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Renault Niagara: anti-Toro é confirmada com investimento de R$ 1,9 bilhão
Caminhonete intermediária deve ser lançada entre 2026 e 2027 e pode receber versões híbrida e com tração 4x4 A Renault acaba de anunciar um investimento de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova picape de porte intermediário com capacidade de carga de 500 kg. Estamos falando de uma espécie de sucessora da Oroch e uma rival direta para Fiat Toro e Chevrolet Montana. A fabricante disse ainda que, apesar de ser feita na Argentina, até 70% da produção deverá ser destinada a exportação. O Brasil deve ser o principal destino da nova picape. Em comunicado, a marca classificou esse, como o "projeto mais significativo de sua história" no país. A Renault ainda confirmou que o visual do futuro modelo a ser produzido na fábrica de Córdoba será inspirado no conceito Niagara, apresentado no ano passado. Ainda não há data de lançamento, mas a chegada não deve acontecer antes de 2026. Outra informação relevante é que a nova caminhonete vai usar a mesma plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) adotada no Kardian feito no Brasil. É o primeiro modelo feito na Argentina a adotar essa base. Segundo a Renault, essa base comporta veículos de 4 a 5 metros de comprimento, 2,60 m a 3,00 m de entre-eixos e tem possibilidades de tração dianteira ou 4x4. É esperado que a futura picape se aproxime das medidas máximas da plataforma. Além disso, quando anunciou que traria tal plataforma para a América do Sul, a Renault disse que ela poderia ter conjuntos mecânicos com motores só a combustão (gasolina ou flex), além de configurações eletrificadas. A marca inclusive já testa as duas variantes no Brasil: híbrida plena ou leve. Como é a Niagara O design é bem diferente da Oroch atual, mas segue o estilo visto no conceito Bigster. De forma geral, a Niagara transmite forte sensação de robustez com capô elevado, caixas de rodas pronunciadas grade imponente. Em vez do losango, a peça ostenta o nome da Renault escrito por extenso. Os faróis são divididos em diversas peças e não há espelhos retrovisores. Atrás, as lanternas lembram mais um carro de passeio do que uma picape. As lentes são afiladas e, como em quase todos os recentes lançamentos, unidas por uma barra iluminada até o centro, onde há o logotipo da Renault. O interior não foi revelado.
Leia maisFábrica Renault e Inovação
Como a Renault vai aplicar os R$ 2 bilhões de investimento na fábrica do Paraná Novo SUV médio está em desenvolvimento na unidade e chega no próximo ano A Renault anunciou um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil até 2025, destinado à produção de novos modelos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Esse investimento faz parte de um ciclo maior de R$ 5,1 bilhões que a montadora está destinando ao país até 2026, dos quais R$ 3,1 bilhões já foram aplicados desde 2021. A meta é renovar completamente o portfólio de produtos da marca no Brasil. SUV médioUm dos principais destaques desse investimento é o desenvolvimento de um SUV médio inédito, baseado no Kardian, que será construído sobre a plataforma RGMP. Esse modelo competirá diretamente com outros SUVs do segmento C, como o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, BYD Song Pro e GWM Haval H6. O novo SUV terá versões de cinco e sete lugares e marcará a estreia da motorização híbrida na linha da Renault no Brasil. Segundo o presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, o desenvolvimento do novo SUV está em estágio avançado, e a empresa está utilizando novas tecnologias, como avaliações digitais, para acelerar o processo. O objetivo é reduzir o tempo de produção de cinco para três anos, o que reforça a agilidade da marca em responder às demandas do mercado. O lançamento do novo SUV está previsto para o próximo ano. Além do Kardian e do novo SUV, a fábrica de São José dos Pinhais já é responsável pela produção de outros modelos importantes para a Renault, como o Kwid, Duster, Oroch e Master, gerando emprego para 5 mil pessoas diretamente e 25 mil indiretamente na região.
Leia maisRenault Oroch: A competitiva picape intermediária que se mantém relevante
Confira recursos, especificações e preços da Renault Oroch A matéria destaca a Renault Oroch como uma picape intermediária competitiva e relevante, elogiando seu equilíbrio entre robustez e conforto, além da capacidade de carga.Com um design atraente e funcionalidades que a tornam uma escolha sólida no mercado, a Renault Oroch continua a ser uma opção versátil para diversos perfis de consumidores. Confira tudo sobre a Renault Oroch, uma picape que, mesmo sendo lançada em 2015, ainda consegue ser destaque no mercado automotivo. Veja todas as informações essenciais sobre a Oroch, detalhando suas versões e características. Conhecida por inaugurar o segmento das picapes intermediárias, a Renault Oroch rapidamente se tornou uma opção viável para quem busca um veículo que combine robustez e praticidade. Apesar da forte concorrência da Fiat Toro, a Oroch continua sendo uma escolha popular, especialmente devido às suas especificações e custo-benefício. Renault Oroch: Versátil e confiável Confira tudo sobre a Renault Oroch, uma picape que, mesmo sendo lançada em 2015, ainda consegue ser destaque no mercado automotivo. Veja todas as informações essenciais sobre a Oroch, detalhando suas versões e características. Conhecida por inaugurar o segmento das picapes intermediárias, a Renault Oroch rapidamente se tornou uma opção viável para quem busca um veículo que combine robustez e praticidade. Apesar da forte concorrência da Fiat Toro, a Oroch continua sendo uma escolha popular, especialmente devido às suas especificações e custo-benefício. Renault Oroch: Versátil e confiávelA Renault Oroch, em sua versão mais comum Dynamique, é equipada com câmbio automático de quatro marchas. Além disso, possui itens que proporcionam comodidade e segurança aos motoristas como central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, trio elétrico, sensor de estacionamento, volante revestido de couro e computador de bordo. Para quem gosta de um toque de luxo, bancos de couro são opcionais. Qual Renault Oroch é a ideal para você?Existem diversas versões da Renault Oroch, cada uma atendendo a diferentes necessidades. A versão Dynamique, por exemplo, é oferecida com motores 1.6 e 2.0 16V Flex. A diferença entre elas está principalmente na potência e no tipo de câmbio. Enquanto o motor 2.0 pode vir com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro, o motor 1.6 vem sempre com câmbio manual de cinco marchas. Qual Renault Oroch é mais econômica? Essa é uma pergunta comum entre potenciais compradores, e a resposta depende muito do tipo de uso que você pretende dar a picape. Aqui estão alguns dados sobre o consumo de combustível das diferentes versões: Oroch 1.6 16V manualConsumo urbano: 10,2 km/lConsumo rodoviário: 14,2 km/l0 a 100 km/h: 15,3 s Oroch 1.6 16V SCe manualConsumo urbano: 9,7 km/lConsumo rodoviário: 11,9 km/l0 a 100 km/h: 12,4 s Oroch 2.0 manualConsumo urbano: 8,1 km/lConsumo rodoviário: 11,4 km/l0 a 100 km/h: 11,8 s Problemas e defeitos da Renault Oroch Todo veículo tem seus pontos de atenção, e com a Renault Oroch não seria diferente. Aqui estão alguns problemas comuns encontrados pelos proprietários: Câmbio automático: A veterana transmissão AL4 de quatro marchas requer atenção. Verifique se não está travada em terceira marcha (modo de segurança), se funciona sem trancos e se há avisos de erro no painel. Câmbio manual: O engate das marchas deve ser suave e preciso. Alavanca inclinada e trepidação indicam possível rompimento dos coxins da transmissão. Freios: A versão Dynamique com transmissão automática é conhecida pelo elevado desgaste dos freios. Verifique o estado de discos e pastilhas. Suspensão: A Oroch pode apresentar barulhos na suspensão, indicativos do fim da vida útil de componentes como buchas, batentes e bieletas. Recalls da Renault Oroch De 2015 a 2024, a Renault Oroch passou por alguns recalls importantes. Entre os itens envolvidos estão o airbag do motorista, a mangueira de baixa pressão da direção hidráulica, os parafusos de fixação do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor, e a vedação do servofreio. É sempre uma boa ideia consultar o site do fabricante para obter informações detalhadas e verificar se o seu veículo está envolvido em algum desses chamados. Vale a pena comprar uma Renault Oroch usada? Para quem está pensando em adquirir uma Renault Oroch usada, é essencial considerar alguns fatores. Primeiro, a picape teve seu visual atualizado e um novo motor 1.3 turbo foi introduzido na versão top de linha em 2022. Além disso, a oferta de opções de motor e câmbio garante que há uma versão adequada para diferentes necessidades e orçamentos. Oroch Express 1.6 MT: R$ 70.527 (2018), R$ 78.986 (2021) Oroch Expression 1.6 MT: R$ 64.023 (2016), R$ 81.892 (2021) Oroch Dynamique 1.6 MT: R$ 62.500 (2016), R$ 82.434 (2021) Oroch Dynamique 2.0 MT: R$ 63.500 (2016), R$ 83.827 (2021) Oroch Dynamique 2.0 AT: R$ 69.085 (2016), R$ 89.900 (2021)
Leia maisRenault conquista três troféus no Prêmio Mobilidade Limpa 2024
A Renault do Brasil conquistou três troféus durante o Prêmio Mobilidade Limpa 2024. A premiação, realizada pela Agência Autoinforme, tem como objetivo incentivar montadoras e importadoras a oferecer automóveis e comerciais leves mais eficientes e alertar os consumidores por veículos mais limpos. Na segunda edição do prêmio, a Renault foi premiada em três categorias: Kwid, como veículo de entrada, com consumo energético de 1,36 MJ/km, Oroch 1.6, como picape compacta, com 1,93 MJ/km e Kangoo E-Tech 100% elétrico, como comercial elétrico, com 0,6 MJ/km. “Estamos muito felizes com essa conquista tripla para a Renault, que reforça nosso compromisso em ofertar veículos mais eficientes para nossos clientes, sejam eles à combustão ou elétricos”, explica Guilherme Ruibal, gerente de produto para veículos comerciais e picapes da Renault do Brasil Nesta edição, o Prêmio Mobilidade Limpa 2024 resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024, que considera 35 marcas e 975 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel. Sobre o Kwid O Renault Kwid destaca-se pelo moderno motor flex, melhor consumo do país e com baixas emissões de CO2 (84 g CO2/km). Produzido no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid foi lançado no mercado brasileiro em 2017 e tem como características a maior altura do solo (180 mm) da categoria e os ângulos de entrada (24°) e de saída (40°) dignos do segmento SUV. Somando-se às características SUV, o Kwid tem ainda o maior espaço interno e o maior porta-malas da categoria (290 litros). O Kwid é referência em segurança, trazendo, de série, quatro airbags (dois frontais e dois laterais) – algo inédito no segmento de entrada. Sobre a Oroch Inovadora desde sua concepção, a Oroch foi a primeira picape nacional que combinou o conforto de um SUV com a versatilidade de ter uma caçamba na medida certa, trazendo amplo entre-eixos e espaço interno, bem como suspensão independente nas quatro rodas – MacPherson na dianteira e Multilink atrás – permitindo ao modelo um rodar confortável e seguro em diferentes condições. A picape é comercializada em quatro versões: PRO, Intense, Iconic e Outsider. As três primeiras trazem o eficiente motor 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades, enquanto a topo de gama Outsider traz o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque. Sobre o Kangoo E-Tech 100% elétrico O Kangoo E-Tech traz a solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil e 100% elétrica, trazendo praticidade, segurança e baixo custo por quilômetro rodado. Equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo, permite uma experiência de condução suave e sem stress em todas as circunstâncias, autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634). O Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece um espaço de carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg. Sobre a Renault do Brasil Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU). Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Kardian, Duster, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Leia maisKardian surpreende e é o melhor Renault nacional desde o Megane
Rival de Pulse e Nivus, novo SUV Renault estreia nova plataforma, motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem, e tem rodar de SUVs maiores. Para uma geração inteira de brasileiros os Renault nacionais são carros de baixo custo. Depois do Megane, lançado em 2006, a marca francesa passou os últimos 18 anos fabricando no Brasil apenas carros simples e baratos. Sandero, Logan, Duster e Oroch vieram da estreita relação com a Dacia, da Romênia, e a Renault aproveitou tudo o que aprendeu para lançar o Kwid, seu maior expoente na contenção de custos de produção. Agora, estão voltando atrás. O Renault Kardian é o primeiro carro de uma nova linha de produtos (que ainda contemplará, pelo menos, um SUV cupê médio e uma picape com o porte da Toro, ambos híbridos)que buscará agregar valor aos carros da marca. Por sinal, também é a primeira vez que a Renault lança um carro global no Brasil antes dos outros mercados: o Kardian também será fabricado no Marrocos e a partir dali chegará à África, ao Oriente Médio e à Turquia. Global, em termos. Não foi fácil, tiveram que mudar tudo. Da plataforma ao motor, passando pelas metas de padrões de qualidade do acabamento e da dinâmica do carro, e até a fábrica de São José dos Pinhais (PR). Foi quase um recomeço.
Leia maisGaragem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco
Explorar as qualidades de um carro elétrico na prática é uma excelente maneira de demonstrar aos clientes que esses veículos não apenas atendem às especificações técnicas, mas também entregam desempenho consistente no dia a dia. Confira a análise do Garagem EV sobre a bateria do Renault Kwid E-Tech, um modelo totalmente elétrico: "O Renault Kwid E-Tech se mostra confiável para uso diário e econômico. Ao dirigir o carro em situações cotidianas e por períodos prolongados, você percebe quando é necessário recarregar a bateria. Gradualmente, a ansiedade com a autonomia desaparece, proporcionando uma experiência mais tranquila, com carregamentos menos frequentes, feitos apenas quando necessário. Além disso, devido ao tamanho moderado da bateria, o Kwid E-Tech se destaca na recarga. Com capacidade de 26,7 kWh, pode recuperar de 30% a 80% da carga em apenas 1 hora e 45 minutos em um carregador wallbox de 7,4 kWh, comuns em shoppings, estacionamentos e supermercados. Com um carregador rápido, Leia a matéria completa clicando aqui. Continue acompanhando nosso Feed para ficar por dentro do que os portais estão falando sobre os veículos elétricos.
Leia maisRenault Kangoo
O renault Kangoo foi lançado recentemente e já temos novidades sobre o que a mídia está falando sobre ele. Confira alguns comentários de grandes portais e aproveite para compartilhar a novidade com seu cliente! CNNhttps://www.cnnbrasil.com.br/auto/renault-kangoo-volta-ao-brasil-para-encarar-a-fiorino/ Em nova geração, o Kangoo oferece uma capacidade de carga de até 750 quilos e um compartimento de 3,3 metros cúbicos. Um dos destaques é a porta lateral deslizante, que facilita o acesso às cargas e representa um diferencial sobre os rivais da Stellantis. O modelo tem ainda portas traseiras assimétricas que abrem até 180º e possuem um sistema de trava a 90º para evitar fechamentos acidentais. E como o mote principal é o consumidor PJ, a Renault afirma que o Kangoo tem custo de reparabilidade 23% menor em comparação à Fiorino. Além disso, promete cesta de peças 20% mais acessível. Considerando as revisões até os 60% mil quilômetros, o custo de operação de R$ 0,93 por quilômetro rodado. Quatro Rodas(https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/renault-kangoo-flex-volta-ao-brasil-com-alma-de-dacia-e-preco-de-fiorino) Com versão única e importado da Argentina, o novo Renault Kangoo chega com mais potência e com mais capacidade que o Fiorino.
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Renault confirma investimento de R$ 2 bilhões no Brasil Terra Brasil Notícias junho 30, 2022 Renault confirma investimento de R$ 2 bilhões no Brasil No último ciclo foram lançamentos o Zoe E-Tech 100% elétrico, o SUV Captur com o novo motor turbo TCe 1.3 Flex e a linha 2023 dos modelos Kwid, Master, Duster e da picape Oroch A Renault do Brasil confirma o investimento de R$ 2 bilhões referente ao anúncio feito em março deste ano para a produção de uma nova plataforma, a CMF-B, de um novo SUV e de um novo motor 1.0 turbo. Renault confirma investimento de R$ 2 bilhões no Brasil Terra Brasil Notícias junho 30, 2022 Renault confirma investimento de R$ 2 bilhões no Brasil No último ciclo foram lançamentos o Zoe E-Tech 100% elétrico, o SUV Captur com o novo motor turbo TCe 1.3 Flex e a linha 2023 dos modelos Kwid, Master, Duster e da picape Oroch A Renault do Brasil confirma o investimento de R$ 2 bilhões referente ao anúncio feito em março deste ano para a produção de uma nova plataforma, a CMF-B, de um novo SUV e de um novo motor 1.0 turbo. Solenidade O anúncio foi feito por José Vicente de los Mozos, EVP Industrial Renault Group, para o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, em evento realizado no Palácio do Governo do Paraná, em Curitiba (PR). O investimento faz parte do plano estratégico Renaulution. Estavam presentes também Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault América Latina, e Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. “A América Latina é de grande importância para o Renault Group e estamos investindo para oferecer nos países do continente produtos alinhados à nossa estratégia mundial”, afirma José Vicente de los Mozos, EVP Industrial Renault Group. Novos produtos “Esta é uma importante fase para a Renault na América Latina, pois estamos nos preparando para lançar novos produtos e motores para os nossos clientes com a melhor tecnologia mundial do Renault Group”, explica Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault América Latina. Renovação “Após a renovação da nossa gama atual ocorrida nos últimos dois anos, o nosso objetivo é a oferecer novos produtos nos segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Eletrificação O anúncio de R$ 2 bilhões vem após o último ciclo de R$ 1,1 bilhão anunciado em março de 2021, destinado aos lançamentos do Zoe E-Tech 100% elétrico e do Captur com o novo motor turbo TCe 1.3 Flex em 2021, bem como da linha 2023 dos modelos Kwid, Master, Duster e Oroch, sendo os dois últimos com também com a opção de motor turbo TCe 1.3 Flex. Este último ciclo de investimento também contemplou a pré-venda do Kwid E-Tech 100% elétrico, com entrega prevista para agosto deste ano. A plataforma CMF-B permite a chegada de novos produtos no futuro bem como uma eventual eletrificação. Renovação A marca segue com a aplicação do plano estratégico mundial Renaulution, que prevê a mudança da estratégia do Renault Group de volumes para valor, que entra na fase Renovation com a chegada de novos produtos.
Leia maisRenault Master 2023 traz novo visual e motor atualizado
A Renault apresentou a linha 2023 do utilitário Master, que chega com novo visual, atualizações na mecânica, na cabine e no pacote de equipamentos. O modelo será vendido em quatro opções de carroceria (chassi cabine, furgão, vitré e minibus), com preços entre R$ 187.600 e R$ 281.300. A dianteira do Master 2023 adota a nova identidade visual da Renault, com a grade de frisos horizontais e faróis com luzes de rodagem diurna em LED em forma de C. Do lado de dentro, o utilitário recebeu novo volante com comandos do controle de cruzeiro e nova alavanca de câmbio. O quadro de instrumentos traz tela digital de 3,5 polegadas para as funções do computador de bordo. Opcionalmente, o Master 2023 pode ser equipado com central multimídia de 7” com Android Auto, Apple CarPlay e TV digital integrada. Além das quatro carrocerias (furgão, chassi cabine, vitré e minibus), o Master 2023 possui três opções de comprimento e duas variantes de altura do teto. No furgão, há três opções de entre-eixos, de 3.182 mm a 4.332 mm. A capacidade de carga é de até 1.522 kg, com compartimento de carga que varia entre 8 m3 (comprimento L1 e altura H1) até 13 m3 (L3 H2). Em relação ao furgão, a versão Vitré adiciona vidros laterais na traseira e ar-condicionado no compartimento de carga, a fim de permitir a customização pelo proprietário. Este modelo é vendido com comprimento de 6.198 mm e 2.492 mm de altura. Já o Master chassi cabine permite a instalação de implementos na carroceria da forma que o cliente desejar. O modelo traz capacidade carga máxima de 1.740 kg e pode receber implementos de até 18 m3. O modelo minibus, por sua vez, possui 16 lugares ao todo (15 passageiros + motorista), bancos individuais reclináveis (até 29º) na traseira e porta-malas de 1.000 litros. Motor atualizado O Renault Master 2023 recebeu importantes atualizações no motor 2.3 dCi turbodiesel, a fim de aumentar a eficiência e enquadrar o modelo nas regras de emissões do Proconve L7. Entre as modificações estão novo sistema de injeção de alta pressão, com 2.000 bar (400 bar a mais que antes); novo cabeçote; novo sistema de resfriamento do EGR; coletor de admissão redesenhado; pinos e saias dos pistões com revestimento em DLC; anéis de vedação com redução de atrito e sistema AdBlue de injeção de ureia (tratamento de gases com Arla 32). Com as mudanças, o motor 2.3 passa a gerar 136 cv a 3.500 rpm (6 cv a mais em relação ao antigo modelo) e 36,7 kgfm de torque a 1.500 rpm (5 kgfm extras). O câmbio manual de seis marchas recebeu calibração específica para o motor atualizado. De acordo com a Renault, o Master 2023 alcança a média de consumo de 10,4 km/l em ambiente urbano, o que torna o novo modelo cerca de 30% mais econômico que o anterior. O pacote de segurança ativa do novo Master 2023 também foi atualizado, com novos itens de série para todas as versões, como controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, sistema anti-capotamento, assistente de tração de reboque, assistente de aderência prolongada em partida (para auxílio em pisos de baixa aderência), controle adaptativo de carga (LAC) e sistema estabilizador de vento lateral. Preços, versões e equipamentos do Master 2023 Master Chassi Cabine – R$ 187.600 Principais itens de série: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica, ajuste de profundidade do volante, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos, airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade e tração e demais tecnologias de segurança ativa. Opcionais: Pack Confort (ar-condicionado) e Pack Luxo Chassi (ar-condicionado, multimídia com tela de 7” e Apple CarPlay, Android Auto e TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e faróis de neblina). Master Furgão (L1 H1) – R$ 207.900 Master Gran Furgão (L2 H2) – R$ 216.000 Master Extra Furgão (L3 H2) – R$ 221.000 Principais itens de série: equipamentos da versão Chassi Cabine + ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga. Opcionais: Pack Luxo (multimídia com tela de 7”, com Apple CarPlay, Android Auto e TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e faróis de neblina). Master Vitré – R$ 225.600 Principais itens de série: equipamentos da versão Furgão + ar-condicionado com saídas para o compartimento de carga. Opcionais: Pack Luxo (multimídia com tela de 7”, com Apple CarPlay, Android Auto e TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e faróis de neblina). Master Minibus Executive – R$ 281.300 Principais itens de série: equipamentos da versão Vitré + tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros (+1 motorista), com cintos de segurança individuais. Opcionais: Pack Luxo (multimídia com tela de 7”, com Apple CarPlay, Android Auto e TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e faróis de neblina).
Leia maisRENAULT KWID 2023 CHEGA COM DESIGN COMPLETAMENTE RENOVADO E MAIS TECNOLOGIA
Novo design externo que reforça ainda mais as características SUV com assinatura luminosa em LED, para-choques mais robustos e opção de teto bíton. Novo design interno com painel de instrumentos com mostradores em LED, painel central com novos acabamentos e novo tecido premium nos bancos. Ótimo espaço interno e o maior porta-malas da categoria. Ainda mais econômico com o sistema Start&Stop, de série em todas as versões. Tecnologia para mais segurança: além dos quatro airbags, exclusivos na categoria, veículo passa a trazer de série controle eletrônico de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampa (HSA). Tecnologia para conectividade: nova central multimídia Media Evolution com tela touch screen de 8 polegadas com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. Kwid terá ainda uma versão 100% elétrica em 2022. O Renault Kwid, compacto que inovou o segmento de entrada com design SUV, maior porta-malas da categoria, baixo consumo de combustível e único com quatro airbags de série em todas as versões, chega à linha 2023 mantendo todas essas características e com evoluções em design e tecnologia. Completamente renovado, o design enfatiza ainda mais o espírito SUV com uma nova identidade visual. A dianteira traz novo para-choque mais imponente, luzes de circulação diurna (DRL) em LED em todas as versões – inéditas na categoria –, faróis de parábola dupla na parte inferior, grade frontal esculpida com inserções cromadas ou cinza, dependendo da versão, e parte inferior do para-choque na cor preta reforçando as características SUV. Na traseira, as novidades são o para-choque e as lanternas em LED. Na linha 2023, o consumidor passa a ter a opção de teto bíton na versão Intense, e rodas de liga leve diamantadas de série nas versões Intense com teto bíton e Outsider. No interior, o painel de instrumentos agora tem mostradores em LED. Todo o painel central tem novo acabamento, com detalhes cromados e na cor preta brilhante ou cinza Cassiopée, dependendo da versão, nos aeradores das saídas de ar, na moldura do novo sistema multimídia Media Evolution, nas portas e na manopla do câmbio. A versão Outsider ganha ainda acabamento exclusivo na cor verde Citron nas costuras dos bancos e da coifa do câmbio. O Kwid continua se destacando pela boa altura do solo (185 mm) e os ângulos de entrada (24,1°) e de saída (41,7°), que já eram dignos do segmento SUV e ficaram ainda maiores. O veículo tem ainda o maior espaço interno e o maior porta-malas da categoria (290 litros). O veículo da Renault, que já era “best-in-class” em consumo de combustível entre os veículos compactos de entrada, está 5% mais econômico no ciclo urbano com etanol no tanque, registrando 10,8 km/l, e 3% mais econômico com gasolina, fazendo 15,3 km/l, segundo o Inmetro. Uma das tecnologias aplicadas para a redução do consumo de combustível é a adoção do sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Outras tecnologias aliadas ao consumo de combustível foram a adoção do sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), além de pneus verdes, que têm 20% a menos de resistência de rolagem, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2. Além de mais econômico, o motor tem um desempenho ainda melhor. O moderno propulsor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, agora rende 71 cv de potência com etanol no tanque e 68 cv com gasolina. O torque também teve melhoria: 10,0 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, garantindo boas acelerações e retomadas. O Kwid, que desde o seu lançamento é uma referência em segurança no segmento por trazer de série em todas as versões quatro airbags (dois frontais e dois laterais), agora oferece também controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampas (HSA) e aviso de cintos de segurança não afivelados para todos os ocupantes do banco traseiro. Para facilitar a vida a bordo, a nova central multimídia Media Evolution traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma nova tela maior, agora de 8”, capacitiva e com interface simples e intuitiva, a central oferece espelhamento para celulares com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo usar, por exemplo, Spotify, Waze e Whatsapp na tela do multimídia, e botão “push to talk”, além do sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis que podem resultar em uma economia de combustível de até 20%. Uma novidade aqui é o indicador de temperatura externa. O Kwid oferece três versões de acabamento: Zen, Intense e Outsider. Além das cores vermelho Fogo, branco Glacier, prata Étoile e preto Nacré, o veículo estreia a carroceria azul Iron nas versões Intense (com ou sem pintura bíton) e Outsider. Seguindo a inovação e responsabilidade ambiental, características da marca, o Kwid terá ainda em 2022 a versão E-TECH, 100% elétrica. Lançado em julho de 2017, o Kwid tem 277.368 unidades emplacadas até dezembro de 2021, trazendo novos clientes para a Renault e também um perfil mais jovem em todas as regiões do país. DESIGN ÚNICO COM CARACTERÍSTICAS SUV O visual imponente do Renault Kwid 2023 apresenta atributos vindos do mundo dos SUVs, como as caixas de rodas mais largas, distância do solo maior (185 mm com o veículo vazio) e um capô esculpido com vincos bem marcados. A versão Outsider traz ainda barras de teto, protetor da parte inferior frontal da carroceria reforçado e protetor da parte traseira da carroceria, que ressaltam ainda mais a robustez do veículo O Kwid não passa despercebido nas ruas. A dianteira ostenta uma personalidade forte com um capô com vincos bem acentuados, um grande para-choque, além de um conjunto óptico separado com luzes de circulação diurna (DRL) em LED na parte superior de série para todas as versões, que se prolongam até a grade fechando o conjunto visual com inserções cromadas ou pintadas na cor cinza, dependendo da versão. Posicionados abaixo do DRL, os inéditos faróis de dupla parábola no segmento garantem mais eficiência luminosa e segurança. E o para-choque inferior na cor preta reforça ainda mais o espírito SUV. A parte alta da traseira remete à vocação urbana do Kwid, com lanternas com a nova identidade luminosa em LED, únicas na categoria. Já a parte de baixo é dotada de atributos de segurança dignos de um SUV: o robusto para-choque traseiro agora traz os refletores integrados, melhorando a visibilidade e reforçando a segurança. A versão Outsider traz ainda um protetor de carroceria (skis frontais e traseiros) pintado na cor cinza. Com perfil imponente e robusto, o Kwid expressa modernidade e dá a impressão de ser maior que os seus 3.680 m de comprimento. As versões Intense com teto bíton e Outsider passam a vir de série com rodas de liga leve de 14 polegadas diamantadas em duas cores. A versão Intense traz novo desenho de calota com a inédita tecnologia Flexwheel bíton. A pintura bíton oferece originalidade e personalização. O teto preto é oferecido como opcional na versão Intense. O design interior do Kwid é coerente com o estilo exterior do modelo, oferecendo um habitáculo moderno e que atende as necessidades dos consumidores. O painel de instrumentos passa a vir com mostradores em LED, sendo de melhor visualização, mais preciso e tecnológico. A parte superior do painel foi reformulada, trazendo novo acabamento e melhoria na qualidade dos materiais. As saídas de ar laterais agora contam com anéis adicionais na cor preta brilhante ou cinza Cassiopée, dependendo da versão. O multimídia Media Evolution também ganhou moldura em preto brilhante com inserções cromadas na horizontal. Dando mais modernidade, a manopla do câmbio agora traz detalhe em preto brilhante e anel cromado nas versões Intense e Outsider. Na versão Intense os bancos têm novo tecido com detalhes na cor azul nas laterais e no bordado central do encosto. Já na versão Outsider, as costuras da coifa do câmbio e dos bancos, além de detalhes, são da cor verde Citron. ÓTMO ESPAÇO INTERNO Com visual moderno, o interior do Kwid mantém o ótimo espaço interno. Com 2.423 mm de entre-eixos, o espaço para quem viaja atrás é bastante confortável. Quem senta no banco traseiro, por exemplo, tem o maior espaço para os joelhos do segmento. O mesmo ocorre com o compartimento de bagagem, que acomoda 290 litros e é o maior da categoria. Com banco rebatível chega até 1.100 litros. A posição de dirigir elevada garante para o motorista uma impressão de segurança no trânsito. Além disso com maior altura da cabine o Kwid assegura ainda mais conforto. MAIS ECONOMIA COM MELHOR DESEMPENHO O Kwid é o carro com o menor consumo de combustível do segmento tanto em uso urbano como rodoviário. Na cidade, faz 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. Na estrada, 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol, segundo dados do Inmetro. Uma das tecnologias aplicadas para a redução do consumo de combustível é a adoção do sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Outra tecnologia aliada ao consumo de combustível foi a adoção do sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração, que tem funcionamento simples e eficiente: durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Esse sistema garante um consumo até 2% menor. As inclusões do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), por meio de um sinal luminoso no painel, e dos pneus verdes, que têm 20% a menos de resistência de rolagem, também contribuem para a redução do consumo de combustível e da emissão de CO2. Além de mais econômico, o motor tem um desempenho ainda melhor, com a adoção de sensor de fase do comando de válvulas, nova central eletrônica e nova calibração. O Kwid traz o moderno motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, que agora rende 71 cv com etanol e 68 cv com gasolina a 5.500 rpm. O torque também teve melhoria, passando a 10,0 kfgm com etanol, e 9,4 kgfm a 4.250 rpm com gasolina, garantindo uma dirigibilidade ágil com ótimas respostas. A direção elétrica é de série em todas as versões e, além de facilitar as manobras, também ajuda a reduzir o consumo e as emissões, já que exige menos o motor do que os sistemas hidráulicos. TECNOLOGIA PARA MAIS SEGURANÇA Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid utiliza a moderna plataforma mundial da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, CMF-A. Em todas as versões, o modelo traz de série controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampas (HSA) e aviso dos cintos de segurança não afivelados para todas as posições do banco traseiro, além dos quatro airbags (dois frontais e dois laterais), exclusivos na categoria, e de duas fixações Isofix para cadeirinhas infantis, item fundamental para a segurança das crianças. TECNOLOGIA PARA CONECTIVIDADE A nova central multimídia Media Evolution traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. A tela ficou maior, agora é de 8’’, com interface simples e intuitiva, a central oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay e botão “push to talk”, que facilita a vida a bordo com segurança, além de sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis que podem resultar em uma economia de combustível de até 20%. Outras novidades da central multimídia ficam por conta do indicador de temperatura externa e do comando de áudio satélite na coluna de direção. Versão Zen Principais itens de série: 4 airbags (2 frontais e 2 laterais) Controle eletrônico de estabilidade (ESP) Assistente de partida em rampa (HSA) Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes Sistema Start & Stop Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) Luzes de circulação diurna (DRL) em LED Painel de instrumentos com mostradores em LED Indicador de temperatura externa Computador de bordo Tacômetro Direção elétrica Ar-condicionado Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes Travas elétricas das portas Vidros dianteiros elétricos Versão Intense Principais itens de série: todos da versão Zen mais Maçanetas externas na cor da carroceria Retrovisores em preto brilhante Calotas Flex Wheel 14\" Bíton Retrovisores elétricos Chave tipo canivete Câmera de ré Media Evolution com tela de 8\" com Espelhamento de smartphone Android Auto® e Apple CarPlay®, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia Comando satélite de áudio Lanternas com assinatura em LED Opcional: pintura bíton e rodas de liga leve diamantadas 14\'\' bíton Versão Outsider Principais itens de série: todos da versão Intense mais Barras de teto Molduras de proteção lateral Skis frontais e traseiros Bancos exclusivos com detalhes na cor verde Citron Rodas de liga leve diamantadas 14\'\' bíton ACESSÓRIOS O Kwid 2023 também traz uma nova linha de acessórios, com opções para todos os gostos. São vários kits que incluem itens como rodas de liga leve, câmera de ré, sensor de estacionamento, aerofólio, frisos nas portas, moldura da lanterna traseira, bolsa organizadora e cadeira para carregar animais, entre outros. RENAULT ON DEMAND O Renault On Demand, inovadora solução de mobilidade da Renault para o mercado brasileiro, tem diversos planos de assinatura customizáveis de longa duração, para que o cliente tenha sempre um Renault zero-quilômetro que atenda às suas necessidades com toda praticidade, segurança e conforto. Os planos são de 6, 12, 18, 24, 30 ou 36 meses, sem reajustes nas mensalidades ao longo do contrato. No momento da adesão o cliente também pode escolher os planos de quilometragem, com opções de 1.000, 1.500 e 2.000 quilômetros mensais. Com plano básico de 30 meses, a mensalidade do Kwid sai a partir de R$ 1.250 por mês. O consumidor pode ainda ampliar o valor do primeiro pagamento da assinatura com parcelas reduzidas ao longo do prazo. A contratação é 100% on-line, realizada no site www.renaultondemand.com.br, incluindo a assinatura digital do contrato e todo o acompanhamento durante o período de utilização do Renault On Demand, como conferir o status do pedido, gerenciar pagamentos e serviços contratados, consultar multas recebidas, entre outros. O cliente também pode realizar a contratação na rede de concessionárias credenciada. Todos os planos Renault On Demand incluem os serviços: Manutenção: revisões preventiva e corretiva, além da troca de peças de desgaste natural, incluindo também a troca de pneus. Gestão de documentos: todos os documentos e taxas relacionados ao veículo como IPVA e licenciamento são gerenciados pelo Renault On Demand. Seguro Auto: proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros. Assistência 24 horas: serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem, carro reserva, e outros serviços emergenciais disponíveis por meio do 0800 888 1500. Condutores adicionais ilimitados. Escolha do final da placa, válida para São Paulo, sem custo adicional. O cliente pode ainda personalizar sua assinatura incluindo outros serviços. O valor adicional na mensalidade dependerá do plano escolhido: Entrega do veículo em casa. Película solar e/ou película de proteção. Seguro franquia. Seguro proteção financeira: proteção em caso de desemprego involuntário, incapacidade, morte ou invalidez, em parceria com a seguradora BNP Paribas Cardif. Ao término do plano, o cliente poderá optar pela renovação antecipada e assim, receber o novo veículo na data de devolução do antigo. O Renault On Demand está disponível em todos os estados do Brasil. KWID E-TECH ELECTRIC A eletrificação da gama é uma das prioridades para a Renault. O próximo carro 100% elétrico que será lançado no Brasil é o Kwid E-TECH em 2022, que terá um motor elétrico específico desenvolvido para as condições brasileiras. Além de pioneira na comercialização de carro elétrico no mundo, a Renault é líder na venda de veículos de passeio 100% elétricos no Brasil. Desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade com os modelos: Zoe, Twizy e Kangoo. Além disso, o Zoe é comercializado ao cliente final desde 2018. Ao todo já são mais de 500 veículos elétricos Renault em circulação no país. PROJETOS DE MOBILIDADE Mobilize é uma das quatro unidades de negócio do Renault Group, com foco nos clientes que desejam adotar formas inovadoras de mobilidade. Mobilize Share é o novo nome do serviço e aplicativo, que antes se chamava Renault Mobility by Mobilize. Como exemplos de solução de mobilidade da Renault estão a adoção pioneira do sistema Mobilize Share, dentro do Complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná, para os colaboradores da marca. O Mobilize Share também é utilizado nas parcerias de carsharing e locação de curta duração instaladas na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Lactec, Casa LIDE, na concessionária Globo e na Copel (Companhia Paranaense de Energia), em Curitiba. A Renault também possui outras iniciativas de mobilidade, como o VEM DF e VEM PR, que disponibilizam veículos elétricos da Renault para o uso compartilhado por servidores em órgãos públicos. Estes projetos foram desenvolvidos pela ABDI, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial em parceria com os governos locais e o Parque Tecnológico de Itaipu. Em Fernando de Noronha 28 veículos elétricos Renault já circulam pela ilha, como parte do Programa Noronha Carbono Zero. Neste projeto, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo foi implementado um posto de carregamento para garantir energia limpa e renovável para todos os veículos elétricos que rodam na ilha, e o excedente é disponibilizado para uso da população local. Sobre a Renault do Brasil Produzindo no Brasil há mais de 23 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA). Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Sandero, Stepway, Logan, Duster, Oroch, Captur e Master e, ainda, o Zoe E-Tech, veículo 100% elétrico, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 30 veículos elétricos que rodam por lá. O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou cerca de 830 mil pessoas ao longo dos seus 11 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Leia maisA engrenagem tecnológica da Renault
Processos desenvolvidos na planta paranaense da montadora ajudam a recuperar mais rápido os resultados que foram impactados pela pandemia. Mas o Brasil ainda sofre com falta de competitividade. Embalada pela ligeira recuperação do setor automotivo brasileiro após longo período de retração por causa do isolamento social a partir da pandemia da Covid-19, a francesa Renault tem buscado na tecnologia o caminho para melhorar os índices de eficiência e produtividade de seus parques fabris. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a julho deste ano a montadora registrou 69.512 licenciamentos de automóveis, alta de 6,3% sobre o mesmo período do ano passado. O segmento foi responsável no primeiro semestre por vender 927.961 unidades. Nos comerciais leves, o cenário foi melhor para a companhia europeia no Brasil. Foram 12.485 licenciamentos da marca, aumento de 115% sobre o mesmo período de 2020. “Em 2018, a gente começou a vender o Kwid 100% pela internet, incluindo avaliação do usado como parte do pagamento e emissão do boleto. Quando chegou a pandemia estávamos preparados. O que as empresas foram correr atrás a gente já tinha feito”, disse à DINHEIRO Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina. No início do ano passado, pouco antes da pandemia, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), que compreende quatro fábricas (de passeio, comerciais leves, motores e injeção de alumínio para peças de motor) foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial como “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em tecnologia 4.0. Segundo a companhia, essa é a primeira planta industrial da América Latina a receber esse título. Por causa da pandemia, não houve outra premiação do tipo pelo órgão internacional. Entre as ações tecnológicas implementadas pela montadora está a utilização do ambiente virtual para o processo de contratação de funcionários. Antes de ir para a linha de produção, os operários da linha de produção já treinam na tecnologia 3D exatamente o mesmo trabalho que será executado na prática. “Se o colaborador não colocar, mesmo que virtualmente, todos os equipamentos de segurança, não consegue executar a operação”, disse Pedrucci. Para o presidente da América Latina da companhia, a busca por mais tecnologia é, na realidade, uma resposta ao interesse do próprio consumidor nos últimos anos. Um dos exemplos citados pelo executivo está relacionado ao tempo em que o cliente destinado para a escolha do carro novo. Segundo Pedrucci, antes os clientes faziam média de seis visitas à concessionária antes de bater o martelo. Hoje, os estudos da empresa mostram que prazo caiu para 1,7 visita. “Isso não significa que ele está comprando com menos conhecimento. Pelo contrário. Antes, ele se informa, visita sites, redes sociais e busca todos os dados para ir na loja para comprar.” Pedrucci não revela o total aportado no pacote tecnológico, mas diz que as ações geraram, entre 2017 e 2019, um aumento de 18% na eficiência da planta paranaense. “A tecnologia permeia todo o processo da fábrica da Renault. Mas é algo que nunca termina”, disse o executivo. O lado ruim da tecnologia, no entanto, está justamente na inevitável conexão das cadeias globais de suprimentos. Desde o início do mês, a fábrica de automóveis da Renault está com a produção paralisada por falta de componentes. Os trabalhos só voltam na próxima sexta-feira (27). Cada dia sem trabalho significa 1,1 mil veículos a menos produzidos. “O mundo está muito conectado. Mas, no nosso caso, toda a parte de tecnologia que desenvolvemos nos ajuda a sofrer menos”, disse o presidente. “Mas está tudo tão ligado que eventos isolados em determinados países também trazem consequências.” No auge da pandemia, o dirigente da Renault disse que a companhia fez ações para auxiliar fornecedores, principalmente de autopeças, que foram extremamente atingidas pelo impacto da crise a partir do isolamento social. “Nosso apoio não é só financeiro, mas também em know-how e tecnologia. Muitas vezes a gente ajuda a melhorar os processos”, afirmou. “A gente deu apoio a fornecedores, mas a situação foi tão generalizada que qualquer apoio foi capaz de suportar.” UM ANO E MEIO No Brasil, o planejamento do ciclo de investimentos de R$ 1,1 bilhão para 18 meses, iniciado em março deste ano, segue no ritmo esperado pela montadora. Ela não revela o quanto já foi aportado, mas afirmou que, após seis meses, as ações estão em linha com o que havia sido planejado. “Meu trabalho agora é cuidar de investimentos futuros. Mesmo com a crise, nosso plano segue.” A programação de investimentos envolvia cinco novos modelos e a importação de um novo motor 1.3, além do lançamento da nova versão do modelo elétrico Zoe, que já chegou. Tanto o motor quanto o novo Captur já foram lançados dentro desse pacote. Faltam, então, mais quatro novidades para os próximos 12 meses, além da chegada de mais um veículo elétrico. Para o consultor do setor automotivo Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting, é necessário mais investimentos em soluções tecnológicas de todo o segmento para garantir a retomada, de fato, da indústria no cenário pós-Covid. “A tecnologia é o único caminho para o setor . O Brasil, que fez regulações na eficiência energética, a alternativa é focar em pesquisa e desenvolvimento e em tecnologia, para que possa alavancar o segmento automotivo. Competência o Brasil tem”, disse. “O consumidor da indústria hoje é totalmente digital e muito conectado. Ele quer saber de tecnologia embarcada”, afirmou. Com o avanço no planejamento tecnológico, o trabalho, agora, é contribuir para que o Brasil possa melhorar em termos de competitividade no cenário latino-americano e, com isso, garantir espaço para mais investimentos por parte da matriz da montadora. Segundo Pedrucci, o País vem perdendo competitividade até mesmo com os países da região. “Desde 2018, o Duster que é importado para a Argentina sai da Colômbia e não mais do Brasil. Com um grande trabalho, a Renault da Colômbia conseguiu fazer com que o seu fosse mais barato”, disse Pedrucci. 18% é o porcentual de aumento na eficiência da fábrica da montadora no paraná com as ações de tecnologia entre os anos de 2017 e 2019 O executivo trabalha para que a América Latina, e em especial o Brasil, possa garantir junto à fábrica mais um ciclo de investimentos a partir de 2023, ao fim do atual. “No Brasil, havia incentivo à exportação, que foi cortado. Com isso, o produto de outro país fica mais competitivo. É uma equação complexa”, disse. “O ambiente econômico do país influencia a taxa de sucesso do investimento.” Segundo o dirigente, o México tem sido um dos países mais competitivos do segmento. “Não quer dizer que o Brasil está fazendo mal. É que há outros fazendo mais rápido”, afirmou. “Como brasileiro, falo que nós precisamos trabalhar profundamente na competitividade, sob risco de ficar para trás.” Fato é que, nessa corrida, o Brasil ainda precisa apertar o passo. O foco na tecnologia mostra que o caminho está bem desenhado.
Leia maisRESULTADOS COMERCIAIS MUNDIAIS – 1º SEMESTRE DE 2021
*As vendas mundiais do Renault Group estão em alta de 18,7% no primeiro semestre de 2021, em comparação com 2020. *O Renault Group confirma a continuidade de uma política comercial seletiva, favorecendo o crescimento com volumes rentáveis. *A marca Renault registrou uma alta de 18,5%. A gama E-TECH tem sido um grande sucesso, com um em cada quatro automóveis de passageiros da marca Renault vendidos na Europa. Para Arkana, uma em cada duas vendas é uma versão E-TECH. *A marca Dacia registrou um crescimento de 24,5% graças à renovação da gama, impulsionada pelo Novo Sandero, o veículo líder em vendas de varejo na Europa. *As vendas da marca LADA cresceram 41,1% no mundo e 51% na Rússia, fortalecendo seu primeiro lugar com 23% de participação de mercado, o melhor resultado dos últimos dez anos. *A carteira de pedidos do Grupo na Europa chegou a 2,5 meses de vendas no fechamento de junho de 2021, estimulada pela atratividade da gama equipada com as motorizações Renault E-TECH, os veículos comerciais leves, os Novos Dacia Sandero e Dacia Spring 100% elétrico. *O Grupo está em linha para atingir seus objetivos CAFE em 2021. Em um contexto ainda perturbado pela pandemia da COVID-19, o Renault Group vendeu 1.422.600 veículos no 1º semestre de 2021, em alta de 18,7% em comparação com 2020, mas em retração de 24,2% em comparação com o 1º semestre de 2019. O Grupo manteve uma política comercial seletiva durante todo o primeiro semestre, favorecendo o crescimento com volumes rentáveis em seus diferentes mercados de atuação. Marca Renault A marca Renault vendeu 901.500 veículos no mundo, em alta de 18,5% em comparação com o 1º semestre de 2020. Há uma retomada do crescimento em todos os países-chave. A participação das vendas na Europa ficou em 59%. Nos cinco principais países europeus (França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido), a participação das vendas de varejo agora representam 40%, representando um crescimento de 2 pontos percentuais em comparação a 2019, no período pré-crise. Na Europa, a marca Renault vendeu 532.161 veículos (+13,2%), representando uma participação de mercado de 7%. Esta performance foi estimulada pelo forte crescimento das vendas de veículos de passeio elétricos e eletrificados E-TECH (91.869 veículos, uma alta de +149%). Com quase 20.000 pedidos em três meses de comercialização, o Arkana permite um retorno bem-sucedido ao segmento C. Em um mercado de veículos comerciais leves que cresceu 42,3%, a Renault aumentou sua participação de mercado em 0,4 ponto percentual, para 14,4%. Nos países-chave fora da Europa, a marca Renault está recuperando o crescimento graças aos lançamentos bem-sucedidos do Kiger na Índia (+ 86,6%) e do Duster na Rússia (+36%), bem como na América Latina, incluindo o Brasil, que teve um crescimento de 15,9%. Marcas Dacia e Lada A marca Dacia vendeu 262.814 veículos (+24,5%), impulsionada pelo sucesso do Novo Sandero, o veículo mais vendido no varejo na Europa. O Dacia Spring, o veículo elétrico acessível, está tendo um forte lançamento – são mais de 15.000 pedidos com entregas previstas no terceiro trimestre do ano. A Dacia continua renovando toda sua gama de modelos: depois dos Novos Sandero e Logan no fim de 2020, o Novo Duster foi revelado em junho de 2021 e a marca apresentará seu novíssimo modelo polivalente de sete lugares voltado a um uso em família, no Salão do Automóvel de Munique em setembro. Na Rússia, a marca LADA vendeu 200.219 veículos (+51%), fortalecendo seu primeiro lugar com 23% de participação de mercado, o melhor resultado destes últimos dez anos. Quatro modelos LADA estão no top 10 das vendas na Rússia: o Granta ocupa o primeiro lugar (72.287 veículos), o Vesta está em segundo (57.031 veículos), o NIVA – incluindo a nova versão Travel – e o novo Largus, lançado em março. Sobre o Renault Group O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 5 marcas complementares – Renault, Dacia, LADA, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,9 milhões de veículos em 2020. O Grupo emprega mais de 170.000 colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2050. https://www.renaultgroup.com/
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