Mundo Renault
RENAULT ZOE ESTREOU NO CARSHARING VAMO EM FORTALEZA

O sistema de carros elétricos compartilhados VAMO, em Fortaleza, acaba de receber 10 novos veículos Renault Zoe. O VAMO, sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade, é uma iniciativa inédita no Brasil e propaga a cultura dos carros compartilhados 100% elétricos. O sistema de carsharing foi implantado em 2016 em parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Sistema Hapvida (patrocinador do projeto) e a Serttel (responsável pela operação e manutenção). O principal benefício deste sistema é que incentiva energias limpas e renováveis, não emitindo gases poluentes e poluição sonora, assim como já acontece em sistemas semelhantes na Europa, como Paris, Milão, Londres, e nos Estados Unidos.
Para retirar o carro das estações é preciso que o motorista tenha um cadastro no VAMO. Esse cadastro deve ser feito pelo site do programa (vamofortaleza.com.br), preenchendo informações como nome, telefone, CPF, endereço e o número da carteira de motorista de habilitação B ou superior. As informações serão verificadas pela Serttel, que entrará em contato com o cadastrado para agendar hora, data e a estação de desejo do usuário para a assinatura do Termo de Responsabilidade, bem como para realizar teste drive acompanhado de técnico.
Renault, referência em Mobilidade Zero Emissão
Pioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade zero emissão. Em Madrid, capital da Espanha, o projeto Zity disponibiliza 650 Renault Zoe em formato de compartilhamento, com reserva feita diretamente pelo aplicativo. Na França, nas cidades de Paris e Clichy, o Moov’in Paris disponibiliza 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado, com reserva feita também por meio de um aplicativo.
Além dos projetos de compartilhamento de veículos, a Renault também possui projetos de Smart Island, ilhas funcionais, inteligentes e eco-friendly. Em Belle-Ile-En-Mer por exemplo, 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E. transitam pela ilha em um serviço de carsharing e aluguel, movidos a energia solar e com sete pontos de recarga espalhados pela ilha. O projeto também faz a utilização de segunda vida de bateria. A ilha de Porto Santo, em Portugal, é outro exemplo de Smart Island. Por lá, 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E. transitam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica em parte do dia, impedindo que a energia gerada seja inutilizada ou descartada.
No Brasil, a marca também desenvolve diversos projetos de mobilidade zero emissão. Em Fernando de Noronha, seis veículos 100% elétricos são usados pela administração e circulam pela ilha, sendo 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E.. Em evento realizado em junho deste ano, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara assinou um decreto válido a partir de 2022, que permite apenas a entrada de novos veículos 100% elétricos em Fernando de Noronha.
Outro projeto é o VEM DF (Veículo Eletromobilidade), que foi desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF). O projeto é pioneiro no uso compartilhado de veículos elétricos para frotas públicas e disponibiliza 16 Twizy em formato de carsharing para uso pelos servidores públicos. O aplicativo escolhido para fazer a gestão do projeto será o Mobi-e, desenvolvido pelo PTI e já utilizado em um programa de compartilhamento de veículos interno da Itaipu, que envolve também o Renault Twizy. O Mobi-e permite reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, monitorar a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. O desbloqueio dos carros ocorre por meio dos cartões dos funcionários cadastrados no sistema.
Em Belo Horizonte e Curitiba, a MRV disponibilizou 2 Renault Zoe em formato de carsharing para uso pelos moradores de um condomínio. Outra solução de Mobilidade Zero Emissão, em São Paulo, é oferecida pela Beep Beep, que disponibiliza 20 Renault Zoe para uso compartilhado, com a reserva realizada diretamente por meio de um aplicativo.
Sobre o Grupo Renault
Montadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.
No Brasil, a Renault fabrica automóveis há mais de 20 anos. Inaugurado em 1998, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, abriga as quatro fábricas do grupo no país: a CVP (Curitiba Veículos de Passeio), a CMO (Curitiba Motores), a CVU (Curitiba Veículos Utilitários) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). No Complexo, também está localizado o RTA – Renault Tecnologia América, centro de engenharia que conta com mais de mil profissionais que ajudam a desenvolver produtos voltados ao mercado latino-americano. Ao longo de duas décadas, a marca já produziu mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores no país.
Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior e único sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 29 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais 14 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 41 hospitais, 155 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 141 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem).
As mais recentes
Renault Kardian é eleito Carro do Ano 2025 pela Auto Esporte
Renault vence o prêmio pela primeira vez; BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta e Peugeot 2008 foram os demais finalistas. O Renault Kardian foi o grande vencedor do Carro do Ano 2025, pela Auto Esporte, superando finalistas como BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta e Peugeot 2008. Este é o primeiro título da Renault e de uma fabricante francesa na história da premiação. O SUV compacto se destaca por seu motor 1.0 turbo de 125 cv e torque de 22,4 kgfm, com opções de câmbio manual ou automatizado. Vencedores por categoria Carro do Ano Premium: Hyundai Ioniq 5 Um SUV elétrico de 325 cv, com autonomia de 374 km e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. Finalistas: BMW X2, Honda CR-V, Kia EV5 e Volvo EX30. Carro do Ano Superpremium: Audi Q6 e-tron SUV elétrico de 387 cv, com 411 km de autonomia e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Finalistas: BMW iX2, Chevrolet Blazer EV, Hyundai Palisade e Mercedes-Benz E 300. Carro do Ano Luxo: Lexus RX 450h+ Híbrido plug-in com potência combinada de 308 cv. Finalistas: BMW i5 e Mercedes-AMG SL 63 S E. Carro do Ano Esportivo: Ford Mustang Equipado com motor V8 5.0, desenvolve 488 cv e atinge 250 km/h. Finalistas: Mercedes-AMG GT 63 S E e Porsche 718 Spyder RS. Picape do Ano: Chevrolet S10 Atualizada para 2025, com motor 2.8 turbodiesel e 207 cv. Finalistas: Fiat Titano e Jac Hunter. Picape do Ano Premium: Ford Ranger Raptor Esportiva com motor V6 de 397 cv e capacidade de carga de 1.200 litros. Finalistas: Ram 1500 e Volkswagen Amarok. Destaques técnicos Motor do Ano Combustão: Renault 1.0 TCe, usado no Kardian, com 125 cv. Motor do Ano Híbrido: Toyota/Lexus 2.5 PHEV, com até 35 km/l e potência de 308 cv. Motor do Ano Elétrico: BMW i5, com até 601 cv e bateria de 81,2 kWh. Reconhecimentos especiais Inovação do Ano: BMW X5, primeiro híbrido plug-in fabricado no Brasil. Publicidade do Ano: BYD Dolphin Mini, pela campanha digital inovadora. Executivo do Ano: Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. Marca Digital do Ano: Nissan, com a campanha "Nissan Para Todos", voltada para PCD. A premiação, auditada pela EY, reafirma a diversidade e a inovação da indústria automotiva brasileira.
Leia maisRenault Niagara: anti-Toro é confirmada com investimento de R$ 1,9 bilhão
Caminhonete intermediária deve ser lançada entre 2026 e 2027 e pode receber versões híbrida e com tração 4x4 A Renault acaba de anunciar um investimento de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova picape de porte intermediário com capacidade de carga de 500 kg. Estamos falando de uma espécie de sucessora da Oroch e uma rival direta para Fiat Toro e Chevrolet Montana. A fabricante disse ainda que, apesar de ser feita na Argentina, até 70% da produção deverá ser destinada a exportação. O Brasil deve ser o principal destino da nova picape. Em comunicado, a marca classificou esse, como o "projeto mais significativo de sua história" no país. A Renault ainda confirmou que o visual do futuro modelo a ser produzido na fábrica de Córdoba será inspirado no conceito Niagara, apresentado no ano passado. Ainda não há data de lançamento, mas a chegada não deve acontecer antes de 2026. Outra informação relevante é que a nova caminhonete vai usar a mesma plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) adotada no Kardian feito no Brasil. É o primeiro modelo feito na Argentina a adotar essa base. Segundo a Renault, essa base comporta veículos de 4 a 5 metros de comprimento, 2,60 m a 3,00 m de entre-eixos e tem possibilidades de tração dianteira ou 4x4. É esperado que a futura picape se aproxime das medidas máximas da plataforma. Além disso, quando anunciou que traria tal plataforma para a América do Sul, a Renault disse que ela poderia ter conjuntos mecânicos com motores só a combustão (gasolina ou flex), além de configurações eletrificadas. A marca inclusive já testa as duas variantes no Brasil: híbrida plena ou leve. Como é a Niagara O design é bem diferente da Oroch atual, mas segue o estilo visto no conceito Bigster. De forma geral, a Niagara transmite forte sensação de robustez com capô elevado, caixas de rodas pronunciadas grade imponente. Em vez do losango, a peça ostenta o nome da Renault escrito por extenso. Os faróis são divididos em diversas peças e não há espelhos retrovisores. Atrás, as lanternas lembram mais um carro de passeio do que uma picape. As lentes são afiladas e, como em quase todos os recentes lançamentos, unidas por uma barra iluminada até o centro, onde há o logotipo da Renault. O interior não foi revelado.
Leia maisFábrica Renault e Inovação
Como a Renault vai aplicar os R$ 2 bilhões de investimento na fábrica do Paraná Novo SUV médio está em desenvolvimento na unidade e chega no próximo ano A Renault anunciou um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil até 2025, destinado à produção de novos modelos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Esse investimento faz parte de um ciclo maior de R$ 5,1 bilhões que a montadora está destinando ao país até 2026, dos quais R$ 3,1 bilhões já foram aplicados desde 2021. A meta é renovar completamente o portfólio de produtos da marca no Brasil. SUV médioUm dos principais destaques desse investimento é o desenvolvimento de um SUV médio inédito, baseado no Kardian, que será construído sobre a plataforma RGMP. Esse modelo competirá diretamente com outros SUVs do segmento C, como o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, BYD Song Pro e GWM Haval H6. O novo SUV terá versões de cinco e sete lugares e marcará a estreia da motorização híbrida na linha da Renault no Brasil. Segundo o presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, o desenvolvimento do novo SUV está em estágio avançado, e a empresa está utilizando novas tecnologias, como avaliações digitais, para acelerar o processo. O objetivo é reduzir o tempo de produção de cinco para três anos, o que reforça a agilidade da marca em responder às demandas do mercado. O lançamento do novo SUV está previsto para o próximo ano. Além do Kardian e do novo SUV, a fábrica de São José dos Pinhais já é responsável pela produção de outros modelos importantes para a Renault, como o Kwid, Duster, Oroch e Master, gerando emprego para 5 mil pessoas diretamente e 25 mil indiretamente na região.
Leia maisRenault Oroch: A competitiva picape intermediária que se mantém relevante
Confira recursos, especificações e preços da Renault Oroch A matéria destaca a Renault Oroch como uma picape intermediária competitiva e relevante, elogiando seu equilíbrio entre robustez e conforto, além da capacidade de carga.Com um design atraente e funcionalidades que a tornam uma escolha sólida no mercado, a Renault Oroch continua a ser uma opção versátil para diversos perfis de consumidores. Confira tudo sobre a Renault Oroch, uma picape que, mesmo sendo lançada em 2015, ainda consegue ser destaque no mercado automotivo. Veja todas as informações essenciais sobre a Oroch, detalhando suas versões e características. Conhecida por inaugurar o segmento das picapes intermediárias, a Renault Oroch rapidamente se tornou uma opção viável para quem busca um veículo que combine robustez e praticidade. Apesar da forte concorrência da Fiat Toro, a Oroch continua sendo uma escolha popular, especialmente devido às suas especificações e custo-benefício. Renault Oroch: Versátil e confiável Confira tudo sobre a Renault Oroch, uma picape que, mesmo sendo lançada em 2015, ainda consegue ser destaque no mercado automotivo. Veja todas as informações essenciais sobre a Oroch, detalhando suas versões e características. Conhecida por inaugurar o segmento das picapes intermediárias, a Renault Oroch rapidamente se tornou uma opção viável para quem busca um veículo que combine robustez e praticidade. Apesar da forte concorrência da Fiat Toro, a Oroch continua sendo uma escolha popular, especialmente devido às suas especificações e custo-benefício. Renault Oroch: Versátil e confiávelA Renault Oroch, em sua versão mais comum Dynamique, é equipada com câmbio automático de quatro marchas. Além disso, possui itens que proporcionam comodidade e segurança aos motoristas como central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, trio elétrico, sensor de estacionamento, volante revestido de couro e computador de bordo. Para quem gosta de um toque de luxo, bancos de couro são opcionais. Qual Renault Oroch é a ideal para você?Existem diversas versões da Renault Oroch, cada uma atendendo a diferentes necessidades. A versão Dynamique, por exemplo, é oferecida com motores 1.6 e 2.0 16V Flex. A diferença entre elas está principalmente na potência e no tipo de câmbio. Enquanto o motor 2.0 pode vir com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro, o motor 1.6 vem sempre com câmbio manual de cinco marchas. Qual Renault Oroch é mais econômica? Essa é uma pergunta comum entre potenciais compradores, e a resposta depende muito do tipo de uso que você pretende dar a picape. Aqui estão alguns dados sobre o consumo de combustível das diferentes versões: Oroch 1.6 16V manualConsumo urbano: 10,2 km/lConsumo rodoviário: 14,2 km/l0 a 100 km/h: 15,3 s Oroch 1.6 16V SCe manualConsumo urbano: 9,7 km/lConsumo rodoviário: 11,9 km/l0 a 100 km/h: 12,4 s Oroch 2.0 manualConsumo urbano: 8,1 km/lConsumo rodoviário: 11,4 km/l0 a 100 km/h: 11,8 s Problemas e defeitos da Renault Oroch Todo veículo tem seus pontos de atenção, e com a Renault Oroch não seria diferente. Aqui estão alguns problemas comuns encontrados pelos proprietários: Câmbio automático: A veterana transmissão AL4 de quatro marchas requer atenção. Verifique se não está travada em terceira marcha (modo de segurança), se funciona sem trancos e se há avisos de erro no painel. Câmbio manual: O engate das marchas deve ser suave e preciso. Alavanca inclinada e trepidação indicam possível rompimento dos coxins da transmissão. Freios: A versão Dynamique com transmissão automática é conhecida pelo elevado desgaste dos freios. Verifique o estado de discos e pastilhas. Suspensão: A Oroch pode apresentar barulhos na suspensão, indicativos do fim da vida útil de componentes como buchas, batentes e bieletas. Recalls da Renault Oroch De 2015 a 2024, a Renault Oroch passou por alguns recalls importantes. Entre os itens envolvidos estão o airbag do motorista, a mangueira de baixa pressão da direção hidráulica, os parafusos de fixação do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor, e a vedação do servofreio. É sempre uma boa ideia consultar o site do fabricante para obter informações detalhadas e verificar se o seu veículo está envolvido em algum desses chamados. Vale a pena comprar uma Renault Oroch usada? Para quem está pensando em adquirir uma Renault Oroch usada, é essencial considerar alguns fatores. Primeiro, a picape teve seu visual atualizado e um novo motor 1.3 turbo foi introduzido na versão top de linha em 2022. Além disso, a oferta de opções de motor e câmbio garante que há uma versão adequada para diferentes necessidades e orçamentos. Oroch Express 1.6 MT: R$ 70.527 (2018), R$ 78.986 (2021) Oroch Expression 1.6 MT: R$ 64.023 (2016), R$ 81.892 (2021) Oroch Dynamique 1.6 MT: R$ 62.500 (2016), R$ 82.434 (2021) Oroch Dynamique 2.0 MT: R$ 63.500 (2016), R$ 83.827 (2021) Oroch Dynamique 2.0 AT: R$ 69.085 (2016), R$ 89.900 (2021)
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