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Mundo Renault

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18/ 11

Grupo Renault e parceiros desenvolvem tecido a partir de materiais reciclados

O Grupo Renault está utilizando um novo tipo de tecido criado a partir de materiais reciclados para servir de base no acabamento interno do novo Zoe. O projeto, iniciado em 2015, agora resulta na utilização do novo tecido em uma área total de 8 m2 por veículo, usado na fabricação de capas de assentos, parte do revestimento do painel, no suporte da alavanca de câmbio e nas portas. O produto atende a requisitos como o de resistência aos raios UV e de durabilidade.O material foi desenvolvido em parceria com a Les Filatures du Parc, uma empresa francesa especializada em fios cardados, a Adient Fabrics, fornecedora de assentos automotivos, e contou com o apoio das regiões de Ademe e Occitânia, na França, historicamente especializadas na indústria têxtil, de vestuário e de couro.No processo, a Renault Environment, subsidiária do Grupo Renault criada em 2008 e dedicada à economia circular, coleta materiais destinados a reciclagem ou segunda vida, tais como fragmentos de cintos de segurança e sucatas oriundas da fabricação de tecidos virgens para o setor automotivo.Por sua vez, a Filatures du Parc é responsável pela preparação dessas matérias-primas a fim de aprimorar o comprimento das fibras por meio de sua nova linha de desfibragem industrial, adaptada à robustez dos cintos de segurança. Após cortar e triturar, as fibras têxteis são misturadas com fibras de poliéster feiras de garrafas plásticas, garantindo a coesão das fibras, antes de de passar por uma série de operações de cardagem. Derivada do termo cardo ou planta pontiaguda, a técnica tradicional de cardagem possibilita a obtenção de um novo fio de tecelagem graças a um sistema de tambores revestidos com pontas de aço muito finas girando em alta velocidade. Tal conhecimento permite, assim, sem transformação química ou térmica, desembaraçar e depois dividir, esticar, alinhar paralelamente e finalmente torcer as fibras limpas de impurezas. Este fio cardado 100% reciclado foi patenteado pelas duas empresas.Por fim, a Adient Fabrics, tecelã e fornecedora de um terço dos assentos automotivos do mundo, recebe o fio reconstituído em bobinas em sua unidade de Laroque d'Olmes (Ariège), localizada a 120 km das fiações, para tecer e produzir o tecido automotivo, estofamento e guarnição para o interior de veículos.O fornecimento e a fabricação dessa malha curta de fio cardado reciclado - sem transformação química ou térmica - reduz as emissões de CO2 associadas em mais de 60% em comparação com o tecido utilizado no ZOE e feito pelo processo de fabricação padrão.“Diante do desafio da transição energética, as indústrias têm um papel essencial a desempenhar na mudança de seus métodos de produção e na redução de seu impacto ambiental. Com o apoio de nossos parceiros, Filatures du Parc e Adient Fabrics, estamos demonstrando que é possível implementar modelos de desenvolvimento circular e competitivo focados em recursos, enquanto adquirimos uma valiosa vantagem competitiva no momento em que a disponibilidade e o custo das matérias-primas estão se tornando uma questão estratégica real. Essa abordagem contribui para o compromisso do grupo em reduzir os impactos ambientais de cada veículo ao longo de seu ciclo de vida e de reduzir sua pegada de carbono global em 25% em 2022 em comparação a 2010”, declarou em nota o diretor de estratégia e planejamento ambiental do Groupe Renault, Jean-Philippe Hermine.  

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14/ 11

GRANDE PRÊMIO DO BRASIL HEINEKEN DE FÓRMULA 1 2019

A Equipe Renault de F1 está em São Paulo para a 20ª prova do Campeonato Mundial FIA de Fórmula 1 2019, o Grande Prêmio Heineken do Brasil. São Paulo- Interlagos tem sediado o GP do Brasil todos os anos, desde 1990.- Até 1990, o GP do Brasil era realizado alternadamente em Interlagos e no Autódromo de Jacarepaguá. Localizado no Rio de Janeiro, o circuito sediou a etapa brasileira da F1 nos anos de 1978, 1981 e 1989.- O GP do Brasil foi organizado pela primeira vez em Interlagos em 1973.- Interlagos é famoso pelas mudanças de elevação. Cada volta do circuito de 4.309 km tem uma elevação de 43m. Durante a prova de 71 voltas, os pilotos sobem um total de 3.000m, o que supera a altura do ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina.- Além disso, 3.000m é a altura máxima que um helicóptero comercial comum pode voar. São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo. Os 500 helicópteros autorizados a voar na cidade chegam a fazer 700 voos por dia. Os pilotos- Nico Hülkenberg teve performances memoráveis em Interlagos durante toda sua carreira na Fórmula 1.- Em 2010, quando era novato, o piloto alemão conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1, dominando as condições de pista úmida e seca ao assumir o primeiro lugar no grid, por 1,049 s.- Em 2012, Nico liderou o Grande Prêmio do Brasil durante 30 das 70 voltas (42%), terminando em quinto.- Antes de abandonar a prova no ano passado, Nico acumulou pontos em todos os GP do Brasil de sua carreira, com um total de 37 pontos (média de 4,63 pontos por corrida).- Daniel Ricciardo exibiu algumas belas performances em ultrapassagens no Brasil. Sua melhor colocação em Interlagos foi um quarto lugar, em 2018, quando ele subiu sete colocações a partir da 11ª posição no grid. Em 2017, ele pulou da 14ª para a 6ª posição.- Já o jovem piloto da Renault Sport Academy, o brasileiro Caio Collet, pilotou um carro de F1 equipado com o motor E20 com a configuração de 2012 durante o F1 Fan Festival, no sábado passado. O jovem paulistano estará junto da equipe durante todo o fim de semana em Interlagos. Do outro lado do mundo...- A mais de 11.175 milhas de distância, os pilotos Max Fewtrell e Christian Lundgaard da Renault Sport Academy estão competindo no 66º GP de Macau, pelo Campeonato Mundial FIA de Fórmula 3.- Ambos os pilotos estão fazendo sua estreia na prova realizada nos 6,2 km do Circuito de Gaia. Max está correndo pela Hitech e Christian pela ART Grand Prix.

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13/ 11

RENAULT INAUGURA NOVO RENAULT LAB NA FAE EM CURITIBA Ambiente recebe linha de produção simulada com

A Renault inaugura um novo Renault LAB, localizado no FAE LAB, prédio de laboratórios da FAE Centro Universitário, em Curitiba. O espaço recebe uma linha de produção simulada que será utilizada para a formação de colaboradores Renault e laboratório para os cursos de graduação e pós-graduação do centro universitário. O objetivo é aproximar a indústria do ambiente acadêmico, fomentando o conhecimento e a utilização de ferramentas e boas práticas para o processo de produção.O novo LAB passa a fazer parte do ecossistema de inovação da Renault no Brasil, que já conta com: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo; Renault LAB no Sistema FIEP e na Universidade Positivo Câmpus sede – Ecoville, em Curitiba; Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.A metodologia de formação adotada no espaço é a JAT – Juste à Temps, que desenvolve competências técnicas focadas no processo produtivo. No laboratório, os profissionais e estudantes poderão aprender sobre fluxos de produção, diagnósticos de sistemas industriais, identificação de desperdícios, melhorias de processos, aumento de performance, entre outros conteúdos.“Esta parceria entre empresa e o mundo acadêmico é muito importante para nós. Tanto a aquisição de novos conhecimentos e inovações vindas da academia, quanto a atualização das necessidades do mundo industrial para o mundo acadêmico, forma uma relação ganha-ganha. A concretização desta parceria entre a FAE e a Renault nos deixa orgulhosos e confiantes”, comenta Luiz Quinalha, vice-presidente de fabricação para a Renault região América. “A FAE estabelece com o mercado e com toda comunidade acadêmica o compromisso de formar profissionais de ponta com capacidades técnicas e comportamentais excelentes. Sendo assim, aproximar nossos alunos, das Engenharias de Produção e Mecânica, de problemas reais, seja levando-os à indústria ou trazendo-a até nós, faz com que o aprendizado esteja apoiado em situações que de fato acontecem na rotina de uma grande empresa. Dar ao futuro engenheiro a chance de atuar com a manufatura enxuta promove interdisciplinaridade e traz, de fato, a realidade de mercado ao meio acadêmico, exigindo agilidade, comunicação e trabalho em equipe, entre outros skills, característicos do profissional 4.0”, pontua Everton Drohomeretski, pró-reitor acadêmico da FAE.SOBRE A FAE CENTRO UNIVERSITÁRIOA FAE Centro Universitário é reconhecida pela excelência do ensino e pela formação humanista. A instituição tem mais de 60 anos de história e conta com unidades em Curitiba, São José dos Pinhais, Blumenau e Araucária, sendo referência na formação de profissionais altamente qualificados. São oferecidos diversos cursos de graduação, incluindo a modalidade semi-presencial, pós-graduação com especializações na modalidade lato sensu e programas de MBA, além de Educação Executiva, Empresarial, EAD e Programas In Company.SOBRE O GRUPO RENAULT        Montadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.No Brasil, a Renault fabrica automóveis há mais de 20 anos. Inaugurado em 1998, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, abriga as quatro fábricas do grupo no país: a CVP (Curitiba Veículos de Passeio), a CMO (Curitiba Motores), a CVU (Curitiba Veículos Utilitários) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). No Complexo, também está localizado o RTA – Renault Tecnologia América, centro de engenharia que conta com mais de mil profissionais que ajudam a desenvolver produtos voltados ao mercado latino-americano. Ao longo de duas décadas, a marca já produziu mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores no país.

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13/ 11

PAULISTANO CAIO COLLET REALIZA SONHO DE DIRIGIR CARRO DA FÓRMULA 1 PELAS RUAS DE SÃO PAULO

A Equipe Renault de F1 participou do F1 Festival – Senna Tribute realizado em São Paulo no sábado, 9 de novembro, com a nova promessa das pistas e piloto da Renault Sport Academy, o paulistano Caio Collet, que deu um show ao volante do carro de Fórmula 1 equipado com o motor E20 da Renault.O piloto de 17 anos, que foi o campeão na Fórmula Renault Eurocup deste ano, mora a apenas alguns passos do Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde aconteceu o evento desse sábado.  Caio pilotou o carro de Fórmula 1 com a configuração do campeonato de 2012, na presença de milhares de fãs.O F1 Festival – Senna Tribute foi organizado para homenagear o tricampeão de Fórmula 1, o brasileiro Ayrton Senna, às vésperas do Grande Prêmio de Interlagos. A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Fórmula 1 que acontecerá no próximo domingo será a penúltima prova da temporada 2019.A Equipe Renault de F1 participou dos três eventos públicos organizados pela Fórmula 1 em 2019 pelo mundo. Conhecidos como Fan Festival, estes eventos levam o espetáculo das corridas da categoria para as ruas. Em abril, o chinês Guanyu Zhou pilotou um carro de F1 em Xangai e, recentemente, Daniel Ricciardo também fez uma volta de demonstração na Hollywood Boulevard, em Los Angeles. “Para mim, dirigir um carro de Fórmula 1 nas ruas da minha cidade foi como realizar um sonho. Foi muito bacana fazer esta homenagem ao Ayrton Senna em São Paulo com tantos fãs lá para curtir. Como moro perto do Ibirapuera, costumo correr e caminhar pelo parque, por isso foi muito legal pilotar uma Fórmula 1 tão perto de casa. Espero poder sentir o gostinho de pilotar uma máquina de Fórmula 1 no futuro e vou continuar dando o máximo de mim para que isso se torne realidade. Agora estou ansioso para assistir a corrida em Interlagos, no próximo fim de semana. Estarei lá com a equipe para continuar meu aprendizado sobre o que é preciso para ser um piloto de Fórmula 1, que faz parte do meu programa na Renault Sport Academy”, explicou o piloto Caio Collet. “Para nós na Renault do Brasil, foi um grande privilégio poder participar deste evento, para levar a Fórmula 1 mais perto do que nunca para os fãs brasileiros apaixonados pela categoria. O clima ficou ainda mais especial e animado com a presença maciça dos fãs, que vieram conferir o evento no Parque Ibirapuera. Também foi um grande orgulho para nós podermos contar com a participação do paulistano Caio Collet, que fez a volta de demonstração no carro de Fórmula 1. O futuro do automobilismo esportivo promete ser brilhante para o Brasil, principalmente com a chegada do Caio à Renault e, por isso, estamos ansiosos pelo seu futuro e torcendo por ele”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.“Além da volta de demonstração do Caio ao volante de um carro de F1, a Renault também contribuiu para o evento com outras ações. Tivemos o prazer de ter o Sandero R.S. como carro oficial de corrida durante o Fan Festival, pilotado pelo ator, Bruno Gagliasso. Além de ser uma forma incrível de preparar os fãs para o ponto alto do evento, que aconteceu à tarde, esta iniciativa da F1 permitiu tirar proveito da paixão intrínseca dos brasileiros pelo automobilismo esportivo. Espero que esta seja apenas a primeira de uma série de demonstrações da F1 em cidades brasileiras”, explicou Gondo. 

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06/ 11

RENAULT SEGUE CRESCENDO E REGISTRA 8,9% DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO EM 2019

 A Renault registrou 8,9% de participação de mercado no Brasil de janeiro a outubro de 2019, um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado. Com 194.060 unidades emplacadas no acumulado do ano, a Renault segue crescendo acima do mercado brasileiro. Enquanto a marca cresceu 11,6% em comparação com o mesmo período de 2018, o mercado cresceu 7,3% O SUV compacto Kwid, líder do segmento de entrada com 6.066 unidades emplacadas, e o Master, também líder na sua categoria com 48% de participação no segmento e 729 unidades vendidas, continuam entre os destaques da marca.

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31/ 10

RENAULT CONQUISTA CINCO PRÊMIOS NO EFFIE AWARDS 2019

A campanha “Caverna do Dragão: O Retorno”, criada para o Renault Kwid Outsider, foi a grande vencedora na 12ª edição do Effie Awards Brasil com o Grand Effie, que reconhece a campanha mais efetiva entre todas as categorias concorrentes. O case, criado pela DPZ&T, conquistou ainda outros três troféus em diferentes categorias: Ouro em Lançamentos e Prata em Veículos e Branded Content. A Renault também foi a ganhadora na categoria Anunciante do Ano. A cerimônia de premiação aconteceu ontem em São Paulo. “Nossa intenção com a campanha “Caverna do Dragão: O Retorno” foi buscar algo criativo, que saísse do lugar comum. E ganhar esse prêmio é muito importante para a Renault porque o Effie Awards avalia a efetividade de campanha, ou seja, as estratégias de marketing e comunicação que geram resultados reais para uma marca”, diz Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil. No total, o Effie Brasil 2019, promovido por Meio & Mensagem, entregou 37 troféus para 29 cases. No total, os 162 participantes do júri se dividiram em grupos de oito profissionais para avaliar cada projeto inscrito em quatro critérios: estratégia, execução, resultado e criatividade.       

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28/ 10

COLABORADORES RENAULT PROMOVEM ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS EM PROL DA COMUNIDADE DA BORDA DO CAMPO

-  Por meio de um crowdfunding dos colabores Renault, 55 crianças da comunidade foram presenteadas com bicicletas - Renault Tecnologia América (RTA) promoveu festival de rock e doou a renda para a Associação Borda Viva  Na última semana, duas ações coordenadas pelo Instituto Renault envolveram os colaboradores do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. O “Rock In RTA”, festival de bandas de rock, arrecadou recursos que foram revertidos para a compra de máquinas para a Casa da Costura, da Associação Borda Viva, organização que realiza projetos sociais para o desenvolvimento da comunidade. Em outra ação, 55 crianças apoiadas pela associação receberam bicicletas que foram doadas a partir de um financiamento coletivo realizado pelos colaboradores.Rock In RTAO Rock in RTA foi idealizado há aproximadamente quatro meses pela engenheira de produto da Renault, Marina Marques. O projeto nasceu do desejo de arrecadar fundos e transmitir solidariedade de uma maneira menos usual, e a ideia inicial era realizar um pequeno encontro de bandas com food-trucks e muita música. Mas após a divulgação para chamada das bandas, 10 grupos demonstraram interesse em participar. Com isso, o evento cresceu e tomou proporções bem maiores que o imaginado. “O número de inscritos foi bem maior do que imaginamos, por isso fomos forçados a procurar um lugar mais poderoso, e fizemos uma parceria com o Tork 'n Roll, uma casa de shows de rock em Curitiba. No final, tivemos a participação de 10 bandas em nosso show, todos amadores e cheios de desejo de fazer o bem com o que mais amamos: música”, comentou Marina.O festival contou com a participação de dez bandas formadas por pelo menos um colaborador Renault. A ação foi desenvolvida pelos colaboradores do RTA (Renault Tecnologia América), área de engenharia da Renault do Brasil, e contou com a parceria do Instituto Renault.       Gratuito e aberto ao público, o festival arrecadou valores que foram revertidos para a compra de duas novas máquinas de costura para aumentar a capacidade da produção da Casa da Costura, local que abriga o projeto realizado pela Associação Borda Viva e apoiado pelo Instituto Renault com o objetivo de gerar renda para mulheres da comunidade.“Agradeço de coração pela doação e tudo o que vocês fazem por nós, sempre nos apoiando e dando auxílio para que tudo aconteça. Somos muito gratas ao Instituto Renault” disse Ana Buzin Fragoso, costureira que atua na Casa da Costura. Entrega de bicicletas para crianças da Associação Borda VivaNo mês de abril, durante o Encontro de Gestores, evento interno realizado com gestores da empresa, os participantes integraram uma atividade de teambuilding, em que montaram 35 bicicletas que foram entregues para crianças apoiadas pela Associação Borda Viva que, entre outras atividades, oferece refeições gratuitas todos os dias para 90 crianças da comunidade.A ação foi lançada como uma proposta dos próprios gestores para contemplar as crianças atendidas pelo projeto que não haviam ganhado as bicicletas. Os colaboradores da Renault realizaram doações voluntárias através de um crowdfunding, modalidade de financiamento coletivo. O valor total foi arrecadado, tornando possível presentear outras 55 crianças da comunidade. A entrega das bicicletas aconteceu na sede da Associação.“Fazer uma criança feliz não tem preço. Agora eles vêm almoçar e vão para a escola todos os dias com as bicicletas. Essas crianças precisam de gestos como esses, porque não estão acostumados a receber presentes assim. Ganhar uma bicicleta para eles é como um conto de fadas. Nós da Associação ficamos muito gratos pelo olhar da Renault para com a nossa comunidade. Gratidão é a palavra, muito obrigada!”, afirma Rose Fatima Santos, presidente da Associação Borda Viva.“Não tenho palavras para agradecer o que vocês fizeram por nós, achei que eu não ia ganhar nada de dia das crianças, e eu ganhei uma bicicleta linda, muito obrigada Borda Viva e Renault”, comentou Yasmim Vitória de Oliveira, de 9 anos.“Muito obrigada pessoal da Renault pelas doações, vocês fizeram o nosso dia das crianças muito mais feliz”, completou Gabriela Corcova Paiva, de 9 anos.Sobre a Associação Borda VivaA Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que realiza atividades sociais na comunidade da Borda do Campo, bairro onde está localizada a fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, no Paraná. Apoiada pelo Instituto Renault desde sua criação em 2010, ela atua no desenvolvimento social de moradores da região, tendo como um de seus propósitos oferecer segurança alimentar para crianças de modo a garantir melhor aproveitamento escolar. Em sua sede, a Associação possui um restaurante composto por cozinheiras da região, que além de atender o público externo, oferece almoço gratuito todos os dias para 90 crianças da comunidade em situação de vulnerabilidade social.Além disso, a Associação também hospeda a Casa da Costura, projeto que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e gerar renda para as famílias. Os produtos confeccionados por elas fazem parte de um catalogo e são comercializados na sede da associação.  Sobre o Instituto RenaultFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 700 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão. No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.                      No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 250 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.         

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22/ 10

GRUPO RENAULT INTRODUZ HIDROGÊNIO EM SUA GAMA DE VEÍCULOS UTILITÁRIOS

- Com uma grande experiência em veículos utilitários, pioneiro e líder em veículos utilitários elétricos na Europa, o Grupo Renault vai complementar sua oferta com o Renault KANGOO Z.E. Hydrogen no final de 2019 e o Renault MASTER Z.E. Hydrogen, a partir de 2020.- A célula de hidrogênio fornece a energia adicional para obter até 3 vezes mais autonomia em comparação com os veículos 100% elétricos, com um tempo de recarga de apenas 5 a 10 minutos.- O hidrogênio chega como solução complementar à estratégia elétrica e híbrida da Renault, para oferecer aos clientes profissionais uma nova solução de acesso aos grandes centros urbanos, acabando com as preocupações relacionadas à autonomia para usos específicos. A Renault está ampliando a autonomia dos seus veículos utilitários com o uso hidrogênio. Testada desde 2014, a tecnologia de hidrogênio do Grupo Renault foi desenvolvida em parceria com a Symbio, subsidiária do Grupo Michelin. Os veículos são equipados com uma célula de combustível que prolonga a autonomia, garantindo uma potência elétrica e térmica de 10 kW, o que aumenta a autonomia do Renault MASTER Z.E. Hydrogen e do Renault KANGOO Z.E. Hydrogen para mais de 350 km. Outra vantagem do hidrogênio é o tempo de recarga, de apenas 5 a 10 minutos. O hidrogênio permite atender as necessidades de profissionais ainda não contempladas pelos veículos elétricos, principalmente para viagens de longa distância. Com lançamento previsto para o 1º semestre de 2020, o Renault MASTER Z.E Hydrogen vai triplicar sua autonomia, passando de 120 km para 350 km*, disponível nas versões furgão (2 versões) e chassi-cabine (2 versões). Equipado com 2 tanques de hidrogênio localizados sob a carroceria, o veículo vai oferecer ainda mais versatilidade sem restringir o volume de carga, de 10,8 m3 a 20 m3, com um adição de peso de 200 kg.Até o fim de 2019, o Renault KANGOO Z.E. Hydrogen oferecerá a melhor autonomia real entre os furgões compactos elétricos do mercado, com 370 km* (vs 230 km no ciclo WLTP com o Kangoo Z.E.). Oferecendo um volume de carga de 3,9 m3, com um adicional de 110 kg, este veículo deverá estar disponível na França pelo preço de 48.300 € sem impostos (incluindo a compra da bateria e sem contar os bônus ecológicos). “O Grupo Renault completa sua linha de veículos utilitários elétricos com o lançamento do Renault MASTER Z.E. Hydrogen e o Renault KANGOO Z.E. Hydrogen. Com eles, os clientes profissionais terão toda a autonomia necessária para os trajetos de longa distância e um tempo de recarga recorde. Mas os benefícios vão muito além, pois o Renault MASTER Z.E. Hydrogen e o Renault KANGOO Z.E. Hydrogen poderão rodar com uma energia a cada dia mais descarbonizada, respeitando o meio ambiente e oferecendo todo o conforto de condução da motorização elétrica”.Denis Le Vot, diretor da Aliança – Divisão de Veículos Utilitários Renault-NissanOs veículos elétricos movidos a hidrogênio funcionam com uma célula de combustível, que combina o hidrogênio de seus tanques com o oxigênio do ar, para produzir eletricidade visando alimentar o motor elétrico. A principal vantagem é que estes veículos respondem aos novos desafios ambientais e de mobilidade urbana. Além disso, oferecem maior autonomia, uma recarga mais rápida com o hidrogênio (de 5 a 10 minutos) e facilidade de manutenção. Estas vantagens fazem dos veículos utilitários elétricos movidos a hidrogênio adaptados às exigências e usos intensos dos clientes profissionais nos grandes centros urbanos e nas periferias, se tornando ideal para um uso em serviços de transporte e logística, serviços públicos municipais e estaduais, entrega rápida ou especial, entre outros. Sempre atento ao mercado, com o Renault MASTER Z.E. Hydrogen e o Renault KANGOO Z.E. Hydrogen o Grupo Renault deseja oferecer uma solução complementar sob medida para os clientes profissionais Renault Pro+. 

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22/ 10

ZOE É OFERECIDO EM FORMATO DE COMPARTILHAMENTO EM NOVO EMPREENDIMENTO DA MRV NA CIDADE DE CURITIBA

Empresa anunciou novidade em evento de lançamento da Luggo, nova plataforma de aluguel de apartamentos em Curitiba. Na última semana ocorreu a cerimônia de lançamento da Luggo, startup criada dentro da construtora MRV, para o mercado curitibano. Durante o evento, a marca anunciou uma nova parceria com a Renault do Brasil e passa a disponibilizar o Zoe, veículo 100% elétrico, para uso compartilhado pelos moradores de seu novo empreendimento em Curitiba, no bairro Campo Comprido. Inicialmente o projeto terá duração de três meses e o gerenciamento dos empréstimos será feito por meio do aplicativo Renault Mobility.“O objetivo da Renault do Brasil não é somente comercializar veículos elétricos, queremos ser líderes em soluções de mobilidade sustentável. Temos certeza que este projeto inovador da MRV será referência no mercado imobiliário e está alinhado a nossa estratégia de oferecer soluções de mobilidade”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. A startup Luggo funciona como plataforma e administradora de aluguel de imóveis em empreendimentos construídos pela própria MRV exclusivamente para este fim. “O público mais jovem, em idade universitária ou no início de carreira, planeja sim ter um imóvel próprio no futuro. Mas, nessa fase da vida, busca, principalmente, flexibilidade e praticidade no aluguel. E é justamente para atender a essa demanda que criamos a Luggo”, comenta Rodrigo Resende, diretor de marketing da Luggo.No início do ano, a Renault e a MRV já haviam implementado o uso compartilhado de dois Renault Zoe por moradores de um condomínio em Belo Horizonte. Com quase 200 viagens realizadas, a avaliação do serviço por parte dos moradores foi um sucesso.Renault, referência em Mobilidade Zero Emissão          Pioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade zero emissão. Em Madrid, capital da Espanha, o projeto Zity disponibiliza 650 Renault Zoe em formato de compartilhamento, com reserva feita diretamente pelo aplicativo. Na França, nas cidades de Paris e Clichy, o Moov’in Paris disponibiliza 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado, com reserva feita também por meio de um aplicativo.        Além dos projetos de compartilhamento de veículos, a Renault também possui projetos de Smart Island, ilhas funcionais, inteligentes e eco-friendly. Em Belle-Ile-En-Mer por exemplo, 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E. transitam pela ilha em um serviço de carsharing e aluguel, movidos a energia solar e com sete pontos de recarga espalhados pela ilha. O projeto também faz a utilização de segunda vida de bateria. A ilha de Porto Santo, em Portugal, é outro exemplo de Smart Island. Por lá, 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E. transitam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica em parte do dia, impedindo que a energia gerada seja inutilizada ou descartada.     No Brasil, a Renault também desenvolve diversos projetos de mobilidade zero emissão. No início de outubro a marca inaugurou o VEM DF, projeto pioneiro no uso compartilhado de veículos elétricos para frotas públicas, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF). O projeto disponibilizará, até o final de 2019, 16 Renault Twizy em formato de carsharing para uso pelos servidores públicos.Em Fernando de Noronha, seis veículos 100% elétricos são usados pela administração e circulam pela ilha, sendo 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E.. Em evento realizado em junho deste ano, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara assinou um decreto válido a partir de 2022, que permite apenas a entrada de novos veículos 100% elétricos em Fernando de Noronha.           Em Belo Horizonte, a MRV disponibilizou 2 Renault Zoe em formato de carsharing para uso pelos moradores de um condomínio. O mesmo ocorre no Cubo Itaú, em São Paulo, maior hub de fomento ao empreendedorismo da América Latina. Os residentes do espaço podem utilizar um Zoe compartilhado, reservando por meio do aplicativo Joycar, desenvolvido por uma startup localizada dentro do hub.             Outra solução de Mobilidade Zero Emissão, em São Paulo, é oferecida pela Beep Beep, que disponibiliza 10 Renault Zoe para uso compartilhado, com a reserva realizada diretamente por meio de um aplicativo. 

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EQUIPE RENAULT DE F1 E CAIO COLLET SERÃO DESTAQUES DO "F1 FESTIVAL – SENNA TRIBUTE" EM SÃO PAULO

- Equipe Renault de F1 participará do F1 FESTIVAL – SENNA TRIBUTE no dia 9 de novembro Parque do Ibirapuera, em São Paulo.- Caio Collet, piloto brasileiro da Renault Sport Academy, pilotará em casa um F1 com motor Renault E20, uma semana antes do Grande Prêmio do Brasil.- O paulista de 17 anos espera seguir os passos dos lendários pilotos brasileiros na F1.- Festival celebrará a carreira de Ayrton Senna, tricampeão da Fórmula 1. O piloto da Renault Sport Academy, Caio Collet, pilotará um Fórmula 1 com motor Renault E20 em uma demonstração pelas ruas de São Paulo, no dia 9 de novembro (sábado).O piloto de 17 anos nascido e criado em São Paulo mora bem próximo ao Autódromo de Interlagos, palco do Grande Prêmio do Brasil. O evento acontecerá em sua cidade natal, no Parque do Ibirapuera, como parte dos preparativos para a 20ª etapa da temporada 2019 da F1, a ser disputada na semana seguinte.Esta é a terceira vez neste ano que a Renault apoia o inovador F1 Fan Festival. Em abril, Guanyu Zhou se tornou o primeiríssimo chinês a pilotar um carro de F1 em Xangai e, daqui duas semanas, Daniel Ricciardo fará uma demonstração em Hollywood, durante o Hollywood F1 Festival, em Los Angeles. Em São Paulo, Caio dará um gostinho do futuro promissor do Brasil no automobilismo.Membro da Renault Sport Academy desde o início do ano, Caio é um dos talentos brasileiros mais promissores da atualidade. Campeão da F4 francesa com apenas 16 anos, o piloto também conquistou o título entre os novatos da Fórmula Renault Eurocup antes mesmo da última prova da temporada. Seu currículo inclui 5 pódios, sendo um deles um memorável 3º lugar em maio, em Mônaco.A Renault Sport Academy quer detectar e treinar os jovens pilotos mais talentosos de sua geração para ocupar assentos na Fórmula 1.Caio Collet: “Estou extremamente feliz por participar do F1 Festival de São Paulo. Pilotar uma F1 nas ruas da minha cidade natal será um grande momento em minha vida. Quero agradecer à Renault por ter me oferecido esta oportunidade. Vai ser muito bacana, principalmente porque minha família e meus amigos também estarão assistindo de perto. É inegável a importância da F1 para os brasileiros, por isso será incrível estar ao volante de uma delas perante os fãs mais apaixonados do mundo. Tenho muito orgulho de representar a Renault nesta experiência única para homenagear Ayrton Senna. Será certamente um dia muito especial”.Cyril Abiteboul, diretor geral da Renault Sport Racing: “Após ter participado e experimentado o sucesso do Fan Festival de Xangai no início deste ano e, com a futura apresentação de Daniel em Los Angeles, temos o orgulho de estar em São Paulo para ficarmos ainda mais próximos dos fãs da F1. Esta é uma excelente iniciativa para promover o esporte e entreter uma base de fãs bastante sólida. O Brasil sempre foi apaixonado pela categoria máxima do automobilismo esportivo e este evento terá uma importância ainda maior, com a homenagem que será feita a Ayrton Senna. A presença do Caio demonstra o futuro promissor do Brasil nos esportes a motor. Ele tem um grande talento e poderá aproveitar uma oportunidade incrível para estar ao volante de um carro de F1 pela primeira vez na vida”.

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CAIO COLLET É CAMPEÃO DA F-RENAULT EUROCUP ENTRE OS ESTREANTES NA TEMPORADA 2019

O piloto Caio Collet, destaque da nova geração de pilotos brasileiros, conquistou o título de campeão entre os estreantes na Fórmula Renault Eurocup 2019, no último sábado (5). O piloto de 17 anos é integrante do programa Renault Sport Academy e corre pela equipe R-ace GP. Caio garantiu o título por antecipação durante a prova realizada em Hockenheim, na Alemanha.No domingo, o brasileiro conquistou a nona vitória entre os estreantes, totalizando cinco pódios no geral. Além disso, nas 18 provas realizadas até o momento, Collet só não marcou pontos na primeira. Nas demais, terminou sempre no Top-10.“Estou muito fez com a conquista do título entre os estreantes, que era um dos meus objetivos nesta temporada. Ao longo do ano, melhoramos constantemente para estar lutando pelo pódio e agora quero brigar pela minha primeira vitória no geral”, afirmou Collet.Caio estreou nos monopostos e foi campeão da Fórmula 4 Francesa em 2018. Com os resultados, subiu uma posição na classificação geral e está em quarto lugar no campeonato, restando apenas a rodada de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, entre os dias 24 e 26 deste mês.“Foi um fim de semana muito bom. Conseguimos dois pódios no geral e também o título entre os estreantes, que era um dos nossos objetivos neste ano”, lembrou o brasileiro.Sobre a Renault Sport AcademyLançada em 2016, a Renault Sport Academy busca desenvolver jovens pilotos talentosos por meio de campeonatos de acesso, com o objetivo de colocar um piloto da Academia no campeonato de Fórmula 1. Junto com o desenvolvimento da Renault F1 Team, a Academia tem como meta fazer de um de seus pilotos um futuro campeão mundial de Fórmula 1. A segunda fase do programa de três anos começa em 2019, com uma relação mais próxima entre o grupo de jovens pilotos da Renault e a equipe de Fórmula 1.Renault na F1   A história da Renault na Fórmula 1 teve início há mais de quatro décadas. Nesse período, a marca conquistou 12 títulos mundiais de equipes e 11 de pilotos. A presença na Fórmula 1, além de vitoriosa, ajuda a desenvolver e aprimorar novas tecnologias, que garantem ao consumidor Renault a aquisição de um veículo que adapta o que há de mais tecnológico das pistas, para as ruas.

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RENAULT REGISTRA 9,0% DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO NO ACUMULADO DO ANO E CONTINUA TRAJETÓRIA DE CRESCI

A Renault registrou 9,0% de participação de mercado no Brasil, considerando o período de janeiro a setembro de 2019. O resultado representa um crescimento de 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado. Com 174.496 unidades emplacadas, a Renault segue crescendo mais que o mercado. Enquanto a marca cresceu 14,6% em comparação com o mesmo período de 2018, o mercado cresceu 8,5%.Em setembro, a Renault atingiu 10,3% de participação, com 22.945 unidades emplacadas, um crescimento de 1,6 ponto percentual em relação a agosto de 2019.  Os destaques são o SUV compacto Kwid, líder do segmento de entrada com 61% de participação e 8.826 unidades emplacadas em agosto, e o Master, também líder na sua categoria com 44% de participação no segmento e 668 unidades vendidas.

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