Aguarde, carregando...

Mundo Renault

MANTENHA-SE ATUALIZADO
Vejas as últimas novidades da De Marco Renault e notícias relacionadas.

O que está acontecendo

16/ 12

RENAULT É ELEITA A MELHOR EMPRESA DE VEÍCULOS E AUTOPEÇAS NO PRÊMIO ESTADÃO EMPRESAS MAIS

A Renault do Brasil foi premiada pelo segundo consecutivo como a melhor empresa no setor de Veículos e Autopeças no Prêmio Estadão Empresas Mais, promovido pelo Estadão em parceria com a Austin Rating e a FIA (Fundação Instituto de Administração). “O prêmio comprova a qualidade das nossas práticas de gestão, resultado que só é possível atingir com um time engajado. Seguimos nesse trabalho diário e em time para oferecer produtos e serviços de qualidade aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, a melhora contínua da competitividade da nossa empresa” diz Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. O Prêmio Estadão Empresas Mais 2020 analisou os balanços de 3.150 empresas, no período de 2016 a 2019. Dessa lista, saiu uma lista de 1.500 empresas que foi submetida à metodologia do Coeficiente de Impacto Estadão. E dali derivaram os rankings por setor, região, grupos, melhor empresa, alto desempenho e altíssimo impacto. Sobre a Renault do BrasilCom mais de 20 anos de produção no Brasil, a Renault do Brasil tem atualmente 6.500 colaboradores diretos e gera cerca de 25 mil empregos indiretos. Localizada em São José dos Pinhais (PR), onde fica o Complexo Ayrton Senna, que reúne as quatro fábricas da marca no Brasil: automóveis (onde são produzidos Kwid, Sandero, Logan, Stepway, Duster e Captur), comerciais leves (que produz a picape Duster Oroch e Master), motores (1.0 SCe e 1.6 SCe) e a unidade de injeção de alumínio, inaugurada em 2018, responsável pela produção dos blocos e cabeçotes do motor 1.6 SCe. O Complexo Ayrton Senna está localizado em um espaço de 2,5 milhões de m², sendo que 60% dessa área são de mata preservada, onde habitam mais de 110 espécies de aves e 28 mamíferos. Todas as fábricas são certificadas com a ISO 14.001 de Meio Ambiente e, desde dezembro de 2015, com a ISO 26000 referente à responsabilidade social. No Complexo Ayrton Senna fica também o Renault Tecnologia Américas (RTA), que tem cerca de 1.000 engenheiros. Instalado em 2007, este centro de tecnologia tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.Em São Paulo está localizado Renault Design Center São Paulo, o primeiro e único estúdio de design da marca no continente americano, que colocou o Brasil no seleto grupo de países escolhidos pela Renault para a abrigarem seus centros de criação nesta área.

Leia mais
16/ 10

RENAULT EWAYS: RUMO À MOBILIDADE ZERO CARBONO

Com o Renault eWays, evento inédito dedicado à mobilidade elétrica de hoje e de amanhã, o Grupo Renault assume um compromisso com o carbono neutro até 2050 na Europa, revelando dois novos veículos elétricos: Renault Mégane eVision: um hatchback compacto e dinâmico, para uma nova geração de veículos elétricos Dacia Spring Electric: a nova revolução da Dacia, com o carro elétrico mais acessível da Europa   Há dez anos, a Renault introduzia o primeiro Zoe nas ruas. Hoje, 350 mil veículos elétricos Renault estão rodando no mundo, com oito modelos diferentes. Além da sua linha de modelos elétricos, o Grupo oferece uma gama completa de versões híbridas e híbridas plug-in recarregáveis nos modelos Clio, Captur,novo Mégane e novo Mégane Estate, com sua tecnologia E-TECH Hybrid e Plug-in Hybrid, agora disponível no novo Renault Arkana.Hoje a empresa está dando um passo além, assumindo o compromisso de alcançar um impacto zero de CO2 até 2050 na Europa. Até 2030, a Renault visa a reduzir suas emissões de CO2 em 50% em comparação com 2010.Até 2022, todos os novos modelos comercializados contarão com uma versão elétrica ou eletrificada, em um mercado que, daqui a 5 anos, terá 50% dos veículos vendidos movidos a propulsão elétrica ou híbrida.Durante o evento Renault eWays, de 15 a 27 de outubro, o Grupo está compartilhando sua visão da transição para a mobilidade zero emissão, por meio de seus novos produtos, tecnologias e lives apresentadas na plataforma digital disponível no endereço:https://easyelectriclife.groupe.renault.com/fr/eways/É um novo marco para o Grupo Renault, que se posiciona como um dos grandes players de hoje e nos próximos anos para a mobilidade sustentável e seu ecossistema. Renault Mégane eVision, um novo hatch compacto elétricoA Renault apresentou o show car Mégane eVision, reinventando o segmento de hatchs compactos ao associar ao modelo referências do mundo dos cupês e dos SUVs. Este show car com estilo inovador e 100% elétrico se beneficia da novíssima plataforma CMF-EV, dedicada aos modelos elétricos. Esta vantagem permite que ele se liberte das dimensões e referências tradicionalmente associadas ao segmento, apresentando novas linhas e novas proporções. O resultado é um hatch com dimensões externas comedidas, mas com um conforto interno de nível recorde.Há quase 10 anos, a Renault soube aproveitar a mudança para a mobilidade elétrica. Hoje, esta expertise permite lançar uma novíssima geração de modelos elétricos, simbolizada pelo Mégane eVision. 25 anos após o seu lançamento, uma nova página se abre a partir de agora para o Mégane. Dacia Spring Electric, a nova r-EV-olução da DaciaA Dacia apresenta um moderno compacto urbano, que será comercializado a partir de 2021: o Dacia Spring Electric. Após o Logan e o Duster, o Dacia Spring se prepara para revolucionar o mercado, tornando a mobilidade elétrica acessível a todos. Seja para o transporte individual, compartilhado ou profissional, o Spring oferece uma solução simples, confiável e acessível.Com um visual disruptivo de SUV, ele apresenta verdadeiros quatro lugares, um conforto interno de nível recorde, motorização elétrica simples e confiável e uma autonomia que oferece segurança. Leve e compacto, o Spring Electric pode rodar 225 km em ciclo misto WLTP e 295 km no ciclo urbano WLTP, garantindo uma grande versatilidade tanto em uso urbano como periurbano. Três novos modelos híbridos para uma gama Renault E-TECH ainda maiorA Renault está ampliando sua gama híbrida, com a chegada de três novos veículos equipados com esta tecnologia inédita. O novo Arkana E-TECH Hybrid, o Captur E-TECH Hybrid e o novo Mégane Hatch E-TECH Plug-in Hybrid serão comercializados na Europa no primeiro semestre de 2021.Pioneira e líder em veículos elétricos há mais de 10 anos e contando com sua experiência na Fórmula 1, a expertise adquirida pela Renault permite que hoje ela ofereça motorizações híbridas dinâmicas e eficientes, em uma gama ainda mais completa de veículos que se encaixa no coração do mercado automotivo.A introdução da micro-hibridação de 12V no novo Arkana e no Captur complementa a oferta de motorizações, oferecendo todos os níveis de eletrificação possíveis para responder a todas as necessidades, por um preço acessível.

Leia mais
16/ 10

RENAULT APOIA O UMA, MAIOR MOVIMENTO PARA O EMPODERAMENTO DAS MULHERES

A Renault do Brasil anunciou o apoio ao Movimento UMA, uma iniciativa voluntária que conta com grupos, organizações, empresas e entidades que apoiam causas relacionadas à mulher. “A diversidade contribui positivamente para os negócios, cria um ambiente que gera criatividade e inovação. E na Renault nós atuamos no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa, tornando as mulheres cada dia mais protagonistas de suas carreiras por meio do Grupo Women@Renault, que irá completar 10 anos no mês de novembro”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. A ação é resultado de uma co-criação com várias líderes de grupos das mulheres e comandada pelo MEX Brasil – Espaço Mulheres Executivas – e Grupo Mulheres do Brasil, que tem por objetivo impactar pelo menos 1 milhão de pessoas, ao longo do mês de outubro. A proposta, inédita no Brasil, conta com a participação ativa de grupos, entidades, organizações e empresas que desejam atuar no empoderamento feminino e trazer o tema para a agenda da sociedade. O nome do movimento traduz seu propósito: a união do público feminino para lutar por diversas causas inerentes à mulher, a soma de todos os desejos em UMA única voz. O Movimento UMA surge na esteira de outro movimento, que já ganhou os holofotes no mundo todo: o Outubro Rosa. A preocupação com o câncer de mama, que mais acomete as mulheres no país – exceto os tumores de pele não melanoma – é também o que mais tira vidas.  Os dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional do Câncer) são de 2018 e apontam que mais de 17.500 mulheres morreram em virtude do câncer de mama.“A pandemia enfatizou ainda mais a desigualdades de gêneros não apenas no Brasil, mas no mundo todo. É consenso comum que as mulheres estão sendo mais impactadas com o desemprego. Além disso, a maioria que se mantém ativa no mercado de trabalho está em regime de home office, acumulando tarefas domésticas e cuidados com outros membros da família, o que eleva a carga de estresse”, diz Regina Arns, idealizadora do Movimento UMA.Programação UMAOs eventos serão conduzidos por nomes locais e personalidades do cenário nacional. A programação começa no dia 6 de outubro. As iniciativas, por conta da pandemia que ainda restringe o convívio social, serão totalmente on-line, com agenda divulgada previamente nas redes sociais do Movimento UMA e no site: www.movimentouma.com.br. Diversidade e inclusão na Renault do BrasilDesde 2010, a Renault conta com o grupo Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, e pautado pela equidade de gênero. Por meio desse grupo, a Renault atua no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa, tornando as mulheres cada dia mais protagonistas de suas carreiras. “Desde 2010, aumentamos em 64% o número de mulheres na companhia. Para que esse número possa continuar crescendo, temos ações alinhadas aos 7 princípios de empoderamento feminino, os WEPs, e trabalhamos continuamente para avançar em nossas práticas de diversidade e inclusão”, completa Fernanda Stocco, gerente de Comunicação da Renault do Brasil e uma das coordenadoras do projeto Women@Renault, juntamente com Cynthia Tepedino, gerente de Supply Chain, Regina Souza, gerente de Desenvolvimento da rede e Tatiane Mesquita, supervisora de Recursos Humanos. Além de patrocinar e participar de vários fóruns e eventos de promoção da equidade de gênero, a Renault do Brasil é signatária da campanha mundial “He for She” (“Ele por Ela”), também promovida pela ONU, de engajamento na promoção dos direitos das mulheres. O Instituto Renault também é responsável por práticas que refletem a política inclusiva da empresa. Um exemplo é o projeto de apoio à Associação Borda Viva, que tem como um dos seus objetivos a capacitação e para a geração de renda das mulheres na comunidade de Borda do Campo, região de baixa renda de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault. Como resultado, a montadora já recebeu três reconhecimentos WEPS (Women’s Empowerment Principles) concedido pela da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, sendo duas vezes categoria Ouro.

Leia mais
13/ 10

PÓDIO PARA A RENAULT DP WORLD F1 TEAM E DANIEL RICCIARDO

A Renault DP World F1 Team conquistou seu primeiro pódio no Campeonato Mundial da FIA de Fórmula 1 desde seu retorno à categoria em 2016, ao final de um Grande Prêmio de Eifel emocionante em Nürburgring. Com o incrível terceiro lugar de Daniel Ricciardo na chegada, a escuderia voltou a subir ao pódio após dez anos de ausência. Tendo largado em sexto no grid, Daniel conquistou três posições para chegar ao terceiro degrau do pódio, conseguindo abrir uma vantagem de 1’’4 após uma luta intensa ao volante do seu Renault R.S.20. O Grande Prêmio da Bélgica de 2010 foi última vez em que a equipe havia subido no pódio, com o terceiro lugar de Robert Kubica em Spa-Francorchamps. Este resultado é fruto do belíssimo esforço coletivo realizado pelo time dos boxes, a fábrica e a oficina, sem esquecer a impressionante atuação do australiano, que teve que batalhar e fazer de tudo para preservar seus pneus durante as sessenta voltas da corrida em condições traiçoeiras, com muito frio. Após ter subido uma posição na largada, Daniel se mostrou paciente antes de roubar o quarto lugar de Charles Leclerc, passando por fora na segunda curva. Após a parada de Valtteri Bottas, Daniel ocupou a terceira posição por um breve momento, antes de colocar pneus médios sob a intervenção do carro de segurança virtual na volta de número dezesseis. Como seus adversários diretos ficaram na pista durante a rápida neutralização, Daniel tinha a missão de gerenciar seus pneus médios até a chegada. Mas como fez sua parada mais tarde, Sergio Perez estava com pneus muito mais frescos. Daniel teve que ficar firme até que uma intervenção do carro de segurança no fim da corrida ofereceu uma oportunidade para colocar pneus macios e ter um final mais tranquilo. Apesar da pressão de Sergio Perez quando a prova foi reiniciada, Daniel se manteve firme e abriu uma vantagem de pouco mais de um segundo ao cruzar a bandeira quadriculada. Seu companheiro de equipe Esteban Ocon foi obrigado a abandonar na vigésima terceira volta devido a um problema hidráulico, quando estava solidamente em condições de acumular pontos. Após uma largada difícil, o francês conseguiu acelerar, consolidando seu lugar na primeira metade do pelotão até que teve que abandonar.  Daniel Ricciardo – Largada: 6º – Chegada: 3º:“Sensacional! É como se eu tivesse subido no pódio pela primeira vez. Estas emoções que sentimos quando saímos do carro, quando abraçamos a equipe, os tapinhas dos mecânicos no capacete… É simplesmente incrível e estou muito feliz por termos conseguido! É claro, este é o meu primeiro pódio com a Renault e era isso que eu queria desde que comecei minha aventura com a equipe. Também fazia dois anos e meio que eu não participava desta coletiva de imprensa, portanto já fazia algum tempo para mim. Tive a impressão de que este resultado estava se aproximando após nossas performances nas últimas corridas, por isso estou realmente feliz por ter conseguido isso. A corrida foi bastante disputada e houve algumas conversas sobre a oportunidade de fazer uma segunda parada ou não, mas conseguimos tirar proveito da nossa posição na pista. O carro de segurança nos deu uma vantagem, tomamos esta decisão e no final das contas fizemos a escolha certa. Que dia!”   Esteban Ocon – Largada: 7º – Abandono:“Este é um resultado fantástico para a escuderia hoje e quero parabenizar o Daniel e toda a equipe por este incrível pódio. Isso é muito bom para o Campeonato de Construtores – e isso é o mais importante – e demonstra também os progressos da equipe nesta temporada. Estava tudo bem em geral do meu lado e certamente tínhamos condições de chegar entre os cinco primeiros. Não fiz a melhor largada, mas gerenciei muito bem os meus pneus na primeira parte. Resumindo, perdi a direção, os freios e as marchas. Foi um problema hidráulico, que teremos que investigar. É uma pena, mas vamos voltar mais fortes e já estamos ansiosos pela próxima corrida.”   Cyril Abiteboul, diretor da equipe:“Esta é uma sensação maravilhosa e gostaria de compartilhar a emoção que vivenciamos na pista com cada membro da equipe. Foi um longo e árduo caminho até chegarmos aqui e transpor esta importante etapa. Partimos em busca deste pódio. Já sabíamos há algum tempo que ele estava se aproximando. Tivemos o potencial para chegar lá e as circunstâncias jogaram a nosso favor hoje. Mesmo tendo sido preciso acontecer este tipo de coisa para termos conseguido, sabemos que temos não apenas um carro polivalente, mas também uma equipe para aproveitar oportunidades como esta. O Daniel fez uma corrida incrível e merece muito isso. Agora teremos que falar novamente sobre a nossa aposta! Nosso resultado teria sido melhor se não tivéssemos cruzado a linha de chegada com apenas um carro. O Esteban estava fazendo uma boa corrida até que apareceu um problema hidráulico, que nos obrigou a abandonar. Se não fosse isso, teríamos marcado muitos pontos, por isso a confiabilidade será essencial até a final do campeonato, em Abu Dhabi. Mas, por enquanto, vamos comemorar e aproveitar este momento importante nas vidas de toda a equipe!”

Leia mais
22/ 09

RENAULT MASTER É ELEITO “CAMPEÃO DE REVENDA – FROTA & CIA 2020"

O Renault Master foi eleito o “Campeão de Revenda – Frota&Cia 2020” por ter registrado a menor depreciação de preço no período de três anos, com base nas informações da tabela Fipe, processadas pelo FrotaDataBank, braço estatístico da SFCom. Na versão chassi cabine, a depreciação foi de -5,22% e na versão furgão de -9,4%.“O foco deste ano tem sido o fortalecimento da liderança da Master no seu segmento através da consolidação da estratégia de fidelização juntamente com o Banco RCI. Variedade nas opções de financiamento e soluções pós-venda, como pacotes de revisão e manutenção adaptados ao perfil do cliente profissional”, explica Alex Dias, diretor de Vendas a Empresas da Renault do Brasil. Sobre o MasterLíder de mercado no Brasil há seis anos consecutivos, o Renault Master reúne atributos como potência, robustez e conforto ao dirigir similar ao de um veículo de passeio. O veículo se destaca também pelo design marcante e conta com corrente de distribuição que dura por toda a sua vida útil, sem necessidade de troca. Versátil, a linha oferece furgões com capacidade de carga de até 1.593Kg. O Renault Master conta com 10 versões de carroceria e mais de 60 configurações para atender qualquer tipo de necessidade.Além disso, a Renault possui concessionárias que levam a bandeira Renault PRO+, especializadas no atendimento ao frotista. Nessas lojas, o cliente profissional pode encontrar sempre uma oferta completa para o seu negócio, como planos de manutenção e financiamento especial. Além de receber um atendimento especializado no momento da compra e possuir prioridade nas oficinas, o que é fundamental para quem utiliza o veículo para trabalho.

Leia mais
25/ 08

RENAULT KWID É ELEITO A MELHOR COMPRA DA QUATRO RODAS PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO

O Renault Kwid vence pelo quarto ano consecutivo a melhor compra do segmento na categoria “Carros até R$ 45.000” pela revista Quatro Rodas. Entre os destaques da versão Zen, tetracampeã da categoria, ressaltadas pela publicação para o modelo se manter no primeiro lugar do pódio é o custo/benefício agressivo, um pós-venda que não assusta, com custos de revisões e de peças mais baixos na comparação com os concorrentes, e um consumo de combustível bastante reduzido. A revista ainda destaca o bom pacote de equipamentos de série, como quatro airbags, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, entre outros itens.A versão de entrada Life ficou em segundo lugar na categoria “Carros até R$ 45.000” repetindo, de acordo a Quatro Rodas, o baixo custo do seguro e da cesta de peças da versão intermediária.O Kwid, que acaba de completar três anos no mercado brasileiro e é líder do segmento, foi inovador desde o seu lançamento. Foi o primeiro SUV compacto urbano, se destacando pela maior altura do solo (180 mm) da categoria e os ângulos de entrada (24°) e de saída (40°) dignos do segmento SUV. Somando-se às características SUV, o Kwid tem ainda o maior espaço interno e o maior porta-malas da categoria (290 litros). O modelo também é “best-in-class” em consumo de combustível entre os veículos compacto de entrada.

Leia mais
24/ 07

RENAULT É UMA DAS MARCAS MAIS ADMIRADAS PELOS JOVENS BRASILEIROS

Marca figura como única representante do setor automotivo entre as 20 primeiras colocadas, segundo pesquisa “B Youth – A Voz do Futuro” realizada pela HSR Specialist Researchers   A Renault está entre as 20 marcas mais admiradas pelos jovens brasileiros segundo pesquisa “B Youth – A Voz do Futuro”, realizada pela HSR Specialist Researchers. Os resultados foram obtidos por meio da plataforma B Youth, que analisa a preferência e os atributos mais considerados pelos jovens no momento de escolher um produto ou se relacionar com uma marca. O resultado aponta a Renault como a 18ª colocada no ranking.A pesquisa revelou que os jovens atuais são mais críticos, exigentes e questionadores, além de mais engajados em movimentos sociais. Por isso, buscam marcas que colaboram com seus valores e ideais.“Ficamos muito felizes com este resultado. A pesquisa nos mostra que estamos no caminho certo, desenvolvendo projetos e compartilhando valores que são admirados pela sociedade, especialmente por uma geração extremamente conectada e engajada”, afirma Douglas Pereira, diretor de Recursos Humanos da Renault do Brasil.“Os jovens buscam marcas verdadeiras e transparentes, que valorizem o ser humano e sejam embasadas em aspectos tecnológicos. Para eles, marcas devem aglutinar todas essas características para conquistarem admiração.” explica Lucas Pestalozzi, sócio-diretor da HSR.Top 20De acordo com B-Youth, as 20 marcas mais admiradas pelos jovens são: Apple, Google, Coca-Cola, Lojas Americanas, Nike, Nestlé, Natura, Magazine Luiza, Amazon, Ambev, McDonald’s, Netflix, Adidas, Nubank, Samsung, Avon, Casas Bahia, Renault, iFood e Instagram.         A pesquisa “B Youth – A Voz do Futuro” foi realizada em junho, com jovens entre 16 e 24 anos, das classes sociais A, B e C, nas principais capitais brasileiras, utilizando uma plataforma exclusiva de pesquisa que analisou, estratégia de marca, estudos avançados, conhecimento aplicado e integrado.Renault: uma das melhores empresas para iniciar a carreiraA identificação e o diálogo com os jovens também é destaque internamente na Renault do Brasil. Em 2019, a montadora foi eleita uma das 45 melhores empresas para jovens iniciarem a carreira no país, segundo o ranking da revista Você S/A.      Para a formulação do ranking, as empresas inscritas fornecem relatórios sobre as práticas de RH e jovens colaboradores da empresa são convidados a responder um questionário de satisfação sobre o empregador e a função que exercem na companhia. Por meio destas avaliações é calculado o índice de Felicidade do Trabalho.Posteriormente, as empresas com os melhores índices recebem a visita de uma jornalista da Você S/A e passam por uma auditoria da FIA. Em 2019, após todas as etapas de avaliação, a Renault ocupou a 29ª posição no ranking.  Sobre o Grupo RenaultFabricante de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo com diversas marcas, com vendas de aproximadamente 3,8 milhões de veículos, em 2019, em 134 países, com 40 fábricas, 12.800 pontos de vendas e pós-venda, emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores.Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia na expansão internacional. Para isso, conta com as sinergias de suas 5 marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors.  Participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016 com um time 100% Renault, a marca faz do automobilismo um verdadeiro vetor de inovação e notoriedade.            Sobre a HSR Specialist Researchers       A HSR Specialist Researchers é a maior empresa independente de pesquisas de mercado do Brasil. Reúne em sua estrutura um grupo de profissionais de nível sênior, especialistas em diversas áreas de pesquisa de mercado, que contam com a estrutura robusta da HSR e inovação tecnológica para gerar inteligência aos negócios dos clientes.

Leia mais
13/ 07

GRANDE PRÊMIO PIRELLI DA ESTÍRIA DE FÓRMULA 1 2020

O piloto Daniel Ricciardo da Renault DP World F1 Team terminou em oitavo lugar no Grande Prêmio Pirelli da Estíria, enquanto que seu companheiro de equipe Esteban Ocon teve que abandonar a corrida de 71 voltas nesse domingo em Spielberg, na Áustria.Após largar em quinto com pneus Pirelli macios, Esteban perdeu uma posição na primeira volta, antes de cair para o sexto lugar no início da corrida. Mas depois de ser ultrapassado por Daniel na volta de número 19, o piloto francês foi obrigado a abandonar seis voltas depois, devido a um problema no sistema de resfriamento do seu Renault R.S.20.Daniel largou da oitava fileira com pneus médios e, após ultrapassar Esteban, o australiano partiu para a luta com o objetivo de terminar entre os seis primeiros, evoluindo até a quinta posição após fazer um pit stop para trocar para pneus macios, na 37ª volta.Depois de uma intensa batalha para se manter em sexto lugar, Daniel foi obrigado a fazer uma manobra audaciosa para evitar uma colisão na 3ª curva, faltando três voltas para cruzar a bandeira quadriculada. A manobra fez com que Daniel caísse do sexto para o oitavo lugar, apesar de ter quase recuperado sua posição na última curva.Daniel Ricciardo, largada: P8 – chegada P8“É claro que esperávamos mais hoje. Fiz uma boa largada e tive um belo progresso no pelotão de frente. Os pneus médios pareciam bons no início, mas quando colocamos os macios o carro não ficou tão rápido como esperávamos e não deram exatamente o resultado que tínhamos previsto. O final da corrida foi frustrante e tive que brigar para manter a posição nas últimas voltas. Em relação ao incidente, eu vi o Stroll se aproximando, mas achei que fôssemos colidir se eu tivesse entrado na curva, por isso tive que tomar aquela decisão. Talvez eu o tenha bloqueado e é uma pena perder algumas posições depois disso. O sentimento que fica é de frustração, mas seguimos em frente com a temporada.”Esteban Ocon, Largada: P5 – abandono“Tivemos um problema com o sistema de resfriamento do carro e isso foi realmente lamentável. Essas coisas acontecem nos esportes a motor, mas sabemos que tivemos uma grande oportunidade hoje e é uma pena ter que abandonar na posição em que estávamos. Esperamos que isso não aconteça novamente este ano. Foi bom ter me divertido um pouco com o Daniel; estávamos seguindo estratégias diferentes e acho que ele teve uma pequena vantagem em relação aos pneus. Nosso objetivo era dar um bom resultado para a equipe, por isso é uma pena ter acontecido isso. Na próxima semana, teremos outra oportunidade para acumular mais alguns pontos.”Cyril Abiteboul, Diretor da Equipe“Muita emoção após um fim de semana como esse. Tivemos boas emoções após nos classificarmos no sábado com os dois carros chegando à Q3 e Esteban – que mostrou uma regularidade bastante forte em condições extremas – demonstrando ter uma capacidade excepcional ao volante, em sua segunda rodada de qualificações conosco. As emoções foram muito mais dolorosas hoje após mais um abandono de prova para um de nossos carros, exatamente pelo mesmo problema que tivemos na semana passada. Fizemos um grande trabalho para o nosso retorno, examinamos peças em Enstone e as reenviamos de volta para a pista, mas ficou claro que algo nos está escapando. Este nível baixo de confiabilidade é obviamente inaceitável neste nível de competição tão acirrada. Esta corrida também mostrou que precisamos melhorar um pouco nosso ritmo em relação aos nossos rivais diretos. Daniel fez uma boa corrida e defendeu bem sua posição por tanto tempo. De maneira geral, o sentimento que fica é de decepção, mas não devemos nos esquecer do fato que melhoramos muito na pista em comparação com os anos anteriores. O carro progrediu muito, mas o das outras equipes também. Agora, vamos partir com tudo para a briga no restante da temporada.” 

Leia mais
02/ 06

INSTITUTO RENAULT E COLABORADORES VOLUNTÁRIOS REALIZAM DOAÇÕES PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABI

- Equipe de colaboradores da Montagem arrecadou 487 cestas básicas, 250 litros de leite e 350 frascos de álcool em gel para doação.- Equipe de colaboradores da Estamparia também reuniu e doou voluntariamente 250 cestas básicas, 250 frascos de álcool em gel e 400 cabeças de alface.- Instituto Renault dá assistência à 847 pessoas da comunidade da Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), por meio de distribuição de marmitas, doação de cestas básicas e itens de higiene- Ações fazem parte da campanha “#MobilizaRenault”, lançada pela montadora para reconhecer e estimular ações de voluntariado desenvolvidas pelos colaboradores.   Com a ajuda de amigos e familiares, os colaboradores da Renault do Brasil estão se mobilizando voluntariamente para arrecadar doações e auxiliar comunidades de Curitiba e região. Neste final de semana colaboradores da área da Montagem realizaram a entrega de 487 cestas básicas, 250 litros de leite e 350 frascos de álcool em gel para os moradores da Vila Pantanal, em Curitiba (PR). Com a ação, a equipe conseguiu doar mais de sete toneladas de alimentos.“Foi gratificante ver as pessoas felizes por poderem ajudar, fazendo o bem de coração. A entrega foi muito emocionante e nos faz repensar muito sobre a nossa realidade. É importante divulgar as ações para que mais pessoas possam se mobilizar e ajudar. Fazer o bem é essencial”, comenta Marcio dos Reis, supervisor de produção da Montagem e um dos organizadores da arrecadação.Outra ação foi desenvolvida pela equipe da Estamparia da Renault, em que colaboradores arrecadaram voluntariamente 250 cestas básicas, 400 cabeças de alface e 250 frascos de álcool em gel entregues também aos moradores da Vila Pantanal, em Curitiba (PR). Ao todo, foram mais de três toneladas de alimentos arrecadados, transportados com segurança e utilizando todas as medidas de precaução.“Foi gratificante poder ajudar quem precisa, ao lado dos meus colegas de trabalho. Uma das melhores experiências que já vivi. Nos mobilizamos de forma rápida, com muita união para fazer as doações. Aprendi que quando você dá algo de coração a quem tanto precisa, está transformando o mundo dessa pessoa em um lugar melhor”, comenta Liziel André, operador na área da Estamparia.“A união e envolvimento dos colaboradores da Estamparia foi fundamental. Todos participaram ativamente desde a arrecadação até a distribuição dos alimentos. Quando o nosso gerente sugeriu a ação solidária, a equipe se animou imediatamente”, complementa João Malacrida, chefe de produção da Estamparia.Instituto Renault beneficia 847 pessoas da comunidade da Borda do Campo por meio de doaçõesEsta semana, o Instituto Renault realizou a entrega de cestas básicas para 86 famílias moradoras da comunidade Borda do Campo, região em que está situado o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault no Brasil. A ação contou com a parceria da Associação de Moradores da Borda do Campo (Amarb).O Instituto também fez a entrega de itens de necessidade básica para o Lar Mãe Maria, projeto apoiado pela instituição que abriga 70 crianças e adolescentes.Irmã Narcisa, do Lar Mãe Maria, reforça a importância da solidariedade. “Mais uma vez quero expressar nossa gratidão. Não estamos sozinhos nesse período de isolamento, pois estamos sendo acompanhados pelo carinho e solidariedade de quem sabe que nós existimos e precisamos de ajuda: O Instituto Renault. Muito bom ter vocês como amigos e parceiros”, comenta.Alimentação gratuita e diária a crianças da comunidadeA Associação Borda Viva fornece almoço gratuito em seu restaurante para 97 crianças da comunidade. Desde abril, devido à pandemia, a Associação mudou o formato de distribuição e agora os familiares buscam as marmitas preparadas com todo o carinho e cuidado para que a criança faça agora a sua refeição, com segurança, em casa. A entrega é realizada todos os dias da semana. O preparo dos alimentos e entregas são realizadas com todas as recomendações do Ministério da Saúde: utilização de máscaras, higienização constante e cumprimento do distanciamento de segurança.         “Sem as escolas funcionando, a refeição que as crianças têm é a da Borda Viva. E eu agradeço em nome de todos os pais e mães da comunidade que estão mais tranquilos recebendo essa comida garantida. O apoio do Instituto Renault é fundamental para conseguirmos fazer isso. É muito gratificante a gente poder ajudar neste momento difícil”, diz Rose de Fátima, presidente da Associação Borda Viva.Além da alimentação, também ocorreu a distribuição de lanches para 50 famílias por meio do restaurante Sodexo, que atende os colaboradores da Renault do Brasil. A distribuição foi realizada pela Associação Borda Viva às famílias da comunidade da Borda do Campo.MOBILIZARENAULTCom o objetivo de valorizar as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Renault e voluntariamente pelos colaboradores, a Renault do Brasil lançou a campanha “Mobiliza Renault”. A iniciativa busca estimular e dar voz a todos que estão se mobilizando para diminuir os impactos causados pelo coronavírus, divulgando os projetos que estão sendo desenvolvidos, para reconhecer e engajar cada vez mais pessoas. Todas as atividades serão comunicadas pela Renault em seus canais internos e externamente com a hashtag #MobilizaRenault.Além da iniciativa de arrecadação de alimentos, os colaboradores da Renault também estão produzindo protetores faciais utilizando impressoras 3D e realizando a manutenção de respiradores destinados aos hospitais do Estado do Paraná.Sobre a Associação Borda VivaA Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada no bairro Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault em São José dos Pinhais - PR. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação que conta com a parceria do Instituto Renault.Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.A geração de renda possui três frentes:- A Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é gerar renda para as mulheres da comunidade oferecendo refeições de qualidade a um preço acessível.- Associação também atua na comercialização de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações.- A Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivosSobre o Lar Mãe MariaFundado em 2002, o Lar Mãe Maria está situado no município de São José dos Pinhais, no Paraná e consiste em cinco “Casas Lares”, residências com pais e mães sociais preparados para acolher de 10 a 12 crianças em cada casa. As crianças e adolescentes são normalmente encaminhados pela Vara da Infância e Juventude, vítimas de abandono, maus tratos ou violência doméstica e acolhidas em regime de abrigamento. Atualmente, cerca de 70 crianças e adolescentes, que antes estavam em situação de risco ou vulnerabilidade social, estão acolhidas pelo Lar Mãe Maria. O espaço, que tem convênio com a Prefeitura de São José dos Pinhais, é administrado pelas Irmãs Beneditinas da Divina Providência que dedicam seu tempo para minimizar carências e oferecer um lar de acolhimento e desenvolvimento para as crianças e adolescentes.Sobre o Instituto RenaultFundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 740 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.  O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas:  Negócios Sociais e Desafio Twizy.  No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão. 

Leia mais
29/ 05

NOVO MODELO DE NEGÓCIOS DA ALIANÇA TEM FOCO NA COOPERAÇÃO E OBJETIVO DE MELHORAR A COMPETITIVIDADE E

- Montadoras parceiras da Aliança vão alavancar a estratégia líder-seguidor (leader-follower) para aumentar a eficiência e a competitividade em produtos e tecnologias- Montadoras serão referência para as regiões com base em suas forças-chaves locais, agindo como porta de entrada e mecanismo de suporte para a competitividade das demais montadoras da Aliança- Aliança continua a fazer o benchmarking de performance em produtos, tecnologias e mercados em relação aos padrões do setor     O Grupo Renault, a Nissan Motor Co., Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation, montadoras que fazem parte de uma das maiores alianças automotivas em todo o mundo, anunciaram hoje uma série de iniciativas como parte de um novo modelo de negócios com foco em cooperação, para aumentar a competitividade e a lucratividade das três empresas parceiras.As empresas-membro vão explorar os benefícios existentes na Aliança em áreas como compras conjuntas, alavancando suas respectivas posições de liderança e suas forças locais, para favorecer o desenvolvimento do negócio de suas parceiras.“A Aliança é uma parceria estratégica e operacional inigualável na indústria automotiva, o que nos dá uma grande vantagem em um cenário automotivo em constante mudança”, disse Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho Operacional da Aliança e Presidente do Conselho de Administração da Renault. “Este novo modelo de negócios permitirá destacar as vantagens de cada empresa e as capacidades de performance, tirando proveito de suas respectivas culturas e legados. As três empresas da Aliança cobrirão todas as tecnologias e segmentos automotivos, em todas as regiões, beneficiando todos os clientes e aumentando suas respectivas competitividade, lucratividade sustentável e responsabilidade socioambiental”.Os líderes das três empresas endossaram os princípios da estratégia leader-follower para veículos, por meio da qual realizarão cooperações para: - Fazer avançar ainda mais a estratégia de padronização da Aliança, de plataformas a carrocerias;- Por meio da segmentação de produtos, focar em uma abordagem de veículo-mãe (carro líder) e veículos-irmãos, executados pela empresa líder com o suporte das equipes seguidoras (followers);- Assegurar que os veículos líderes e seguidores de cada marca sejam produzidos por meio do arranjo mais competitivo, incluindo a produção agrupada, quando pertinente;- Continuar a tirar proveito do compartilhamento de produtos em veículos comerciais leves, onde o modelo leader-follower já é aplicado.A estratégia leader-follower deve entregar reduções de até 40% nos investimentos em modelos para veículos produzidos totalmente por meio desta estratégia. Estes benefícios devem ser somados às outras sinergias que já são praticadas atualmente.A Aliança também endossou o princípio de nomear as diferentes partes do mundo como “regiões de referência”, por meio do qual cada empresa se concentra em suas regiões-chave, com o objetivo de se posicionar entre as mais competitivas e servir de referência para as outras, para aumentar as respectivas competitividades.Sob este aspecto da estratégia, a Nissan será referência na China, América do Norte e Japão, Renault na Europa, na Rússia, na América do Sul e Norte da África, e a Mitsubishi Motors na ASEAN e Oceania.Ao fazer de cada empresa uma empresa-referência em suas respectivas regiões, as oportunidades de compartilhamento aumentarão, permitindo maximizar o compartilhamento de custos fixos e alavancar as vantagens de cada empresa.As atualizações nos portfólios de produtos das empresas seguirão a estratégia leader-follower e os veículos leader e follower serão produzidos por meio da organização mais competitiva, como:- A renovação do segmento C-SUV após 2025 será liderada pela Nissan, enquanto a futura renovação do segmento B-SUV será liderada pela Renault na Europa.- Na América Latina, as plataformas de produto B serão racionalizadas, evoluindo de quatro variantes para apenas uma, tanto para produtos Renault como Nissan. Esta plataforma será produzida em duas plantas, cada uma produzindo para Renault e Nissan.- No Sudeste da Ásia e no Japão, as empresas-membro da Aliança continuarão trabalhando em oportunidades específicas seguindo a mesma estratégia, como na colaboração entre a Nissan e a Mitsubishi Motors no segmento kei. Considerando todos os elementos acima, aproximadamente 50% dos modelos da Aliança serão desenvolvidos e produzidos sob a estratégia leader-follower até 2025.Em termos de eficiência tecnológica, as empresas-membro da Aliança continuarão a capitalizar suas vantagens existentes, para assegurar que cada empresa-membro continue a compartilhar o investimento em plataformas, grupos motopropulsores e tecnologias. Este compartilhamento já mostrou sua eficácia no desenvolvimento de grupos motopropulsores e plataformas e permitiu o lançamento bem-sucedido da plataforma CMF-B para o Renault Clio e o Nissan Juke, assim como a plataforma de modelos kei para o Nissan Dayz e o Mitsubishi eK Wagon. Posteriormente, serão trabalhadas as plataformas CMF-C/D e CMF-EV.A estratégia leader-follower será ampliada de plataformas e grupos motopropulsores a todas as tecnologias-chave, cujas lideranças serão atribuídas da seguinte forma:- Condução autônoma: Nissan- Tecnologias para veículos conectados: a Renault liderará a plataforma baseada no sistema Android e a Nissan liderará na China- E-body, o principal sistema da arquitetura elétrico-eletrônica: Renault- e-PowerTrain (ePT): CMF-A/B ePT - Renault; CMF-EV ePT - Nissan.- PHEV para os segmentos C/D: Mitsubishi Este novo modelo de negócio irá possibilitar às empresas-membro explorar o máximo de suas expertises e competitividades para reforçar a Aliança em um ambiente automotivo global que muda radicalmente.

Leia mais
29/ 05

GRUPO RENAULT APRESENTA SEU PROJETO DE PLANO DE REDUÇÃO DE CUSTOS FIXOS DE MAIS DE 2 BILHÕES DE EURO

- Objetivo de redução de custos fixos de mais de 2 bilhões de euros em 3 anos tem como objetivo restaurar a competitividade do Grupo e assegurar seu desenvolvimento de longo prazo no âmbito da Aliança.- O projeto de plano se baseia na eficiência das operações do Grupo Renault: simplificando processos, reduzindo a diversidade de componentes de veículos e ajustando a capacidade industrial.- As evoluções previstas serão implantadas em comum acordo, no âmbito de um diálogo permanente, com os parceiros sociais e os governos locais.   Conforme prometido durante o anúncio de seus resultados anuais, o Grupo Renault apresenta hoje seu plano de transformação, cujo objetivo é realizar uma economia de mais de 2 bilhões de euros em 3 anos e assentar as bases para uma nova competitividade. As dificuldades encontradas pelo Grupo, a grande crise enfrentada pela indústria automotiva e as urgências relacionadas à transição ecológica estão entre os fatores que levam a empresa a acelerar sua transformação. O plano permitirá fortalecer a resiliência da empresa, privilegiando a geração de fluxo de caixa e mantendo o cliente no centro das prioridades. O plano se baseia em uma estratégia mais eficaz das atividades operacionais e uma gestão rigorosa dos recursos. Além disso, o plano terá condições de assentar as bases para um desenvolvimento sustentável do Grupo Renault a longo prazo. Na França, o Grupo será organizado em torno de áreas de negócios estratégicas com um futuro promissor: veículos elétricos, veículos comerciais leves, economia circular e inovação com alto valor agregado. Estes grandes centros de excelência regionais baseados na França constituirão o coração da recuperação do Grupo. As atividades em Flins e em Guyancourt serão reorganizadas. Assim como o plano do Grupo Renault prevê fazer os ajustes necessários na força de trabalho para possibilitar o retorno ao crescimento sustentável, o Grupo se compromete a assegurar que isso será feito por meio de um diálogo exemplar com os parceiros sociais e os governos locais. Este projeto de ajuste de pessoal se baseará em medidas de reciclagem profissional, mobilidade interna e demissão voluntária, estendendo-se por 3 anos. Na França, o plano envolverá aproximadamente 4.600 postos de trabalho, aos quais se somará a redução de mais de 10.000 outros postos de trabalho em outros países. “Tenho confiança em nossos diferenciais, nossos valores e na direção da empresa para ser bem-sucedida na transformação pretendida e recuperar todo o valor do nosso Grupo, com a implementação deste plano. As evoluções planejadas são fundamentais para assegurar a sustentabilidade da empresa e seu desenvolvimento a longo prazo. É de forma coletiva e com o apoio de nossos parceiros da Aliança que seremos capazes de atingir nossos objetivos e fazer do Grupo Renault um grande player da indústria automotiva nos próximos anos. Temos total consciência da nossa responsabilidade e a transformação pretendida somente poderá ser feita respeitando todos os stakeholders do nosso Grupo e por meio de um diálogo social exemplar”, disse Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho de Administração da Renault. “Em um contexto repleto de incertezas e complexidade, este plano é vital para garantir uma performance sólida e sustentável, tendo como prioridade a satisfação dos nossos clientes. Potencializando os nossos inúmeros diferenciais como os veículos elétricos, capitalizando nos recursos e tecnologias do Grupo Renault e da Aliança, reduzindo a complexidade de desenvolvimento e produção de nossos veículos, queremos gerar economias de escala com o objetivo de restabelecer nossa lucratividade global e assegurar nosso desenvolvimento na França e em todo o mundo. Este projeto nos permitirá olhar para o futuro com confiança”, acrescentou Clotilde Delbos, CEO interina da Renault. Os principais elementos do projeto de plano são: - Melhoria da eficiência e redução dos custos de engenharia, utilizando-se das fortalezas da Aliança, em aproximadamente 800 milhões de euros: - Racionalização da concepção e desenvolvimento de veículos: redução da diversidade de componentes, aumento da padronização, programas Leader – Follower no âmbito da Aliança.- Otimização dos recursos: concentração do desenvolvimento de tecnologias estratégicas com alto valor agregado nas unidades de engenharia da região de Paris; otimização da utilização dos centros de P&D fora da França e de terceirização; otimização de meios de validação através de maior utilização do digital. - Otimização da capacidade de produção em aproximadamente 650 milhões de euros: - Aceleração da transformação das fábricas por meio da ampliação das ferramentas da indústria 4.0.- Melhoria dos processos em novos projetos de engenharia: acelerar a digitalização e o “design to process”.- Redimensionamento da capacidade industrial:- Capacidades mundiais de produção revistas de 4 milhões de veículos em 2019 para 3,3 milhões até 2024 (referência Harbour Report).- Ajuste da mão-de-obra de produção.- Suspensão dos projetos de aumento de capacidade previstos no Marrocos e na Romênia, estudo de adaptação das capacidades de produção do Grupo na Rússia, estudo de racionalização da fabricação de caixas de câmbio mundialmente. - Na França, estão sendo trabalhadas quatro possibilidades para otimizar a produção e serão objeto de uma análise aprofundada com todos os stakeholders, principalmente os parceiros sociais e os governos locais:- A Renault está lançando um processo de consulta nas fábricas de Douai e Maubeuge para estudar a criação de um polo de excelência otimizado para veículos elétricos e comerciais leves no norte da França.- Abertura de reflexões sobre a reconversão da fábrica de Dieppe, ao final da produção do Alpine A110.- Em Flins, a criação de um ecossistema de economia circular na planta, incluindo a transferência das atividades de Choisy-le-Roi.- Em relação à Fonderie de Bretagne, a Renault está lançando uma revisão estratégica. - Maior eficiência das funções suporte, em aproximadamente 700 milhões de euros:- Otimização das despesas gerais e de marketing: digitalização para otimizar os custos de marketing, racionalização da organização e redução dos custos associados às funções suporte, etc. - Reorientação das atividades para uma melhor alocação dos recursos: Esta reorientação do core business do Grupo por meio de uma evolução de seu escopo se refere, principalmente, a:- Uma parte da rede de distribuição integrada Renault Retail Group (RRG), na Europa;- A transferência da participação do Grupo Renault na Dongfeng Renault Automotive Company Ltd. (DRAC), na China, para a Dongfeng Motor Corporation e encerramento das atividades de veículos de passeio com motor a combustão da marca Renault no mercado chinês. Estes planos serão apresentados às instâncias representativas dos funcionários, respeitando a legislação em vigor. O custo estimado da implantação deste plano é da ordem de 1,2 bilhão de euros. Sobre o Grupo RenaultFabricante de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo com diversas marcas, com vendas de aproximadamente 3,8 milhões de veículos, em 2019, em 134 países, com 40 fábricas, 12.800 pontos de vendas e pós-venda, emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores.Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia na expansão internacional. Para isso, conta com as sinergias de suas 5 marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors.  Participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016 com um time 100% Renault, a marca faz do automobilismo um verdadeiro vetor de inovação e notoriedade.  

Leia mais
25/ 05

RENAULT EXPERIENCE REVELA A EQUIPE CAMPEÃ DA EDIÇÃO 2019-2020 DA CATEGORIA TWIZY CONTEST

Na última quarta-feira (20), ocorreu a final da categoria Twizy Contest do programa Renault Experience. A campeã foi a equipe Farm Twizy, da Universidade Feevale que desenvolveu uma solução de mobilidade agrícola para agilizar a gestão rural no campo para pequenos agricultores utilizando o Renault Twizy. A equipe é formada pelos alunos Vinicius Wilbert (Design), Gustavo Siebel e Niklaus Lauxen (Engenharia Eletrônica), Elienai Josias Dutra (Engenharia Mecânica) e Paulo Cesar Junior (Engenharia de Produção).“Só tenho a agradecer por toda experiência que o Programa Renault Experience nos proporcionou. Chegamos até a jornada através do time vencedor do ano passado, a Orni Twiy, que divulgou o programa dentro da Feevale e a partir disso montamos uma equipe engajada e com muita vontade de empreender. Refinamos a nossa ideia e o apoio dos mentores de dentro da Renault e da Haze mudaram nossa maneira de ver os processos de um projeto, mudaram a nossa vida, aprendemos muito sobre coisas que a gente não tinha conhecimento e isso não tem preço”, afirma Niklaus Lauxen, integrante da equipe Farm Twizy.          O tema desta edição do desafio foi: “Como tornar a vida das pessoas melhores nas cidades ou no campo com um veículo elétrico?”. Os participantes precisavam desenvolver uma startup que solucionasse este problema utilizando a POM (Plataform Open Mind) plataforma automotiva de código aberto para o Twizy. Também chegaram até a final as equipes Direito na Rua, da Faculdade Armando Alvares Penteado (Faap), e a Telegnosys da Universidade Tecnológica Federal (Utfpr) de Pato Branco.“Estou muito feliz com o resultado desta edição. As equipes trouxeram projetos de alto nível. O Twizy Contest é uma grande inciativa que permite a troca de conhecimentos entre o mercado e o ambiente acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento de projetos e tecnologias”, afirma Antonio Fleischmann, vice-presidente de Engenharia da Renault para a América Latina.  O programa teve início em novembro de 2019 e recebeu a inscrição de 460 estudantes divididos em 183 equipes. A edição contou com participantes de 132 instituições de ensino em 16 estados e 54 cidades, além de envolver estudantes de 42 cursos diferentes. A primeira avaliação selecionou dez projetos, dos quais foram selecionados os três projetos finalistas. Entre fevereiro e maio, as equipes receberam mentorias para incrementar os projetos. Os finalistas apresentaram esta semana, para uma banca avaliadora, a evolução de cada um dos negócios.                 A equipe Farm Twizy agora passará por um processo de aceleração do projeto e terá a oportunidade de apresentar a solução que desenvolveram para a equipe de engenharia da Renault na França e competir com projetos de outros países durante um evento on-line programado para dezembro de 2020, adaptado para este formato em decorrência do coronavírus. Na edição de 2019 da competição, realizada no Technocentre em Paris, a campeã foi a equipe brasileira OrniTwizy, também formada por alunos da universidade Feevale, de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. O projeto traz uma solução de mobilidade para portadores de dificuldades motoras utilizando o Renault Twizy.Outros projetos finalistasOs outros dois projetos finalistas da edição 2019-2020 do Renault Experience foram:Direito na Rua – Faculdade Armando Alvares Penteado (Faap)Solução: levar acesso a informações públicas para comunidades vulneráveis utilizando o Twizy, que consegue trafegar por ruas mais estreitas e locais inacessíveis para grandes veículos.  Alunos: Ana Teodoro, Bianca Miyahara, Taiana Fontes Vitti (Direito) e Bryan Miyahara (Engenharia Mecânica).Telegnosys – Universidade Tecnológica do Paraná (Utfpr) - Pato Branco             Solução: diagnóstico preditivo por meio de inteligência artificial, prevendo a falha de algum componente mecânico ou eletrônico utilizando os dados no barramento de comunicação do veículo.Alunos: Diogo Freitas (Engenharia de Software), Henrique Costa (Engenheiro Industrial) e Jônatas Lemos (Engenheiro Mecânico).      Sobre o Renault Experience      O Renault Experience é um projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas:  Negócios Sociais e Desafio Twizy.  A categoria Desafio Twizy tem como base a POM – sigla para Plataform Open Mind, apresentada pela marca na edição 2017 do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas. Trata-se de uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy, permitindo o uso livre dos dados do compacto elétrico para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.Sobre o Instituto RenaultFundado em setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 740 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

Leia mais
Gerenciador de Cookies
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua navegação, acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Gerenciar Cookies:

Necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança e suas permissões.

API LGPD

Estatísticos

Esses cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com nosso site.

GOOGLE ANALYTICS