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Mundo Renault

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O que está acontecendo

04/ 05

BRUNO HOHMANN É O NOVO VICE-PRESIDENTE COMERCIAL DA RENAULT DO BRASIL

A Renault anuncia a nomeação de Bruno Hohmann como vice-presidente comercial no Brasil. Bruno reportará a Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, e a Jorge Portugal, vice-presidente vendas e marketing região américas.“Acompanho a carreira do Bruno desde a sua chegada à Renault, já trabalhamos juntos em outras oportunidades e fico muito feliz em poder contar com ele novamente no time da Renault do Brasil”, declara Ricardo Gondo.“Ao longo da minha carreira tive a chance de participar de diversas fases do crescimento da Renault no Brasil. É um imenso prazer estar de volta”, afirma Bruno.Bruno tem 39 anos, é formado em Engenharia Mecânica pela UFPR, com período na UTC (Université Technologie Compiègne) e pós-graduado em motores e combustíveis também pela UFPR. Ingressou na Renault do Brasil em 2000 como estagiário. Ocupou diversas posições como gerente de marketing produto (Brand manager), tendo sido o responsável pelo lançamento do Sandero, do Logan e do Stepway, e gerente da regional sul. De 2011 a 2013 foi diretor de marketing da Renault na Colômbia retornando ao Brasil em 2014 como diretor de marketing do mercado brasileiro até 2016. Em 2017 assumiu a direção de operações da Renault na Holanda e em 2018 foi para a França como diretor executivo do staff do CEO do Grupo Renault. Bruno Hohmann assumirá a vice-presidência comercial da Renault do Brasil em 1º de maio de 2020.

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04/ 05

INSTITUTO RENAULT APOIA INICIATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ PARA DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS PROD

Em mais uma iniciativa do Instituto Renault com foco na geração de renda para famílias em vulnerabilidade social, em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná e da rede de voluntários “Família Solidária”, 11 mil máscaras serão destinadas a profissionais da saúde e instituições sociais. Parte da produção será entregue à Secretaria da Saúde de São José dos Pinhais e à Instituição Pequeno Cotolengo.A confecção das máscaras é feita pelo Programa Supera, uma das unidades de inclusão da Unilehu, que por meio da formação na costura e estamparia gera renda para diversas pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Por meio dessa iniciativa buscamos gerar renda para famílias neste momento de paralisação e, ao mesmo tempo, produzir máscaras que são essenciais para conter o aumento do número de casos de coronavírus no estado”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.“Essas máscaras serão repassadas para entidades e famílias em situação de vulnerabilidade social pela Rede Família Solidária. Essa é mais uma boa contribuição neste momento tão complicado em que vivemos. Por isso, pedimos que a sociedade paranaense continue ajudando quem mais precisa”, explicou o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost.“Em nossa instituição social temos várias unidades e setores de inclusão, uma delas é uma fábrica que faz a qualificação profissional de costureiros de Curitiba. Com essa pandemia decidimos usar essa estrutura para confeccionar essas máscaras que serão utilizadas por instituições que mais precisam”, disse a presidente da Unilehu, Andrea Koppe. Sobre o projeto SuperaO Programa Supera é a unidade de geração de renda da Unilehu, organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais de inclusão. Com foco na geração de renda, desde 2007 o Supera possibilita a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura.    Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, mais de 150 pessoas em vulnerabilidade social foram qualificadas para fazer os produtos do portfólio Supera, que conta com diversas opções de brindes, presentes e vestuário. Desde o início das atividades, 62 alunos já se tornaram produtores certificados e passaram a ter remuneração por produção.Para ajudar ainda mais o processo, o Supera fornece infraestrutura, com equipamentos e matéria prima para a confecção dos produtos e se responsabiliza pela comercialização do estoque produzido.O projeto amplia o seu impacto social ao dar prioridade no desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.Sobre o Pequeno CotolengoO Pequeno Cotolengo acolhe pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades e de qualquer região do estado do Paraná, que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco. São cerca de 220 assistidos que recebem na instituição acolhimento, educação e saúde, tudo feito com muito carinho para oferecer qualidade de vida a cada um deles.Todo o atendimento realizado pelo Pequeno Cotolengo é gratuito para os moradores, e a instituição se mantém com o apoio de empresas e de toda a sociedade. Recentemente, foi inaugurado um Lar que acolhe idosos que estavam em longa permanência em leitos hospitalares, em sua grande maioria, sem contato com a família, e agora, moram na Instituição.A organização é a única instituição do país a ser eleita por três anos seguidos uma das 100 melhores do Brasil, reafirmando sua transparência, e compromisso para com os Assistidos e a sociedade.Sobre o Instituto RenaultFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 740 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão. 

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04/ 05

Renault irá vender apenas carros elétricos na China

A Renault está revendo as suas estratégias na China — o maior mercado automobilístico do mundo — e passará a vender por lá apenas veículos elétricos e comerciais leves. Assim, a fabricante francesa dará adeus aos modelos movidos a gasolina e diesel. A nova estratégia, claro, faz muito sentido para a empresa, tendo em vista que o mercado de elétricos na China vem crescendo exponencialmente.   Só no ano passado, a China vendeu cerca de 860 mil automóveis elétricos. Isso significa que o país asiático é hoje o maior mercado de eletrificados do mundo. Os Estados Unidos, a França e a Noruega também se destacam na lista dos países que mais comercializam automóveis a bateria.   Para mudar a estratégia na China, a Renault irá fazer a “dança das cadeiras”. A empresa vai transferir a sua operação na joint venture Dongfeng Renault Automotive Company para a Dongfeng Motor. Até então, ambas produziam o Captur, Koleos e o Kadjar.     A divisão de comerciais leves continuará em operação por meio da Renault Brilliance Jinbei Automotiv. Trata-se de outra joint venture criada há cerca de três anos. Já os veículos elétricos, que serão o foco a partir de agora, passará a contar com a parceria da eGT New Energy Automotive e Jiangxi Jiangling Group Electric Vehicle.          

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09/ 04

INSTITUTO RENAULT DESENVOLVE ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO PARA PRODUÇÃO DE MÁSCARAS DESCARTÁVEIS

A iniciativa visa resolver o problema de disponibilidade do produto e impactar positivamente a sociedade   Em um momento em que máscaras descartáveis apresentam uma alta procura no mercado, a Renault do Brasil, através do Instituto Renault,  buscou uma solução que une a proteção dos seus colaboradores com a geração de impacto positivo na sociedade. A Associação Borda Viva, que é um dos projetos apoiados pelo Instituto Renault, situada próxima ao complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais - PR, fez a formação das mulheres da comunidade que trabalham no projeto Casa da Costura para a produção de máscaras descartáveis. Ao todo são sessenta mulheres envolvidas no processo de produção.“Estamos sempre buscando formas de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas no entorno da nossa fábrica pela geração de renda. Vimos na necessidade de compra de máscaras descartáveis uma oportunidade de envolver a Associação Borda Viva neste momento em que há escassez do produto no mercado”, afirma Caique Ferreira VP do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.A produção começou hoje para a entrega do primeiro lote de 40 mil unidades encomendadas pela Renault do Brasil. As máscaras são confeccionadas em TNT – Tecido não tecido e seguem os padrões estabelecidos pela Anvisa.   “Ficamos tristes diante do cenário que vivemos com essa pandemia, mas também estamos muitos felizes por garantir a renda para tantas mulheres oferecendo um produto importante para o mercado neste momento. Essa produção já está nos trazendo muito aprendizado. Agradecemos à Renault por mais essa oportunidade”, declara Rose de Fátima, presidente da Associação Borda Viva.Neste projeto, a Associação Borda Viva conta com a parceria da Badu Design. Ambas fazem parte da Rede Mobilize de Negócios Sociais, promovida pelo Instituto Renault, que visa estimular a conexão entre parceiros para trazer cada vez mais oportunidades para os projetos de impacto social. Sobre a Associação Borda VivaA Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada no bairro Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault em São José dos Pinhais - PR. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação que conta com a parceria do Instituto Renault.Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.  A geração de renda possui três frentes: - A Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é gerar renda para as mulheres da comunidade oferecendo refeições de qualidade a um preço acessível.- Associação também atua na comercialização de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações.- A Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos Sobre a Badu DesignNegócio de impacto social,  com propósito de reconectar e capacitar pessoas em vulnerabilidade social, por meio da arte, design sustentável e empreendedorismo.Contribuem para a gestão do resíduo das indústrias, desenvolvendo produtos exclusivos, como ferramentas de inovação social realizando impacto positivo, social, econômico e ambiental.Em reconhecimento às atividades de impacto social, a Badu Design recebeu o Prêmio de Empreendedorismo Social do Instituto Legado (2016), Prêmio Hora de Brilhar da Aliança Empreendedora e Unilever (2017). É Fellow Red Bull Amaphiko, TEDx Speaker e Keynote Speaker Enactus Brasil em 2018, Prêmio Natura Acolher2018 e Revista Viver Curitiba 2019 Sobre o Instituto RenaultFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 740 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão. 

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30/ 03

RENAULT PROMOVE DIVERSAS AÇÕES PARA AUXILIAR NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Montadora está atuando na produção de máscaras hospitalares por meio de impressoras 3D, empréstimo de veículos para auxílio em atendimentos e recuperação de respiradores mecânicos para uso hospitalar    A Renault do Brasil, através do Instituto Renault, está desenvolvendo uma série de ações para ajudar a reduzir os impactos causados pelo coronavírus (Covid - 19), seja por meio da prevenção de novos casos ou do auxílio no tratamento de pessoas já infectadas. As ações se dividem nos níveis municipal, estadual e federal.MunicipalPor meio das impressoras 3D do Creative Lab, laboratório de inovação da marca localizado no Complexo Ayrton Senna (PR), a Renault está produzindo máscaras utilizadas em atendimento hospitalar para entrega à Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais (PR). Ontem, dia 26 de março, foram entregues as primeiras 28 unidades e hoje (27), mais 50 máscaras. As impressoras estão produzindo 24 horas por dia para garantir a entrega do maior número possível de equipamentos.EstadualA Renault do Brasil realizou hoje, 27 de março, a entrega de dez veículos à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do estado do Paraná em formato de comodato. Os veículos, dos modelos Captur, Duster, Oroch e Master, serão utilizados em ações de combate ao vírus, por meio do transporte de donativos e insumos, do atendimento às famílias mais necessitadas e do apoio às ações de saúde, educação e segurança.FederalA Renault também está fazendo parte de uma campanha nacional organizada pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), para a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso, com o intuito de ajudar no tratamento de pacientes com a Covid-19. Os equipamentos restaurados haviam sido descartados ou necessitavam de manutenção para viabilizar sua utilização.Estão fora de operação no Brasil no momento mais de 3,6 mil ventiladores pulmonares, seja porque foram descartados ou têm necessidade de manutenção, de acordo com a LifesHub Analytics e a Associação Catarinense de Medicina (ACM).EXTENSÃO DA GARANTIAAlém das medidas adotadas para auxiliar no combate e tratamento aos infectados com o coronavírus, a Renault também está trabalhando para oferecer mais tranquilidade aos clientes e garantir os direitos de seus consumidores. Ontem a montadora anunciou a extensão do prazo para a realização das revisões programadas, que garantem a manutenção do período de garantia do veículo.Todas as revisões que venceram a partir do dia 10 de março, ganharam o novo prazo para serem realizadas, até 30 de abril. A data poderá ser novamente flexibilizada dependendo da duração das recomendações de quarentena. SOBRE O INSTITUTO RENAULTFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.   No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

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16/ 03

MASTER É ELEITO O FURGÃO DO ANO 2019

Com 8.413 unidades emplacadas no ano de 2019, o Renault Master venceu o prêmio Lótus e Frota&Cia na categoria Furgão de Carga, fechando o ano mais uma vez com quase 50% do mercado. Por conta desse resultado, o Renault Master passa a ostentar o título de “Furgão do Ano”, pela terceira vez na história da premiação.“O Master, líder pelo sexto ano consecutivo no segmento de furgões de até 3,5 toneladas, é um dos destaques do crescimento contínuo da Renault no mercado brasileiro e pioneiro em buscar soluções pós-vendas focada no cliente profissional do segmento.”, afirma Alexandre Dias, diretor Vendas Empresa da Renault do Brasil.O Prêmio Lótus e Frota&Cia está na 27ª edição e leva em conta os emplacamentos de caminhões, ônibus e utilitários apontados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), informados pela Fenabrave e processados pelo Frota DataBank, braço estatístico de Frota&Cia.“Para 2020, o foco será em manter o Master mais uma vez na liderança do segmento através da consolidação da estratégia de fidelização juntamente com o Banco RCI. Variedade nas opções de financiamento e soluções pós-venda, como pacotes de revisão e manutenção adaptados ao perfil do cliente profissional. Além disso, teremos mais novidades ao longo do ano para assegurar uma jornada completa ao nosso cliente profissional”, explica Dias.Além disso, os clientes profissionais da Renault podem contar com uma rede PRO+ de concessionárias especializada em vendas e pós-vendas.

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13/ 03

INSTITUTO RENAULT REALIZA ENTREGA DE UM STEPWAY À AACD

O veículo será utilizado pela instituição para captar recursos destinados ao tratamento de crianças e adultos com deficiência física    A Renault, por meio do Instituto Renault, realizou a entrega de um Stepway 0 Km para a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente. O veículo será utilizado para captar recursos que refletirão em mais atendimentos para as crianças e adultos com deficiência física. A doação havia sido anunciada pelo diretor de Recursos Humanos da Renault do Brasil, Douglas Pereira, durante a 22ª edição do Teleton, exibida pelo SBT.A entrega aconteceu na sede da AACD em São Paulo e contou com a presença do diretor de comunicação da Renault e vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, e de Edson Brito, superintendente de marketing e relações institucionais da AACD. “Estamos muito felizes em poder contribuir mais uma vez para este projeto que auxilia na inclusão de jovens e adultos com deficiência. Nosso desejo é que o veículo ajude a AACD a impactar positivamente cada vez mais vidas”, afirmou Caique Ferreira.A parceria entre a Renault e a AACD teve início em 2011. Este é o sétimo veículo doado pela marca à instituição.Sobre a AACDFundada em 1950, a AACD é uma Instituição privada e sem fins lucrativos, que presta atendimento completo e de excelência em ortopedia, graças a uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com as áreas de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte e AACD Escolar, que contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência. A instituição trabalha em frentes necessárias para que as pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida possam atingir seu máximo potencial, evoluindo além de suas limitações e contribuindo para uma sociedade que acolhe melhor a diversidade. Por conta disso, além da reabilitação física, a AACD também desenvolve diversas outras atividades, como a inserção no esporte paralímpico e o empenho em assegurar a plena integração social aos pacientes, promovendo melhorias por meio da superação diária e da orientação de uma equipe multidisciplinar especializada. Para viabilizar todos os projetos e oferecer excelência nos serviços, a AACD conta com o apoio de empresas e pessoas que acreditam e compartilham na causa da pessoa com deficiência física. Além disso, a Instituição conta com o engajamento de aproximadamente 1.900 funcionários e 1.300 voluntários, que participam ativamente da reabilitação dos pacientes.Sobre o Instituto RenaultFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.          No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão. 

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13/ 03

INSTITUTO RENAULT MOBILIZA CONCESSIONÁRIAS PARA A VENDA DE PRODUTOS DOS PROJETOS APOIADOS PELA INSTI

Produtos da Associação Borda Viva e do projeto Supera agora podem ser adquiridos nas concessionárias do grupo ou pelo site da Boutique Renault   Durante evento de lançamento do Renault Duster 2021, o Instituto Renault anunciou uma nova iniciativa: a venda de produtos da Associação Borda Viva e do projeto Supera nas concessionárias do grupo e pelo site da Boutique Renault. A partir desta semana, todas as concessionárias estão preparadas para realizar os pedidos dos produtos via catálogo de peças e quatro delas já contam também com um espaço físico com mobiliário desenvolvido especialmente para o projeto: Globo (Curitiba – PR), Nissul (Pelotas - RS), Carmo (Sete Lagoas – MG) e RPoint - Ipiranga (São Paulo -SP). Ao todo, são oito produtos escolhidos para comercialização, todos desenvolvidos usando a técnica do upcycling, que transforma resíduos que antes seriam descartados em produtos de qualidade, ampliando assim o ciclo de vida dos materiais. Para montar essa linha de peças, foram escolhidos os quatro itens mais vendidos de cada uma das duas instituições. Os itens produzidos pela Associação Borda Viva têm foco no uso pessoal: bolsa Marisa, mochila, pasta para notebook e necessaire. Já as peças desenvolvidas pelo projeto Supera se destinam para uso no veículo: ecobag, organizador de porta-malas, organizador de banco e lixo duplo. “Sabemos o poder de transformação que estes projetos possuem na vida de muitas famílias e a importância de dar oportunidades para que as pessoas possam se desenvolver e correr atrás de seus sonhos. Com a Rede Mobilize de Negócios Sociais, queremos estimular a conexão entre parceiros para trazer cada vez mais autonomia e desenvolvimento à estas iniciativas, permitindo que elas continuem impactando positivamente muitas outras vidas. Estamos muito felizes de poder contar com a parceria dos concessionários para promover essa transformação”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Além da disponibilidade de venda dos produtos nas concessionárias, agora as peças da Associação Borda Viva e do projeto Supera também podem ser encontradas na Boutique Renault, site nacional de vendas de produtos oficiais da marca, pelo endereço www.boutiquerenault.com.br. “Todo projeto social retorna para nós a certeza de estarmos somando na vida das pessoas. Apoiar o bem, poder proporcionar renda e ainda divulgar uma causa tão especial é mágico. Este projeto nos traz o sentimento de que estamos fazendo a diferença em conjunto com a Renault”, afirma Milene Sipas, diretora da concessionária RPoint, de São Paulo. Sobre a Associação Borda VivaA Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada na Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault no Paraná. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault. Conheça os produtos: https://www.catalogobordaviva.com/Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.  Já o segmento de geração de renda possui três frentes: - A Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é oferecer refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade.- A Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos- Com participação da cozinha comercial, a Associação também atua na preparação e a disposição de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações. Sobre o projeto SuperaO projeto Supera é desenvolvido em parceria com a Unilehu, organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais de inclusão, e também atua com foco na geração de renda, possibilitando a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura.     Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, pessoas em vulnerabilidade social são qualificadas para fazer os produtos do portfólio Supera, que conta com diversas opções de brindes, presentes e vestuário. Quando os alunos atingem um nível técnico adequado, eles podem se tornar produtores certificados, com possibilidade de remuneração por produção.Para ajudar ainda mais o processo, o Supera fornece infraestrutura, com equipamentos e matéria prima para a confecção dos produtos e se responsabiliza pela comercialização do estoque produzido.O projeto amplia o seu impacto social ao dar prioridade no desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Sobre o Instituto RenaultFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão. No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.            No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.  

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INSTITUTO RENAULT MOBILIZA CONCESSIONÁRIAS PARA A VENDA DE PRODUTOS DOS PROJETOS APOIADOS PELA INSTI

Produtos da Associação Borda Viva e do projeto Supera agora podem ser adquiridos nas concessionárias do grupo ou pelo site da Boutique Renault  Durante evento de lançamento do Renault Duster 2021, o Instituto Renault anunciou uma nova iniciativa: a venda de produtos da Associação Borda Viva e do projeto Supera nas concessionárias do grupo e pelo site da Boutique Renault. A partir desta semana, todas as concessionárias estão preparadas para realizar os pedidos dos produtos via catálogo de peças e quatro delas já contam também com um espaço físico com mobiliário desenvolvido especialmente para o projeto: Globo (Curitiba – PR), Nissul (Pelotas - RS), Carmo (Sete Lagoas – MG) e RPoint - Ipiranga (São Paulo -SP). Ao todo, são oito produtos escolhidos para comercialização, todos desenvolvidos usando a técnica do upcycling, que transforma resíduos que antes seriam descartados em produtos de qualidade, ampliando assim o ciclo de vida dos materiais. Para montar essa linha de peças, foram escolhidos os quatro itens mais vendidos de cada uma das duas instituições. Os itens produzidos pela Associação Borda Viva têm foco no uso pessoal: bolsa Marisa, mochila, pasta para notebook e necessaire. Já as peças desenvolvidas pelo projeto Supera se destinam para uso no veículo: ecobag, organizador de porta-malas, organizador de banco e lixo duplo. “Sabemos o poder de transformação que estes projetos possuem na vida de muitas famílias e a importância de dar oportunidades para que as pessoas possam se desenvolver e correr atrás de seus sonhos. Com a Rede Mobilize de Negócios Sociais, queremos estimular a conexão entre parceiros para trazer cada vez mais autonomia e desenvolvimento à estas iniciativas, permitindo que elas continuem impactando positivamente muitas outras vidas. Estamos muito felizes de poder contar com a parceria dos concessionários para promover essa transformação”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Além da disponibilidade de venda dos produtos nas concessionárias, agora as peças da Associação Borda Viva e do projeto Supera também podem ser encontradas na Boutique Renault, site nacional de vendas de produtos oficiais da marca, pelo endereço www.boutiquerenault.com.br. “Todo projeto social retorna para nós a certeza de estarmos somando na vida das pessoas. Apoiar o bem, poder proporcionar renda e ainda divulgar uma causa tão especial é mágico. Este projeto nos traz o sentimento de que estamos fazendo a diferença em conjunto com a Renault”, afirma Milene Sipas, diretora da concessionária RPoint, de São Paulo. Sobre a Associação Borda VivaA Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada na Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault no Paraná. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault. Conheça os produtos: https://www.catalogobordaviva.com/Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.  Já o segmento de geração de renda possui três frentes: - A Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é oferecer refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade.- A Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos- Com participação da cozinha comercial, a Associação também atua na preparação e a disposição de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações. Sobre o projeto SuperaO projeto Supera é desenvolvido em parceria com a Unilehu, organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais de inclusão, e também atua com foco na geração de renda, possibilitando a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura.     Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, pessoas em vulnerabilidade social são qualificadas para fazer os produtos do portfólio Supera, que conta com diversas opções de brindes, presentes e vestuário. Quando os alunos atingem um nível técnico adequado, eles podem se tornar produtores certificados, com possibilidade de remuneração por produção.Para ajudar ainda mais o processo, o Supera fornece infraestrutura, com equipamentos e matéria prima para a confecção dos produtos e se responsabiliza pela comercialização do estoque produzido.O projeto amplia o seu impacto social ao dar prioridade no desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Sobre o Instituto RenaultFundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 770 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão. No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.            No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.  

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GRUPO RENAULT E FERROVIAL LANÇAM ZITY, O SERVIÇO MAIS FLEXÍVEL DE CARSHARING ELÉTRICO DE PARIS

ZITY é um serviço de carsharing de veículos 100% elétricos em sistema free-floating¹. A partir de março, 500 veículos elétricos Renault ZOE estarão disponíveis para locação 24 horas / 7 dias por semana, distribuídos de forma equilibrada pela cidade. ZITY responde às necessidades de liberdade dos cidadãos com mais flexibilidade nos trajetos, com tarifas especialmente adaptadas a cada uso.   O Grupo Renault e a Ferrovial estão lançando o ZITY, um serviço de carsharing em sistema free-floating em Paris. A partir de março, uma frota de 500 veículos 100% elétricos Renault ZOE equipada com a tecnologia ZITY será oferecida aos parisienses em sistema de autosserviço. Flexível e adaptado, o sistema responde a uma forte tendência, já que 20% dos habitantes da capital francesa utilizam serviços de carsharing. Este lançamento em Paris é uma nova etapa na parceria entre o Grupo Renault, pioneiro em veículos elétricos na Europa, e a Ferrovial, um dos principais operadores mundiais de infraestruturas e prestação de serviços urbanos, iniciada com sucesso em 2017, com o serviço ZITY de carsharing de veículos elétricos em Madri. “O serviço ZITY  de carsharing de veículos elétricos em sistema autosserviço  apresenta  inúmeros diferenciais, principalmente a grande flexibilidade de períodos de reserva e a disponibilidade dos veículos, no lugar certo e na hora certa, por meio de um aplicativo de alta performance”, declarou Gilles Normand, Diretor da Divisão de Veículos Elétricos e Serviços de Mobilidade do Grupo Renault. “Ao oferecer um serviço de mobilidade mais limpo, accessível e sustentável, o ZITY também responde às necessidades das cidades de reduzir as emissões de CO2 e lutar contra a poluição”. “Esta parceria estratégica com a Renault é uma evolução natural do sucesso do Zity em Madri. É muito gratificante dar continuidade à nossa colaboração, fortalecida pela nossa experiência em Madri e a tecnologia desenvolvida, um fator  determinante para a aceitação do serviço pelos usuários”, destacou Ignacio Madriejos, presidente da Ferrovial. “Fornecer soluções de mobilidade sustentável é uma prioridade na luta contra os desafios das mudanças climáticas”.   As próximas etapas do desenvolvimento da parceria entre o Grupo Renault e a Ferrovial estão sujeitas à autorização da Comissão Europeia que regula a concentração econômica. VEÍCULOS ELÉTRICOS DISPONÍVEIS 24 HORAS / 7 DIAS POR SEMANAO ZITY oferece veículos elétricos Renault ZOE pelo sistema de free-floating, 24 horas / 7 dias por semana, respondendo às necessidades de trajetos, com um nível de flexibilidade quase tão abrangente como utilizar um veículo próprio. Por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, os usuários visualizam o veículo mais próximo do seu local, a qualquer hora do dia e da noite. Os carros acomodam 5 passageiros e são equipados com câmera de ré, sensores de proximidade, GPS, tela touchscreen e regulador de velocidade. Os veículos equipados com cadeirinhas para criança são facilmente visualizados no aplicativo para dispositivos móveis.  A reserva é feita de forma instantânea e o veículo é destravado por meio do aplicativo. Para terminar a locação, o veículo deve ser estacionado em Paris, em qualquer vaga de estacionamento público ao ar livre e trancado. A operação leva apenas alguns segundos.  UM SERVIÇO ADAPTADO AO USOO ZITY é um serviço de locação por minuto de veículos elétricos em sistema de carsharing. Os carros são distribuídos por toda a cidade em vagas de estacionamento comuns. Os clientes têm acesso fácil ao sistema por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, disponível gratuitamente para download. O carsharing permite acesso rápido a um veículo e sem a necessidade de planejar previamente a duração do período da locação ou o destino final do trajeto. O ZITY responde a esta necessidade de flexibilidade e liberdade ao oferecer:  Preços competitivos e adaptados às necessidades: sem taxa de inscrição nem assinatura, o ZITY oferece diferentes formas de cobrança: por minuto, por período (4h, 8h, 24h) ou por meio de um crédito de tempo, com os “pacotes econômicos”. Por meio da opção standby, o ZITY também permite ficar com o veículo por um custo preferencial quando é preciso estacionar por um curto período.  Garantia do nível de carga da bateria: a tecnologia embarcada nos veículos Renault ZOE ZITY permite transmitir em tempo real todas as informações do painel de instrumentos, incluindo o nível da bateria. Quando o veículo atinge o nível mínimo, ele fica indisponível para locação, sendo recolhido rapidamente pelas equipes ZITY para que seja feita a recarga. Disponibilidade e distribuição inteligente dos veículos: além de oferecer uma grande liberdade para se deslocar dentro e fora da área de cobertura do serviço (dentro de Paris e Clichy), o alto nível de autonomia das baterias do ZOE também permite que sejam feitas menos recargas, disponibilizado um maior número de veículos nas ruas.  Além disso, utilizando uma plataforma informática bastante competitiva e um algoritmo que analisa o uso dos veículos por hora e por dia, o ZITY pode identificar as áreas onde a demanda por carsharing é maior, para reposicionar estrategicamente os veículos na cidade após as operações de manutenção, garantindo que o usuário encontre um veículo facilmente.[1] O usuário retira e devolve o carro em qualquer local dentro da área permitida, sem a necessidade de devolução em um estacionamento específico RUMO AO DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL Depois de Madri, em 2017, e este lançamento em Paris, o serviço poderá ser ampliado para outras cidades nos próximos anos, para que o ZITY se torne uma referência como serviço de carsharing de veículos elétricos. Sobre o Grupo RenaultMontadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,8 milhões de veículos em 2019. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 40 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo.   Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas 5 marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a marca faz do automobilismo esportivo um verdadeiro vetor de inovação e notoriedade. Sobre a FerrovialFerrovial é o um dos principais operadores mundiais na área de infraestrutura, com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Além de fazer parte do índice de referência da bolsa de valores da Espanha (IBEX 35) e também do índice de sustentabilidade Dow Jones e do FTSE4Good, todas as suas operações estão de acordo com o Pacto Mundial das Nações Unidas, adotado pela empresa em 2002. Sobre o ZITYO Zity é um serviço de carsharing em sistema free-floating que disponibiliza 725 veículos elétricos Renault ZOE em Madri, na Espanha, por meio de uma joint venture entre a Renault e a Ferrovial, lançada em dezembro de 2017.

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RENAULT DIVULGA AÇÃO DE PRÉ-LANÇAMENTO PARA O NOVO DUSTER 2021

Estrelada por Bruno Gagliasso e o lutador Wanderlei Silva, campanha destaca diferenciais do SUV e pacote de condições comerciais  Em março, a Renault lança o novo Duster 2021 no mercado brasileiro. O veículo chega com uma verdadeira revolução em seu interior e um exterior inteiramente renovado, mantendo o design icônico que caiu no gosto consumidor. Nesta quinta-feira (27), vai ao ar a pré-campanha desenvolvida pela agência DPZ&T para anunciar o novo modelo, com o filme estrelado por Bruno Gagliasso e o lendário lutador de MMA, Wanderlei Silva. A estreia ocorre nos canais digitais da Renault e em programação da TV aberta.A campanha também anuncia condições comerciais especiais para o lançamento. Os clientes que realizarem o cadastro no site da pré-venda, pelo endereço       https://www.renault.com.br/veiculos/conheca-nossa-gama/duster/sobre-o-carro.html, até o dia 09 de março, e efetivarem a compra  do veículo na concessionária até o dia 30 de março, poderão escolher entre três condições especiais: patinete elétrico Renault, três revisões grátis ou um kit de acessórios contendo barras transversais de teto + suporte de bicicletas (THULE).        “O Duster é um caso de sucesso da Renault no Brasil. Até hoje mais de 280 mil unidades foram vendidas e, agora, buscamos a evolução da experiência do nosso consumidor para valorizar ainda mais a robustez e o espírito de aventura do Duster. Além do novo design, o interior foi reformulado para entregar mais conforto, ergonomia e tecnologia. A campanha de pré-lançamento entrega o novo Duster com um pacote inédito de condições para facilitar a aquisição do modelo”, afirma Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil.

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RESULTADOS FINANCEIROS DE 2019: GRUPO RENAULT CUMPRE COM SEUS OBJETIVOS REVISADOS

Apesar de um contexto conturbado, o Grupo Renault cumpriu com seus objetivos revistos em outubro, com uma margem operacional do Grupo de 4,8% e um fluxo de caixa livre operacional positivo da Divisão Automotiva. · Volumes de vendas totalizam 3,8 milhões de veículos, em queda de -3,4%. · Faturamento do Grupo em retração de -3,3%, para 55.537 milhões de euros. Com taxas de câmbio constantes[1], o faturamento teria tido uma queda de -2,7%. · Margem operacional do Grupo de 2.662 milhões de euros (4,8% do faturamento), em retração de -950 milhões de euros em comparação com 2018. · Resultado operacional do Grupo de 2.105 milhões de euros, contra 2.987 milhões de euros. · Resultado líquido de 19 milhões de euros, contra 3.451 milhões de euros. Além da retração do resultado operacional, esta queda se explica principalmente pela menor contribuição das empresas associadas, em queda de -1.730 milhões de euros, e de uma despesa com impostos diferidos na França de -753 milhões de euros. · Fluxo de caixa livre operacional da Divisão Automotiva positivo de 153 milhões de euros. "Apesar de um ano conturbado, o Grupo Renault conseguiu obter resultados de acordo com sua orientação revisada. Faço questão de agradecer a todos os colaboradores, pelo seu comprometimento e pelo trabalho realizado, o que nos permitiu atingir este resultado. A visibilidade para 2020 se mantém limitada pela volatilidade dos mercados, principalmente na Europa, devido à regulamentação CAFE e os possíveis impactos do Coronavírus. Entretanto, o fortalecimento da equipe de direção, a renovação da Aliança e o sucesso dos novos modelos fazem com que eu tenha total confiança na capacidade do Grupo de ser bem-sucedido em sua recuperação", declarou Clotilde Delbos, CEO adjunta da Renault.O faturamento do Grupo atingiu 55.537 milhões de euros (-3,3%), sendo 3.130 milhões de euros por parte da AVTOVAZ (+3,0%). Com exceção do impacto das flutuações cambiais, o faturamento do Grupo teria tido uma queda de -2,7%.O faturamento da Divisão Automotiva com exceção da AVTOVAZ ficou em 49.002 milhões de euros, em queda de -4,2%.Esta queda se explica por um efeito negativo dos volumes de -1,4 ponto, principalmente associado ao recuo das vendas na Argentina, Turquia e Argélia.As vendas para os parceiros tiveram uma retração de -3,4 pontos. Esta variação resulta da queda da produção de veículos para a Nissan e a Daimler, desaceleração da demanda pelos motores a diesel na Europa, a forte queda de nossa atividade de CKD[2] na China e o encerramento das atividades no Irã.O efeito negativo da variação cambial de -0,7 ponto está associado à forte desvalorização do Peso argentino e da Lira turca.O efeito positivo dos preços de +1,7 ponto é resultado do trabalho feito para compensar estas desvalorizações e altas de preços na Europa, relacionadas principalmente a custos regulamentares. A partir do 4º trimestre, este efeito foi beneficiado por uma política de preços mais ambiciosa, principalmente na Europa, com o Novo Clio.A margem operacional do Grupo atingiu 2.662 milhões de euros, o que corresponde a 4,8% do faturamento, contra 6,3% em 2018.A margem operacional da Divisão Automobilística, com exceção AVTOVAZ, ficou em queda de 920 milhões de euros, para 1.284 milhões de euros, representando 2,6% do faturamento, contra 4,3% em 2018. Os seguintes itens explicam esta variação: A queda da atividade (volume e vendas para as empresas parceiras) teve um impacto negativo de -582 milhões de euros. O efeito mix/preços/enriquecimento da gama ficou negativo em -587 milhões de euros, basicamente devido ao enriquecimento da gama (regulamentar e dos novos produtos), bem como à queda das vendas dos modelos a diesel na Europa. O efeito Monozukuri ficou positivo em +547 milhões de euros, tendo se beneficiado da performance de compras e da alta da taxa de capitalização de P&D, mas foi penalizado pelo incremento na depreciação. As matérias-primas tiveram um peso de -324 milhões de euros, basicamente devido aos preços mais elevados dos metais preciosos e do aço. A melhoria de +121 milhões de euros das despesas gerais é resultado do trabalho realizado pela empresa para limitar seus custos, bem como de efeitos positivos não recorrentes. As flutuações cambiais tiveram um impacto de +24 milhões de euros, devido ao efeito positivo da depreciação da Lira turca sobre os custos de produção, o que permitiu compensar o impacto negativo do Peso argentino.  A contribuição da AVTOVAZ para a margem operacional atingiu 155 milhões de euros, contra 204 milhões de euros em 2018, após a consideração de uma queda de fatores positivos não recorrentes de aproximadamente 70 milhões de euros.A contribuição da Divisão de Financiamento das Vendas para a margem operacional do Grupo atingiu 1.223 milhões de euros, contra 1.204 milhões de euros em 2018. Esta alta de 1,6% é resultado da progressão da média dos ativos produtivos, refletindo a forte dinâmica comercial do Banco RCI, apesar de um efeito negativo das flutuações cambiais de -26 milhões de euros e uma alta nas perdas das atividades de serviços de mobilidade, também de -26 milhões de euros.As outras receitas e despesas operacionais ficaram em -557 milhões de euros (contra -625 milhões de euros em 2018), resultado de quase -240 milhões de euros de despesas com reestruturações, principalmente associadas ao plano de antecipação da aposentadoria na França, e aproximadamente -300 milhões de euros de depreciação de ativos, principalmente na China e na Argentina.O resultado operacional do Grupo ficou em 2.105 milhões de euros, contra 2.987 milhões de euros em 2018.O resultado financeiro atingiu -442 milhões de euros, contra -353 milhões de euros em 2018, a despeito de um custo de financiamento estável. A deterioração é resultado das outras receitas e despesas financeiras e, principalmente, dos dividendos mais baixos recebidos de nossas participações não consolidadas e de despesas diversas. A contribuição das empresas associadas atingiu -190 milhões de euros, contra +1 540 milhões de euros em 2018. A Nissan contribuiu positivamente com +242 milhões de euros, enquanto que a contribuição das outras empresas associadas (-432 milhões de euros) foi fortemente penalizada pela baixa performance de nossas joint ventures chinesas, que também acarretaram depreciações de valor. Os impostos correntes e diferidos representaram uma despesa de -1.454 milhões de euros, sendo -753 milhões de euros devido ao fim do reconhecimento dos impostos diferidos ativos sobre as perdas fiscais, na França.O resultado líquido ficou em 19 milhões de euros e o resultado líquido de participação do Grupo ficou em -141 milhões de euros (-0,52 euros por ação, contra 12,24 euros por ação em 2018).O fluxo de caixa livre operacional da Divisão Automobilística, incluindo a AVTOVAZ, ficou positivo em 153 milhões de euros, incluindo um forte aumento dos investimentos, a alta dos dividendos recebidos da RCI e o impacto positivo da variação das necessidades em capital de giro.Em 31 de dezembro de 2019, a Divisão Automotiva tinha uma liquidez de +15,8 bilhões de euros e uma posição de líquida de tesouraria de +1,7 bilhão de euros.Em 31 de dezembro de 2019, os estoques totais (incluindo a rede independente de concessionárias) representavam 68 dias de vendas, contra 70 dias no fim de dezembro de 2018.Um dividendo de 1,10 euros por ação, contra os 3,55 euros pagos em 2018, será submetido à aprovação da Assembleia Geral dos Acionistas. A data do ex-dividendo será 30 de abril de 2020 e os dividendos serão pagos em 5 de maio de 2020. PERSPECTIVAS PARA 2020 O mercado automotivo mundial deve ter uma queda neste ano, com uma retração de pelo menos -3% na Europa, em torno de -3% na Rússia e uma alta de 5% no mercado brasileiro.

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