Mundo Renault
MANTENHA-SE ATUALIZADO
Vejas as últimas novidades da De Marco Renault e notícias relacionadas.
O que está acontecendo
CAMPANHA CAVERNA DO DRAGÃO GANHOU DOIS PRÊMIOS: “MELHOR COMERCIAL DE TV PRODUTO” PELO TOP CAR TV E “
A campanha publicitária Caverna do Dragão, criada para o lançamento do Renault Kwid Outsider pela DPZ&T, venceu como o “Melhor Comercial de TV Produto” na 18ª edição do Prêmio Top Car TV. Os júris dos três prêmios do Top Car TV 2019, que inclui também Top Truck TV e Top Moto TV, são compostos por 47 jornalistas especializados no segmento automotivo. O júri inclui somente profissionais que atuam em televisão ou internet e que produzem matérias em vídeo. O filme Caverna do Dragão, que apostou na memória afetiva dos brasileiros, criando um episódio final, em live action, para os personagens da série animada que marcou as décadas de 1980 e 1990, também foi eleito como a melhor campanha do ano no especial “Os melhores da comunicação 2019” da Propmark. O júri é composto por mais de 100 profissionais do mercado publicitário. “É um reconhecimento excepcional para um trabalho de excelência criativa e cuidadoso planejamento estratégico que levou a dobrar os objetivos de vendas”, afirma Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil. A campanha Caverna do Dragão apresentou o conceito “Deixe o Impossível Para Trás”, que traçou um paralelo com as aventuras diárias dos jovens Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto pelos encantos e perigos de um reino de fantasia enquanto tentam descobrir um modo de retornarem para casa. Filmado na Argentina, perto da fronteira com Bolívia e Chile, o live-action produzido pela Saigon e dirigido por Vellas preservou todos os códigos do desenho, mas com o cuidado de não infantilizar a produção, já que a animação original foi realizada em 2D. O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Game of Thrones foram fontes de inspiração para trazer um aspecto contemporâneo à campanha, desde a seleção do casting e do acting dos personagens até a confecção dos figurinos e o trabalho de pós-produção para a composição do dragão Tiamati, da Uni e do temido Vingador.
Leia maisRENAULT CONTRATA JOVENS FORMADOS DA PRIMEIRA TURMA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Nesta quarta-feira (11), cinco alunos recém-formados pelo programa Geração Futuro, do Instituto Renault, foram contratados e passaram a integrar a equipe da Renault do Brasil. O anúncio foi realizado pelo presidente, Ricardo Gondo, durante evento envolvendo todos os gestores da empresa. O programa Geração Futuro consiste em um curso gratuito de formação profissional que inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático.Os cinco novos colaboradores fazem parte da primeira turma do programa, composta por 40 jovens com idade entre 15 a 24 anos da comunidade Borda do Campo, região onde está localizado o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault no Brasil. No final de novembro, os alunos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso para uma banca avaliadora formada por professores do curso e profissionais de diferentes áreas da Renault. Os jovens contratados passaram por um processo de seleção e iniciam suas atividades em janeiro de 2020.“Eu estou muito agradecida e muito feliz por essa oportunidade, é uma felicidade que não tem explicação. Eu sou muito grata por tudo que o vocês fizeram por nós. Esse programa era o que eu precisava para conseguir dar início a minha vida, dar um novo sentido”, comenta Elitania Alecrim, aluna formada pelo projeto e contratada pela Renault do Brasil.Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault, comentou a importância do projeto. “Planejar um futuro e sonhar com uma vida profissional de sucesso, são desejos comuns a pessoas de todas as idades. E o caminho para chegar lá é sempre o mesmo: a educação. A Renault acredita na educação como ferramenta de transformação social, por isso desenvolvemos o Geração Futuro, um programa transformador que já está fazendo a diferença para os jovens e as famílias da comunidade Borda do Campo”.Em 2020, duas novas turmas de 40 alunos cada passarão pela formação, totalizando 120 jovens formados nessa fase do projeto, que já está transformando a realidade de muitas famílias. O projeto conta com a parceira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que cedeu duas salas do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo; da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, como executora do programa e doadora de parte do mobiliário; da TOTVS, por meio do IOS – Instituto da Oportunidade Social, que é detentora da metodologia aplicada e da TOTVS/Bematech que cedeu 14 computadores para a realização do programa. Sobre o Instituto Renault Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável. Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão. No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault. No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão. Sobre a Unilehu Fundada em 2004, a Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana – é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer. Foi marcada pelo propósito de empresas em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Atualmente realiza a capacitação de pessoas com deficiência que integram o quadro de colaboradores da Renault do Brasil.Sobre a TOTVSLíder absoluta no mercado SMB do Brasil, a TOTVS cria soluções inovadoras para transformar o dia a dia das empresas e ajudá-las a superar os desafios de seus negócios. É a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do país, investindo R$ 1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 5 anos para atender as exigências de 12 setores da economia.”Sobre o IOSComprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há mais de 21 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. "Administração" e "Tecnologia" compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação), o IOS já formou mais de 34 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da Brasilprev, Instituto Center Norte, Dell, Deloitte, Edenred – Ticket, Fundação Beneficente Elidas Gliksmanis, IBM, JP Morgan Chase Foundation, McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras.
Leia maisCOMUNICADO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA RENAULT
Após o processo de seleção conduzido pelo Comitê de Governança e Remunerações, o Conselho de Administração se reuniu hoje sob a presidência de Jean-Dominique Senard, tendo decidido nomear Luca de Meo como CEO da Renault S.A. e presidente do Conselho de Administração da Renault s.a.s., a partir de 1 de julho de 2020.O Conselho de Administração escolheu Luca de Meo em razão de sua experiência e percurso profissional bem-sucedidos em suas funções anteriores, reunindo todas as qualidades para contribuir com o desenvolvimento e a transformação do Grupo Renault em todas as suas dimensões.Clotilde Delbos continuará a desempenhar suas funções como CEO interina da Renault S.A. até a entrada em vigor do mandato de Luca de Meo. O Conselho de Administração também deu parecer favorável para que a executiva exerça as funções de CEO adjunta da Renault S.A. a partir de 1 de julho de 2020.O Conselho de Administração expressou sua total confiança na nova governança do Grupo e deseja aos executivos pleno sucesso em suas funções.Jean-Dominique Senard, presidente do Conselho de Administração, declarou na ocasião: ”Estou muito feliz com esta nova governança, que marca uma etapa decisiva para o grupo e para a Aliança. Luca de Meo é um grande estrategista e visionário, em um setor automotivo em plena transformação. Sua expertise e sua paixão por carros fazem dele um verdadeiro diferencial para o grupo. Agradeço também a Clotilde Delbos, que está desempenhando as funções de CEO interina do grupo de forma excepcional. Ela tem demonstrado a cada dia seu comprometimento e determinação a serviço da Renault. Juntos, com o apoio de um comitê executivo renovado e fortalecido, eles formarão uma equipe da mais alta qualidade, com uma infinidade de talentos, à altura das ambições da Renault”. Biografias Nascido em Milão, na Itália, em 1967, Luca de Meo é formado em administração de empresas pela Universidade Comercial Luigi Bocconi de Milão.Luca de Meo iniciou sua carreira na Renault, tendo trabalhado posteriormente na Toyota Europa e no Grupo Fiat, onde dirigiu as marcas Lancia, Fiat e Alfa Romeo. Tem mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.Luca de Meo ingressou no Grupo Volkswagen em 2009, como diretor de Marketing, tanto para os carros de passeio da marca Volkswagen como para o Grupo Volkswagen. Posteriormente, passou a ser membro do Conselho de Administração, responsável pelas áreas de Vendas e Marketing na AUDI AG, em 2012.Foi presidente do Comitê Executivo da SEAT de 1º de novembro de 2015 a janeiro de 2020 e membro do Conselho Fiscal da Ducati e da Lamborghini, bem como presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen, na Itália. Nascida em 1967, Clotilde Delbos é formada pela Escola de Gestão EM de Lyon, na França. Iniciou sua carreira na Califórnia e depois em Paris, na Price Waterhouse. Em 1992, foi para o grupo Pechiney. Desempenhou diferentes funções antes de se tornar diretora financeira de divisão. Após a aquisição da Pechiney pelo grupo Alcan do Quebec, Canadá, Clotilde Delbos se tornou vice-presidente & diretora financeira da divisão de Produtos de Engenharia, desde 2005 até a venda da empresa, em 2011.Clotilde Delbos ingressou no Grupo Renault em 2012, como diretora de Performance e Controladoria do Grupo. Em 1º de maio de 2014, Clotilde Delbos passou a ser diretora Mundial de Performance e Controladoria da Aliança. Em 25 de abril de 2016, Clotilde Delbos passou a ser vice-presidente executiva, diretora executiva de Finanças (CFO) do Grupo Renault. Também se tornou presidente do Conselho de Administração do Banco RCI, passando a fazer parte do Comitê Executivo do Grupo Renault.Em 11 de outubro de 2019, passou a ser CEO interina da Renault, mantendo suas funções como CFO do Grupo Renault e presidente do Conselho de Administração do Banco RCI.Sobre o Grupo RenaultMontadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas 5 marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors. Com sua escuderia na Fórmula 1, a Renault faz do automobilismo esportivo um vetor de inovação e notoriedade da marca.
Leia maisDENIS LE VOT É NOMEADO VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DE REGIÕES, VENDAS E MARKETING DO GRUPO RENAULT
A partir de 28 de janeiro de 2020, Denis Le Vot assume o cargo de vice-presidente executivo de Regiões, Vendas e Marketing para o Grupo Renault e membro do Comitê Executivo do Grupo. Ele reportará à Clotilde Delbos, CEO interina.Olivier Murguet decidiu deixar a empresa para seguir seus projetos pessoais.Clotilde Delbos declarou: “Eu gostaria de agradecer ao Olivier Murguet por todo o trabalho para o Grupo, desde sua chegada, em 1990. Ele contribuiu para a valorização de nossas marcas em toda a Europa, na América Latina e em todos os nossos mercados. Sua experiência e visão estratégica ajudaram a melhorar a eficiência e performance do Grupo”.“A chegada de Denis Le Vot para liderar Regiões, Vendas e Marketing permitirá continuar fortalecendo nossa presença internacional e a performance de nossas marcas. Sua vasta experiência, construída na Renault e na Aliança nos últimos 30 anos, é um diferencial considerável, que será extremamente valioso para enfrentarmos os desafios que teremos pela frente”.Biografia Nascido em 1965, Denis Le Vot é formado pela Escola de Minas de Paris. Ingressou na Renault em 1990, na área de vendas e marketing, no departamento de Operações Internacionais. Em 1994, mudou para a direção de pós-venda, como gerente sênior de Desenvolvimento de Produtos de pós-venda.Posteriormente, foi nomeado diretor de pós-venda na Renault Rússia, diretor de Vendas na Bélgica, diretor de Estratégia & Marketing da Divisão de Peças & Acessórios e diretor de Marketing da Renault MAIS, na Turquia. Em 2007, tornou-se vice-presidente da região Eurásia. Em 2011, passou a ser diretor geral adjunto da Renault na Rússia e, em setembro de 2013, tornou-se vice-presidente de Vendas e Marketing para a Europa G9.Em 1 de abril de 2016, foi nomeado vice-presidente sênior e presidente da região Eurásia e, em 23 de junho de 2016, se tornou membro do Conselho de Administração da AVTOVAZ.Em 1 de janeiro de 2018, Denis Le Vot passou a ser vice-presidente sênior e presidente do Comitê de Direção da Nissan América do Norte.Em 1 de abril de 2019, Denis Le Vot foi nomeado vice-presidente sênior da Divisão de Veículos Utilitários da Aliança e membro do Comitê de Direção do Grupo Renault.
Leia maisGRUPO RENAULT INVESTE NA MICROMOBILIDADE COM A NINO ROBOTICS
Por meio de sua Diretoria de Impacto Social e Sustentável, a marca assinou hoje uma parceria com a Nino Robotics, criadora de um novo tipo de “transporte pessoal sentado”, para mudar a visão das soluções de transporte adaptados às pessoas com mobilidade reduzida ou que tenham deficiência. Por meio deste investimento, o Grupo pretende seguir a missão de desenvolver soluções de mobilidades sustentáveis e acessíveis para todos. Mediante esta parceria, o Grupo Renault está fazendo um aporte financeiro na Nino Robotics por meio da Mobilize Invest – empresa de investimentos dedicada a projetos com forte impacto social na área de mobilidade – e assumindo o compromisso de implementar um esquema de patrocínio em torno de sessões de trabalho com seus engenheiros (especialistas em baterias, motorização, conectividade, etc.). Este acompanhamento terá o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da startup, principalmente para que o NINO4, um futuro dispositivo elétrico de transporte, evolua para a escala industrial. Com o NINO4, o fundador da Nino Robotics Pierre Bardina pretende oferecer uma solução bem diferente daquelas normalmente disponíveis às pessoas com mobilidade reduzida. Com um design bastante diferenciado, elegante e colorido, além de um tamanho reduzido, este “dispositivo de transporte pessoal sentado” também será conectado, para fornecer ao usuário uma série de dados, como o nível de carga da bateria, velocidade e quilometragem. Já a função “Siga-me” (Follow Me) permitirá que uma pessoa conduza um usuário sentado no NINO4. A Nino Robotics desenvolveu e comercializa dois produtos atualmente: o Nino, um dispositivo de transporte pessoal autoequilibrado, e o One, um patinete desenvolvido para cadeiras de rodas."A visão de mobilidade da Nino Robotics – elétrica, conectada e acessível ao maior número de pessoas – está em linha com a estratégia e o compromisso social do Grupo Renault. Como mentor, tenho a missão de promover e estreitar as relações entre a Nino Robotics e a indústria automotiva, ajudando a compartilhar experiências. É muito bacana poder incentivar estas trocas entre nossas equipes e a Nino Robotics, para atender a vontade de inúmeros colaboradores que, assim como eu, desejam se envolver em ações com cunho social", declarou Pierrick Cornet, Diretor de Projetos da Aliança e mentor da Nino Robotics."A Nino Robotics foi criada para atender às necessidades de mobilidade de quem apresenta dificuldades de locomoção leves, moderadas ou severas. O conceito do NINO4 tem o desafio de provocar o desejo de utilizar um pequeno dispositivo elétrico com um design disruptivo. O NINO4 pode ser utilizado por qualquer pessoa, inclusive com deficiência, da terceira idade ou que tenham dificuldades para se movimentar ou se locomover, tanto em uma condição provisória como permanente. O design da Nino Robotics melhora significativamente a autoestima e, por isso, tem uma grande influência na sociabilização dos usuários e na saúde mental e física. Os dispositivos criados pela Nino Robotics são máquinas sociais modernas, que promovem a mobilidade e os relacionamentos", comentou Pierre Bardina, Presidente da Nino Robotics.Sobre o Grupo RenaultMontadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo.Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo esportivo um verdadeiro vetor de inovação e notoriedade da marca. Sobre a Nino RoboticsA Nino Robotics foi criada em dezembro de 2014, para atender as necessidades de mobilidade de quem apresenta dificuldades de locomoção leves, moderadas ou severas. Com um design expressivo, tecnologias de ponta e facilidade de utilização, os produtos da Nino Robotics oferecem soluções de mobilidades inigualáveis. A Nino Robotics tem a missão de atender uma necessidade de mobilidade e mudar a percepção das pessoas, fazendo da mobilidade diária um momento de prazer único.A Nino Robotics desenvolveu e comercializa dois produtos: o Nino, um dispositivo de transporte pessoal autoequilibrado, e o One, um patinete desenvolvido para cadeiras de rodas. Desde sua criação, a empresa já vendeu mais de 400 unidades do Nino e 140 unidades do One, com um faturamento global que chega a quase 2,5 milhões de euros. Com o NINO4, a Nino Robotics entra em um ponto de inflexão, entrando para o mundo da Mobilidade como Serviço (MaaS) e da micromobilidade.
Leia maisRENAULT É A MELHOR EMPRESA NA CATEGORIA “MONTADORA DE VEÍCULOS”
A Renault foi eleita a melhor empresa na categoria Montadora de Veículos na 32ª edição da premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2019, promovida pelas revistas Transporte Moderno e Technibus.Entre os nove quesitos analisados com base no balanço financeiro de 2018, a Renault obteve notas máximas em receita operacional líquida (ROL), patrimônio líquido (PL), lucro líquido (LL), rentabilidade do patrimônio líquido (RPL) e produtividade do capital (PC).Em 2018 a Renault cresceu acima do mercado. As vendas aumentaram 28,5% enquanto o mercado registrou um crescimento de 13,6%. O crescimento é resultado do investimento contínuo nos últimos anos. “Em 2019 continuamos com a nossa trajetória de crescimento no mercado brasileiro. Um dos destaques da marca é o Master, líder pelo quinto ano consecutivo do segmento de furgões de até 3,5 toneladas, deve terminar o ano novamente na liderança”, explica Alexandre Dias, diretor Vendas Empresa da Renault do Brasil.
Leia maisRENAULT É ELEITA UMA DAS 150 MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO BRASIL PELO NONO ANO CONSECUTIVO
A Renault do Brasil foi eleita pelo nono ano consecutivo uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o ranking da revista VOCÊ S/A. A divulgação do resultado ocorreu na noite desta terça-feira (19), em evento realizado em São Paulo. Ao todo, 500 empresas participaram das avaliações.O ranking é desenvolvido pela equipe da revista, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), e analisa diversos fatores internos para identificar empresas que se destacam em gestão de pessoas e bom clima organizacional.“As pessoas são o bem mais importante para a Renault do Brasil. Ser eleita pelo nono ano consecutivo como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no país é motivo de muito orgulho, especialmente porque a avaliação dá voz aos colaboradores, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma Douglas Pereira, diretor de Recursos Humanos da Renault do Brasil.
Leia maisGrupo Renault e parceiros desenvolvem tecido a partir de materiais reciclados
O Grupo Renault está utilizando um novo tipo de tecido criado a partir de materiais reciclados para servir de base no acabamento interno do novo Zoe. O projeto, iniciado em 2015, agora resulta na utilização do novo tecido em uma área total de 8 m2 por veículo, usado na fabricação de capas de assentos, parte do revestimento do painel, no suporte da alavanca de câmbio e nas portas. O produto atende a requisitos como o de resistência aos raios UV e de durabilidade.O material foi desenvolvido em parceria com a Les Filatures du Parc, uma empresa francesa especializada em fios cardados, a Adient Fabrics, fornecedora de assentos automotivos, e contou com o apoio das regiões de Ademe e Occitânia, na França, historicamente especializadas na indústria têxtil, de vestuário e de couro.No processo, a Renault Environment, subsidiária do Grupo Renault criada em 2008 e dedicada à economia circular, coleta materiais destinados a reciclagem ou segunda vida, tais como fragmentos de cintos de segurança e sucatas oriundas da fabricação de tecidos virgens para o setor automotivo.Por sua vez, a Filatures du Parc é responsável pela preparação dessas matérias-primas a fim de aprimorar o comprimento das fibras por meio de sua nova linha de desfibragem industrial, adaptada à robustez dos cintos de segurança. Após cortar e triturar, as fibras têxteis são misturadas com fibras de poliéster feiras de garrafas plásticas, garantindo a coesão das fibras, antes de de passar por uma série de operações de cardagem. Derivada do termo cardo ou planta pontiaguda, a técnica tradicional de cardagem possibilita a obtenção de um novo fio de tecelagem graças a um sistema de tambores revestidos com pontas de aço muito finas girando em alta velocidade. Tal conhecimento permite, assim, sem transformação química ou térmica, desembaraçar e depois dividir, esticar, alinhar paralelamente e finalmente torcer as fibras limpas de impurezas. Este fio cardado 100% reciclado foi patenteado pelas duas empresas.Por fim, a Adient Fabrics, tecelã e fornecedora de um terço dos assentos automotivos do mundo, recebe o fio reconstituído em bobinas em sua unidade de Laroque d'Olmes (Ariège), localizada a 120 km das fiações, para tecer e produzir o tecido automotivo, estofamento e guarnição para o interior de veículos.O fornecimento e a fabricação dessa malha curta de fio cardado reciclado - sem transformação química ou térmica - reduz as emissões de CO2 associadas em mais de 60% em comparação com o tecido utilizado no ZOE e feito pelo processo de fabricação padrão.“Diante do desafio da transição energética, as indústrias têm um papel essencial a desempenhar na mudança de seus métodos de produção e na redução de seu impacto ambiental. Com o apoio de nossos parceiros, Filatures du Parc e Adient Fabrics, estamos demonstrando que é possível implementar modelos de desenvolvimento circular e competitivo focados em recursos, enquanto adquirimos uma valiosa vantagem competitiva no momento em que a disponibilidade e o custo das matérias-primas estão se tornando uma questão estratégica real. Essa abordagem contribui para o compromisso do grupo em reduzir os impactos ambientais de cada veículo ao longo de seu ciclo de vida e de reduzir sua pegada de carbono global em 25% em 2022 em comparação a 2010”, declarou em nota o diretor de estratégia e planejamento ambiental do Groupe Renault, Jean-Philippe Hermine.
Leia maisGRANDE PRÊMIO DO BRASIL HEINEKEN DE FÓRMULA 1 2019
A Equipe Renault de F1 está em São Paulo para a 20ª prova do Campeonato Mundial FIA de Fórmula 1 2019, o Grande Prêmio Heineken do Brasil. São Paulo- Interlagos tem sediado o GP do Brasil todos os anos, desde 1990.- Até 1990, o GP do Brasil era realizado alternadamente em Interlagos e no Autódromo de Jacarepaguá. Localizado no Rio de Janeiro, o circuito sediou a etapa brasileira da F1 nos anos de 1978, 1981 e 1989.- O GP do Brasil foi organizado pela primeira vez em Interlagos em 1973.- Interlagos é famoso pelas mudanças de elevação. Cada volta do circuito de 4.309 km tem uma elevação de 43m. Durante a prova de 71 voltas, os pilotos sobem um total de 3.000m, o que supera a altura do ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina.- Além disso, 3.000m é a altura máxima que um helicóptero comercial comum pode voar. São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo. Os 500 helicópteros autorizados a voar na cidade chegam a fazer 700 voos por dia. Os pilotos- Nico Hülkenberg teve performances memoráveis em Interlagos durante toda sua carreira na Fórmula 1.- Em 2010, quando era novato, o piloto alemão conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1, dominando as condições de pista úmida e seca ao assumir o primeiro lugar no grid, por 1,049 s.- Em 2012, Nico liderou o Grande Prêmio do Brasil durante 30 das 70 voltas (42%), terminando em quinto.- Antes de abandonar a prova no ano passado, Nico acumulou pontos em todos os GP do Brasil de sua carreira, com um total de 37 pontos (média de 4,63 pontos por corrida).- Daniel Ricciardo exibiu algumas belas performances em ultrapassagens no Brasil. Sua melhor colocação em Interlagos foi um quarto lugar, em 2018, quando ele subiu sete colocações a partir da 11ª posição no grid. Em 2017, ele pulou da 14ª para a 6ª posição.- Já o jovem piloto da Renault Sport Academy, o brasileiro Caio Collet, pilotou um carro de F1 equipado com o motor E20 com a configuração de 2012 durante o F1 Fan Festival, no sábado passado. O jovem paulistano estará junto da equipe durante todo o fim de semana em Interlagos. Do outro lado do mundo...- A mais de 11.175 milhas de distância, os pilotos Max Fewtrell e Christian Lundgaard da Renault Sport Academy estão competindo no 66º GP de Macau, pelo Campeonato Mundial FIA de Fórmula 3.- Ambos os pilotos estão fazendo sua estreia na prova realizada nos 6,2 km do Circuito de Gaia. Max está correndo pela Hitech e Christian pela ART Grand Prix.
Leia maisRENAULT INAUGURA NOVO RENAULT LAB NA FAE EM CURITIBA Ambiente recebe linha de produção simulada com
A Renault inaugura um novo Renault LAB, localizado no FAE LAB, prédio de laboratórios da FAE Centro Universitário, em Curitiba. O espaço recebe uma linha de produção simulada que será utilizada para a formação de colaboradores Renault e laboratório para os cursos de graduação e pós-graduação do centro universitário. O objetivo é aproximar a indústria do ambiente acadêmico, fomentando o conhecimento e a utilização de ferramentas e boas práticas para o processo de produção.O novo LAB passa a fazer parte do ecossistema de inovação da Renault no Brasil, que já conta com: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo; Renault LAB no Sistema FIEP e na Universidade Positivo Câmpus sede – Ecoville, em Curitiba; Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.A metodologia de formação adotada no espaço é a JAT – Juste à Temps, que desenvolve competências técnicas focadas no processo produtivo. No laboratório, os profissionais e estudantes poderão aprender sobre fluxos de produção, diagnósticos de sistemas industriais, identificação de desperdícios, melhorias de processos, aumento de performance, entre outros conteúdos.“Esta parceria entre empresa e o mundo acadêmico é muito importante para nós. Tanto a aquisição de novos conhecimentos e inovações vindas da academia, quanto a atualização das necessidades do mundo industrial para o mundo acadêmico, forma uma relação ganha-ganha. A concretização desta parceria entre a FAE e a Renault nos deixa orgulhosos e confiantes”, comenta Luiz Quinalha, vice-presidente de fabricação para a Renault região América. “A FAE estabelece com o mercado e com toda comunidade acadêmica o compromisso de formar profissionais de ponta com capacidades técnicas e comportamentais excelentes. Sendo assim, aproximar nossos alunos, das Engenharias de Produção e Mecânica, de problemas reais, seja levando-os à indústria ou trazendo-a até nós, faz com que o aprendizado esteja apoiado em situações que de fato acontecem na rotina de uma grande empresa. Dar ao futuro engenheiro a chance de atuar com a manufatura enxuta promove interdisciplinaridade e traz, de fato, a realidade de mercado ao meio acadêmico, exigindo agilidade, comunicação e trabalho em equipe, entre outros skills, característicos do profissional 4.0”, pontua Everton Drohomeretski, pró-reitor acadêmico da FAE.SOBRE A FAE CENTRO UNIVERSITÁRIOA FAE Centro Universitário é reconhecida pela excelência do ensino e pela formação humanista. A instituição tem mais de 60 anos de história e conta com unidades em Curitiba, São José dos Pinhais, Blumenau e Araucária, sendo referência na formação de profissionais altamente qualificados. São oferecidos diversos cursos de graduação, incluindo a modalidade semi-presencial, pós-graduação com especializações na modalidade lato sensu e programas de MBA, além de Educação Executiva, Empresarial, EAD e Programas In Company.SOBRE O GRUPO RENAULT Montadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.No Brasil, a Renault fabrica automóveis há mais de 20 anos. Inaugurado em 1998, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, abriga as quatro fábricas do grupo no país: a CVP (Curitiba Veículos de Passeio), a CMO (Curitiba Motores), a CVU (Curitiba Veículos Utilitários) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). No Complexo, também está localizado o RTA – Renault Tecnologia América, centro de engenharia que conta com mais de mil profissionais que ajudam a desenvolver produtos voltados ao mercado latino-americano. Ao longo de duas décadas, a marca já produziu mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores no país.
Leia maisPAULISTANO CAIO COLLET REALIZA SONHO DE DIRIGIR CARRO DA FÓRMULA 1 PELAS RUAS DE SÃO PAULO
A Equipe Renault de F1 participou do F1 Festival – Senna Tribute realizado em São Paulo no sábado, 9 de novembro, com a nova promessa das pistas e piloto da Renault Sport Academy, o paulistano Caio Collet, que deu um show ao volante do carro de Fórmula 1 equipado com o motor E20 da Renault.O piloto de 17 anos, que foi o campeão na Fórmula Renault Eurocup deste ano, mora a apenas alguns passos do Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde aconteceu o evento desse sábado. Caio pilotou o carro de Fórmula 1 com a configuração do campeonato de 2012, na presença de milhares de fãs.O F1 Festival – Senna Tribute foi organizado para homenagear o tricampeão de Fórmula 1, o brasileiro Ayrton Senna, às vésperas do Grande Prêmio de Interlagos. A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Fórmula 1 que acontecerá no próximo domingo será a penúltima prova da temporada 2019.A Equipe Renault de F1 participou dos três eventos públicos organizados pela Fórmula 1 em 2019 pelo mundo. Conhecidos como Fan Festival, estes eventos levam o espetáculo das corridas da categoria para as ruas. Em abril, o chinês Guanyu Zhou pilotou um carro de F1 em Xangai e, recentemente, Daniel Ricciardo também fez uma volta de demonstração na Hollywood Boulevard, em Los Angeles. “Para mim, dirigir um carro de Fórmula 1 nas ruas da minha cidade foi como realizar um sonho. Foi muito bacana fazer esta homenagem ao Ayrton Senna em São Paulo com tantos fãs lá para curtir. Como moro perto do Ibirapuera, costumo correr e caminhar pelo parque, por isso foi muito legal pilotar uma Fórmula 1 tão perto de casa. Espero poder sentir o gostinho de pilotar uma máquina de Fórmula 1 no futuro e vou continuar dando o máximo de mim para que isso se torne realidade. Agora estou ansioso para assistir a corrida em Interlagos, no próximo fim de semana. Estarei lá com a equipe para continuar meu aprendizado sobre o que é preciso para ser um piloto de Fórmula 1, que faz parte do meu programa na Renault Sport Academy”, explicou o piloto Caio Collet. “Para nós na Renault do Brasil, foi um grande privilégio poder participar deste evento, para levar a Fórmula 1 mais perto do que nunca para os fãs brasileiros apaixonados pela categoria. O clima ficou ainda mais especial e animado com a presença maciça dos fãs, que vieram conferir o evento no Parque Ibirapuera. Também foi um grande orgulho para nós podermos contar com a participação do paulistano Caio Collet, que fez a volta de demonstração no carro de Fórmula 1. O futuro do automobilismo esportivo promete ser brilhante para o Brasil, principalmente com a chegada do Caio à Renault e, por isso, estamos ansiosos pelo seu futuro e torcendo por ele”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.“Além da volta de demonstração do Caio ao volante de um carro de F1, a Renault também contribuiu para o evento com outras ações. Tivemos o prazer de ter o Sandero R.S. como carro oficial de corrida durante o Fan Festival, pilotado pelo ator, Bruno Gagliasso. Além de ser uma forma incrível de preparar os fãs para o ponto alto do evento, que aconteceu à tarde, esta iniciativa da F1 permitiu tirar proveito da paixão intrínseca dos brasileiros pelo automobilismo esportivo. Espero que esta seja apenas a primeira de uma série de demonstrações da F1 em cidades brasileiras”, explicou Gondo.
Leia maisRENAULT SEGUE CRESCENDO E REGISTRA 8,9% DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO EM 2019
A Renault registrou 8,9% de participação de mercado no Brasil de janeiro a outubro de 2019, um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado. Com 194.060 unidades emplacadas no acumulado do ano, a Renault segue crescendo acima do mercado brasileiro. Enquanto a marca cresceu 11,6% em comparação com o mesmo período de 2018, o mercado cresceu 7,3% O SUV compacto Kwid, líder do segmento de entrada com 6.066 unidades emplacadas, e o Master, também líder na sua categoria com 48% de participação no segmento e 729 unidades vendidas, continuam entre os destaques da marca.
Leia mais