Mundo Renault
ALPINE ELF MATMUT ENDURANCE TEAM CONQUISTA PRIMEIRO PÓDIO HISTÓRICO NA CATEGORIA HYPERCAR EM SPA
A Alpine Elf Matmut Endurance Team soube aproveitar as raras oportunidades de uma corrida relativamente calma, para buscar o segundo lugar na etapa Total 6 Horas de Spa-Francorchamps. Liderando a corrida até a última hora, o A480 sob o comando de Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière mostrou que estará sempre pronto para a briga durante toda a temporada. Com os avanços conquistados durante toda a semana, os ‘Azuis’ ambicionam o mais alto degrau do pódio no próximo encontro do Campeonato Mundial da FIA de Endurance, em Portimão. Como manda a tradição, foi dada a largada da temporada com a realização do Prologue, disputado segunda e terça-feira. A Alpine Elf Matmut Endurance Team aproveitou os dois dias de testes em condições reais para continuar o aprendizado do A480, com Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière. Com o avanço das sessões, o trio marcou tempos cada vez mais rápidos e completou 190 voltas ou pouco mais de 1.330 quilômetros, sem qualquer problema de confiabilidade. A equipe continuou trabalhando duro na quinta e sexta-feira, quando marcou o tempo de referência na segunda sessão de treinos livres, acumulando mais 92 voltas no marcador antes de confiar o volante a Nicolas Lapierre para as qualificações. O desafio desta verdadeira corrida contra o tempo de apenas dez minutos ficou ainda mais difícil quando o A480 teve um problema de sensor, que obrigou Nicolas Lapierre a voltar ao box. O piloto partiu novamente para uma única volta, que resultou em um terceiro lugar na categoria Hypercar. No sábado, a tensão subiu de nível com a primeira corrida da temporada. Apesar de ter feito uma boa largada, o brasileiro André Negrão foi surpreendido por dois concorrentes antes do início de sua recuperação, no fim da primeira volta. Retomando rapidamente sua posição inicial, o brasileiro até subiu no pódio geral provisório depois de vinte minutos, antes de continuar batalhando em seu segundo revezamento, passando o volante em seguida para Nicolas Lapierre. Com uma mudança nas estratégias, o A480 assumiu a liderança antes da terceira hora, enquanto que Nicolas Lapierre aliou performance e regularidade para consolidar o lugar da Alpine Elf Matmut Endurance Team entre os pretendentes à vitória. A equipe liderou grande parte da corrida em alternância com os carros da Toyota. Pouco depois da metade da corrida, Matthieu Vaxivière entrou em cena e mostrou sua velocidade de ponta, despontando como o mais rápido na pista desde as suas primeiras voltas na competição sob as cores da Alpine. Mantendo os líderes sob pressão graças à reatividade exemplar da equipe durante a primeira neutralização da prova, o n° 36 ganhou uma posição quando o Toyota n° 7 fez um passeio na área de cascalho. A menos de uma hora e meia da chegada, Matthieu Vaxivière entrou no box para passar o volante a André Negrão, que teve um pequeno contato com um retardatário. Aproveitando cada oportunidade, o brasileiro liderou a prova até sua última parada, trinta e oito minutos antes de passar pela bandeira quadriculada. Pouco depois, foi declarada Bandeira Amarela em Todo o Circuito (full-course yellow) pela última vez, oferecendo algum respiro à liderança da Toyota, que pôde então dispensar a última parada para fazer um sprint final. Apesar de todos seus esforços, o brasileiro e o A480 terminaram em segundo, a pouco mais de um minuto atrás dos vencedores. A Alpine Elf Matmut Endurance Team se prepara agora para as 8 Horas de Portimão. A segunda etapa do calendário 2021 do Campeonato Mundial da FIA de Endurance será disputada em 13 de junho. Philippe Sinault, Diretor da equipe Alpine Elf Matmut Endurance Team: “Esta semana foi longa e intensa, mas nós aprendemos muito. Tivemos um pequeno problema nas qualificações, com um sensor que fornecia informações imprecisas sobre a potência, mas nos recuperamos bem na corrida. Tivemos a satisfação de poder batalhar com os carros da Toyota, mesmo se as estratégias sejam logicamente diferentes, em razão das diferenças em termos de tecnologia. Já havíamos previsto que eles fariam mais voltas por revezamento do que nós, mas reduzimos essa diferença sendo bastante reativos durante a primeira neutralização da prova. Também apresentamos um excelente ritmo e tivemos um incidente durante a corrida, mas isso sempre pode acontecer em uma prova de seis horas. O André foi extremamente cauteloso no início e não conseguiu tirar o máximo proveito de sua bela largada. Nós perdemos uns 20 segundos no processo, mas ele partiu para a briga, assim como Nicolas e Matthieu. Nosso objetivo principal era cruzar a linha de chegada e conseguimos isso. Muitos previam que o pódio seria nosso, mas conseguimos este segundo lugar pressionando os carros da Toyota. O resultado dessa primeira corrida é positivo e vamos trabalhar duro para chegar ainda mais longe em Portimão.” Nicolas Lapierre: “Podemos ficar realmente satisfeitos e orgulhosos com o trabalho incrível realizado pela equipe em comparação com nossos concorrentes, que pareciam mais nervosos hoje. Fizemos belos progressos durante toda a semana com um carro confiável, com exceção desse pequeno problema com o sensor nas qualificações. Também nos divertimos bastante ao volante, apesar de que a limitação da nossa autonomia tenha sido um pouco frustrante. Isso faz parte dos pequenos pontos que precisam ser corrigidos e otimizados, tanto por parte da direção de prova como do nosso lado, pois essa foi nossa primeira corrida com o A480. De qualquer forma, apresentamos uma excelente regularidade nessa corrida e as semanas de preparação que antecedem a corrida em Portimão prometem ser emocionantes.” André Negrão: “Foi um início de temporada fantástico e a batalha com os carros da Toyota promete ser realmente intensa. Acho que fizemos um excelente trabalho, mas precisamos analisar os dados, pois acredito que o A480 tem ainda mais potencial em nossa janela de equilíbrio das performances. Lamento apenas meu pequeno incidente de corrida, pois cometi um leve erro de cálculo, acreditando que um retardatário tinha me visto quando estava abrindo a porta. Felizmente, tivemos apenas um pneu furado, que não influenciou no resultado”. Matthieu Vaxivière: “Trabalhamos a semana toda para fazer uma bela corrida e conseguimos isso evitando erros e penalidades. Nosso objetivo era desafiar a Toyota e foi exatamente isso que fizemos, mostrando que estamos aqui para brigar. Mas ainda temos algum trabalho pela frente. Tive sensações incríveis com o carro em uma volta, mas ainda tenho que analisar como otimizar a minha gestão dos pneus. Estamos no caminho certo e isso é um bom presságio. A batalha está apenas começando!” CLASSIFICAÇÃO Etapa Total 6 Horas de Spa-Francorchamps 1. Toyota Gazoo Racing n° 8 – 162 voltas 2. Alpine Elf Matmut Endurance Team n° 36 +1’07’’196 3. Toyota Gazoo Racing n° 7 + 1 volta 4. United Autosports USA n° 22 + 1 volta 5. JOTA n°38 + 2 voltas Campeonato Mundial da FIA de Endurance 1. Toyota Gazoo Racing – 26 pontos 2. Alpine Elf Matmut Endurance Team – 18 pontos Sobre a Alpine Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.As mais recentes
Renault Niagara: anti-Toro é confirmada com investimento de R$ 1,9 bilhão
Caminhonete intermediária deve ser lançada entre 2026 e 2027 e pode receber versões híbrida e com tração 4x4 A Renault acaba de anunciar um investimento de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova picape de porte intermediário com capacidade de carga de 500 kg. Estamos falando de uma espécie de sucessora da Oroch e uma rival direta para Fiat Toro e Chevrolet Montana. A fabricante disse ainda que, apesar de ser feita na Argentina, até 70% da produção deverá ser destinada a exportação. O Brasil deve ser o principal destino da nova picape. Em comunicado, a marca classificou esse, como o "projeto mais significativo de sua história" no país. A Renault ainda confirmou que o visual do futuro modelo a ser produzido na fábrica de Córdoba será inspirado no conceito Niagara, apresentado no ano passado. Ainda não há data de lançamento, mas a chegada não deve acontecer antes de 2026. Outra informação relevante é que a nova caminhonete vai usar a mesma plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) adotada no Kardian feito no Brasil. É o primeiro modelo feito na Argentina a adotar essa base. Segundo a Renault, essa base comporta veículos de 4 a 5 metros de comprimento, 2,60 m a 3,00 m de entre-eixos e tem possibilidades de tração dianteira ou 4x4. É esperado que a futura picape se aproxime das medidas máximas da plataforma. Além disso, quando anunciou que traria tal plataforma para a América do Sul, a Renault disse que ela poderia ter conjuntos mecânicos com motores só a combustão (gasolina ou flex), além de configurações eletrificadas. A marca inclusive já testa as duas variantes no Brasil: híbrida plena ou leve. Como é a Niagara O design é bem diferente da Oroch atual, mas segue o estilo visto no conceito Bigster. De forma geral, a Niagara transmite forte sensação de robustez com capô elevado, caixas de rodas pronunciadas grade imponente. Em vez do losango, a peça ostenta o nome da Renault escrito por extenso. Os faróis são divididos em diversas peças e não há espelhos retrovisores. Atrás, as lanternas lembram mais um carro de passeio do que uma picape. As lentes são afiladas e, como em quase todos os recentes lançamentos, unidas por uma barra iluminada até o centro, onde há o logotipo da Renault. O interior não foi revelado.
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Como a Renault vai aplicar os R$ 2 bilhões de investimento na fábrica do Paraná Novo SUV médio está em desenvolvimento na unidade e chega no próximo ano A Renault anunciou um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil até 2025, destinado à produção de novos modelos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Esse investimento faz parte de um ciclo maior de R$ 5,1 bilhões que a montadora está destinando ao país até 2026, dos quais R$ 3,1 bilhões já foram aplicados desde 2021. A meta é renovar completamente o portfólio de produtos da marca no Brasil. SUV médioUm dos principais destaques desse investimento é o desenvolvimento de um SUV médio inédito, baseado no Kardian, que será construído sobre a plataforma RGMP. Esse modelo competirá diretamente com outros SUVs do segmento C, como o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, BYD Song Pro e GWM Haval H6. O novo SUV terá versões de cinco e sete lugares e marcará a estreia da motorização híbrida na linha da Renault no Brasil. Segundo o presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, o desenvolvimento do novo SUV está em estágio avançado, e a empresa está utilizando novas tecnologias, como avaliações digitais, para acelerar o processo. O objetivo é reduzir o tempo de produção de cinco para três anos, o que reforça a agilidade da marca em responder às demandas do mercado. O lançamento do novo SUV está previsto para o próximo ano. Além do Kardian e do novo SUV, a fábrica de São José dos Pinhais já é responsável pela produção de outros modelos importantes para a Renault, como o Kwid, Duster, Oroch e Master, gerando emprego para 5 mil pessoas diretamente e 25 mil indiretamente na região.
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Confira recursos, especificações e preços da Renault Oroch A matéria destaca a Renault Oroch como uma picape intermediária competitiva e relevante, elogiando seu equilíbrio entre robustez e conforto, além da capacidade de carga.Com um design atraente e funcionalidades que a tornam uma escolha sólida no mercado, a Renault Oroch continua a ser uma opção versátil para diversos perfis de consumidores. Confira tudo sobre a Renault Oroch, uma picape que, mesmo sendo lançada em 2015, ainda consegue ser destaque no mercado automotivo. Veja todas as informações essenciais sobre a Oroch, detalhando suas versões e características. Conhecida por inaugurar o segmento das picapes intermediárias, a Renault Oroch rapidamente se tornou uma opção viável para quem busca um veículo que combine robustez e praticidade. Apesar da forte concorrência da Fiat Toro, a Oroch continua sendo uma escolha popular, especialmente devido às suas especificações e custo-benefício. Renault Oroch: Versátil e confiável Confira tudo sobre a Renault Oroch, uma picape que, mesmo sendo lançada em 2015, ainda consegue ser destaque no mercado automotivo. Veja todas as informações essenciais sobre a Oroch, detalhando suas versões e características. Conhecida por inaugurar o segmento das picapes intermediárias, a Renault Oroch rapidamente se tornou uma opção viável para quem busca um veículo que combine robustez e praticidade. Apesar da forte concorrência da Fiat Toro, a Oroch continua sendo uma escolha popular, especialmente devido às suas especificações e custo-benefício. Renault Oroch: Versátil e confiávelA Renault Oroch, em sua versão mais comum Dynamique, é equipada com câmbio automático de quatro marchas. Além disso, possui itens que proporcionam comodidade e segurança aos motoristas como central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, trio elétrico, sensor de estacionamento, volante revestido de couro e computador de bordo. Para quem gosta de um toque de luxo, bancos de couro são opcionais. Qual Renault Oroch é a ideal para você?Existem diversas versões da Renault Oroch, cada uma atendendo a diferentes necessidades. A versão Dynamique, por exemplo, é oferecida com motores 1.6 e 2.0 16V Flex. A diferença entre elas está principalmente na potência e no tipo de câmbio. Enquanto o motor 2.0 pode vir com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro, o motor 1.6 vem sempre com câmbio manual de cinco marchas. Qual Renault Oroch é mais econômica? Essa é uma pergunta comum entre potenciais compradores, e a resposta depende muito do tipo de uso que você pretende dar a picape. Aqui estão alguns dados sobre o consumo de combustível das diferentes versões: Oroch 1.6 16V manualConsumo urbano: 10,2 km/lConsumo rodoviário: 14,2 km/l0 a 100 km/h: 15,3 s Oroch 1.6 16V SCe manualConsumo urbano: 9,7 km/lConsumo rodoviário: 11,9 km/l0 a 100 km/h: 12,4 s Oroch 2.0 manualConsumo urbano: 8,1 km/lConsumo rodoviário: 11,4 km/l0 a 100 km/h: 11,8 s Problemas e defeitos da Renault Oroch Todo veículo tem seus pontos de atenção, e com a Renault Oroch não seria diferente. Aqui estão alguns problemas comuns encontrados pelos proprietários: Câmbio automático: A veterana transmissão AL4 de quatro marchas requer atenção. Verifique se não está travada em terceira marcha (modo de segurança), se funciona sem trancos e se há avisos de erro no painel. Câmbio manual: O engate das marchas deve ser suave e preciso. Alavanca inclinada e trepidação indicam possível rompimento dos coxins da transmissão. Freios: A versão Dynamique com transmissão automática é conhecida pelo elevado desgaste dos freios. Verifique o estado de discos e pastilhas. Suspensão: A Oroch pode apresentar barulhos na suspensão, indicativos do fim da vida útil de componentes como buchas, batentes e bieletas. Recalls da Renault Oroch De 2015 a 2024, a Renault Oroch passou por alguns recalls importantes. Entre os itens envolvidos estão o airbag do motorista, a mangueira de baixa pressão da direção hidráulica, os parafusos de fixação do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor, e a vedação do servofreio. É sempre uma boa ideia consultar o site do fabricante para obter informações detalhadas e verificar se o seu veículo está envolvido em algum desses chamados. Vale a pena comprar uma Renault Oroch usada? Para quem está pensando em adquirir uma Renault Oroch usada, é essencial considerar alguns fatores. Primeiro, a picape teve seu visual atualizado e um novo motor 1.3 turbo foi introduzido na versão top de linha em 2022. Além disso, a oferta de opções de motor e câmbio garante que há uma versão adequada para diferentes necessidades e orçamentos. Oroch Express 1.6 MT: R$ 70.527 (2018), R$ 78.986 (2021) Oroch Expression 1.6 MT: R$ 64.023 (2016), R$ 81.892 (2021) Oroch Dynamique 1.6 MT: R$ 62.500 (2016), R$ 82.434 (2021) Oroch Dynamique 2.0 MT: R$ 63.500 (2016), R$ 83.827 (2021) Oroch Dynamique 2.0 AT: R$ 69.085 (2016), R$ 89.900 (2021)
Leia maisRenault conquista três troféus no Prêmio Mobilidade Limpa 2024
A Renault do Brasil conquistou três troféus durante o Prêmio Mobilidade Limpa 2024. A premiação, realizada pela Agência Autoinforme, tem como objetivo incentivar montadoras e importadoras a oferecer automóveis e comerciais leves mais eficientes e alertar os consumidores por veículos mais limpos. Na segunda edição do prêmio, a Renault foi premiada em três categorias: Kwid, como veículo de entrada, com consumo energético de 1,36 MJ/km, Oroch 1.6, como picape compacta, com 1,93 MJ/km e Kangoo E-Tech 100% elétrico, como comercial elétrico, com 0,6 MJ/km. “Estamos muito felizes com essa conquista tripla para a Renault, que reforça nosso compromisso em ofertar veículos mais eficientes para nossos clientes, sejam eles à combustão ou elétricos”, explica Guilherme Ruibal, gerente de produto para veículos comerciais e picapes da Renault do Brasil Nesta edição, o Prêmio Mobilidade Limpa 2024 resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024, que considera 35 marcas e 975 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel. Sobre o Kwid O Renault Kwid destaca-se pelo moderno motor flex, melhor consumo do país e com baixas emissões de CO2 (84 g CO2/km). Produzido no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid foi lançado no mercado brasileiro em 2017 e tem como características a maior altura do solo (180 mm) da categoria e os ângulos de entrada (24°) e de saída (40°) dignos do segmento SUV. Somando-se às características SUV, o Kwid tem ainda o maior espaço interno e o maior porta-malas da categoria (290 litros). O Kwid é referência em segurança, trazendo, de série, quatro airbags (dois frontais e dois laterais) – algo inédito no segmento de entrada. Sobre a Oroch Inovadora desde sua concepção, a Oroch foi a primeira picape nacional que combinou o conforto de um SUV com a versatilidade de ter uma caçamba na medida certa, trazendo amplo entre-eixos e espaço interno, bem como suspensão independente nas quatro rodas – MacPherson na dianteira e Multilink atrás – permitindo ao modelo um rodar confortável e seguro em diferentes condições. A picape é comercializada em quatro versões: PRO, Intense, Iconic e Outsider. As três primeiras trazem o eficiente motor 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades, enquanto a topo de gama Outsider traz o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque. Sobre o Kangoo E-Tech 100% elétrico O Kangoo E-Tech traz a solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil e 100% elétrica, trazendo praticidade, segurança e baixo custo por quilômetro rodado. Equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo, permite uma experiência de condução suave e sem stress em todas as circunstâncias, autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634). O Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece um espaço de carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg. Sobre a Renault do Brasil Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU). Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Kardian, Duster, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
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