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Mundo Renault

COLABORADORES RENAULT PROMOVEM ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS EM PROL DA COMUNIDADE DA BORDA DO CAMPO

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-  Por meio de um crowdfunding dos colabores Renault, 55 crianças da comunidade foram presenteadas com bicicletas 
- Renault Tecnologia América (RTA) promoveu festival de rock e doou a renda para a Associação Borda Viva
 

Na última semana, duas ações coordenadas pelo Instituto Renault envolveram os colaboradores do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. O “Rock In RTA”, festival de bandas de rock, arrecadou recursos que foram revertidos para a compra de máquinas para a Casa da Costura, da Associação Borda Viva, organização que realiza projetos sociais para o desenvolvimento da comunidade. Em outra ação, 55 crianças apoiadas pela associação receberam bicicletas que foram doadas a partir de um financiamento coletivo realizado pelos colaboradores.

Rock In RTA
O Rock in RTA foi idealizado há aproximadamente quatro meses pela engenheira de produto da Renault, Marina Marques. O projeto nasceu do desejo de arrecadar fundos e transmitir solidariedade de uma maneira menos usual, e a ideia inicial era realizar um pequeno encontro de bandas com food-trucks e muita música. Mas após a divulgação para chamada das bandas, 10 grupos demonstraram interesse em participar. Com isso, o evento cresceu e tomou proporções bem maiores que o imaginado. 

O número de inscritos foi bem maior do que imaginamos, por isso fomos forçados a procurar um lugar mais poderoso, e fizemos uma parceria com o Tork 'n Roll, uma casa de shows de rock em Curitiba. No final, tivemos a participação de 10 bandas em nosso show, todos amadores e cheios de desejo de fazer o bem com o que mais amamos: música”, comentou Marina.

O festival contou com a participação de dez bandas formadas por pelo menos um colaborador Renault. A ação foi desenvolvida pelos colaboradores do RTA (Renault Tecnologia América), área de engenharia da Renault do Brasil, e contou com a parceria do Instituto Renault.       

Gratuito e aberto ao público, o festival arrecadou valores que foram revertidos para a compra de duas novas máquinas de costura para aumentar a capacidade da produção da Casa da Costura, local que abriga o projeto realizado pela Associação Borda Viva e apoiado pelo Instituto Renault com o objetivo de gerar renda para mulheres da comunidade.

Agradeço de coração pela doação e tudo o que vocês fazem por nós, sempre nos apoiando e dando auxílio para que tudo aconteça. Somos muito gratas ao Instituto Renault” disse Ana Buzin Fragoso, costureira que atua na Casa da Costura. 

Entrega de bicicletas para crianças da Associação Borda Viva
No mês de abril, durante o Encontro de Gestores, evento interno realizado com gestores da empresa, os participantes integraram uma atividade de teambuilding, em que montaram 35 bicicletas que foram entregues para crianças apoiadas pela Associação Borda Viva que, entre outras atividades, oferece refeições gratuitas todos os dias para 90 crianças da comunidade.

A ação foi lançada como uma proposta dos próprios gestores para contemplar as crianças atendidas pelo projeto que não haviam ganhado as bicicletas. Os colaboradores da Renault realizaram doações voluntárias através de um crowdfunding, modalidade de financiamento coletivo. O valor total foi arrecadado, tornando possível presentear outras 55 crianças da comunidade. A entrega das bicicletas aconteceu na sede da Associação.

“Fazer uma criança feliz não tem preço. Agora eles vêm almoçar e vão para a escola todos os dias com as bicicletas. Essas crianças precisam de gestos como esses, porque não estão acostumados a receber presentes assim. Ganhar uma bicicleta para eles é como um conto de fadas. Nós da Associação ficamos muito gratos pelo olhar da Renault para com a nossa comunidade. Gratidão é a palavra, muito obrigada!”, afirma Rose Fatima Santos, presidente da Associação Borda Viva.

“Não tenho palavras para agradecer o que vocês fizeram por nós, achei que eu não ia ganhar nada de dia das crianças, e eu ganhei uma bicicleta linda, muito obrigada Borda Viva e Renault”, comentou Yasmim Vitória de Oliveira, de 9 anos.

“Muito obrigada pessoal da Renault pelas doações, vocês fizeram o nosso dia das crianças muito mais feliz”, completou Gabriela Corcova Paiva, de 9 anos.

Sobre a Associação Borda Viva
A Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que realiza atividades sociais na comunidade da Borda do Campo, bairro onde está localizada a fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, no Paraná. Apoiada pelo Instituto Renault desde sua criação em 2010, ela atua no desenvolvimento social de moradores da região, tendo como um de seus propósitos oferecer segurança alimentar para crianças de modo a garantir melhor aproveitamento escolar. Em sua sede, a Associação possui um restaurante composto por cozinheiras da região, que além de atender o público externo, oferece almoço gratuito todos os dias para 90 crianças da comunidade em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, a Associação também hospeda a Casa da Costura, projeto que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e gerar renda para as famílias. Os produtos confeccionados por elas fazem parte de um catalogo e são comercializados na sede da associação.  

Sobre o Instituto Renault
Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 700 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão. 

No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.                      

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 250 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.         

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11/ 10

Renault Niagara: anti-Toro é confirmada com investimento de R$ 1,9 bilhão

Caminhonete intermediária deve ser lançada entre 2026 e 2027 e pode receber versões híbrida e com tração 4x4 A Renault acaba de anunciar um investimento de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova picape de porte intermediário com capacidade de carga de 500 kg. Estamos falando de uma espécie de sucessora da Oroch e uma rival direta para Fiat Toro e Chevrolet Montana. A fabricante disse ainda que, apesar de ser feita na Argentina, até 70% da produção deverá ser destinada a exportação. O Brasil deve ser o principal destino da nova picape. Em comunicado, a marca classificou esse, como o "projeto mais significativo de sua história" no país. A Renault ainda confirmou que o visual do futuro modelo a ser produzido na fábrica de Córdoba será inspirado no conceito Niagara, apresentado no ano passado. Ainda não há data de lançamento, mas a chegada não deve acontecer antes de 2026. Outra informação relevante é que a nova caminhonete vai usar a mesma plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) adotada no Kardian feito no Brasil. É o primeiro modelo feito na Argentina a adotar essa base. Segundo a Renault, essa base comporta veículos de 4 a 5 metros de comprimento, 2,60 m a 3,00 m de entre-eixos e tem possibilidades de tração dianteira ou 4x4. É esperado que a futura picape se aproxime das medidas máximas da plataforma. Além disso, quando anunciou que traria tal plataforma para a América do Sul, a Renault disse que ela poderia ter conjuntos mecânicos com motores só a combustão (gasolina ou flex), além de configurações eletrificadas. A marca inclusive já testa as duas variantes no Brasil: híbrida plena ou leve. Como é a Niagara O design é bem diferente da Oroch atual, mas segue o estilo visto no conceito Bigster. De forma geral, a Niagara transmite forte sensação de robustez com capô elevado, caixas de rodas pronunciadas grade imponente. Em vez do losango, a peça ostenta o nome da Renault escrito por extenso. Os faróis são divididos em diversas peças e não há espelhos retrovisores. Atrás, as lanternas lembram mais um carro de passeio do que uma picape. As lentes são afiladas e, como em quase todos os recentes lançamentos, unidas por uma barra iluminada até o centro, onde há o logotipo da Renault. O interior não foi revelado.  

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Fábrica Renault e Inovação

Como a Renault vai aplicar os R$ 2 bilhões de investimento na fábrica do Paraná Novo SUV médio está em desenvolvimento na unidade e chega no próximo ano     A Renault anunciou um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil até 2025, destinado à produção de novos modelos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Esse investimento faz parte de um ciclo maior de R$ 5,1 bilhões que a montadora está destinando ao país até 2026, dos quais R$ 3,1 bilhões já foram aplicados desde 2021. A meta é renovar completamente o portfólio de produtos da marca no Brasil.     SUV médioUm dos principais destaques desse investimento é o desenvolvimento de um SUV médio inédito, baseado no Kardian, que será construído sobre a plataforma RGMP. Esse modelo competirá diretamente com outros SUVs do segmento C, como o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, BYD Song Pro e GWM Haval H6. O novo SUV terá versões de cinco e sete lugares e marcará a estreia da motorização híbrida na linha da Renault no Brasil.     Segundo o presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, o desenvolvimento do novo SUV está em estágio avançado, e a empresa está utilizando novas tecnologias, como avaliações digitais, para acelerar o processo. O objetivo é reduzir o tempo de produção de cinco para três anos, o que reforça a agilidade da marca em responder às demandas do mercado.   O lançamento do novo SUV está previsto para o próximo ano. Além do Kardian e do novo SUV, a fábrica de São José dos Pinhais já é responsável pela produção de outros modelos importantes para a Renault, como o Kwid, Duster, Oroch e Master, gerando emprego para 5 mil pessoas diretamente e 25 mil indiretamente na região.

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Renault Oroch: A competitiva picape intermediária que se mantém relevante

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Renault conquista três troféus no Prêmio Mobilidade Limpa 2024

A Renault do Brasil conquistou três troféus durante o Prêmio Mobilidade Limpa 2024. A premiação, realizada pela Agência Autoinforme, tem como objetivo incentivar montadoras e importadoras a oferecer automóveis e comerciais leves mais eficientes e alertar os consumidores por veículos mais limpos. Na segunda edição do prêmio, a Renault foi premiada em três categorias: Kwid, como veículo de entrada, com consumo energético de 1,36 MJ/km, Oroch 1.6, como picape compacta, com 1,93 MJ/km e Kangoo E-Tech 100% elétrico, como comercial elétrico, com 0,6 MJ/km. “Estamos muito felizes com essa conquista tripla para a Renault, que reforça nosso compromisso em ofertar veículos mais eficientes para nossos clientes, sejam eles à combustão ou elétricos”, explica Guilherme Ruibal, gerente de produto para veículos comerciais e picapes da Renault do Brasil Nesta edição, o Prêmio Mobilidade Limpa 2024 resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024, que considera 35 marcas e 975 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel.   Sobre o Kwid O Renault Kwid destaca-se pelo moderno motor flex, melhor consumo do país e com baixas emissões de CO2 (84 g CO2/km). Produzido no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid foi lançado no mercado brasileiro em 2017 e tem como características a maior altura do solo (180 mm) da categoria e os ângulos de entrada (24°) e de saída (40°) dignos do segmento SUV. Somando-se às características SUV, o Kwid tem ainda o maior espaço interno e o maior porta-malas da categoria (290 litros). O Kwid é referência em segurança, trazendo, de série, quatro airbags (dois frontais e dois laterais) – algo inédito no segmento de entrada.   Sobre a Oroch Inovadora desde sua concepção, a Oroch foi a primeira picape nacional que combinou o conforto de um SUV com a versatilidade de ter uma caçamba na medida certa, trazendo amplo entre-eixos e espaço interno, bem como suspensão independente nas quatro rodas – MacPherson na dianteira e Multilink atrás – permitindo ao modelo um rodar confortável e seguro em diferentes condições. A picape é comercializada em quatro versões: PRO, Intense, Iconic e Outsider. As três primeiras trazem o eficiente motor 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades, enquanto a topo de gama Outsider traz o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque.   Sobre o Kangoo E-Tech 100% elétrico O Kangoo E-Tech traz a solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil e 100% elétrica, trazendo praticidade, segurança e baixo custo por quilômetro rodado. Equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo, permite uma experiência de condução suave e sem stress em todas as circunstâncias, autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634). O Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece um espaço de carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg.   Sobre a Renault do Brasil Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU). Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Kardian, Duster, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.  

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