos elétricos Renault em circulação no país, número que coloca a marca como líder de veículos 100% elétricos também no Brasil. “O objetivo da Renault do Brasil não é somente comercializar veículos elétricos, queremos ser líderes em soluções de mobilidade sustentável”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.Em 2019 a Renault fez diversas parcerias para mobilidade compartilhada no país. Em Fernando de Noronha, seis veículos 100% elétricos são usados pela administração da ilha, sendo 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E. A parceria da Renault com a Administração da ilha faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero, para a circulação dos carros 100% elétricos em Fernando de Noronha, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou um decreto-lei que veta a entrada de carros, motos, ônibus e caminhões que emitem dióxido de carbono a partir de 10 de agosto de 2022, permitindo apenas a circulação de unidades já presentes na ilha. A nova legislação ainda prevê, de 2030 em diante, a retirada da ilha de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel. Em São Paulo, uma solução de mobilidade zero emissão é oferecida pela Beep Beep, que disponibiliza 20 Zoe para uso compartilhado, com a reserva realizada diretamente por meio de um aplicativo.Outra parceria foi com a Luggo, startup criada dentro da construtora MRV, para o mercado curitibano que disponibilizou o Zoe para uso compartilhado pelos moradores do empreendimento em Curitiba, no bairro Campo Comprido. O gerenciamento dos empréstimos foi feito por meio do aplicativo Renault Mobility. No início do ano, a Renault e a MRV já haviam implementado o uso compartilhado de dois Zoe por moradores de um condomínio em Belo Horizonte. Com quase 200 viagens realizadas, a avaliação do serviço por parte dos moradores foi um sucesso.O projeto VEM DF (Veículo para Eletromobilidade) foi pioneiro no uso compartilhado de veículos elétricos para frotas públicas, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF). O projeto disponibilizou, até o final de 2019, 16 Twizy em formato de carsharing para uso pelos servidores públicos. O aplicativo escolhido para fazer a gestão do projeto foi o Mobi-e, desenvolvido pelo PTI e já utilizado em um programa de compartilhamento de veículos interno da Itaipu, que envolve também o Twizy.O sistema de carros elétricos compartilhados VAMO, em Fortaleza, também recebeu 10 novos Zoe. O VAMO, sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade, é uma iniciativa inédita no Brasil e propaga a cultura dos carros compartilhados 100% elétricos. O sistema de carsharing foi implantado em 2016 em parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Sistema Hapvida (patrocinador do projeto) e a Serttel (responsável pela operação e manutenção).   Ecossistema de inovaçãoAlém das soluções de mobilidade zero emissão, em 2019 também foram inaugurados  cinco espaços de inovação, chamados de Renault LAB, voltados ao desenvolvimento de projetos e pesquisas com focos em temas como empreender. São eles: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo; Renault LAB na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Positivo, no Sistema FIEP e na FAE, em Curitiba, que se somaram ao Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo, fazendo parte do ecossistema de inovação da marca. Prêmios   Kwid foi eleito pelo terceiro ano consecutivo a melhor compra do segmento na categoria “Carros até R$ 40.000” pela revista Quatro Rodas. Entre os destaques da versão Zen ressaltadas pela publicação estão o pós-venda, com preços abaixo da concorrência, o baixo consumo de combustível e a mais completa plataforma de compra on-line (https://loja.renault.com.br). O Kwid também conquistou pelo segundo ano consecutivo o selo Seleção Motor1.com na categoria de preços até R$ 45 mil. Entre as caraterísticas destacadas pelo site estão a boa relação custo/benefício, a menor desvalorização, as revisões mais baratas da categoria, além do baixo consumo de combustível e bom desempenho do motor 1.0 SCe de 70 cv e 9,8 kgfm.   Sandero R.S. 2.0 também chegou ao tricampeonato pelo terceiro ano consecutivo que venceu como melhor compra na categoria “Esportivos até 350 cv”. Além de ótima relação custo/benefício, a revista também destacou o visual que agrada e o bom desempenho do motor 2.0 de 150 cv. O hot hatch é o primeiro modelo da linhagem R.S. produzido no Brasil.   Duster 1.6 Expression automático ganhou como melhor compra na categoria “SUVs até R$ 80.000”. Segundo a revista, robustez e espaço fazem a diferença nessa categoria de utilitários-esportivos e o Duster, além de se sobressair pelo porte, oferece tanto bom espaço interno para os ocupantes como espaço para bagagens no porta-malas. O modelo também se destaca pelo pós-vendas.Entre os carros usados, a Renault conquistou outros três primeiros lugares no ranking da Quatro Rodas, mostrando o valor dos seus veículos também no mercado de revenda. Na categoria “Hatches até R$ 19.900”, o Clio 1.0 Expression 2015 completo foi eleito a melhor compra. Segundo a revista, o modelo se destaca pelo ótimo custo/benefício, baixo consumo e bom desempenho. Já o Sandero 1.0 SCe 2018 foi o vencedor na categoria “Hatches até R$ 30.000”. Entre as características destacadas pela revista estão o melhor espaço interno entre os concorrentes, o bom porta-malas (320 litros) e a excelente liquidez. Na categoria “Sedãs até R$ 35.000” o Logan 1.0 12V SCe Authentique 2018 foi eleito a melhor compra. A revista destaca a robustez garantida pelo motor 1.0 SCe de três cilindros, com comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente. Tem 82 cv e 10,5 kgfm de torque a 3.500 rpm, mas 90% já está disponível a 2.000 rpm. Outra característica ressaltada é o amplo porta-malas de 510 litros.   “Melhor reputação junto ao consumidor” na premiação Carsughi L’Auto Preferita. A nova categoria da premiação foi criada em parceria com o Reclame Aqui, que avaliou do início do ano até 17 de novembro qual marca teve mais reclamações respondidas, o índice de solução, se o cliente voltaria a fazer negócio com marca e a nota do consumidor.   “Melhor serviço de atendimento ao cliente no Brasil”, pelo terceiro ano consecutivo, no levantamento da revista Exame, em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).   “Melhor empresa na categoria Montadora de Veículos” na 32ª edição da premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2019, promovida pelas revistas Transporte Moderno e Technibus. Entre os nove quesitos analisados com base no balanço financeiro de 2018, a Renault obteve notas máximas em receita operacional líquida (ROL), patrimônio líquido (PL), lucro líquido (LL), rentabilidade do patrimônio líquido (RPL) e produtividade do capital (PC).   “Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar” – A Renault foi eleita pelo nono ano consecutivo umas das 150 melhores para trabalhar no Brasil, segundo o ranking da revista VOCÊ S/A. O ranking é desenvolvido pela equipe da revista, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), e analisa diversos fatores internos para identificar empresas que se destacam em gestão de pessoas e bom clima organizacional.   Troféu ouro na terceira edição do Prêmio WEPs - Empresas Empoderando Mulheres, iniciativa baseada nos Princípios do Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles), que reconhece as empresas comprometidas com o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero. Em 2019, a iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU teve como realizador o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios, uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (EU). Essa foi a segunda medalha de ouro conquistada pela Renault no prêmio, a primeira premiação ocorreu em 2016.   Vencedora no “Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo”, da Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria. A iniciativa dá visibilidade às organizações que concentram esforços para promover ambientes mais plurais e incisivos. O reconhecimento foi feito em duas frentes. A primeira é focada em boas práticas enumeradas pelas companhias para promover a diversidade em cinco eixos: gênero, etnia, pessoa com deficiência (PCD), LGBT+ e gerações. Todas as práticas descritas pelas empresas automotivas foram submetidas à avaliação de um time de jurados especialistas em diversidade. Às cegas, sem saber o nome das organizações, eles votaram nas iniciativas mais relevantes, definindo as empresas vencedoras. A segunda parte da premiação foi baseada em resultados objetivos, nos indicadores apurados na pesquisa Diversidade no Setor Automotivo.   A campanha publicitária Caverna do Dragão, criada para o lançamento do Renault Kwid Outsider pela DPZ&T, que apostou na memória afetiva dos brasileiros, criando um episódio final, em live action, para os personagens da série animada que marcou as décadas de 1980 e 1990 venceu como o “Melhor Comercial de TV Produto” na 18ª edição do Prêmio Top Car TV e também com a melhor campanha do ano no especial “Os melhores da comunicação 2019” da Propmark. Além disso, a campanha foi a grande vencedora na 12ª edição do Effie Awards com o Grand Effe, que reconhece a campanha mais efetiva entre todas as categorias concorrentes. O case conquistou ainda outros três troféus em diferentes categorias: Ouro em Lançamentos e Prata em Veículos e Branded Content. A Renault também foi a ganhadora na categoria Anunciante do Ano.   Instituto RenaultCom 9 anos de existência o Instituto Renault já beneficiou mais de 740 mil pessoas - 40.025 apenas em 2019 -, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Os destaques de 2019 são: Associação Borda Viva, uma entidade sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento social da Borda do Campo, bairro em que a Renault do Brasil está situada em São José dos Pinhais (PR). Seus projetos beneficiaram 2.865 pessoas em 2019, e a Associação é hoje uma referência para os moradores da Borda do Campo, atuando no desenvolvimento social da comunidade com o apoio do Instituto Renault desde 2010. Seus principais propósitos são oferecer segurança alimentar para crianças de modo a garantir melhor aproveitamento escolar. Todos os dias, 115 crianças em situação de vulnerabilidade social almoçam gratuitamente uma refeição nutritiva preparada pelas cozinheiras da região. Além disso, a Associação tem duas frentes de renda: um restaurante em sua sede, que atende o público externo, e a Casa da Costura, projeto que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e gerar renda para as famílias. Os produtos confeccionados por elas são comercializados na sede da associação, além de feitos sob encomenda especialmente em eventos corporativos.  Geração Futuro, curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, no Paraná. O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático. No segundo semestre de 2019, 40 jovens foram formados. Cinco alunos recém-formados pelo programa Geração Futuro, do Instituto Renault, foram contratados e passaram a integrar a equipe da Renault do Brasil.    Renault Experience, um programa que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Na edição de 2019, foram 338 projetos inscritos, de 21 estados, submeteram projetos nas categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy.  Ao longo de 8 meses, todos os estudantes receberam mentorias de professores e profissionais da Renault e do mercado para estruturar uma ideia, criar o projeto e validá-lo. A equipe OrniTwizy, que passou pela aceleração na categoria Desafio Twizy, foi campeã da etapa internacional do programa que selecionou os principais projetos de mobilidade envolvendo o Twizy para uma grande final, na França. A premiação aconteceu em Paris. Os cinco estudantes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, desenvolveram uma solução de mobilidade para portadores de dificuldades motoras. Com a vitória, a equipe visitou o Consumer Electronics Show, evento de inovação que está acontecendo, em Las Vegas, nos Estados Unidos.  O Trânsito e Eu, um programa de educação para a segurança no trânsito que visa sensibilizar as crianças para a convivência segura no trânsito e contribuir para a construção da cidadania. É voltado a crianças de 7 a 11 anos do ensino fundamental. O programa está presente de forma permanente em oito cidades. Em 2019 impactou mais de 26.034 crianças.

Leia mais
28/ 01

RENAULT ZOE ESTREOU NO CARSHARING VAMO EM FORTALEZA

O sistema de carros elétricos compartilhados VAMO, em Fortaleza, acaba de receber 10 novos veículos Renault Zoe. O VAMO, sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade, é uma iniciativa inédita no Brasil e propaga a cultura dos carros compartilhados 100% elétricos. O sistema de carsharing foi implantado em 2016 em parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Sistema Hapvida (patrocinador do projeto) e a Serttel (responsável pela operação e manutenção).  O principal benefício deste sistema é que incentiva energias limpas e renováveis, não emitindo gases poluentes e poluição sonora, assim como já acontece em sistemas semelhantes na Europa, como Paris, Milão, Londres, e nos Estados Unidos. Para retirar o carro das estações é preciso que o motorista tenha um cadastro no VAMO. Esse cadastro deve ser feito pelo site do programa (vamofortaleza.com.br), preenchendo informações como nome, telefone, CPF, endereço e o número da carteira de motorista de habilitação B ou superior. As informações serão verificadas pela Serttel, que entrará em contato com o cadastrado para agendar hora, data e a estação de desejo do usuário para a assinatura do Termo de Responsabilidade, bem como para realizar teste drive acompanhado de técnico.  Renault, referência em Mobilidade Zero EmissãoPioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade zero emissão. Em Madrid, capital da Espanha, o projeto Zity disponibiliza 650 Renault Zoe em formato de compartilhamento, com reserva feita diretamente pelo aplicativo. Na França, nas cidades de Paris e Clichy, o Moov’in Paris disponibiliza 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado, com reserva feita também por meio de um aplicativo.Além dos projetos de compartilhamento de veículos, a Renault também possui projetos de Smart Island, ilhas funcionais, inteligentes e eco-friendly. Em Belle-Ile-En-Mer por exemplo, 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E. transitam pela ilha em um serviço de carsharing e aluguel, movidos a energia solar e com sete pontos de recarga espalhados pela ilha. O projeto também faz a utilização de segunda vida de bateria. A ilha de Porto Santo, em Portugal, é outro exemplo de Smart Island. Por lá, 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E. transitam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica em parte do dia, impedindo que a energia gerada seja inutilizada ou descartada.No Brasil, a marca também desenvolve diversos projetos de mobilidade zero emissão. Em Fernando de Noronha, seis veículos 100% elétricos são usados pela administração e circulam pela ilha, sendo 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E.. Em evento realizado em junho deste ano, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara assinou um decreto válido a partir de 2022, que permite apenas a entrada de novos veículos 100% elétricos em Fernando de Noronha.Outro projeto é o VEM DF (Veículo Eletromobilidade), que foi desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF). O projeto é pioneiro no uso compartilhado de veículos elétricos para frotas públicas e disponibiliza 16 Twizy em formato de carsharing para uso pelos servidores públicos. O aplicativo escolhido para fazer a gestão do projeto será o Mobi-e, desenvolvido pelo PTI e já utilizado em um programa de compartilhamento de veículos interno da Itaipu, que envolve também o Renault Twizy. O Mobi-e permite reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, monitorar a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. O desbloqueio dos carros ocorre por meio dos cartões dos funcionários cadastrados no sistema.Em Belo Horizonte e Curitiba, a MRV disponibilizou 2 Renault Zoe em formato de carsharing para uso pelos moradores de um condomínio. Outra solução de Mobilidade Zero Emissão, em São Paulo, é oferecida pela Beep Beep, que disponibiliza 20 Renault Zoe para uso compartilhado, com a reserva realizada diretamente por meio de um aplicativo. Sobre o Grupo RenaultMontadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.No Brasil, a Renault fabrica automóveis há mais de 20 anos. Inaugurado em 1998, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, abriga as quatro fábricas do grupo no país: a CVP (Curitiba Veículos de Passeio), a CMO (Curitiba Motores), a CVU (Curitiba Veículos Utilitários) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). No Complexo, também está localizado o RTA – Renault Tecnologia América, centro de engenharia que conta com mais de mil profissionais que ajudam a desenvolver produtos voltados ao mercado latino-americano. Ao longo de duas décadas, a marca já produziu mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores no país. Sobre o Sistema Hapvida Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior e único sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 29 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais 14 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 41 hospitais, 155 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 141 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem).

Leia mais
28/ 01

CAMPANHA CAVERNA DO DRAGÃO GANHOU DOIS PRÊMIOS: “MELHOR COMERCIAL DE TV PRODUTO” PELO TOP CAR TV E “

A campanha publicitária Caverna do Dragão, criada para o lançamento do Renault Kwid Outsider pela DPZ&T, venceu como o “Melhor Comercial de TV Produto” na 18ª edição do Prêmio Top Car TV. Os júris dos três prêmios do Top Car TV 2019, que inclui também Top Truck TV e Top Moto TV, são compostos por 47 jornalistas especializados no segmento automotivo. O júri inclui somente profissionais que atuam em televisão ou internet e que produzem matérias em vídeo. O filme Caverna do Dragão, que apostou na memória afetiva dos brasileiros, criando um episódio final, em live action, para os personagens da série animada que marcou as décadas de 1980 e 1990, também foi eleito como a melhor campanha do ano no especial “Os melhores da comunicação 2019” da Propmark. O júri é composto por mais de 100 profissionais do mercado publicitário. “É um reconhecimento excepcional para um trabalho de excelência criativa e cuidadoso planejamento estratégico que levou a dobrar os objetivos de vendas”, afirma Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil. A campanha Caverna do Dragão apresentou o conceito “Deixe o Impossível Para Trás”, que traçou um paralelo com as aventuras diárias dos jovens Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto pelos encantos e perigos de um reino de fantasia enquanto tentam descobrir um modo de retornarem para casa. Filmado na Argentina, perto da fronteira com Bolívia e Chile, o live-action produzido pela Saigon e dirigido por Vellas preservou todos os códigos do desenho, mas com o cuidado de não infantilizar a produção, já que a animação original foi realizada em 2D. O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Game of Thrones foram fontes de inspiração para trazer um aspecto contemporâneo à campanha, desde a seleção do casting e do acting dos personagens até a confecção dos figurinos e o trabalho de pós-produção para a composição do dragão Tiamati, da Uni e do temido Vingador.

Leia mais
28/ 01

RENAULT CONTRATA JOVENS FORMADOS DA PRIMEIRA TURMA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Nesta quarta-feira (11), cinco alunos recém-formados pelo programa Geração Futuro, do Instituto Renault, foram contratados e passaram a integrar a equipe da Renault do Brasil. O anúncio foi realizado pelo presidente, Ricardo Gondo, durante evento envolvendo todos os gestores da empresa. O programa Geração Futuro consiste em um curso gratuito de formação profissional que inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático.Os cinco novos colaboradores fazem parte da primeira turma do programa, composta por 40 jovens com idade entre 15 a 24 anos da comunidade Borda do Campo, região onde está localizado o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault no Brasil. No final de novembro, os alunos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso para uma banca avaliadora formada por professores do curso e profissionais de diferentes áreas da Renault. Os jovens contratados passaram por um processo de seleção e iniciam suas atividades em janeiro de 2020.“Eu estou muito agradecida e muito feliz por essa oportunidade, é uma felicidade que não tem explicação. Eu sou muito grata por tudo que o vocês fizeram por nós. Esse programa era o que eu precisava para conseguir dar início a minha vida, dar um novo sentido”, comenta Elitania Alecrim, aluna formada pelo projeto e contratada pela Renault do Brasil.Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault, comentou a importância do projeto. “Planejar um futuro e sonhar com uma vida profissional de sucesso, são desejos comuns a pessoas de todas as idades. E o caminho para chegar lá é sempre o mesmo: a educação. A Renault acredita na educação como ferramenta de transformação social, por isso desenvolvemos o Geração Futuro, um programa transformador que já está fazendo a diferença para os jovens e as famílias da comunidade Borda do Campo”.Em 2020, duas novas turmas de 40 alunos cada passarão pela formação, totalizando 120 jovens formados nessa fase do projeto, que já está transformando a realidade de muitas famílias. O projeto conta com a parceira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que cedeu duas salas do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo; da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, como executora do programa e doadora de parte do mobiliário; da TOTVS, por meio do IOS – Instituto da Oportunidade Social, que é detentora da metodologia aplicada e da TOTVS/Bematech que cedeu 14 computadores para a realização do programa.    Sobre o Instituto Renault           Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão. No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.            No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.         Sobre a Unilehu             Fundada em 2004, a Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana – é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer. Foi marcada pelo propósito de empresas em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Atualmente realiza a capacitação de pessoas com deficiência que integram o quadro de colaboradores da Renault do Brasil.Sobre a TOTVSLíder absoluta no mercado SMB do Brasil, a TOTVS cria soluções inovadoras para transformar o dia a dia das empresas e ajudá-las a superar os desafios de seus negócios. É a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do país, investindo R$ 1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 5 anos para atender as exigências de 12 setores da economia.”Sobre o IOSComprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há mais de 21 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. "Administração" e "Tecnologia" compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação), o IOS já formou mais de 34 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da Brasilprev, Instituto Center Norte, Dell, Deloitte, Edenred – Ticket, Fundação Beneficente Elidas Gliksmanis, IBM, JP Morgan Chase Foundation, McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras. 

Leia mais
28/ 01

COMUNICADO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA RENAULT

Após o processo de seleção conduzido pelo Comitê de Governança e Remunerações, o Conselho de Administração se reuniu hoje sob a presidência de Jean-Dominique Senard, tendo decidido nomear Luca de Meo como CEO da Renault S.A. e presidente do Conselho de Administração da Renault s.a.s., a partir de 1 de julho de 2020.O Conselho de Administração escolheu Luca de Meo em razão de sua experiência e percurso profissional bem-sucedidos em suas funções anteriores, reunindo todas as qualidades para contribuir com o desenvolvimento e a transformação do Grupo Renault em todas as suas dimensões.Clotilde Delbos continuará a desempenhar suas funções como CEO interina da Renault S.A. até a entrada em vigor do mandato de Luca de Meo. O Conselho de Administração também deu parecer favorável para que a executiva exerça as funções de CEO adjunta da Renault S.A. a partir de 1 de julho de 2020.O Conselho de Administração expressou sua total confiança na nova governança do Grupo e deseja aos executivos pleno sucesso em suas funções.Jean-Dominique Senard, presidente do Conselho de Administração, declarou na ocasião: ”Estou muito feliz com esta nova governança, que marca uma etapa decisiva para o grupo e para a Aliança. Luca de Meo é um grande estrategista e visionário, em um setor automotivo em plena transformação. Sua expertise e sua paixão por carros fazem dele um verdadeiro diferencial para o grupo. Agradeço também a Clotilde Delbos, que está desempenhando as funções de CEO interina do grupo de forma excepcional. Ela tem demonstrado a cada dia seu comprometimento e determinação a serviço da Renault. Juntos, com o apoio de um comitê executivo renovado e fortalecido, eles formarão uma equipe da mais alta qualidade, com uma infinidade de talentos, à altura das ambições da Renault”. Biografias  Nascido em Milão, na Itália, em 1967, Luca de Meo é formado em administração de empresas pela Universidade Comercial Luigi Bocconi de Milão.Luca de Meo iniciou sua carreira na Renault, tendo trabalhado posteriormente na Toyota Europa e no Grupo Fiat, onde dirigiu as marcas Lancia, Fiat e Alfa Romeo. Tem mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.Luca de Meo ingressou no Grupo Volkswagen em 2009, como diretor de Marketing, tanto para os carros de passeio da marca Volkswagen como para o Grupo Volkswagen. Posteriormente, passou a ser membro do Conselho de Administração, responsável pelas áreas de Vendas e Marketing na AUDI AG, em 2012.Foi presidente do Comitê Executivo da SEAT de 1º de novembro de 2015 a janeiro de 2020 e membro do Conselho Fiscal da Ducati e da Lamborghini, bem como presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen, na Itália. Nascida em 1967, Clotilde Delbos é formada pela Escola de Gestão EM de Lyon, na França. Iniciou sua carreira na Califórnia e depois em Paris, na Price Waterhouse. Em 1992, foi para o grupo Pechiney. Desempenhou diferentes funções antes de se tornar diretora financeira de divisão. Após a aquisição da Pechiney pelo grupo Alcan do Quebec, Canadá, Clotilde Delbos se tornou vice-presidente & diretora financeira da divisão de Produtos de Engenharia, desde 2005 até a venda da empresa, em 2011.Clotilde Delbos ingressou no Grupo Renault em 2012, como diretora de Performance e Controladoria do Grupo. Em 1º de maio de 2014, Clotilde Delbos passou a ser diretora Mundial de Performance e Controladoria da Aliança. Em 25 de abril de 2016, Clotilde Delbos passou a ser vice-presidente executiva, diretora executiva de Finanças (CFO) do Grupo Renault. Também se tornou presidente do Conselho de Administração do Banco RCI, passando a fazer parte do Comitê Executivo do Grupo Renault.Em 11 de outubro de 2019, passou a ser CEO interina da Renault, mantendo suas funções como CFO do Grupo Renault e presidente do Conselho de Administração do Banco RCI.Sobre o Grupo RenaultMontadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas 5 marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors. Com sua escuderia na Fórmula 1, a Renault faz do automobilismo esportivo um vetor de inovação e notoriedade da marca.

Leia mais
28/ 01

DENIS LE VOT É NOMEADO VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DE REGIÕES, VENDAS E MARKETING DO GRUPO RENAULT

A partir de 28 de janeiro de 2020, Denis Le Vot assume o cargo de vice-presidente executivo de Regiões, Vendas e Marketing para o Grupo Renault e membro do Comitê Executivo do Grupo. Ele reportará à Clotilde Delbos, CEO interina.Olivier Murguet decidiu deixar a empresa para seguir seus projetos pessoais.Clotilde Delbos declarou: “Eu gostaria de agradecer ao Olivier Murguet por todo o trabalho para o Grupo, desde sua chegada, em 1990. Ele contribuiu para a valorização de nossas marcas em toda a Europa, na América Latina e em todos os nossos mercados. Sua experiência e visão estratégica ajudaram a melhorar a eficiência e performance do Grupo”.“A chegada de Denis Le Vot para liderar Regiões, Vendas e Marketing permitirá continuar fortalecendo nossa presença internacional e a performance de nossas marcas. Sua vasta experiência, construída na Renault e na Aliança nos últimos 30 anos, é um diferencial considerável, que será extremamente valioso para enfrentarmos os desafios que teremos pela frente”.Biografia Nascido em 1965, Denis Le Vot é formado pela Escola de Minas de Paris. Ingressou na Renault em 1990, na área de vendas e marketing, no departamento de Operações Internacionais. Em 1994, mudou para a direção de pós-venda, como gerente sênior de Desenvolvimento de Produtos de pós-venda.Posteriormente, foi nomeado diretor de pós-venda na Renault Rússia, diretor de Vendas na Bélgica, diretor de Estratégia & Marketing da Divisão de Peças & Acessórios e diretor de Marketing da Renault MAIS, na Turquia. Em 2007, tornou-se vice-presidente da região Eurásia. Em 2011, passou a ser diretor geral adjunto da Renault na Rússia e, em setembro de 2013, tornou-se vice-presidente de Vendas e Marketing para a Europa G9.Em 1 de abril de 2016, foi nomeado vice-presidente sênior e presidente da região Eurásia e, em 23 de junho de 2016, se tornou membro do Conselho de Administração da AVTOVAZ.Em 1 de janeiro de 2018, Denis Le Vot passou a ser vice-presidente sênior e presidente do Comitê de Direção da Nissan América do Norte.Em 1 de abril de 2019, Denis Le Vot foi nomeado vice-presidente sênior da Divisão de Veículos Utilitários da Aliança e membro do Comitê de Direção do Grupo Renault.

Leia mais
03/ 12

GRUPO RENAULT INVESTE NA MICROMOBILIDADE COM A NINO ROBOTICS

Por meio de sua Diretoria de Impacto Social e Sustentável, a marca assinou hoje uma parceria com a Nino Robotics, criadora de um novo tipo de “transporte pessoal sentado”, para mudar a visão das soluções de transporte adaptados às pessoas com mobilidade reduzida ou que tenham deficiência. Por meio deste investimento, o Grupo pretende seguir a missão de desenvolver soluções de mobilidades sustentáveis e acessíveis para todos. Mediante esta parceria, o Grupo Renault está fazendo um aporte financeiro na Nino Robotics por meio da Mobilize Invest – empresa de investimentos dedicada a projetos com forte impacto social na área de mobilidade – e assumindo o compromisso de implementar um esquema de patrocínio em torno de sessões de trabalho com seus engenheiros (especialistas em baterias, motorização, conectividade, etc.). Este acompanhamento terá o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da startup, principalmente para que o NINO4, um futuro dispositivo elétrico de transporte, evolua para a escala industrial. Com o NINO4, o fundador da Nino Robotics Pierre Bardina pretende oferecer uma solução bem diferente daquelas normalmente disponíveis às pessoas com mobilidade reduzida. Com um design bastante diferenciado, elegante e colorido, além de um tamanho reduzido, este “dispositivo de transporte pessoal sentado” também será conectado, para fornecer ao usuário uma série de dados, como o nível de carga da bateria, velocidade e quilometragem. Já a função “Siga-me” (Follow Me) permitirá que uma pessoa conduza um usuário sentado no NINO4. A Nino Robotics desenvolveu e comercializa dois produtos atualmente: o Nino, um dispositivo de transporte pessoal autoequilibrado, e o One, um patinete desenvolvido para cadeiras de rodas."A visão de mobilidade da Nino Robotics – elétrica, conectada e acessível ao maior número de pessoas – está em linha com a estratégia e o compromisso social do Grupo Renault. Como mentor, tenho a missão de promover e estreitar as relações entre a Nino Robotics e a indústria automotiva, ajudando a compartilhar experiências. É muito bacana poder incentivar estas trocas entre nossas equipes e a Nino Robotics, para atender a vontade de inúmeros colaboradores que, assim como eu, desejam se envolver em ações com cunho social", declarou Pierrick Cornet, Diretor de Projetos da Aliança e mentor da Nino Robotics."A Nino Robotics foi criada para atender às necessidades de mobilidade de quem apresenta dificuldades de locomoção leves, moderadas ou severas. O conceito do NINO4 tem o desafio de provocar o desejo de utilizar um pequeno dispositivo elétrico com um design disruptivo. O NINO4 pode ser utilizado por qualquer pessoa, inclusive com deficiência, da terceira idade ou que tenham dificuldades para se movimentar ou se locomover, tanto em uma condição provisória como permanente. O design da Nino Robotics melhora significativamente a autoestima e, por isso, tem uma grande influência na sociabilização dos usuários e na saúde mental e física. Os dispositivos criados pela Nino Robotics são máquinas sociais modernas, que promovem a mobilidade e os relacionamentos", comentou Pierre Bardina, Presidente da Nino Robotics.Sobre o Grupo RenaultMontadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo.Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo esportivo um verdadeiro vetor de inovação e notoriedade da marca. Sobre a Nino RoboticsA Nino Robotics foi criada em dezembro de 2014, para atender as necessidades de mobilidade de quem apresenta dificuldades de locomoção leves, moderadas ou severas. Com um design expressivo, tecnologias de ponta e facilidade de utilização, os produtos da Nino Robotics oferecem soluções de mobilidades inigualáveis. A Nino Robotics tem a missão de atender uma necessidade de mobilidade e mudar a percepção das pessoas, fazendo da mobilidade diária um momento de prazer único.A Nino Robotics desenvolveu e comercializa dois produtos: o Nino, um dispositivo de transporte pessoal autoequilibrado, e o One, um patinete desenvolvido para cadeiras de rodas. Desde sua criação, a empresa já vendeu mais de 400 unidades do Nino e 140 unidades do One, com um faturamento global que chega a quase 2,5 milhões de euros. Com o NINO4, a Nino Robotics entra em um ponto de inflexão, entrando para o mundo da Mobilidade como Serviço (MaaS) e da micromobilidade.       

Leia mais
02/ 12

RENAULT É A MELHOR EMPRESA NA CATEGORIA “MONTADORA DE VEÍCULOS”

A Renault foi eleita a melhor empresa na categoria Montadora de Veículos na 32ª edição da premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2019, promovida pelas revistas Transporte Moderno e Technibus.Entre os nove quesitos analisados com base no balanço financeiro de 2018, a Renault obteve notas máximas em receita operacional líquida (ROL), patrimônio líquido (PL), lucro líquido (LL), rentabilidade do patrimônio líquido (RPL) e produtividade do capital (PC).Em 2018 a Renault cresceu acima do mercado. As vendas aumentaram 28,5% enquanto o mercado registrou um crescimento de 13,6%. O crescimento é resultado do investimento contínuo nos últimos anos. “Em 2019 continuamos com a nossa trajetória de crescimento no mercado brasileiro. Um dos destaques da marca é o Master, líder pelo quinto ano consecutivo do segmento de furgões de até 3,5 toneladas, deve terminar o ano novamente na liderança”, explica Alexandre Dias, diretor Vendas Empresa da Renault do Brasil.

Leia mais
20/ 11

RENAULT É ELEITA UMA DAS 150 MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO BRASIL PELO NONO ANO CONSECUTIVO

A Renault do Brasil foi eleita pelo nono ano consecutivo uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o ranking da revista VOCÊ S/A. A divulgação do resultado ocorreu na noite desta terça-feira (19), em evento realizado em São Paulo. Ao todo, 500 empresas participaram das avaliações.O ranking é desenvolvido pela equipe da revista, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), e analisa diversos fatores internos para identificar empresas que se destacam em gestão de pessoas e bom clima organizacional.“As pessoas são o bem mais importante para a Renault do Brasil. Ser eleita pelo nono ano consecutivo como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no país é motivo de muito orgulho, especialmente porque a avaliação dá voz aos colaboradores, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma Douglas Pereira, diretor de Recursos Humanos da Renault do Brasil.

Leia mais
Gerenciador de Cookies
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua navegação, acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Gerenciar Cookies:

Necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança e suas permissões.

API LGPD

Estatísticos

Esses cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com nosso site.

GOOGLE ANALYTICS