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RENAULT KWID É ELEITO O VEÍCULO COM MELHOR REVENDA 2021
O Renault Kwid foi eleito o veículo com Melhor Revenda na categoria hatch subcompacto de acesso, no prêmio da revista Quatro Rodas em parceria com a Kelley Blue Book, empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de automóveis. O Kwid registrou a menor desvalorização do segmento (-22,09%). Segundo a revista, o modelo da Renault se destaca pelo número de vendas (quase 50 mil unidades em 2020) e por ter quatro versões (Life, Zen, Intense e Outsider). “A Renault inovou com o Kwid, trazendo para o segmento de entrada um veículo com características do universo SUV, econômico e com itens de segurança não encontrados nos modelos de entrada. O mercado reconheceu e a menor desvalorização entre os modelos do seu segmento é prova disso”, explica Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil. Produzido no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid foi lançado no mercado brasileiro em 2017 e desde então é o líder do segmento. O modelo se destaca pela maior altura do solo (180 mm) da categoria e os ângulos de entrada (24°) e de saída (40°) dignos do segmento SUV. Somando-se às características SUV, o Kwid tem ainda o maior espaço interno e o maior porta-malas da categoria (290 litros). O veículo também é “best-in-class” em consumo de combustível entre os veículos compacto de entrada. O Kwid é referência em segurança, trazendo, de série, quatro airbags (dois frontais e dois laterais) – algo inédito no segmento de entrada. São quatro versões de acabamento: Life, Zen, Intense e Outsider. Todas com o eficiente e econômico motor 1.0 SCe com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. Com apenas 758 kg, o Kwid oferece a melhor relação peso/potência, para uma dirigibilidade ágil, com ótimas respostas. Com etanol no tanque, rende 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Com gasolina, são 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm. Sobre o Prêmio O Prêmio Melhor Revenda 2021 avaliou o preço de 141 modelos em 22 categorias entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021. Foram considerados somente carros ano/modelo 2020/2020 até R$ 500 mil e que completaram 12 meses de mercado nesse período, e sem mudanças de geração ou reestilização marcantes – fatores que influenciam diretamente na depreciação. O prêmio, que está em sua segunda edição, considera a variação de preço dos modelos em um período de um ano. A KBB calcula o valor residual do veículo, isto é, o quanto custava em uma data específica no passado e quanto o mesmo carro custa exatamente 12 meses depois. Foi considerado o preço sugerido pelas montadoras em janeiro em 2020 e comparado com os valores médios pagos por lojistas por aquele mesmo modelo em janeiro de 2021. A diferença entre os dois preços coletados nas duas datas é o que resulta no índice de desvalorização, que é uma média aritmética entre as versões de cada modelo para atribuir um único valor de desvalorização por modelo. Aqueles que obtiveram a menor porcentagem verificada foram contemplados c
Leia maisALPINE ELF MATMUT ENDURANCE TEAM CONQUISTA PRIMEIRO PÓDIO HISTÓRICO NA CATEGORIA HYPERCAR EM SPA
A Alpine Elf Matmut Endurance Team soube aproveitar as raras oportunidades de uma corrida relativamente calma, para buscar o segundo lugar na etapa Total 6 Horas de Spa-Francorchamps. Liderando a corrida até a última hora, o A480 sob o comando de Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière mostrou que estará sempre pronto para a briga durante toda a temporada. Com os avanços conquistados durante toda a semana, os ‘Azuis’ ambicionam o mais alto degrau do pódio no próximo encontro do Campeonato Mundial da FIA de Endurance, em Portimão. Como manda a tradição, foi dada a largada da temporada com a realização do Prologue, disputado segunda e terça-feira. A Alpine Elf Matmut Endurance Team aproveitou os dois dias de testes em condições reais para continuar o aprendizado do A480, com Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière. Com o avanço das sessões, o trio marcou tempos cada vez mais rápidos e completou 190 voltas ou pouco mais de 1.330 quilômetros, sem qualquer problema de confiabilidade. A equipe continuou trabalhando duro na quinta e sexta-feira, quando marcou o tempo de referência na segunda sessão de treinos livres, acumulando mais 92 voltas no marcador antes de confiar o volante a Nicolas Lapierre para as qualificações. O desafio desta verdadeira corrida contra o tempo de apenas dez minutos ficou ainda mais difícil quando o A480 teve um problema de sensor, que obrigou Nicolas Lapierre a voltar ao box. O piloto partiu novamente para uma única volta, que resultou em um terceiro lugar na categoria Hypercar. No sábado, a tensão subiu de nível com a primeira corrida da temporada. Apesar de ter feito uma boa largada, o brasileiro André Negrão foi surpreendido por dois concorrentes antes do início de sua recuperação, no fim da primeira volta. Retomando rapidamente sua posição inicial, o brasileiro até subiu no pódio geral provisório depois de vinte minutos, antes de continuar batalhando em seu segundo revezamento, passando o volante em seguida para Nicolas Lapierre. Com uma mudança nas estratégias, o A480 assumiu a liderança antes da terceira hora, enquanto que Nicolas Lapierre aliou performance e regularidade para consolidar o lugar da Alpine Elf Matmut Endurance Team entre os pretendentes à vitória. A equipe liderou grande parte da corrida em alternância com os carros da Toyota. Pouco depois da metade da corrida, Matthieu Vaxivière entrou em cena e mostrou sua velocidade de ponta, despontando como o mais rápido na pista desde as suas primeiras voltas na competição sob as cores da Alpine. Mantendo os líderes sob pressão graças à reatividade exemplar da equipe durante a primeira neutralização da prova, o n° 36 ganhou uma posição quando o Toyota n° 7 fez um passeio na área de cascalho. A menos de uma hora e meia da chegada, Matthieu Vaxivière entrou no box para passar o volante a André Negrão, que teve um pequeno contato com um retardatário. Aproveitando cada oportunidade, o brasileiro liderou a prova até sua última parada, trinta e oito minutos antes de passar pela bandeira quadriculada. Pouco depois, foi declarada Bandeira Amarela em Todo o Circuito (full-course yellow) pela última vez, oferecendo algum respiro à liderança da Toyota, que pôde então dispensar a última parada para fazer um sprint final. Apesar de todos seus esforços, o brasileiro e o A480 terminaram em segundo, a pouco mais de um minuto atrás dos vencedores. A Alpine Elf Matmut Endurance Team se prepara agora para as 8 Horas de Portimão. A segunda etapa do calendário 2021 do Campeonato Mundial da FIA de Endurance será disputada em 13 de junho. Philippe Sinault, Diretor da equipe Alpine Elf Matmut Endurance Team: “Esta semana foi longa e intensa, mas nós aprendemos muito. Tivemos um pequeno problema nas qualificações, com um sensor que fornecia informações imprecisas sobre a potência, mas nos recuperamos bem na corrida. Tivemos a satisfação de poder batalhar com os carros da Toyota, mesmo se as estratégias sejam logicamente diferentes, em razão das diferenças em termos de tecnologia. Já havíamos previsto que eles fariam mais voltas por revezamento do que nós, mas reduzimos essa diferença sendo bastante reativos durante a primeira neutralização da prova. Também apresentamos um excelente ritmo e tivemos um incidente durante a corrida, mas isso sempre pode acontecer em uma prova de seis horas. O André foi extremamente cauteloso no início e não conseguiu tirar o máximo proveito de sua bela largada. Nós perdemos uns 20 segundos no processo, mas ele partiu para a briga, assim como Nicolas e Matthieu. Nosso objetivo principal era cruzar a linha de chegada e conseguimos isso. Muitos previam que o pódio seria nosso, mas conseguimos este segundo lugar pressionando os carros da Toyota. O resultado dessa primeira corrida é positivo e vamos trabalhar duro para chegar ainda mais longe em Portimão.” Nicolas Lapierre: “Podemos ficar realmente satisfeitos e orgulhosos com o trabalho incrível realizado pela equipe em comparação com nossos concorrentes, que pareciam mais nervosos hoje. Fizemos belos progressos durante toda a semana com um carro confiável, com exceção desse pequeno problema com o sensor nas qualificações. Também nos divertimos bastante ao volante, apesar de que a limitação da nossa autonomia tenha sido um pouco frustrante. Isso faz parte dos pequenos pontos que precisam ser corrigidos e otimizados, tanto por parte da direção de prova como do nosso lado, pois essa foi nossa primeira corrida com o A480. De qualquer forma, apresentamos uma excelente regularidade nessa corrida e as semanas de preparação que antecedem a corrida em Portimão prometem ser emocionantes.” André Negrão: “Foi um início de temporada fantástico e a batalha com os carros da Toyota promete ser realmente intensa. Acho que fizemos um excelente trabalho, mas precisamos analisar os dados, pois acredito que o A480 tem ainda mais potencial em nossa janela de equilíbrio das performances. Lamento apenas meu pequeno incidente de corrida, pois cometi um leve erro de cálculo, acreditando que um retardatário tinha me visto quando estava abrindo a porta. Felizmente, tivemos apenas um pneu furado, que não influenciou no resultado”. Matthieu Vaxivière: “Trabalhamos a semana toda para fazer uma bela corrida e conseguimos isso evitando erros e penalidades. Nosso objetivo era desafiar a Toyota e foi exatamente isso que fizemos, mostrando que estamos aqui para brigar. Mas ainda temos algum trabalho pela frente. Tive sensações incríveis com o carro em uma volta, mas ainda tenho que analisar como otimizar a minha gestão dos pneus. Estamos no caminho certo e isso é um bom presságio. A batalha está apenas começando!” CLASSIFICAÇÃO Etapa Total 6 Horas de Spa-Francorchamps 1. Toyota Gazoo Racing n° 8 – 162 voltas 2. Alpine Elf Matmut Endurance Team n° 36 +1’07’’196 3. Toyota Gazoo Racing n° 7 + 1 volta 4. United Autosports USA n° 22 + 1 volta 5. JOTA n°38 + 2 voltas Campeonato Mundial da FIA de Endurance 1. Toyota Gazoo Racing – 26 pontos 2. Alpine Elf Matmut Endurance Team – 18 pontos Sobre a Alpine Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.
Leia maisNOVO ZOE E-TECH, O PRAZER DA MOBILIDADE 100% ELÉTRICA
-Design marcante conferindo ainda mais personalidade -Prazer ao dirigir e autonomia de 385 quilômetros (WLTP), potência de 135 cv e 25 kgfm de torque -Easy life com conectividade para facilitar a vida a bordo -Opção de recarga rápida com corrente contínua (DC) com até 157 km de autonomia em 30 minutos -Veículo elétrico mais vendido na Europa em 2020 -Disponível no Renault On Demand, o serviço de aluguel de longa duração da Renault -Parceria com WEG e EDP para instalação de carregadores elétricos O Renault Zoe foi o pioneiro na Europa e se tornou o carro elétrico mais vendido no mercado europeu. Agora, na terceira geração, o novo Zoe E-Tech assume uma dimensão mais ampla em matéria de versatilidade, qualidade e tecnologias. O modelo começa a ser vendido no Brasil em duas versões de acabamento: Zen (R$ 204.990) e Intense (R$ 219.990). “Em um mercado elétrico em forte crescimento, a Renault confirmou sua liderança na Europa, com alta de 101,4% em comparação com 2019, ou seja, dobramos nossas vendas de veículos elétricos. O Zoe é o carro 100% elétrico campeão de vendas na Europa, com mais de 100 mil unidades vendidas no ano passado, e líder nos principais mercados como a França, que é a nossa casa, mas também na Alemanha, que é outro importante e disputado mercado. O novo Zoe E-Tech é um veículo que chega para fortalecer a nossa liderança na venda de veículos elétricos, também aqui no Brasil”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. A evolução é percebida desde o primeiro olhar. Do lado de fora, o novo Zoe E-Tech afirma sua personalidade sem renunciar à sua agilidade característica. Do lado de dentro, a revolução fica evidente, com o cockpit e o painel de instrumentos totalmente redesenhados, proporcionando maior conforto. Tecnicamente, o novo Zoe E-Tech oferece ainda mais liberdade. A bateria de 52 kWh faz sua autonomia chegar a 385 quilômetros, com ainda mais opções de recarga, graças à introdução do sistema de carga em corrente contínua (DC). O modelo também proporciona um prazer superior ao dirigir, graças à motorização mais performante, com 135 cv de potência e 25 kgfm de torque, que permitem ao condutor aproveitar a aceleração instantânea e suave. A arquitetura elétrica foi totalmente repensada para receber o quadro de instrumentos digital de série. A iluminação agora é full LED em todas as versões, oferecendo assim uma luminosidade 75% mais potente em comparação com as lâmpadas halógenas, com um consumo energético mínimo. O novo Zoe E-Tech 100% elétrico não gera logicamente nenhuma emissão na utilização**. Mas a redução de seu impacto no meio ambiente não para por aí. Entre outros diferenciais, ela integra materiais sintéticos 100% provenientes da reciclagem, inclusive nas partes visíveis do interior, como os revestimentos, criados de acordo com o conceito da economia circular, e as peças em polipropileno reciclado. Pioneira e líder da mobilidade elétrica na Europa, a Renault adquiriu um conhecimento único a respeito das necessidades e expectativas associadas a este mercado em pleno desenvolvimento. E o novo Zoe E-Tech é a comprovação disso. O Zoe chegou às ruas europeias em 2012 e, desde então, a Renault se consolidou como pioneira e líder em mobilidade elétrica, alavancada principalmente pelo sucesso de seu principal modelo. As vendas do Zoe crescem continuamente desde o lançamento e suas vendas acumuladas fazem dele o veículo elétrico mais presente nas ruas europeias. São mais de 270 mil unidades vendidas desde 2012. Ele é o número um em vendas na Alemanha e na França. O Zoe foi lançado no Brasil para o consumidor final no Salão do Automóvel de 2018 de forma inovadora, sendo vendido também pelo site eletricos.renault.com.br e retirado nas concessionárias homologadas. Além da opção de aquisição online, o novo Zoe E-Tech está à venda em 16 concessionárias de 12 cidades (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Divinópolis, Curitiba, São José dos Pinhais, Porto Alegre, Chapecó, Fortaleza, Recife e Brasília). Desde 2013, o elétrico mais vendido da Europa já estava disponível no mercado brasileiro, mas somente para empresas envolvidas em projetos de mobilidade sustentável, como Itaipu, CPFL, Beep Beep, entre outras. O novo Zoe E-Tech também passa a fazer parte do catálogo de produtos do Renault On Demand, o serviço de assinatura da marca lançado em janeiro e que faz parte da estratégia de mobilidade urbana e compartilhada Mobilize. A Renault firmou uma parceria com duas empresas líderes no setor elétrico no Brasil, a WEG e a EDP. Assim, os clientes da Renault, sejam empresas ou consumidores finais, contam com um serviço completo para a aquisição e instalação de carregadores elétricos. ** Zero emissão na utilização: nem emissões de CO2 e nem poluentes atmosféricos regulamentados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação WLTP, com exceção das peças de desgaste. Know-how “made in France” Berço histórico do Grupo Renault, a França concentra atualmente a parte essencial das atividades de pesquisa, engenharia e produção de seus veículos elétricos. Concebido e fabricado na França, o novo Zoe E-Tech se beneficia do know-how constantemente renovado das principais atividades do Grupo. O novo Renault Zoe foi criado pelas equipes do Technocentre da Renault. Localizado em Guyancourt, nos arredores de Paris, o centro de tecnologia reúne todas as competências necessárias à criação de um veículo elétrico: design, pesquisa & desenvolvimento, engenharia, arquitetura da bateria, aprimoramento do motor etc. Desde 2012 o Zoe é produzido na fábrica de Flins (região de Yvelines, área metropolitana de Paris). Na época, a planta ampliou o escopo de suas competências ao realizar, por exemplo, a montagem dos elementos que compõem a bateria. Há 60 anos, a fábrica de Cléon (região de Seine Maritime, noroeste de Paris) representa a expertise do Grupo Renault em matéria de motores e transmissões.Convertida à produção de motorizações elétricas desde o lançamento do primeiro motor elétrico do Grupo, em 2014, ela produz os principais componentes do grupo motopropulsor elétrico que dá vida ao novo Zoe E-Tech, a começar por seu motor síncrono com rotor bobinado. A nova geração do Zoe se beneficia de uma plataforma concebida especificamente para receber a bateria de um carro elétrico. O cárter que permite esta integração é produzido na fábrica da Renault em Le Mans (região de Sarthe, a oeste de Paris), assim como os eixos dianteiro e traseiro do veículo. Design com personalidade marcante Associando a irreverência da juventude ao dinamismo da idade adulta, o novo Zoe E-Tech também estabelece um novo patamar em matéria de design. Agora, as formas suaves da geração anterior se associam às linhas com personalidade nitidamente mais marcante, conferindo a ele ainda mais presença e mais conforto para os passageiros. Na frente da carroceria totalmente redesenhada, os contornos do capô esculpido convergem para um losango aumentado e alinhado, que se abre sobre a portinhola de recarga. O novo formato do para-choque integra adornos cromados na entrada de ar frontal, na grade e nos faróis de neblina, valorizando a parte frontal inferior. Já as entradas de ar laterais reforçam as qualidades aerodinâmicas do veículo. Empregando a famosa assinatura luminosa em formato de C comum a todos os novos veículos da marca Renault, os novos faróis full LED dão a ele um visual expressivo. As dimensões do novo Zoe E-Tech não mudaram, mas ele agora tem mais presença. Do lado de dentro, os designers do Grupo Renault se dedicaram especialmente à qualidade dos acabamentos, ao conforto e à ergonomia. Já o display de 10 polegadas, disponível em todas as versões, é um dos destaques. O revestimento com toque suave e macio e aspecto fosco do painel de bordo redesenhado contribui para o ambiente confortável e com qualidade premium. Localizado abaixo da tela do sistema multimídia Renault Easy Link, o console central totalmente retrabalhado integra as novidades tecnológicas lançadas pela Renault no novo Zoe E-Tech, como o freio de estacionamento automático. Na parte traseira, os passageiros sempre desfrutam de um amplo espaço, graças a uma elevação central mínima. O porta-malas de 338 litros e o banco traseiro rebatível contribuem para a grande capacidade de carga. O projeto da nova geração do Zoe dedica uma parte maior à reutilização dos recursos. Por exemplo, a Renault e seus parceiros conseguiram aplicar o processo histórico da cardagem a um tecido inovador criado a partir de materiais reciclados provenientes da indústria automotiva. Concebido segundo o conceito da economia circular, sua composição contém em média 50% de aparas de tecido e cintos de segurança, além de 50% de fibras recicladas a partir de garrafas plásticas (PET). Enquanto os materiais sintéticos reciclados são tradicionalmente reservados aos cárteres e outros elementos de proteção do carro, no novo Zoe E-Tech eles entram pela primeira vez na composição de elementos do interior, como no tecido do acabamento Zen e nas peças aparentes de plástico injetado. Agora, o novo Zoe E-Tech conta com 22,5 kg de materiais sintéticos reciclados, um aumento em comparação à geração anterior. Design externo Capô redesenhado: o novo Zoe E-Tech tem um capô esculpido, cujas linhas convergem para o centro da parte frontal da carroceria. Relativamente curto e totalmente redesenhado, o formato contribui para o dinamismo de todo o carro. Estruturado em torno de volumes calculados com precisão, ele se harmoniza com o restante das evoluções realizadas na parte dianteira e contribui para a afirmação de uma personalidade mais marcada. Faróis dianteiros: integrando a tecnologia full LED em todas as versões do novo Zoe E-Tech, os faróis dianteiros empregam a assinatura luminosa em formato de C característica dos modelos Renault (o chamado C-Shape). Além de um visual mais marcante, estes novos faróis melhoram nitidamente a visibilidade para o condutor. Para-choque dianteiro e faróis de neblina: totalmente redesenhado, o para-choque dianteiro recebe faróis de neblina destacados por uma moldura cromada. A entrada de ar, os faróis e a grade também recebem adornos cromados. Um friso com o mesmo acabamento e adornado com o nome “Zoe” arremata o conjunto com elegância. Na parte inferior, os faróis de neblina de LED contribuem para um aprimoramento geral dos atributos de iluminação. Estruturado em torno das saídas de ar desenhadas especificamente para melhorar o fluxo de ar, o para-choque dianteiro amplia a percepção visual do veículo. Bem assentada sobre as rodas, a frente da carroceria sugere as qualidades dinâmicas do Zoe. Entradas de ar: as novas entradas de ar laterais, em formato de guelras favorecem a circulação do fluxo de ar na frente da carroceria, contribuindo para a aerodinâmica do novo Zoe E-Tech. Losango holográfico e nova portinhola de recarga: destacado por um filete azul, o losango da Renault que aparece no centro da grade esconde a tomada de recarga. Este logo conta com um design “holográfico”: os traços precisos de seu desenho dão uma impressão de relevo à superfície plana. Atrás do losango, a portinhola de recarga recebe uma tomada do tipo 2, mas ela conta agora com um conector para a recarga rápida com corrente contínua (DC) de até 50 kW, complementando as possibilidades já oferecidas nas gerações anteriores com corrente alternada (AC). Lanternas traseiras e luzes indicadoras de direção com visual dinâmico: as lanternas traseiras são agora full LED, para uma visibilidade nitidamente melhor em qualquer situação. O feixe luminoso em linhas horizontais também contribui para ampliar a parte traseira da carroceria. Já a assinatura luminosa tem agora a cor vermelha, proporcionando ainda mais visibilidade. A iluminação dinâmica das luzes indicadoras de direção de LED, que mudaram do centro para o lado de fora, reforça esta impressão de imponência, enquanto as luzes indicadoras de direção integradas aos retrovisores laterais também contam com iluminação em LED. Uma gama completa de cores: as novas cores azul Céladon, vermelho Flamme e branco Quartz se somam às cores cinza Highland, cinza Titanium e preto Etóile. As novas cores de carroceria condizem totalmente com o temperamento dinâmico do modelo 100% elétrico. Novas rodas de 16 polegadas: melhor equipado, o novo Zoe E-Tech traz um aprimoramento de todas suas qualidades dinâmicas, tanto em termos de aceleração como de frenagem. Entre os destaques estão os freios a disco na frente e na traseira, além dos novos aros de roda com cinco parafusos. Design interno Tela de 10 polegadas para o condutor: o novo Zoe E-Tech traz em todas as versões um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas para o condutor, com definições e funcionalidades inigualáveis no segmento. O equipamento inclui, entre outras funcionalidades, todos os parâmetros específicos da motorização elétrica, começando pelo indicador de consumo, que incentiva a eco-condução. O condutor pode personalizar as cores do mostrador e a apresentação das diferentes informações na tela. Tela multimídia: a tela multimídia touchscreen de sete polegadas que prolonga o console central permite acessar todos os recursos de navegação e entretenimento. Ela controla as principais regulagens do veículo, dos diferentes dispositivos de assistência à condução à personalização das cores de exibição da tela de 10 polegadas localizada no quadro de instrumentos, em frente ao condutor. O sistema multimídia Renault Easy Link permite conectar o smartphone e espelhar aplicativos via Apple CarPlay e Android Auto. Painel de bordo: totalmente redesenhado, o painel de bordo adota um novo revestimento que é ao mesmo tempo suave, macio e com qualidade premium. No centro, a faixa horizontal que emprega o tecido dos revestimentos internos contribui para criar uma atmosfera aconchegante e confortável. Disposição, escolha dos materiais, integração das diferentes telas: todo o painel de bordo foi revisto para melhorar significativamente a qualidade dos acabamentos. Revestimentos internos provenientes da economia circular: no acabamento Zen, o novo Zoe E-Tech inaugura revestimentos internos de tecido 100% proveniente de reciclagem. Neste projeto, a Renault se baseia em um processo tradicional de fabricação da cardagem do fio, que permite obter um tecido de qualidade sem fusão nem transformação química. Este fio é concebido a partir de refugos têxteis (aparas de tecidos provenientes do corte de tecidos novos), cintos de segurança e garrafas plásticas (PET). O tecido constitui uma grande inovação na indústria automotiva. Seu fornecimento e fabricação em ciclo curto, de acordo com os conceitos da economia circular, reduzem em mais de 60% as emissões de CO2 associadas. Este tecido também reveste a faixa do painel de bordo e a base do console central. Peças aparentes em plástico reciclado: quatro peças do interior são integralmente feitas com polipropileno reciclado. Até agora, a integração de materiais sintéticos reciclados era quase exclusivamente reservada aos elementos não visíveis do carro. Sua utilização no interior é resultado de uma pesquisa contínua, visando a fabricar plásticos reciclados com um nível de qualidade e durabilidade comparáveis aos melhores plásticos virgens. Alavanca de modo de condução “e-shifter”: o console central mais alto recebe a nova alavanca de modo de condução com comando eletrônico. O pomo do e-shifter é revestido em couro. As laterais têm acabamento cromado acetinado, enquanto o logo Z.E. recebe destaque na base. Com um simples toque, ele permite mudar de um modo de condução a outro, principalmente para aproveitar o novo modo que facilita a condução na cidade. Freio de estacionamento automático: o freio de estacionamento automático, presente em todas as versões de acabamento do novo Zoe, facilita ainda mais a condução. Além disso, ele libera o console central do espaço normalmente ocupado pela alavanca de freio de mão, o que oferece vantagens em termos de capacidade de armazenamento, em benefício dos ocupantes. Botão de partida do motor: graças ao cartão handsfree da Renault, uma simples pressão no botão de partida é suficiente para ligar o motor. O botão com friso cromado acetinado emprega a assinatura luminosa azul que destaca a identidade elétrica do veículo. O condutor se dá conta desta atenção ao detalhe ao se aproximar do novo Zoe E-Tech com o cartão handsfree no bolso, sendo recebido por uma sequência de sinais luminosos, o retorno automático dos retrovisores rebatidos à posição de funcionamento e o destravamento das portas. Espaço para objetos: o console central abriga porta-objetos duas vezes mais espaçosos. Os dois porta-copos localizados abaixo da alavanca e-shifter acomodam copos térmicos, garrafas e latinhas. Ar-condicionado e ventilação: as regulagens dedicadas ao conforto térmico no console central oferecem o máximo de ergonomia. Elas são facilmente identificadas, graças ao revestimento cromado acetinado, que também é encontrado nas saídas de ar do painel. Para-brisa acústico: o novo para-brisa acústico aumenta o silêncio no interior. Da mesma forma que outras otimizações realizadas, como os isolantes acústicos nos painéis das portas, sob os bancos dianteiros e no anteparo do compartimento do motor, a qualidade acústica do vidro do para-brisa reduz significativamente os ruídos provenientes do lado de fora. A estes atributos se acrescentam a ausência de ruído de funcionamento do motor elétrico, proporcionando ainda mais conforto a bordo. Habitabilidade traseira: graças à plataforma concebida especificamente para um carro elétrico, o novo Zoe E-Tech não tem limitações de projeto, como uma elevação central proeminente. Assim, na parte traseira, ele oferece amplo espaço, além de uma grande capacidade em um porta-malas que atende a diversas situações de uso em família. Ergonomia no acesso aos comandos: o painel da porta, o local para acomodar os controles dos vidros e dos retrovisores elétricos com rebatimento automático foi repensado. Lâmpada de teto de LED: assim como a iluminação do lado de fora, agora a iluminação interna também tem tecnologia full LED. A lâmpada de teto oferece melhor visibilidade sempre que necessário no interior. Autonomia e recarga O novo Zoe E-Tech se beneficia de uma bateria Z.E. 50 que permite uma autonomia de até 385 quilômetros. Ela também permite uma recarga rápida com corrente contínua, complementando todas as opções de recarga possíveis com corrente alternada, tanto em casa como em locais públicos. Após o lançamento da bateria Z.E. 40 na geração anterior, a Renault continuou o trabalho de aprimoramento da performance das baterias. Este trabalho resultou em um acréscimo de 25% na autonomia da bateria Z.E. 50 do novo Zoe E-Tech, que agora conta com 52 kWh e chega a 385 quilômetros. O aumento da capacidade energética não resultou em qualquer mudança no tamanho da bateria, mantendo o conforto interno do veículo. A nova bateria Z.E. 50 também proporciona uma nova vantagem: a capacidade de entregar uma corrente de intensidade maior, que contribui para a performance do novo motor R135. O novo Zoe E-Tech se beneficia também de uma funcionalidade de recarga sem equivalentes. O número de eletropostos em áreas públicas tem aumentado e o Zoe tem capacidade para aproveitar o melhor de cada terminal AC até 22 kW. Desde que foi lançado, o Zoe é o veículo elétrico que se recarrega mais rápido em postos de recarga. O Zoe deve esta funcionalidade única ao seu carregador Caméléon. Em vez de utilizar dois circuitos elétricos diferentes para a recarga e a tração, a Renault conseguiu reunir as duas operações com a mesma eletrônica, para obter uma recarga flexível, mantendo os custos sob controle. Agora, uma novidade passa a complementar esta performance: o novo Zoe inclui uma opção de recarga com corrente contínua (DC). Instalado entre o grupo motopropulsor elétrico e a bateria, este sistema permite fazer uma recarga de até 50 kW da bateria em terminais DC. Esta nova opção de recarga se adapta aos trajetos mais longos, principalmente em rodovias. A cada geração, um salto em termos de autonomia Na época do lançamento, no final de 2012, o primeiro Zoe oferecia aproximadamente 150 quilômetros de autonomia real com uma bateria de 22 kWh, uma distância que já era bastante superior em comparação com a distância média percorrida diariamente pelos condutores europeus. Em 2016, a Renault lançou a segunda geração do Zoe com a bateria Z.E. 40, cujos 41 kWh permitiram duplicar a autonomia do veículo, chegando a 300 quilômetros de autonomia real. O trabalho se concentrou na parte química dos íons de lítio, para melhorar a densidade da bateria. Para o novo Zoe E-Tech, a engenharia se concentrou na arquitetura da bateria e nos diferentes aspectos do projeto. As melhorias realizadas permitem atingir uma capacidade de 52 kWh ocupando um volume idêntico, o que se traduziu em um aumento de até 25% na autonomia, chegando a 385 quilômetros. Know-how, inovação e segurança Com uma capacidade que aumentou de 41 para 52 kWh, para uma massa limitada e um volume absolutamente idêntico, a bateria do novo Zoe E-Tech é fruto de um trabalho importante de concepção, realizado em conjunto entre a Renault e a LG Chem. Assim, a Renault repensou completamente a arquitetura interna da bateria, para minimizar a massa e o espaço ocupado pelos elementos da estrutura, liberando o máximo de volume para as células. Além disso, esta nova arquitetura interna mantém todas as performances da bateria (resistência a choques, arrefecimento a ar etc.) e responde às limitações técnicas associadas a uma potência de recarga que chega agora a 50 kW. Em torno de 80% da capacidade da bateria é resultado da otimização da arquitetura interna. Os 20% restantes derivam de melhorias nos componentes. Os químicos da LG Chem aproveitaram o volume liberado pelos engenheiros da Renault para projetar novas células de íons de lítio. Montadas em módulos na fábrica da LG Chem de Wroclaw, na Polônia, elas têm como característica uma altura maior e melhor performance da parte química. A bateria Z.E. 50 conta com todas as inovações desenvolvidas pela Renault para garantir a segurança de seus veículos elétricos. Além do sistema de gestão da bateria (BMS – Battery Management System), o circuito eletrônico alerta a respeito de qualquer aumento na temperatura interna, por meio de duas peças termossensíveis que, em caso de incêndio provocado por causas externas, permitem que os bombeiros tenham um acesso direto ao lado de dentro da bateria. A bateria pode ser reutilizada para a armazenagem de energia estacionária, quando sua performance passa a não mais a atender as necessidades de um veículo elétrico. Ela também pode ser reciclada por meio de uma logística reversa específica, que recupera e reutiliza ao máximo os elementos empregados em sua fabricação. Eficiência energética no mais alto nível Enquanto a autonomia do novo Zoe E-Tech se deve principalmente ao aumento da capacidade da bateria Z.E. 50, ela também se beneficia das várias otimizações realizadas pela Renault nas diferentes etapas da concepção do veículo, para melhorar sua eficiência energética. Assim, o novo Zoe E-Tech oferece uma das melhores relações do mercado entre capacidade da bateria e distância percorrida. Controle térmico da bateria: a temperatura de funcionamento da bateria é controlada por um sistema de arrefecimento externo, que envia ar pulsado para resfriar ou aquecer o módulo, para manter a faixa ideal de temperatura de funcionamento. Motor de alto rendimento: o novo Zoe E-Tech se beneficia de toda a experiência adquirida pela Renault no desenvolvimento de grupos motopropulsores elétricos que são tanto performantes como eficientes. A escolha por um motor com rotor síncrono bobinado permite principalmente oferecer uma excelente eficiência energética. O redutor encarregado de transferir a energia para as rodas se beneficia de optimizações que melhoram o rendimento. Bomba de calor: a Renault optou por substituir as tradicionais resistências por uma bomba de calor, para limitar o impacto dos sistemas de aquecimento e ar-condicionado na autonomia disponível. Aerodinâmica: O projeto da carroceria do veículo favorece a circulação sem prejudicar os fluxos de ar. Na parte da frente, por exemplo, as aberturas de ar integradas no para-choque do novo Zoe E-Tech contribuem para a redução da resistência do ar. Frenagem regenerativa: no novo Zoe E-Tech, cada fase de desaceleração contribui para recarregar a bateria graças à conversão da energia cinética em eletricidade. A integração de um pedal de freio desacoplado permite privilegiar a frenagem regenerativa sempre que possível, em oposição à ação mecânica dos freios a disco, que dissipam a energia sob a forma de calor. Eco-condução: a eficiência energética também depende do condutor. Com seu novo painel de instrumentos digital, o novo Zoe E-Tech permite que o condutor tenha melhor visualização do impacto de seu estilo de condução na autonomia disponível. Assim, ele se sensibiliza em relação aos conceitos da eco-condução, que incluem, por exemplo, antecipar a desaceleração para aproveitar ao máximo a frenagem regenerativa. Funcionalidade incomparável da recarga Tomada CCS proporciona mais funcionalidade: o novo Zoe E-Tech esconde sua tomada de recarga atrás do grande losango que adorna a grade frontal. Agora a portinhola de recarga abriga uma tomada CCS (Sistema Combinado de Recarga), ligeiramente mais volumosa. Ela é constituída de uma tomada padrão europeu, acompanhada de um conector com dois pinos, dedicado à recarga em corrente contínua. A posição central da tomada facilita a conexão, principalmente nos eletropostos públicos que dispõem de um cabo próprio. Tomada do tipo 2 para recarga AC: a tomada tipo 2 e o carregador Caméléon estão sempre disponíveis para um uso no dia a dia. Em casa, no trabalho, no estacionamento de um shopping center ou na rua, eles permitem uma recarga bastante flexível, cobrindo todas as opções disponíveis, da tomada doméstica de 2,3 kW até o eletroposto de recarga rápida de 22 kW. Conector de dois pinos dedicados à recarga DC: graças à tomada CCS, o novo Zoe E-TEch pode ser recarregado no modo rápido em corrente contínua (DC), até 50 kW. Para isso, basta inserir o cabo de recarga integrado ao eletroposto no conector de dois pinos localizado abaixo da tomada tipo 2. Recarga e autonomia: a tomada CCS do novo Zoe E-Tech simplifica o acesso e a gestão da recarga, em qualquer lugar. A facilidade de recarga é comprovada em qualquer circunstância do dia a dia: em casa ou no trabalho, na cidade, no supermercado ou no cinema, na via expressa ou na estrada, etc. A cada caso corresponde um período de estacionamento suficiente para recuperar um número significativo de quilômetros em termos de autonomia. Recarga residencial: seja em uma casa, condomínio ou edifício residencial, é possível fazer a recarga de 0 a 100% do novo Zoe E-Tech em 8h33 graças a uma Wallbox de 7,4 kW. O equipamento permite garantir com folga uma recarga completa durante a noite. O usuário que recarrega seu veículo em casa também pode aproveitar o recurso de programação, para ajustar a recarga em função das eventuais variações de tarifa praticadas pela empresa distribuidora de energia. Recarga na cidade: os centros das cidades oferecem oportunidades de recarga, tanto em eletropostos públicos como em estacionamentos, muitas vezes acompanhados da possibilidade de estacionar gratuitamente. Dá para aproveitar para almoçar no restaurante ou fazer umas comprinhas enquanto a bateria do Zoe é recarregada. Conectado a um terminal público com potência de 11 kW, o novo Zoe E-Tech recupera até 150 quilômetros de autonomia em 2 horas*. Recarga no supermercado: a instalação de terminais de recarga tem se tornado um verdadeiro diferencial competitivo para os supermercados e shopping centers. A cada dia novos locais disponibilizam eletropostos para recarga acelerada e muitas vezes gratuitas, permitindo oferecer um ganho significativo de autonomia aos clientes durante suas compras. Conectado a um terminal público de 22 kW, o novo Zoe E-Tech recupera até 150 quilômetros de autonomia em uma hora*. Recarga na estrada: graças à potência elevada de recarga do novo carregador DC, a recarga do novo Zoe E-Tech se insere no percurso natural da viagem. Seja em uma viagem de férias ou a trabalho, os trajetos de carro mais longos incluem paradas para descansar e recuperar o vigor. Na estrada, a nova recarga rápida do novo Zoe E-Tech se beneficia destas paradas para, em algumas dezenas de minutos, recuperar autonomia suficiente para chegar à próxima etapa. Em um terminal DC de 50 kW, em 30 minutos o novo Zoe E-Tech armazena energia suficiente para percorrer até 150 quilômetros*. * Os valores da duração e da distância mencionados aqui são calculados a partir dos resultados obtidos pelo novo Zoe por meio do procedimento de homologação WLTP (Procedimento Mundial Harmonizado de Teste para Veículos Leves, ciclo padronizado: 57% de trajetos urbanos, 25% de trajetos periurbanos, 18% de trajetos na estrada), com o objetivo de representar as condições reais de uso dos veículos. Entretanto, eles não levam em conta o tipo de trajeto realizado após a recarga. O tempo de recarga e a autonomia recuperada também dependem da temperatura, desgaste da bateria, potência entregue pelo terminal, estilo de condução e nível de recarga. Prazer de dirigir A nova geração do Zoe agrega aos atrativos intrínsecos da mobilidade elétrica uma motorização mais potente e um novo modo de condução especialmente adaptado ao uso na cidade, além de vários dispositivos de assistência à condução dedicados ao conforto e à segurança. Com a introdução de uma motorização de 135 cv, o novo Zoe Tech oferece acelerações e retomadas ainda mais ágeis. Agora, o prazer de dirigir e o conforto são ainda maiores, principalmente em via expressa. De 80 a 120 km/h, ele ganhou 2,2 segundos em comparação com a geração anterior. Este ganho facilita as ultrapassagens e o acesso a uma via expressa, com um torque sempre disponível imediatamente desde a partida do motor, além de um funcionamento ainda mais silencioso graças ao aprimoramento dos atributos acústicos. O novo Zoe Tech também oferece um novo modo de condução que faz com que dirigir na cidade seja mais fácil. Batizado de “modo B”, ele oferece uma desaceleração acentuada, permitindo reduzir o uso do pedal do freio. O novo Zoe E-Tech é sempre equipado com um motor síncrono com rotor bobinado concebido no Technocentre da Renault e produzido na fábrica de Cléon, na França. O projeto exigiu uma verdadeira expertise em termos de produção, permitindo limitar o uso de metais raros e oferecendo um excelente rendimento energético, principalmente nas faixas de rotação elevadas. Aproximadamente 60 peças que compõem o controlador eletrônico de potência (PEC, Power Electronic Controller) foram atualizadas para acompanhar o aumento de potência, torque e rotações do motor R135. Estas peças representam aproximadamente 70% do valor total do PEC. O inversor que converte a energia da bateria em corrente alternada para o motor teve um aumento na intensidade de 230 para 280 A. Motor de 135 cv: a engenharia aproveitou a chegada de uma bateria com capacidade aumentada no novo Zoe E-Tech para tirar o melhor partido possível de seu motor 100% Renault de 135 cv. Assim, o novo Zoe E-Tech entrega desempenhos ainda melhores, aumentando a funcionalidade e o prazer de dirigir, principalmente nas ultrapassagens ou em via expressa. Equipado com o motor R135, ele entrega um torque de 25 kgfm, o que permite passar de 80 a 120 km/h em apenas 7,1 segundos, um ganho de 2,2 segundos em comparação com o motor R110. Agora, ele vai de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Além disso, a velocidade máxima chega a 140 km/h. Modo B: o novo Zoe E-Tech inaugura um novo modo de condução por meio do qual o condutor quase não precisa mais utilizar o pedal do freio. Quando o modo B está ativado, a carro desacelera de forma nitidamente mais pronunciada assim que o condutor solta o pedal do acelerador. O modo B simplifica a condução, principalmente na cidade ou ao reduzir a velocidade. Tecnicamente, sua integração conta com um novo sistema de frenagem que também melhora as sensações percebidas no pedal do freio. Já o modo D continua sendo especialmente útil quando o condutor quer aproveitar a inércia do veículo, por exemplo, em via expressa. E com o e-shifter, o condutor alterna facilmente entre os modos B e D. Dispositivo eletrônico “E-Shifter”: equipado com um motor elétrico, o novo Zoe E-Tech evidentemente não tem caixa de câmbio nem embreagem, mas continua tendo uma alavanca para alternar entre os diferentes modos de condução ou engrenar a marcha a ré. A alavanca mecânica deu lugar a um dispositivo eletrônico batizado de “e-shifter”. Simples toques no pomo da alavanca são suficientes para enviar as instruções ao controlador do grupo motopropulsor. O modo de condução selecionado fica claramente visível no console central, assim como na tela de 10 polegadas do condutor. Assim como acontece com o freio de estacionamento automático, o novo Zoe E-Tech aumenta a experiência 100% elétrica em todas as funções úteis ao condutor. Mudança automática dos faróis: o carro alterna automaticamente de farol alto para farol baixo quando é detectado que um veículo está se aproximando no sentido inverso. Alerta de ponto cego: esta função alerta o condutor quando um veículo ou obstáculo se encontra na zona de ponto cego do novo Zoe E-Tech. Assistência automática em rampa (Auto-Hold): a função Auto-Hold permite manter o veículo parado quando o condutor solta o pedal do freio, aumentando o conforto de condução principalmente em engarrafamentos. Radar de estacionamento dianteiro e traseiro: os sensores integrados na frente e na traseira do veículo detectam obstáculos durante as manobras, complementando a função da câmera de ré. Freio de estacionamento automático: com o freio de estacionamento automático, não é necessário acionar o freio de mão antes de sair do veículo ou ao dar a partida em ladeiras, aumentando a ergonomia na utilização. Outra vantagem é a ausência de alavanca, liberando espaço no console central. Renault On Demand O novo Zoe E-Tech também está disponível no Renault On Demand, o serviço de assinatura de longa duração da marca pioneiro entre veículos elétricos do mercado brasileiro. Para o plano de 36 meses e 1.000 km por mês, o valor mensal é de R$ 3.890. A contratação é 100% on-line, realizada no site www.renaultondemand.com.br, incluindo a assinatura digital do contrato e todo o acompanhamento durante o período de utilização do Renault On Demand, como conferir o status do pedido, gerenciar pagamentos e serviços contratados, consultar multas recebidas, entre outros. O cliente também pode realizar a contratação na rede de concessionárias credenciada. O Renault On Demand inclui os serviços: Manutenção: revisões preventivas Gestão de documentos: todos os documentos e taxas relacionados ao veículo como IPVA e licenciamento são gerenciados pelo Renault On Demand. Seguro Auto: proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros. Assistência 24 horas: serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem, carro reserva, e outros serviços emergenciais disponíveis por meio do 0800 888 1500. O cliente pode ainda personalizar sua assinatura incluindo outros serviços. O valor adicional na mensalidade dependerá do plano escolhido: Entrega do veículo em casa. Película solar e/ou película de proteção. Seguro proteção financeira: proteção em caso de desemprego involuntário, incapacidade, morte ou invalidez, em parceria com a seguradora BNP Paribas Cardif. Ao término do plano, o cliente poderá optar pela renovação antecipada e assim, receber o novo veículo na data de devolução do antigo. Mobilize, a marca dedicada aos serviços de mobilidade e energia no Grupo Renault A Mobilize é uma das quatro unidades de negócio do Grupo Renault, lançada em janeiro. Tem como foco os clientes que desejam adotar formas de mobilidade mais sustentáveis e compartilhadas. A Mobilize responde às novas necessidades dos usuários, promovendo ecossistemas energéticos sustentáveis, de acordo com o objetivo do Grupo Renault de atingir a neutralidade de carbono e à sua ambição de desenvolver o valor da economia circular. A Mobilize oferece serviços de mobilidade, energia e dados para outras marcas e parceiros, apoiando-se nos melhores ecossistemas abertos. Parceria com a WEG e EDP A Renault homologou a WEG como fornecedora oficial de estações de recarga para veículos elétricos. O contrato, realizado através da EDP, empresa especializada em mobilidade elétrica, que será responsável pelas vistorias e instalações dos equipamentos, prevê o fornecimento de Estações de Recargas e acessórios para os principais showroons das concessionárias Renault, frotistas e consumidores finais. Desenvolvida e fabricada no Brasil especialmente para atender as necessidades de potência, conectividade, velocidade de recarga e segurança para veículos elétricos, a nova geração de Estações de Recarga da WEG, possui design moderno e é inteligente, possibilitando a conexão à internet e a plataformas de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada usuário. Além disso, permite o controle de acesso via cartões de proximidade (tags RFID) ou aplicativos de celular. Os carregadores indicados para o novo Zoe E-Tech são os Wallbox de 7,4 kW e 22 kW em corrente alternada (AC) indicados para uso residencial e comercial e os carregadores de 50kW em corrente contínua (DC), indicado para frotas, com capacidade para abastecer o veículo elétrico para uma autonomia de 100 quilômetros em média 2 horas ou em 40 minutos com os modelos residenciais e comerciais e com capacidade de se chegar a uma autonomia de 100 quilômetros em média com apenas 20 minutos. As estações de recarga da WEG recomendadas para o novo Zoe E-Tech são os Wallbox de 7,4 kW que permite uma recarga de 100km de autonomia em 2 horas e o modelo de 22 kW que recarrega 100km de autonomia em 40 minutos, ambos em corrente alternada (AC), são indicados para uso residencial e comercial. Possui ainda a opção de recarga rápida com estações de recarga de 50kW em corrente contínua (DC), indicado para frotas, onde os mesmos 100 km de autonomia são obtidos em média em apenas 20 minutos. Os clientes pessoa física poderão comprar os Wallbox, do fabricante WEG, diretamente pelo site https://edpsmart.edpcomunicacao.com.br/renault, de um modo prático e rápido e com desconto de até 7%. Os clientes pessoa jurídica serão acompanhados diretamente pela engenharia e comercial da EDP de modo a oferecer uma solução customizada a frota. As dez estações de recarga instaladas em concessionárias Renault nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná, permitem livremente o uso para usuários de veículos elétricos. Sobre a WEG Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 33 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2020 a WEG atingiu faturamento líquido de 17,5 bilhões, destes 56 proveniente das vendas realizadas fora do Brasil. Sobre a EDP Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Sobre a Renault Marca histórica de mobilidade e pioneira em veículos elétricos na Europa, a Renault sempre desenvolveu veículos inovadores. Com o plano estratégico “Renaulution”, a marca iniciou uma ambiciosa transformação para a geração de valor, buscando uma gama de produtos ainda mais competitiva, balanceada e eletrificada. Sua ambição é incorporar modernidade e inovação em tecnologia, energia e serviços de mobilidade na indústria automotiva e além.
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A Renault do Brasil conquistou a certificação Great Place to Work (Melhores Empresas para Trabalhar), concedida pela consultoria global GPTW a partir da aplicação de pesquisa de clima organizacional, que analisa, através da percepção dos colaboradores, o nível de satisfação em relação ao ambiente de trabalho. Para obter a certificação é necessário alcançar a adesão mínima de respondentes e 70% ou mais de satisfação na pesquisa on-line aplicada com colaboradores. O Great Place to Work é uma consultoria global, presente em 109 países, que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. No Brasil o GPTW atua há mais de 20 anos. “As pessoas são o nosso maior patrimônio. Esta certificação é motivo de muito orgulho, especialmente porque a avaliação dá voz aos colaboradores, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. A Renault investe continuamente na melhoria de suas práticas de gestão. Este reconhecimento se soma aos nove anos consecutivos como uma das melhores empresas para se trabalhar no país pelo Guia Exame - VOCÊ S/A. Renault do Brasil Produzindo no Brasil há mais de 22 anos, a Renault conta com cerca de 6.400 colaboradores diretos e gera aproximadamente 25 mil empregos indiretos. A Renault está localizada em São José dos Pinhais (PR), onde fica o Complexo Ayrton Senna, que reúne as quatro fábricas da marca no Brasil: a de automóveis (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA). O Complexo Ayrton Senna está localizado em um espaço de 2,5 milhões de m², sendo que 60% dessa área são de mata preservada. O Complexo Ayrton Senna também conta com cerca de 800 colaboradores nas áreas de Engenharia. Instalado em 2007, o centro de tecnologia Renault Tecnologia Américas (RTA) tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.
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A Renault, por meio do Instituto Renault, realizou ontem (25) a entrega de um Duster 2021 zero-quilômetro para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). O veículo será utilizado para captar recursos que refletirão em atendimentos a pessoas de todas as idades com deficiências físicas e necessidades ortopédicas. A doação havia sido anunciada em novembro passado pelo vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, durante a Campanha AACD Teleton 2020. A entrega aconteceu na sede da AACD em São Paulo e contou com a presença do presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault, Ricardo Gondo, do presidente voluntário do Conselho de Administração da AACD, Carlos Scripilliti, e do CEO da AACD, Valdesir Galvan. “É uma grande satisfação contribuir novamente com a AACD, num projeto que auxilia na inclusão de jovens e adultos com deficiência. Que este veículo possa contribuir para transformar ainda mais vidas”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault. “Temos a satisfação de celebrar uma década de parceria com a Renault, empresa que sempre esteve ao nosso lado e demonstra compromisso com a causa da pessoa com deficiência. Em nome dos milhares de pacientes, funcionários e voluntários da AACD, agradeço por estarem efetivamente nos ajudando a transformar vidas”, diz Carlos Scripilliti., presidente voluntário do Conselho de Administração da AACD A parceria entre a Renault e a AACD teve início em 2011. Este é o nono veículo doado pela marca à instituição. Sobre a AACD Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, oito unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Em 2019 realizou mais de 880 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios, entregou 61 mil produtos ortopédicos e fez cerca de 7.500 cirurgias ortopédicas. Conta ainda com o Lar Escola SF, a área de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte, que contribui, por meio da prática esportiva, para a inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: aacd.org.br Sobre o Instituto Renault Fundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 755 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas: Negócios Sociais e Desafio Twizy. No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.
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- Serão cinco novidades até o primeiro semestre de 2022, incluindo a renovação de veículos da gama atual e um motor turbo. - Além disso, serão lançados dois veículos elétricos no mesmo período. - O anúncio reafirma a importância do mercado brasileiro para o Grupo Renault. A Renault do Brasil anuncia investimentos de R$ 1,1 bilhão no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, voltados para a renovação de veículos da gama atual e um motor turbo. Serão cinco novidades até a metade de 2022. O anúncio foi feito em Curitiba, no Palácio do Governo, com a presença do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo. Também serão lançados dois veículos elétricos no mesmo período. “Mesmo num cenário de muitos desafios, fico feliz em poder anunciar que seguimos investindo na atualização dos nossos produtos no Brasil”, destaca Ricardo Gondo. Para a Renault o ano de 2020 foi marcado pelos impactos da pandemia, mas trouxe também algumas boas notícias. Em março, o Duster foi completamente renovado, com importantes evoluções no interior e exterior do veículo. A Renault conquistou 19 reconhecimentos por parte do mercado, como por exemplo, o Fórum Econômico Mundial reconheceu o Complexo Ayrton Senna (CAS) pelas inovações relativas à indústria 4.0. O CAS é a primeira planta industrial da América Latina a receber este reconhecimento. Além disso, a montadora também recebeu diversos prêmios de produto e pós-venda. Outro importante acontecimento foi a aprovação do acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba (SMC) e os colaboradores, o que trouxe previsibilidade e flexibilidade, fundamentais para a aprovação deste ciclo de investimentos. O acordo tem duração de quatro anos (2020-2024). “O mercado brasileiro continua sendo estratégico para o Grupo Renault. A aprovação de um novo ciclo de investimentos para futuros projetos depende da melhoria da competitividade. Fatores como a complexidade e alta carga tributária, os altos custos logísticos e de fabricação comprometem a competitividade para fabricar no país”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, SVP para a América Latina. A Renault do Brasil tem uma gama completa no país. Mantiveram sua liderança nos respectivos segmentos: Kwid, há três anos consecutivos, e Master há sete anos consecutivos. Complementam essa gama de sucesso Sandero, Logan, Stepway, que foram renovados em 2019, Duster completamente renovado em 2020, além do Captur e da Oroch. A montadora é líder na venda de veículos 100% elétricos no Brasil. Desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade com os modelos: Zoe, Twizy e Kangoo Z.E. São cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, como Beep Beep, administração da ilha de Fernando de Noronha, Porto Seguro, CPFL e Itaipu, entre outros. Além disso, o Zoe é comercializado ao cliente final desde 2018. Ao todo já são mais de 300 veículos elétricos Renault em circulação no país. A marca segue com a aplicação do plano estratégico mundial Renaulution, que prevê a mudança da estratégia do Grupo Renault de volumes para valor. Renault do Brasil Produzindo no Brasil há mais de 22 anos, a Renault conta com cerca de 6.400 colaboradores diretos e gera aproximadamente 25 mil empregos indiretos. A Renault está localizada em São José dos Pinhais (PR), onde fica o Complexo Ayrton Senna, que reúne as quatro fábricas da marca no Brasil: a de automóveis (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA). O Complexo Ayrton Senna está localizado em um espaço de 2,5 milhões de m², sendo que 60% dessa área são de mata preservada. O Complexo Ayrton Senna também conta com cerca de 800 engenheiros. Instalado em 2007, o centro de tecnologia Renault Tecnologia Américas (RTA) tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. No país, a Renault também conta com o Renault Design Center São Paulo, o único estúdio de design da marca no continente americano.
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Um carro cult dos anos 70, com faróis que parecem estar piscando... É isso mesmo, estamos falando do R5! Aquele olhar malicioso faz parte do nosso patrimônio e o protótipo Renault 5 – revelado em janeiro deste ano – não pode negar suas origens. Nicolas Jardin, designer externo do protótipo, nos conta como deu uma reinterpretação moderna ao famoso olhar do Renault 5 original. Ah, o R5! Todo mundo conhecia aquele olhar esperto e rebelde, que se tornou rapidamente um cult, assim como o próprio carro. Em 1972, quando ele foi lançado, a Renault personificou este olhar em Les aventures de Supercar, o célebre desenho animado publicitário. Também era possível vê-lo nas ruas, graças à promoção “Assuma o volante”, realizada na época. Com belos olhos adesivos colados nos faróis, o Renault 5 saía em busca dos franceses. E é este olhar emblemático e de cumplicidade que Nicolas Jardin quis reproduzir no Renault 5 Prototype, ao mesmo tempo em que o propulsionou para o futuro. De um olhar cult à reinterpretação Revelado em 14 de janeiro deste ano, o Renault 5 Prototype – que prefigura um futuro modelo elétrico inspirado no legado do R5, já fez gastar muita tinta. É preciso dizer que seus designers reinterpretaram com maestria o estilo original da versão de 1972. Sem cair na onda retrô, o protótipo exibe o DNA tão característico de seu predecessor tão cult. No Technocentre, o centro de tecnologia onde são desenvolvidos os conceitos e modelos do Grupo Renault, Nicolas Jardin revela como aconteceu a gênese do projeto: “O trabalho realizado para este protótipo não seguiu um tema livre. Era preciso reinterpretar o R5 e projetá-lo no futuro, para fazer dele um objeto moderno”. Para redesenhar os faróis maliciosos e as lanternas de rodagem diurna, “começamos pelas linhas, ângulos e raios dos elementos da frente da carroceria do R5 original. Depois de vários croquis feitos, os faróis ficaram totalmente diferentes, tanto em termos de proporções como de design”. Bastante trabalhada e esculpida, a versão final remete a olhos risonhos, que parecendo estar dando uma leve piscada. Já os faróis de rodagem diurna, com formato retangular na parte inferior, lembram os faróis de neblina adicionais da época e são integrados a um para-choque na cor da carroceria, assim como no modelo original. “O tratamento cristal e tridimensional, um recorte absolutamente preciso, remetem ao corte a laser e ao universo da aerodinâmica e da aeronáutica”. Tecnologia a serviço da expressividade Para reinventar o olhar icônico do R5, recorreu-se a processos extremamente modernos, principalmente a tecnologia matricial das lâmpadas de LED, que permite integrar movimentos por meio da programação de animações, que dão vida aos faróis. A técnica fica mais evidente na sequência de boas vindas. O novo logo do carro se ilumina e dispara uma animação, que se estende pela grade frontal. Depois, os faróis ganham vida como se o carro estivesse piscando os olhos. É impossível não perceber essa piscada de olhos! “Graças à tecnologia matricial e às animações da sequência de boas vindas, conseguimos recriar a expressividade e o olhar travesso do modelo original”. Seja no design ou na tecnologia, os faróis do Renault 5 Prototype não têm quase nada em comum com os do R5 de antigamente – pelo menos no papel. Mas seu olhar característico é pra lá de evidente. Missão cumprida! “Para ser um digno herdeiro do R5, era preciso que o carro fosse expressivo e cheio de vida. Conseguimos realizar essa proeza com este protótipo, que é um verdadeiro objeto de design moderno, que personifica a alegria de viver ao estilo da Renault”, conclui Nicolas Jardin.
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A Renault do Brasil foi premiada pelo segundo consecutivo como a melhor empresa no setor de Veículos e Autopeças no Prêmio Estadão Empresas Mais, promovido pelo Estadão em parceria com a Austin Rating e a FIA (Fundação Instituto de Administração). “O prêmio comprova a qualidade das nossas práticas de gestão, resultado que só é possível atingir com um time engajado. Seguimos nesse trabalho diário e em time para oferecer produtos e serviços de qualidade aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, a melhora contínua da competitividade da nossa empresa” diz Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. O Prêmio Estadão Empresas Mais 2020 analisou os balanços de 3.150 empresas, no período de 2016 a 2019. Dessa lista, saiu uma lista de 1.500 empresas que foi submetida à metodologia do Coeficiente de Impacto Estadão. E dali derivaram os rankings por setor, região, grupos, melhor empresa, alto desempenho e altíssimo impacto. Sobre a Renault do BrasilCom mais de 20 anos de produção no Brasil, a Renault do Brasil tem atualmente 6.500 colaboradores diretos e gera cerca de 25 mil empregos indiretos. Localizada em São José dos Pinhais (PR), onde fica o Complexo Ayrton Senna, que reúne as quatro fábricas da marca no Brasil: automóveis (onde são produzidos Kwid, Sandero, Logan, Stepway, Duster e Captur), comerciais leves (que produz a picape Duster Oroch e Master), motores (1.0 SCe e 1.6 SCe) e a unidade de injeção de alumínio, inaugurada em 2018, responsável pela produção dos blocos e cabeçotes do motor 1.6 SCe. O Complexo Ayrton Senna está localizado em um espaço de 2,5 milhões de m², sendo que 60% dessa área são de mata preservada, onde habitam mais de 110 espécies de aves e 28 mamíferos. Todas as fábricas são certificadas com a ISO 14.001 de Meio Ambiente e, desde dezembro de 2015, com a ISO 26000 referente à responsabilidade social. No Complexo Ayrton Senna fica também o Renault Tecnologia Américas (RTA), que tem cerca de 1.000 engenheiros. Instalado em 2007, este centro de tecnologia tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.Em São Paulo está localizado Renault Design Center São Paulo, o primeiro e único estúdio de design da marca no continente americano, que colocou o Brasil no seleto grupo de países escolhidos pela Renault para a abrigarem seus centros de criação nesta área.
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Com o Renault eWays, evento inédito dedicado à mobilidade elétrica de hoje e de amanhã, o Grupo Renault assume um compromisso com o carbono neutro até 2050 na Europa, revelando dois novos veículos elétricos: Renault Mégane eVision: um hatchback compacto e dinâmico, para uma nova geração de veículos elétricos Dacia Spring Electric: a nova revolução da Dacia, com o carro elétrico mais acessível da Europa Há dez anos, a Renault introduzia o primeiro Zoe nas ruas. Hoje, 350 mil veículos elétricos Renault estão rodando no mundo, com oito modelos diferentes. Além da sua linha de modelos elétricos, o Grupo oferece uma gama completa de versões híbridas e híbridas plug-in recarregáveis nos modelos Clio, Captur,novo Mégane e novo Mégane Estate, com sua tecnologia E-TECH Hybrid e Plug-in Hybrid, agora disponível no novo Renault Arkana.Hoje a empresa está dando um passo além, assumindo o compromisso de alcançar um impacto zero de CO2 até 2050 na Europa. Até 2030, a Renault visa a reduzir suas emissões de CO2 em 50% em comparação com 2010.Até 2022, todos os novos modelos comercializados contarão com uma versão elétrica ou eletrificada, em um mercado que, daqui a 5 anos, terá 50% dos veículos vendidos movidos a propulsão elétrica ou híbrida.Durante o evento Renault eWays, de 15 a 27 de outubro, o Grupo está compartilhando sua visão da transição para a mobilidade zero emissão, por meio de seus novos produtos, tecnologias e lives apresentadas na plataforma digital disponível no endereço:https://easyelectriclife.groupe.renault.com/fr/eways/É um novo marco para o Grupo Renault, que se posiciona como um dos grandes players de hoje e nos próximos anos para a mobilidade sustentável e seu ecossistema. Renault Mégane eVision, um novo hatch compacto elétricoA Renault apresentou o show car Mégane eVision, reinventando o segmento de hatchs compactos ao associar ao modelo referências do mundo dos cupês e dos SUVs. Este show car com estilo inovador e 100% elétrico se beneficia da novíssima plataforma CMF-EV, dedicada aos modelos elétricos. Esta vantagem permite que ele se liberte das dimensões e referências tradicionalmente associadas ao segmento, apresentando novas linhas e novas proporções. O resultado é um hatch com dimensões externas comedidas, mas com um conforto interno de nível recorde.Há quase 10 anos, a Renault soube aproveitar a mudança para a mobilidade elétrica. Hoje, esta expertise permite lançar uma novíssima geração de modelos elétricos, simbolizada pelo Mégane eVision. 25 anos após o seu lançamento, uma nova página se abre a partir de agora para o Mégane. Dacia Spring Electric, a nova r-EV-olução da DaciaA Dacia apresenta um moderno compacto urbano, que será comercializado a partir de 2021: o Dacia Spring Electric. Após o Logan e o Duster, o Dacia Spring se prepara para revolucionar o mercado, tornando a mobilidade elétrica acessível a todos. Seja para o transporte individual, compartilhado ou profissional, o Spring oferece uma solução simples, confiável e acessível.Com um visual disruptivo de SUV, ele apresenta verdadeiros quatro lugares, um conforto interno de nível recorde, motorização elétrica simples e confiável e uma autonomia que oferece segurança. Leve e compacto, o Spring Electric pode rodar 225 km em ciclo misto WLTP e 295 km no ciclo urbano WLTP, garantindo uma grande versatilidade tanto em uso urbano como periurbano. Três novos modelos híbridos para uma gama Renault E-TECH ainda maiorA Renault está ampliando sua gama híbrida, com a chegada de três novos veículos equipados com esta tecnologia inédita. O novo Arkana E-TECH Hybrid, o Captur E-TECH Hybrid e o novo Mégane Hatch E-TECH Plug-in Hybrid serão comercializados na Europa no primeiro semestre de 2021.Pioneira e líder em veículos elétricos há mais de 10 anos e contando com sua experiência na Fórmula 1, a expertise adquirida pela Renault permite que hoje ela ofereça motorizações híbridas dinâmicas e eficientes, em uma gama ainda mais completa de veículos que se encaixa no coração do mercado automotivo.A introdução da micro-hibridação de 12V no novo Arkana e no Captur complementa a oferta de motorizações, oferecendo todos os níveis de eletrificação possíveis para responder a todas as necessidades, por um preço acessível.
Leia maisRENAULT APOIA O UMA, MAIOR MOVIMENTO PARA O EMPODERAMENTO DAS MULHERES
A Renault do Brasil anunciou o apoio ao Movimento UMA, uma iniciativa voluntária que conta com grupos, organizações, empresas e entidades que apoiam causas relacionadas à mulher. “A diversidade contribui positivamente para os negócios, cria um ambiente que gera criatividade e inovação. E na Renault nós atuamos no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa, tornando as mulheres cada dia mais protagonistas de suas carreiras por meio do Grupo Women@Renault, que irá completar 10 anos no mês de novembro”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. A ação é resultado de uma co-criação com várias líderes de grupos das mulheres e comandada pelo MEX Brasil – Espaço Mulheres Executivas – e Grupo Mulheres do Brasil, que tem por objetivo impactar pelo menos 1 milhão de pessoas, ao longo do mês de outubro. A proposta, inédita no Brasil, conta com a participação ativa de grupos, entidades, organizações e empresas que desejam atuar no empoderamento feminino e trazer o tema para a agenda da sociedade. O nome do movimento traduz seu propósito: a união do público feminino para lutar por diversas causas inerentes à mulher, a soma de todos os desejos em UMA única voz. O Movimento UMA surge na esteira de outro movimento, que já ganhou os holofotes no mundo todo: o Outubro Rosa. A preocupação com o câncer de mama, que mais acomete as mulheres no país – exceto os tumores de pele não melanoma – é também o que mais tira vidas. Os dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional do Câncer) são de 2018 e apontam que mais de 17.500 mulheres morreram em virtude do câncer de mama.“A pandemia enfatizou ainda mais a desigualdades de gêneros não apenas no Brasil, mas no mundo todo. É consenso comum que as mulheres estão sendo mais impactadas com o desemprego. Além disso, a maioria que se mantém ativa no mercado de trabalho está em regime de home office, acumulando tarefas domésticas e cuidados com outros membros da família, o que eleva a carga de estresse”, diz Regina Arns, idealizadora do Movimento UMA.Programação UMAOs eventos serão conduzidos por nomes locais e personalidades do cenário nacional. A programação começa no dia 6 de outubro. As iniciativas, por conta da pandemia que ainda restringe o convívio social, serão totalmente on-line, com agenda divulgada previamente nas redes sociais do Movimento UMA e no site: www.movimentouma.com.br. Diversidade e inclusão na Renault do BrasilDesde 2010, a Renault conta com o grupo Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, e pautado pela equidade de gênero. Por meio desse grupo, a Renault atua no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa, tornando as mulheres cada dia mais protagonistas de suas carreiras. “Desde 2010, aumentamos em 64% o número de mulheres na companhia. Para que esse número possa continuar crescendo, temos ações alinhadas aos 7 princípios de empoderamento feminino, os WEPs, e trabalhamos continuamente para avançar em nossas práticas de diversidade e inclusão”, completa Fernanda Stocco, gerente de Comunicação da Renault do Brasil e uma das coordenadoras do projeto Women@Renault, juntamente com Cynthia Tepedino, gerente de Supply Chain, Regina Souza, gerente de Desenvolvimento da rede e Tatiane Mesquita, supervisora de Recursos Humanos. Além de patrocinar e participar de vários fóruns e eventos de promoção da equidade de gênero, a Renault do Brasil é signatária da campanha mundial “He for She” (“Ele por Ela”), também promovida pela ONU, de engajamento na promoção dos direitos das mulheres. O Instituto Renault também é responsável por práticas que refletem a política inclusiva da empresa. Um exemplo é o projeto de apoio à Associação Borda Viva, que tem como um dos seus objetivos a capacitação e para a geração de renda das mulheres na comunidade de Borda do Campo, região de baixa renda de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault. Como resultado, a montadora já recebeu três reconhecimentos WEPS (Women’s Empowerment Principles) concedido pela da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, sendo duas vezes categoria Ouro.
Leia maisPÓDIO PARA A RENAULT DP WORLD F1 TEAM E DANIEL RICCIARDO
A Renault DP World F1 Team conquistou seu primeiro pódio no Campeonato Mundial da FIA de Fórmula 1 desde seu retorno à categoria em 2016, ao final de um Grande Prêmio de Eifel emocionante em Nürburgring. Com o incrível terceiro lugar de Daniel Ricciardo na chegada, a escuderia voltou a subir ao pódio após dez anos de ausência. Tendo largado em sexto no grid, Daniel conquistou três posições para chegar ao terceiro degrau do pódio, conseguindo abrir uma vantagem de 1’’4 após uma luta intensa ao volante do seu Renault R.S.20. O Grande Prêmio da Bélgica de 2010 foi última vez em que a equipe havia subido no pódio, com o terceiro lugar de Robert Kubica em Spa-Francorchamps. Este resultado é fruto do belíssimo esforço coletivo realizado pelo time dos boxes, a fábrica e a oficina, sem esquecer a impressionante atuação do australiano, que teve que batalhar e fazer de tudo para preservar seus pneus durante as sessenta voltas da corrida em condições traiçoeiras, com muito frio. Após ter subido uma posição na largada, Daniel se mostrou paciente antes de roubar o quarto lugar de Charles Leclerc, passando por fora na segunda curva. Após a parada de Valtteri Bottas, Daniel ocupou a terceira posição por um breve momento, antes de colocar pneus médios sob a intervenção do carro de segurança virtual na volta de número dezesseis. Como seus adversários diretos ficaram na pista durante a rápida neutralização, Daniel tinha a missão de gerenciar seus pneus médios até a chegada. Mas como fez sua parada mais tarde, Sergio Perez estava com pneus muito mais frescos. Daniel teve que ficar firme até que uma intervenção do carro de segurança no fim da corrida ofereceu uma oportunidade para colocar pneus macios e ter um final mais tranquilo. Apesar da pressão de Sergio Perez quando a prova foi reiniciada, Daniel se manteve firme e abriu uma vantagem de pouco mais de um segundo ao cruzar a bandeira quadriculada. Seu companheiro de equipe Esteban Ocon foi obrigado a abandonar na vigésima terceira volta devido a um problema hidráulico, quando estava solidamente em condições de acumular pontos. Após uma largada difícil, o francês conseguiu acelerar, consolidando seu lugar na primeira metade do pelotão até que teve que abandonar. Daniel Ricciardo – Largada: 6º – Chegada: 3º:“Sensacional! É como se eu tivesse subido no pódio pela primeira vez. Estas emoções que sentimos quando saímos do carro, quando abraçamos a equipe, os tapinhas dos mecânicos no capacete… É simplesmente incrível e estou muito feliz por termos conseguido! É claro, este é o meu primeiro pódio com a Renault e era isso que eu queria desde que comecei minha aventura com a equipe. Também fazia dois anos e meio que eu não participava desta coletiva de imprensa, portanto já fazia algum tempo para mim. Tive a impressão de que este resultado estava se aproximando após nossas performances nas últimas corridas, por isso estou realmente feliz por ter conseguido isso. A corrida foi bastante disputada e houve algumas conversas sobre a oportunidade de fazer uma segunda parada ou não, mas conseguimos tirar proveito da nossa posição na pista. O carro de segurança nos deu uma vantagem, tomamos esta decisão e no final das contas fizemos a escolha certa. Que dia!” Esteban Ocon – Largada: 7º – Abandono:“Este é um resultado fantástico para a escuderia hoje e quero parabenizar o Daniel e toda a equipe por este incrível pódio. Isso é muito bom para o Campeonato de Construtores – e isso é o mais importante – e demonstra também os progressos da equipe nesta temporada. Estava tudo bem em geral do meu lado e certamente tínhamos condições de chegar entre os cinco primeiros. Não fiz a melhor largada, mas gerenciei muito bem os meus pneus na primeira parte. Resumindo, perdi a direção, os freios e as marchas. Foi um problema hidráulico, que teremos que investigar. É uma pena, mas vamos voltar mais fortes e já estamos ansiosos pela próxima corrida.” Cyril Abiteboul, diretor da equipe:“Esta é uma sensação maravilhosa e gostaria de compartilhar a emoção que vivenciamos na pista com cada membro da equipe. Foi um longo e árduo caminho até chegarmos aqui e transpor esta importante etapa. Partimos em busca deste pódio. Já sabíamos há algum tempo que ele estava se aproximando. Tivemos o potencial para chegar lá e as circunstâncias jogaram a nosso favor hoje. Mesmo tendo sido preciso acontecer este tipo de coisa para termos conseguido, sabemos que temos não apenas um carro polivalente, mas também uma equipe para aproveitar oportunidades como esta. O Daniel fez uma corrida incrível e merece muito isso. Agora teremos que falar novamente sobre a nossa aposta! Nosso resultado teria sido melhor se não tivéssemos cruzado a linha de chegada com apenas um carro. O Esteban estava fazendo uma boa corrida até que apareceu um problema hidráulico, que nos obrigou a abandonar. Se não fosse isso, teríamos marcado muitos pontos, por isso a confiabilidade será essencial até a final do campeonato, em Abu Dhabi. Mas, por enquanto, vamos comemorar e aproveitar este momento importante nas vidas de toda a equipe!”
Leia maisRENAULT MASTER É ELEITO “CAMPEÃO DE REVENDA – FROTA & CIA 2020"
O Renault Master foi eleito o “Campeão de Revenda – Frota&Cia 2020” por ter registrado a menor depreciação de preço no período de três anos, com base nas informações da tabela Fipe, processadas pelo FrotaDataBank, braço estatístico da SFCom. Na versão chassi cabine, a depreciação foi de -5,22% e na versão furgão de -9,4%.“O foco deste ano tem sido o fortalecimento da liderança da Master no seu segmento através da consolidação da estratégia de fidelização juntamente com o Banco RCI. Variedade nas opções de financiamento e soluções pós-venda, como pacotes de revisão e manutenção adaptados ao perfil do cliente profissional”, explica Alex Dias, diretor de Vendas a Empresas da Renault do Brasil. Sobre o MasterLíder de mercado no Brasil há seis anos consecutivos, o Renault Master reúne atributos como potência, robustez e conforto ao dirigir similar ao de um veículo de passeio. O veículo se destaca também pelo design marcante e conta com corrente de distribuição que dura por toda a sua vida útil, sem necessidade de troca. Versátil, a linha oferece furgões com capacidade de carga de até 1.593Kg. O Renault Master conta com 10 versões de carroceria e mais de 60 configurações para atender qualquer tipo de necessidade.Além disso, a Renault possui concessionárias que levam a bandeira Renault PRO+, especializadas no atendimento ao frotista. Nessas lojas, o cliente profissional pode encontrar sempre uma oferta completa para o seu negócio, como planos de manutenção e financiamento especial. Além de receber um atendimento especializado no momento da compra e possuir prioridade nas oficinas, o que é fundamental para quem utiliza o veículo para trabalho.
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