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Mundo Renault

RENAULT COMPLETA 10 ANOS CONSECUTIVOS DE CRESCIMENTO

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Kwid e Master são os líderes dos seus segmentos

 

Em 2019 a Renault manteve a trajetória de crescimento que segue de forma contínua desde 2010 e registrou um novo recorde no Brasil, com 9% de participação de mercado, um ganho de 0,3 ponto percentual em relação a 2018, com 239.173 unidades emplacadas. Com esse desempenho, a Renault fechou 2019 como a quarta colocada em vendas no país. Enquanto o mercado brasileiro cresceu 7,4% no ano passado, a Renault teve uma alta de 11,3% nos licenciamentos na comparação com 2018.
 
 
“No ano passado a Renault manteve o ritmo de crescimento fruto dos investimentos em novos produtos de sucesso, como o Kwid. Outro destaque da marca foram os projetos de mobilidade sustentável como em Fernando de Noronha e o carsharing de Brasília, por exemplo”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
 
Entre os destaques comerciais da marca estão o Kwid, que fechou o ano como o quarto modelo mais vendido do mercado e líder do segmento de entrada com 85.125 unidades emplacadas em 2019,  o que representa 54,7% de participação, e o Master, líder absoluto pelo sexto ano consecutivo do segmento de furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, com 8.414 unidades emplacadas, o que representa 47,4% de participação.
 
Confira abaixo os destaques da Renault em 2019:
 
Kwid Outsider
O Kwid, o SUV dos compactos, ganhou em maio a nova versão Outsider, que manteve as características que fizeram do Kwid um sucesso (quatro airbags de série, maior espaço interno e maior porta-malas, características SUV e carro mais econômico do segmento) com novidades de design e conectividade. A versão traz de série o Media Evolution, central multimídia da Renault, única do segmento com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e reproduzir áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque. O Kwid Outsider também recebe skis frontal e traseiro, barras de teto, proteção lateral, moldura do farol de neblina e calotas na cor preta. Já o interior do veículo apresenta novo revestimento dos bancos e detalhes alaranjados nos portas, volante e câmbio.
 
O Kwid foi inovador desde o seu lançamento. Já em sua campanha de pré-venda, o cliente podia realizar a reserva do seu veículo 100% on-line, por meio de um site exclusivo. Na ocasião, a Renault recebeu um número de pedidos quatro vezes maior do que o esperado. A Renault inovou também no momento de venda do Kwid, ao lançar o K-Commerce, a primeira plataforma 100% on-line para a compra de um automóvel. Na plataforma o cliente consegue realizar todas as etapas de compra de um veículo: escolha da versão; definição da forma de pagamento, aprovação on-line do financiamento, se houver; pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários; emissão de boleto para pagamento; acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.
 
 

 

Sandero, Logan e Stepway 2020
Com uma trajetória de sucesso no Brasil, a linha 2020 do Sandero, Logan e Stepway chegou em julho ao mercado com novo design, mais conforto e mais segurança sem abrir mão das qualidades reconhecidas pelos clientes como amplo espaço interno,  robustez e baixo custo de manutenção. Os modelos com motor 1.6 SCe também ganharam versões com câmbio automático CVT-Xtronic, que agrada aqueles que buscam conforto na condução do dia a dia, principalmente no trânsito urbano. Como este câmbio não tem trocas de marchas, a condução é sempre suave.

 Outra novidade dos três modelos é que eles passaram a ser vendidos também pela Loja Renault (loja.renault.com.br), como já acontecia com o Kwid.

 
Duster GoPro
Em setembro, a Renault lançou a série limitada Duster GoPro, que vem equipada com uma câmera GoPro Hero 7 Black, a mais potente câmera da linha HERO. A parceria reforça ainda mais o espírito aventureiro e a robustez do SUV, que é vendida em duas versões: 1.6 CVT X-TRONIC e 2.0 4x4. Ambos receberam barras de teto na cor preta, kit alargador de para-lamas, proteção do para-choque frontal com faróis de longo alcance e adesivo GoPro localizado logo abaixo dos retrovisores. A versão 4x4 ganhou também rodas pretas diamantadas.

A câmera GoPro Hero 7 Black apresenta como principal recurso a super estabilização de vídeo, o HyperSmooth, que dispensa o uso de gimbal durante produção de conteúdo. Com a GoPro Hero 7 Black é possível fazer fotos até 10m embaixo d’água, filmar suas aventuras em 4K e transmiti-las ao vivo para o Facebook, Twitch, YouTube, Vimeo e outras plataformas.

 
Captur Bose
Outra série limitada lançada foi o Captur BOSE, que recebeu um amplificador digital customizado de 7 canais com equalização exclusiva, tweeters de 25mm com ímã de neomídio no painel dianteiro, woofers de 165mm nas portas dianteiras e alto-falantes de 130mm com ímã de neomídio nas portas traseiras, além de um subwoofer de 150x230mm, também com ímã de neomídio e tecnologia exclusiva BOSE Fresh Air Subwoofer no porta-malas, em posição que não diminui o espaço para bagagem.

A série é oferecida em duas versões: 1.6 CVT X-Tronic e 2.0 automático. Ambas receberam novos revestimentos em couro sintético nos bancos, soleiras de porta com assinatura BOSE e badges próximos aos retrovisores externos. A série também inaugurou uma nova combinação de pintura biton exclusiva para a versão: carroceria Cinza Cassiopée com teto Prata Étoile, além de oferecer outras três combinações: Preto Nacré com teto Prata Étoile, Branco Glacier com teto Preto Nacré e Vermelho Fogo com teto Preto Nacré.
 
Motores: 20 anos de fabricação no Brasil
Neste ano, a Curitiba Motores (CMO), fábrica de motores da Renault do Brasil, completou 20 anos de produção no Complexo Ayrton Senna. Desde sua inauguração, em 1999, a unidade já produziu mais de 4 milhões de motores, com cerca de 40% destinados à exportação. Atualmente, a fábrica produz 3 famílias de motores e tem capacidade produtiva de 600 mil unidades por ano, além de exportar motores para a Colômbia e Argentina e componentes para Turquia. Além da produção de motores, a fábrica também é destaque na capacitação de seus colaboradores, além da busca constante por evolução utilizando novas tecnologias, com foco na Indústria 4.0. 
 
 
Referência em mobilidade zero emissão          
Pioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade zero emissão. Em Madrid, capital da Espanha, o projeto Zity disponibiliza 650 Renault Zoe em formato de compartilhamento, com reserva feita diretamente pelo aplicativo. Na França, nas cidades de Paris e Clichy, o Moov’in Paris disponibiliza 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado, com reserva feita também por meio de um aplicativo. 
 
Além dos projetos de compartilhamento de veículos, a Renault também possui projetos de Smart Island, ilhas funcionais, inteligentes e eco-friendly. Em Belle-Ile-En-Mer por exemplo, 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E. transitam pela ilha em um serviço de carsharing e aluguel, movidos a energia solar e com sete pontos de recarga espalhados pela ilha. O projeto também faz a utilização de segunda vida de bateria. A ilha de Porto Santo, em Portugal, é outro exemplo de Smart Island. Por lá, 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E. transitam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica em parte do dia, impedindo que a energia gerada seja inutilizada ou descartada.     
 
No Brasil, desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável com os modelos: Zoe, Twizy, Kangoo Z.E. e Fluence Z.E.. São cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, como Porto Seguro, Fedex, CPFL e Itaipu, entre outros. Ao todo já são mais de 200 veículos elétricos Renault em circulação no país, número que coloca a marca como líder de veículos 100% elétricos também no Brasil. “O objetivo da Renault do Brasil não é somente comercializar veículos elétricos, queremos ser líderes em soluções de mobilidade sustentável”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Em 2019 a Renault fez diversas parcerias para mobilidade compartilhada no país. Em Fernando de Noronha, seis veículos 100% elétricos são usados pela administração da ilha, sendo 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E. A parceria da Renault com a Administração da ilha faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero, para a circulação dos carros 100% elétricos em Fernando de Noronha, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou um decreto-lei que veta a entrada de carros, motos, ônibus e caminhões que emitem dióxido de carbono a partir de 10 de agosto de 2022, permitindo apenas a circulação de unidades já presentes na ilha. A nova legislação ainda prevê, de 2030 em diante, a retirada da ilha de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel. 
Em São Paulo, uma solução de mobilidade zero emissão é oferecida pela Beep Beep, que disponibiliza 20 Zoe para uso compartilhado, com a reserva realizada diretamente por meio de um aplicativo.
Outra parceria foi com a Luggo, startup criada dentro da construtora MRV, para o mercado curitibano que disponibilizou o Zoe para uso compartilhado pelos moradores do empreendimento em Curitiba, no bairro Campo Comprido. O gerenciamento dos empréstimos foi feito por meio do aplicativo Renault Mobility. No início do ano, a Renault e a MRV já haviam implementado o uso compartilhado de dois Zoe por moradores de um condomínio em Belo Horizonte. Com quase 200 viagens realizadas, a avaliação do serviço por parte dos moradores foi um sucesso.
O projeto VEM DF (Veículo para Eletromobilidade) foi pioneiro no uso compartilhado de veículos elétricos para frotas públicas, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF). O projeto disponibilizou, até o final de 2019, 16 Twizy em formato de carsharing para uso pelos servidores públicos. O aplicativo escolhido para fazer a gestão do projeto foi o Mobi-e, desenvolvido pelo PTI e já utilizado em um programa de compartilhamento de veículos interno da Itaipu, que envolve também o Twizy.

O sistema de carros elétricos compartilhados VAMO, em Fortaleza, também recebeu 10 novos Zoe. O VAMO, sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade, é uma iniciativa inédita no Brasil e propaga a cultura dos carros compartilhados 100% elétricos. O sistema de carsharing foi implantado em 2016 em parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Sistema Hapvida (patrocinador do projeto) e a Serttel (responsável pela operação e manutenção). 
 
 
Ecossistema de inovação
Além das soluções de mobilidade zero emissão, em 2019 também foram inaugurados  cinco espaços de inovação, chamados de Renault LAB, voltados ao desenvolvimento de projetos e pesquisas com focos em temas como empreender. São eles: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo; Renault LAB na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Positivo, no Sistema FIEP e na FAE, em Curitiba, que se somaram ao Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo, fazendo parte do ecossistema de inovação da marca.
 
Prêmios
 
 

  • Kwid foi eleito pelo terceiro ano consecutivo a melhor compra do segmento na categoria “Carros até R$ 40.000” pela revista Quatro Rodas. Entre os destaques da versão Zen ressaltadas pela publicação estão o pós-venda, com preços abaixo da concorrência, o baixo consumo de combustível e a mais completa plataforma de compra on-line (https://loja.renault.com.br). O Kwid também conquistou pelo segundo ano consecutivo o selo Seleção Motor1.com na categoria de preços até R$ 45 mil. Entre as caraterísticas destacadas pelo site estão a boa relação custo/benefício, a menor desvalorização, as revisões mais baratas da categoria, além do baixo consumo de combustível e bom desempenho do motor 1.0 SCe de 70 cv e 9,8 kgfm.

 

  • Sandero R.S. 2.0 também chegou ao tricampeonato pelo terceiro ano consecutivo que venceu como melhor compra na categoria “Esportivos até 350 cv”. Além de ótima relação custo/benefício, a revista também destacou o visual que agrada e o bom desempenho do motor 2.0 de 150 cv. O hot hatch é o primeiro modelo da linhagem R.S. produzido no Brasil.

 

  • Duster 1.6 Expression automático ganhou como melhor compra na categoria “SUVs até R$ 80.000”. Segundo a revista, robustez e espaço fazem a diferença nessa categoria de utilitários-esportivos e o Duster, além de se sobressair pelo porte, oferece tanto bom espaço interno para os ocupantes como espaço para bagagens no porta-malas. O modelo também se destaca pelo pós-vendas.

    Entre os carros usados, a Renault conquistou outros três primeiros lugares no ranking da Quatro Rodas, mostrando o valor dos seus veículos também no mercado de revenda. Na categoria “Hatches até R$ 19.900”, o Clio 1.0 Expression 2015 completo foi eleito a melhor compra. Segundo a revista, o modelo se destaca pelo ótimo custo/benefício, baixo consumo e bom desempenho. Já o Sandero 1.0 SCe 2018 foi o vencedor na categoria “Hatches até R$ 30.000”. Entre as características destacadas pela revista estão o melhor espaço interno entre os concorrentes, o bom porta-malas (320 litros) e a excelente liquidez. Na categoria “Sedãs até R$ 35.000” o Logan 1.0 12V SCe Authentique 2018 foi eleito a melhor compra. A revista destaca a robustez garantida pelo motor 1.0 SCe de três cilindros, com comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente. Tem 82 cv e 10,5 kgfm de torque a 3.500 rpm, mas 90% já está disponível a 2.000 rpm. Outra característica ressaltada é o amplo porta-malas de 510 litros.

 

  • “Melhor reputação junto ao consumidor” na premiação Carsughi L’Auto Preferita. A nova categoria da premiação foi criada em parceria com o Reclame Aqui, que avaliou do início do ano até 17 de novembro qual marca teve mais reclamações respondidas, o índice de solução, se o cliente voltaria a fazer negócio com marca e a nota do consumidor.

 

  • “Melhor serviço de atendimento ao cliente no Brasil”, pelo terceiro ano consecutivo, no levantamento da revista Exame, em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).

 

  • “Melhor empresa na categoria Montadora de Veículos” na 32ª edição da premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2019, promovida pelas revistas Transporte Moderno e Technibus. Entre os nove quesitos analisados com base no balanço financeiro de 2018, a Renault obteve notas máximas em receita operacional líquida (ROL), patrimônio líquido (PL), lucro líquido (LL), rentabilidade do patrimônio líquido (RPL) e produtividade do capital (PC).

 

  • “Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar” – A Renault foi eleita pelo nono ano consecutivo umas das 150 melhores para trabalhar no Brasil, segundo o ranking da revista VOCÊ S/A. O ranking é desenvolvido pela equipe da revista, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), e analisa diversos fatores internos para identificar empresas que se destacam em gestão de pessoas e bom clima organizacional.

 

  • Troféu ouro na terceira edição do Prêmio WEPs - Empresas Empoderando Mulheres, iniciativa baseada nos Princípios do Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles), que reconhece as empresas comprometidas com o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero. Em 2019, a iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU teve como realizador o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios, uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (EU). Essa foi a segunda medalha de ouro conquistada pela Renault no prêmio, a primeira premiação ocorreu em 2016.

 

  • Vencedora no “Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo”, da Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria. A iniciativa dá visibilidade às organizações que concentram esforços para promover ambientes mais plurais e incisivos. O reconhecimento foi feito em duas frentes. A primeira é focada em boas práticas enumeradas pelas companhias para promover a diversidade em cinco eixos: gênero, etnia, pessoa com deficiência (PCD), LGBT+ e gerações. Todas as práticas descritas pelas empresas automotivas foram submetidas à avaliação de um time de jurados especialistas em diversidade. Às cegas, sem saber o nome das organizações, eles votaram nas iniciativas mais relevantes, definindo as empresas vencedoras. A segunda parte da premiação foi baseada em resultados objetivos, nos indicadores apurados na pesquisa Diversidade no Setor Automotivo.

 

  • A campanha publicitária Caverna do Dragão, criada para o lançamento do Renault Kwid Outsider pela DPZ&T, que apostou na memória afetiva dos brasileiros, criando um episódio final, em live action, para os personagens da série animada que marcou as décadas de 1980 e 1990 venceu como o “Melhor Comercial de TV Produto” na 18ª edição do Prêmio Top Car TV e também com a melhor campanha do ano no especial “Os melhores da comunicação 2019” da Propmark. Além disso, a campanha foi a grande vencedora na 12ª edição do Effie Awards com o Grand Effe, que reconhece a campanha mais efetiva entre todas as categorias concorrentes. O case conquistou ainda outros três troféus em diferentes categorias: Ouro em Lançamentos e Prata em Veículos e Branded Content. A Renault também foi a ganhadora na categoria Anunciante do Ano.

 
 

Instituto Renault
Com 9 anos de existência o Instituto Renault já beneficiou mais de 740 mil pessoas - 40.025 apenas em 2019 -, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável. 
 
Os destaques de 2019 são:

  • Associação Borda Viva, uma entidade sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento social da Borda do Campo, bairro em que a Renault do Brasil está situada em São José dos Pinhais (PR). Seus projetos beneficiaram 2.865 pessoas em 2019, e a Associação é hoje uma referência para os moradores da Borda do Campo, atuando no desenvolvimento social da comunidade com o apoio do Instituto Renault desde 2010. Seus principais propósitos são oferecer segurança alimentar para crianças de modo a garantir melhor aproveitamento escolar. Todos os dias, 115 crianças em situação de vulnerabilidade social almoçam gratuitamente uma refeição nutritiva preparada pelas cozinheiras da região.

Além disso, a Associação tem duas frentes de renda: um restaurante em sua sede, que atende o público externo, e a Casa da Costura, projeto que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e gerar renda para as famílias. Os produtos confeccionados por elas são comercializados na sede da associação, além de feitos sob encomenda especialmente em eventos corporativos.
 

  • Geração Futuro, curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, no Paraná. O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático. No segundo semestre de 2019, 40 jovens foram formados. Cinco alunos recém-formados pelo programa Geração Futuro, do Instituto Renault, foram contratados e passaram a integrar a equipe da Renault do Brasil. 

 

  • Renault Experience, um programa que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Na edição de 2019, foram 338 projetos inscritos, de 21 estados, submeteram projetos nas categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy.  Ao longo de 8 meses, todos os estudantes receberam mentorias de professores e profissionais da Renault e do mercado para estruturar uma ideia, criar o projeto e validá-lo. A equipe OrniTwizy, que passou pela aceleração na categoria Desafio Twizy, foi campeã da etapa internacional do programa que selecionou os principais projetos de mobilidade envolvendo o Twizy para uma grande final, na França. A premiação aconteceu em Paris. Os cinco estudantes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, desenvolveram uma solução de mobilidade para portadores de dificuldades motoras. Com a vitória, a equipe visitou o Consumer Electronics Show, evento de inovação que está acontecendo, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

 
O Trânsito e Eu, um programa de educação para a segurança no trânsito que visa sensibilizar as crianças para a convivência segura no trânsito e contribuir para a construção da cidadania. É voltado a crianças de 7 a 11 anos do ensino fundamental. O programa está presente de forma permanente em oito cidades. Em 2019 impactou mais de 26.034 crianças.

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Renault Kardian é eleito Carro do Ano 2025 pela Auto Esporte

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Caminhonete intermediária deve ser lançada entre 2026 e 2027 e pode receber versões híbrida e com tração 4x4 A Renault acaba de anunciar um investimento de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova picape de porte intermediário com capacidade de carga de 500 kg. Estamos falando de uma espécie de sucessora da Oroch e uma rival direta para Fiat Toro e Chevrolet Montana. A fabricante disse ainda que, apesar de ser feita na Argentina, até 70% da produção deverá ser destinada a exportação. O Brasil deve ser o principal destino da nova picape. Em comunicado, a marca classificou esse, como o "projeto mais significativo de sua história" no país. A Renault ainda confirmou que o visual do futuro modelo a ser produzido na fábrica de Córdoba será inspirado no conceito Niagara, apresentado no ano passado. Ainda não há data de lançamento, mas a chegada não deve acontecer antes de 2026. Outra informação relevante é que a nova caminhonete vai usar a mesma plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) adotada no Kardian feito no Brasil. É o primeiro modelo feito na Argentina a adotar essa base. Segundo a Renault, essa base comporta veículos de 4 a 5 metros de comprimento, 2,60 m a 3,00 m de entre-eixos e tem possibilidades de tração dianteira ou 4x4. É esperado que a futura picape se aproxime das medidas máximas da plataforma. Além disso, quando anunciou que traria tal plataforma para a América do Sul, a Renault disse que ela poderia ter conjuntos mecânicos com motores só a combustão (gasolina ou flex), além de configurações eletrificadas. A marca inclusive já testa as duas variantes no Brasil: híbrida plena ou leve. Como é a Niagara O design é bem diferente da Oroch atual, mas segue o estilo visto no conceito Bigster. De forma geral, a Niagara transmite forte sensação de robustez com capô elevado, caixas de rodas pronunciadas grade imponente. Em vez do losango, a peça ostenta o nome da Renault escrito por extenso. Os faróis são divididos em diversas peças e não há espelhos retrovisores. Atrás, as lanternas lembram mais um carro de passeio do que uma picape. As lentes são afiladas e, como em quase todos os recentes lançamentos, unidas por uma barra iluminada até o centro, onde há o logotipo da Renault. O interior não foi revelado.  

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Renault Oroch: A competitiva picape intermediária que se mantém relevante

Confira recursos, especificações e preços da Renault Oroch A matéria destaca a Renault Oroch como uma picape intermediária competitiva e relevante, elogiando seu equilíbrio entre robustez e conforto, além da capacidade de carga.Com um design atraente e funcionalidades que a tornam uma escolha sólida no mercado, a Renault Oroch continua a ser uma opção versátil para diversos perfis de consumidores.     Confira tudo sobre a Renault Oroch, uma picape que, mesmo sendo lançada em 2015, ainda consegue ser destaque no mercado automotivo. Veja todas as informações essenciais sobre a Oroch, detalhando suas versões e características. Conhecida por inaugurar o segmento das picapes intermediárias, a Renault Oroch rapidamente se tornou uma opção viável para quem busca um veículo que combine robustez e praticidade. Apesar da forte concorrência da Fiat Toro, a Oroch continua sendo uma escolha popular, especialmente devido às suas especificações e custo-benefício. Renault Oroch: Versátil e confiável Confira tudo sobre a Renault Oroch, uma picape que, mesmo sendo lançada em 2015, ainda consegue ser destaque no mercado automotivo. Veja todas as informações essenciais sobre a Oroch, detalhando suas versões e características. Conhecida por inaugurar o segmento das picapes intermediárias, a Renault Oroch rapidamente se tornou uma opção viável para quem busca um veículo que combine robustez e praticidade. Apesar da forte concorrência da Fiat Toro, a Oroch continua sendo uma escolha popular, especialmente devido às suas especificações e custo-benefício. Renault Oroch: Versátil e confiávelA Renault Oroch, em sua versão mais comum Dynamique, é equipada com câmbio automático de quatro marchas. Além disso, possui itens que proporcionam comodidade e segurança aos motoristas como central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, trio elétrico, sensor de estacionamento, volante revestido de couro e computador de bordo. Para quem gosta de um toque de luxo, bancos de couro são opcionais. Qual Renault Oroch é a ideal para você?Existem diversas versões da Renault Oroch, cada uma atendendo a diferentes necessidades. A versão Dynamique, por exemplo, é oferecida com motores 1.6 e 2.0 16V Flex. A diferença entre elas está principalmente na potência e no tipo de câmbio. Enquanto o motor 2.0 pode vir com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro, o motor 1.6 vem sempre com câmbio manual de cinco marchas. Qual Renault Oroch é mais econômica? Essa é uma pergunta comum entre potenciais compradores, e a resposta depende muito do tipo de uso que você pretende dar a picape. Aqui estão alguns dados sobre o consumo de combustível das diferentes versões: Oroch 1.6 16V manualConsumo urbano: 10,2 km/lConsumo rodoviário: 14,2 km/l0 a 100 km/h: 15,3 s Oroch 1.6 16V SCe manualConsumo urbano: 9,7 km/lConsumo rodoviário: 11,9 km/l0 a 100 km/h: 12,4 s Oroch 2.0 manualConsumo urbano: 8,1 km/lConsumo rodoviário: 11,4 km/l0 a 100 km/h: 11,8 s Problemas e defeitos da Renault Oroch Todo veículo tem seus pontos de atenção, e com a Renault Oroch não seria diferente. Aqui estão alguns problemas comuns encontrados pelos proprietários: Câmbio automático: A veterana transmissão AL4 de quatro marchas requer atenção. Verifique se não está travada em terceira marcha (modo de segurança), se funciona sem trancos e se há avisos de erro no painel. Câmbio manual: O engate das marchas deve ser suave e preciso. Alavanca inclinada e trepidação indicam possível rompimento dos coxins da transmissão. Freios: A versão Dynamique com transmissão automática é conhecida pelo elevado desgaste dos freios. Verifique o estado de discos e pastilhas. Suspensão: A Oroch pode apresentar barulhos na suspensão, indicativos do fim da vida útil de componentes como buchas, batentes e bieletas. Recalls da Renault Oroch De 2015 a 2024, a Renault Oroch passou por alguns recalls importantes. Entre os itens envolvidos estão o airbag do motorista, a mangueira de baixa pressão da direção hidráulica, os parafusos de fixação do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor, e a vedação do servofreio. É sempre uma boa ideia consultar o site do fabricante para obter informações detalhadas e verificar se o seu veículo está envolvido em algum desses chamados. Vale a pena comprar uma Renault Oroch usada? Para quem está pensando em adquirir uma Renault Oroch usada, é essencial considerar alguns fatores. Primeiro, a picape teve seu visual atualizado e um novo motor 1.3 turbo foi introduzido na versão top de linha em 2022. Além disso, a oferta de opções de motor e câmbio garante que há uma versão adequada para diferentes necessidades e orçamentos.   Oroch Express 1.6 MT: R$ 70.527 (2018), R$ 78.986 (2021) Oroch Expression 1.6 MT: R$ 64.023 (2016), R$ 81.892 (2021) Oroch Dynamique 1.6 MT: R$ 62.500 (2016), R$ 82.434 (2021) Oroch Dynamique 2.0 MT: R$ 63.500 (2016), R$ 83.827 (2021) Oroch Dynamique 2.0 AT: R$ 69.085 (2016), R$ 89.900 (2021)  

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